🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwasser ou bio Calcium???????

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#141 Mensagem por Henrique_Franze »

Hahahaha... Obrigado!! =))

O Celso tá devendo a caipirinha mesmo!!

To precisando aparecer em são paulo, pra dar um tricotada! Nem no feriado deixei de trabalhar!!

Abraço!

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#142 Mensagem por RicardoMiozzo »

Nem eu, Graças a Deus!
Trabalhei na segunda e ontem fiquei por aqui. Atualizei um artigo bem antigo da @qua e postei ontem no blog. E fiquei por aquí no fórum um tempão.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#143 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

E eu que fiquei em casa, nem saí para nada..... Tinha visita aqui e a praia a 200 m me esperando..... icon_censored icon_censored icon_censored icon_censored


Abraços!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#144 Mensagem por Henrique_Franze »

Ahhhh muito legal vc... eu dei uma volta na lagoa, vi dois sapos e um ganso ainda quis correr atras de mim, bati o pé pra ele, ele ainda fica com as asas abertas como se tivesse expulsado vc!

Eu ainda volto lah com o Chuchu!!

Desculpa interromper, mas eu poderia fazer uma pergunta sobre kalk e biocalcio?

Qual o real impacto de se salinizar a agua, usando biocálcio?

Abraço!

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#145 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Fala Henrique, desculpe-me.......é que não aguentei.... icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Bom, somente para resumir, o excesso de material iônico pode levar a uma alteração no sistem tamponante, salinidade, valores de cálcio e outros compostos químicos importantes para a vida dos abitantes do seu aquario. Isso também afeta em algo muito importante que poucas pessoas não lembram.....a oxigenação da água.

Perceba que estou falando de vários fatores que são afetados ou seja, há um desequilíbrio em que o meio ( aquario ), está acostumado e com a adição de suplementos, altera esse equilíbrio e os habitantes tem que por obrigação, se adaptarem sempre que você adiciona.

Uma hipotese que eu tenho em mente é que se tivermos esse desequilíbrio iônico, quem nos garante que a resistência dos peixes e dos corais não sejam afetados e em decorrencia disso, eles não fiquem doentes com maior frequência, sujeitos aos parasitas (redbugs) e bactérias dentre outros?

Pensem nisso....claro, não sou biólogo.....mais pensem se tivessemos de viver sob condições ao qual são desfavoráveis ao nosso organismo......

Abraços!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#146 Mensagem por Henrique_Franze »

Ninguem vai perguntar quem é o Chuchu?

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#147 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Quem é o chuchu???? icon_harhar icon_harhar icon_harhar

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#148 Mensagem por Henrique_Franze »

Imagem

Esse é o Chuchu com 45 dias =)

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#149 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Cara de malvado hein......... icon_yahoo

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#150 Mensagem por Henrique_Franze »

Imagem

Esse é o Shark!!!!

Mas não se engane, o Chuchu é muito pior!! rs

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#151 Mensagem por Henrique_Franze »

Ele tinh 45 DIAS !!!!

AHUAHAUAHUAHU icon_furious icon_censored icon_furious icon_diablo

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#152 Mensagem por Robson Sandrini »

Rinaldo Fontenele escreveu:(..) o excesso de material iônico pode levar a uma alteração no sistema tamponante, salinidade, valores de cálcio e outros compostos químicos (...)

Rinaldo, vc está dizendo que o Bio-Calcium é uma bomba iônica, é isso?

Henrique_Franze escreveu:Ninguem vai perguntar quem é o Chuchu?

Seu namorado! icon_poke

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#153 Mensagem por RicardoMiozzo »

Biocalcium e qualquer outro composto tamponador de qualquer marca, se usado em regime constante e grandes quantidades como é (usualmente o caso) altera a proporção dos componentes da água ao ponto de, mesmo com trocas parciais, poder-se chegar a algo que parece água do mar, mas não é. O tal "equilíbrio ionico" é justamente isso: a água do aquário ser composta de uma proporção adequada de cada um de seus componentes. Tem "X"% de cálcio, "Y"% de Sódio, e por aí vai.
A água do mar no mundo inteiro possui exatamente a mesma proporção entre seus componentes.
A densidade pode variar, mas essa proporção não varia.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#154 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Fala Robson, como o Miozzo acabou de falar, é isso mesmo......essa variação de componentes iônicos na água do aquario pode, se não tomar muito cuidado, causar um desequilíbrio desastroso no aquario.
Não me pergunte qual a real possibilidade de acontecimento pois isso pode depender exclusivamente do operador......(aquarista).

Acho que as famosas TPAs, e o kalk para repor o cálcio e para quem pode reator de cálcio......na minha opinião........já é o suficiente, pois não altera o equilíbrio.

Como o Miozzo escreveu, a densidade da água do mar é variável de região para região. Isso acontece por conta de condições geográficas e metereológicas.


Abraços!

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#155 Mensagem por Alex Correa »

icon_comemorando
Ilustrando...
O desequilíbrio iônico mencionado que ocorre dependerá da quantidade do produto aplicada em tal sistema.
Muitas vezes esse desequilíbrio afeta o sistema depois de um tempo, a longo prazo.
Praticamente esse desequilíbrio iônico (íons de sódio e íons de cloreto) não é notado diariamente, mas com o tempo o aquarista começa a verificar que a saúde dos invertebrados está gradativamente sendo realmente afetada e vem aos fórums perguntar aos colegas o está acontecendo, com aquela lista de resultados de testes (que normalmente não mostram nada de errado para se basear, servindo somente para mostrar os resultados). Organismos sensíveis podem apresentar descoloração, redução no crescimento e outras formas de estresse, pois o meio em que vivem, água marinha, não está representando naturalmente para a vida presente em tal sistema, como o Miozzo colocou anteriormente.

Existem "N" situações que poderiam descrever tais sintomas e infelizmente em alguns casos podemos atribuir ao excesso de cloreto de cálcio. Isso principalmente ocorre quando o aquarista aplica o líquido num sistema de relativamente "pequeno porte" e o cálcio não está sendo testado corretamente, com teste de cálcio vencido, por exemplo. Normalmente o aquarista efetua uma troca de água, a conselho dos colegas no fórum, já que não sabem como ajudar mais do que isso (e realmente não conseguem ajudar porque é praticamente impossível de se diagnosticar tal fato sem saber detalhes maiores dos que já colocados no fórum). As trocas de água aliviam um pouco o sistema e os organismos apresentam aparente alívio, mas o processo volta a ocorrer com a constante adição de cloreto de cálcio, de maneira abusiva, vindo eventualmente a ser manifestada da mesma forma. A perda de organismos ocorre depois de um tempo determinado e o aquarista atribui tal perda a qualquer outro motivo idealizado.

Além disso, a rápida adição de íons de cálcio, com a adiministração de cloreto de cálcio, pode causar o declínio da reserva alcalina e pH no sistema, e provavelmente ocorrer precipitação de íons de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, visivelmente.

Mas também a rápida adição de íons de cálcio, com o uso de kalkwasser, poderá causar declínio da reserva alcalina com o aumento de pH.
Isso pode ocorrer com a má administração de um reator de kalkwasser (solução supersaturada) ou também com o excesso da solução saturada cristalina administrados localizadamente de maneira rápida em local de pouca circulação de água.

Conselho?
  • O uso de cloreto de cálcio para aumentar a taxa de íons de cálcio do sistema é perfeitamente aceitável, até uns 400mg/L.
  • Porém, a administração de kalkwasser aumentará a taxa de cálcio no sistema lentamente, ainda sendo melhor opção para aumentar o nível de íons de cálcio, quando comparado com a aplicação de cloreto de cálcio.
  • O uso de kalkwasser para manter a taxa de íons de cálcio do sistema seria a melhor opção para manter os níveis de cálcio almejados por longos períodos de tempo.
  • Quando a evaporação de água diária é pouca, tornando inviável a adiministração de kalkwasser, pela real necessidade dos organismos do sistema, a instalação de ventoínhas para aumentar a evaporação é aconselhada. Outra opção seria o uso de um reator de kalkwasser, ou um reator de mídia (reator com CO2).
  • O uso de reatores apresentam conforto ao aquarista e não necessariamente significa uma necessidade em aquários caseiros tradicionalmente montados.

Um aquário pode ser mantido por muitos e muitos anos seguidos com a adminstração equilibrada e adaptável de kalkwasser diariamente. O mesmo aquário provavelmente dependeria de maiores cuidados e manutenção adaptativa com o uso de cloreto de cálcio em relativas proporções para a manutenção, afim de suprir as necessidades de organismos dependentes de adição de cálcio para o metabolismo.

Espero ter contribuído.

Mas será possível que o pessoal gosta tanto de conversar sobre kalkwasser hoje em dia!! icon_bangin

Eu procuro colocar o que é melhor para os aquaristas e os organismos mantidos. icon_joia
Todos sabemos das boas qualidades sobre kalkwasser em sistemas de reef. icon_first
E sabemos alguns dos riscos que cloreto de cálcio pode apresentar para os sistemas de reef. icon_yes

Ah, eu não sou vendedor de kalk. icon_yahoo

Aloha,
Alex Correa. bye1
icon_Snorkle


giveup
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#156 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Grande Alex, Você resumiu de forma muito simples e correta a administração de Kalk.

Infelizmente tem pessoas que ainda não conseguiram assimilar que a administração de Kalk é a forma mais parecida com o que a natureza faz.

Muito boa sua explicação sobre o que ocorre com os peixes e invertebrados em geral......como não sou biólogo, para mim foi de grande valia.


Abraços!


PS. Por um acaso você está em que Ilha?

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#157 Mensagem por Alex Correa »

Oi Fontenele,

icon_joia
Vivo na ilha de Oahu.

Grande abraço,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#158 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Já começou a temporada por aí???

Pega ondas???


Abraço!

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#159 Mensagem por Alex Correa »

Sim, Fontenele.
Estou meio enferrujado e trabalhando como nunca, mas ainda dá para pegar umas ondas. Hehe. 8-)
O começo da temporada ainda não está firmado, porém.
Algumas ondas aqui e ali, mas ainda nada consistente. icon_assobiando
Não posso reclamar! icon_comemorando
icon_iCo01 Graças a Deus! icon_iCo01
Meu avatar é uma onda minha em Sunset Beach. icon_joia

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#160 Mensagem por Matias Gomes »

Alex Correa escreveu:Meu avatar é uma onda minha em Sunset Beach.

que chique rss aqui no sul da bahia tem muito cabeça chata e nem entrei no mar ainda de medo rssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”