🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Método Zeovit Prático

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alex Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 478
Registrado em: 16 Ago 2009, 10:34
Localização: Belo Horizonte/MG
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Método Zeovit Prático

#1 Mensagem por Alex Toledo »

MÉTODO ZEOVIT PRÁTICO

[align=right]por Júlio Monteiro e Alex Toledo[/align]

O objetivo do sistema ZEOvit é de criar e manter um ambiente de baixos nutrientes no reef , muito parecido com o ambiente natural dos recifes de corais, tendo por traz a empresa alemã Korallen-Zucht.

Como o objetivo é de reduzir os nutrientes como amônia, nitrito, nitrato e fosfato, deve-se possibilitar ao sistema manter os níveis de minerais importantes como o cálcio, magnésio, potássio, dureza carbonato e outros, ajustados como no ambiente natural dos recifes.

O sistema é constituído por duas etapas:


1) sistema base, composto por componentes que visam reduzir o nível de nutrientes no sistema;
2) sistema de melhoria na coloração e alimentação de corais, garantindo os níveis mais “naturais” possíveis

Para que o sistema ZEOvit seja eficiente são necessários alguns padrões:


1) Skimmer forte e eficiente;

2) Iluminação eficientemente forte;

3) Parâmetros da água (Ca, Mg, KH, K+, salinidade);

4) TPA regulares semanais.

5) Adição de nutrientes;

6) Adição de elementos em níveis baixos;



Os parâmetros da água indicados são:

Ca 400-420
Mg 1200-1350
dKH 7.0 - 8.0
potassio[K+] 380-400
salinity 33-35ppt


As TPAs (Trocas Parciais de Água) devem ser feitas de 5 a 10% semanalmente.

Filtros UV, ozonizadores e refúgios com exportação de nutrientes através de algas não são compatíveis com o método ZEOvit. Tão pouco Reator de Enxofre. O que se procura com o sistema ZEOvit e com qualquer outro método, é manter níveis de nitrato e fosfato os menores possíveis. Afirmação importante é que esses elementos nunca podem ser zerados. É isso mesmo! Com Zero de fosfato não há multiplicação celular. Das aulas de biologia, lembre-se de adenosinatrifosfato, presente no DNA de células... Geralmente busca-se níveis zerados com os testes que temos. Em um laboratório, é normal ver mesmo para esses aquários "zerados" níveis de fosfato de 0,03 mg/l e nivel de nitrato de 1 a 2 mg/l. Isso é saudável para o aquário. Ao utilizar o reator de enxofre junto com o sistema ZEOvit, serão dois sistemas para reduzir fosfato, o que pode levar a nível realmente zerado.

Os componentes básicos do sistema ZEOvit tem a função de reduzir os nutrientes e estabelecer condições similares aos parâmetros encontrados nos recifes de corais. Os cinco componente básicos são:

1) Uma mistura balanceada de zeolitos (ZEOvit)
2) Filtragem constante com Carvão Ativado
3) Uma solução de microorganismos (ZEObak)
4) Uma combinação de Bactéria e Alimento para Corais (ZEOfood)
5) Alimento para Bactéria (ZEOstart)

Os zeólitos são de minerais que acorrem naturalmente e existem em todo o mundo. O sua composição química é muito diversa, exibindo assim diferentes propriedades de absorção, de mudanças iônicas ou de retenção molecular. Atualmente as aplicações industriais modernas necessitam de propriedades muito especificas, por essa razão a grande maioria dos zeólitos
utilizados são ou zeólitos naturais modificados ou então sintéticos.


Os zeólitos são utilizados em um equipamento de filtragem chamado “Reator de Zeólitos”.

A utilização dos zeólitos pode ser feita da seguinte forma:

1) Utilizar 0,25 l de zeolitos para da 100 litros(pegar o saquinho de zeolitos, retirar metade e depois mais metade do restante que ficou...)
2) Preparação dos zeolitos: lavar em água deionizada (ou osmose reversa) e deixar de molho em água deionizada por 24 horas.
3) Depois pode colocar no reator de zeolitos. Fluxo da bomba de baixo para cima com cerca de 100 litros/hora para cada 100 litros de reef. Ligar e desligar a bomba a cada 3 horas. Quando a bomba desligar, zeolitos devem permanecer imersos. Depois da primeira troca de zeolitos (4 semanas), as trocas passam a ser a cada 6 a 8 semanas.

É importante "limpar" a mídia no Reator de Zeólitos diariamente, para manter um ótimo desempenho. Basta dar umas 15 “bombadas” e pronto. Se puder fazer o processo pela manhã e tarde/noite, tanto melhor.

As bactérias que se instalam nos zeolitos são "facultativas", ou seja, na ausência de oxigênio (ambiente anaeróbico), passam a retirar oxigênio diretamente das moléculas de nitrato, decompondo-os em nitrogênio livre.

Quando zeolito ligado ==> bactérias decompondo a amônia em nitrito e em nitrato
Quando desligado ==> bactérias decompondo o nitrato em nitrogênio.

Dessa forma, o nível de nitrato se reduz mais rapidamente.

Após vários meses de zeovit (de 8 a 15 meses, dependendo do aquário), o nível de nitrato fica tão baixo que o reator de zeolito pode ficar ligado diretamente. Mas ainda há bastante chão pela frente.

Importante é acompanhar o nível de nitrato. Quando chegar em 0,05 mg/l, então é hora de deixar o reator ligado 24 horas continuas.

Preparação do Carvão Ativo:

1) Se for colocar o carvão ativo no Reator de Zeólitos (dentro de uma bolsa ou meia) utilizar metade da quantidade recomendada para o aquário (+- 0,1 l de carvão para 100 litros de água).
2) Lavar o carvão ativo em água deionizada (ou osmose reversa).
3) Ferver água deionizada até o ponto de ebulição (pode ser em microondas) em recipiente de vidro ou plástico. Colocar o carvão ativo dentro e deixar nessa água (que vai esfriar, é claro...) por 24 horas. Depois pode colocar o carvão no aquário.
4) Não colocar carvão ativo novo no mesmo dia que colocar zeolitos novos. Dar o espaço de uma semana entre um e outro.
5) Trocar mensalmente.

ZEObak é uma solução contem várias tipos de bactérias. A adição de microorganismos pode ser utilizada com fonte de alimentação dos corais. ZEObak é uma mescla de diferentes bactérias que formam um cadeia ativa para a redução de nutrientes.


ZEOfood é uma solução liquida, administrada simultaneamente e em combinação com a solução de microorganismos (ZEObak). Este produto tem dois propósitos:

1) Multiplicação e alimentação do microorganismos dosificados;
2) Alimentação base para os corais.

ZEOfood contém aminoácidos, bem como várias vitaminas, que ajudam os corais a retirar os nutrientes necessários para a obtenção uma coloração natural.


ZEOstart é um alimento liquido que promove a reprodução de todas as bactérias nitrificantes do aquário. Assim sendo é bastante eficaz na redução de fosfatos (PO4) e nitratos (NO3), contudo terá de ser utilizado cuidadosamente para que não haja uma rápida baixa de nutrientes.


Dosagem nos primeiros 15 dias:

1) Utilizar diariamente 1 gota de zeobak, 1 gota de zeofood e 0,2 ml de zeostart (aplicar 0,1 ml de manhã e 0,1 ml í tarde), para cada 100 litros de água do reef.

Dosagem após as 2 semanas iniciais:

1) zeostart - diariamente mesma dosagem acima.
2) zeobak - 1 gota, 2 vezes por semana para cada 100 litros de água do reef (deve ficar na geladeira para conservar).
3) zeofood - 1 gota, 2 vezes por semana no mesmo dia do zeobak para cada 100 litros de água do reef .

Obs.: os produtos zeovit podem ser utilizados mesmo com o prazo de validade vencido, desde que não tenham cheiro forte.

Dosagem após 4 semanas:

1) Trocar os zeólitos (mesma quantidade, manter 10% do zeólito velho para "colonizar" o novo mais rapidamente).
2) Durante 10 dias: zeobak 1 gota, zeofood 1 gota para cada 100 litros de água do reef.
3) Após os 10 dias, zeobak 1 gota 2 x semana, zeofood 1 gota 2 x semana para cada 100 litros do reef.

Redução de zeostart (se necessário):

- Cada sistema tem um skimmer com capacidade limitada.
- Nas rochas, água e substrato existe matéria orgânica esperando para ser decomposta. Essa matéria orgânica fica acumulada em forma de fosfato, nitrato e outras substâncias.
- Sem alimento especial para as bactérias, elas chegam em um ponto de equilíbrio entre a matéria orgânica existente, a matéria orgânica nova que vai entrando via alimentação dos animais.
- O zeostart funciona como alimento para as bactérias, de forma que elas se multiplicam acima do equilíbrio do sistema. Resultado: elas passam a decompor a matéria orgânica mais rapidamente, reduzindo principalmente o nitrato e fosfato.
- A partir de um certo ponto, quando não há mais matéria orgânica acumulada, as bactérias se multiplicam com o zeostart, não tem material para continuarem se alimentando e acabam morrendo mais rapidamente do que o skimmer consegue retirar.
- Se o skimmer não der conta de retirar esse excesso de bactérias mortas, elas retornam para o sistema em forma de fosfato e nitrato. Quando isso ocorre, o nitrato e fosfato tendem a ficar constantes no aquário, sem reduzir mais.
- Ao diminuir o zeostart, a quantidade de bactérias será menor, capaz de decompor a matéria orgânica residual sem sobrecarregar o sistema.

Não vale a pena colocar nenhum removedor de fosfato no sistema pelos seguintes motivos:

- as bactérias, ao se multiplicarem, utilizam fosfato e vão consumindo o que existe no sistema até atingir um equilíbrio;
- se o fosfato se reduzir rapidamente por outros meios, haverá limitação para a multiplicação das bactérias. Nesse caso, pode então não mais haver redução do nitrato, ou seja, sistema fica com fosfato zerado e nitrato acima de 1 a 2 mg/l sem possibilidade de redução;
- removedores de fosfato utilizam oxido de ferro que é liberado para o sistema. Corais tendem a ficar marrons devido ao excesso de ferro.

Quanto as algas nos vidros, tem que ter bastante paciência. Com cerca de 4 semanas, após a primeira troca dos zeólitos, é que isso tende a desaparecer.

A redução de nutrientes e o estabelecimento de um sistema de baixo nutrientes é o resultado da interação entre o ZEObak, ZEOfood, ZEOstart e a mídia de zeólito.

A interação entre o ZEObak, ZEOfood, ZEOstart, e a mídia de zeólito produz um “composto”. Este “composto”, liberado, contém bactéria que é usada como alimento pelos corais. Isto é muito importante porque fornece nutrientes para os animais, e tem um impacto muito positivo na coloração, extensão dos pólipos e vitalidade dos corais. Corais de Longos Pólipos (LPS) respondem com tecido inteiramente expandido.

Alguns outros elementos também são absorvidos e exigem dosagem para contrabalançar o esgotamento. É então recomendado a substituição destes elementos, oferecendo suplementos que são inseridos na água do reef.

Quando os corais já estiverem claros:

1) Dosar Aminoácido Concentrado, 1 gota para cada 100 litros de reef 3 vezes por semana. Se os corais escurecerem, reduza para 2 vezes por semana.
2) A medida que o sistema for crescendo (corais) será necessário ir aumentando a aplicação, aumentando o número de dias na semana, nunca a quantidade.

Depois vão entrar outros suplementos para coloração:

- Iodo: 1 gota para cada 100 litros de reef 2 vezes por semana.
Afeta a formação de cor azul.

- Ferro: 1 gota para cada 100 litros de reef 2 vezes por semana.
Afeta a formação de cor verde.

- B-Balance: 1 ml para cada 100 litros de reef 1 vez por semana.
Concentração de minerais essenciais.

- K-Balance: 1 ml para cada 100 litros de reef 1 vez por semana.
Adição de Potássio. Afeta o crescimento e cores de corais.

- Xtra: 1 ml para cada 100 litros de reef 1 vez por semana.
Realça as cores dos SPS.

- Zeospur2: 1 ml para cada 100 litros de reef a cada 10 a 14 dias.
Reduz a quantidade de zooxantelas nos corais.
Deve ser colocado diretamente no display principal em local de grande fluxo de água.
No início, deve-se utilizar 50% da dose e ir aumentando em 20% até atingir a dosagem recomendada.

Procurar aplicar em dias diferentes cada um deles.

Outros suplementos são encontrados na linha ZEOvit, que podem ser utilizados em cada sistema, depois de avaliados.

Fontes:

http://www.zeovit.com/modules/Jig/index.php
http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=5141
http://www.korallen-zucht.de/
http://www.korallen-zucht.de/files/kora ... e_engl.pdf
http://www.korallen-zucht.de/files/zeog ... h_1_03.pdf
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"

Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Método Zeovit Prático

#2 Mensagem por fredy henrique »

alex, muito obrigado pela sua explicação.

mas agora, uma pergunta de inesperiente! icon_rotfl2

e se eu colocar só um saquinho com zeovit (igual eu ja vi em uma loja) o que isso vai afetar, influenciar, beneficiar??

obrigado =)
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
Alex Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 478
Registrado em: 16 Ago 2009, 10:34
Localização: Belo Horizonte/MG
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Método Zeovit Prático

#3 Mensagem por Alex Toledo »

fredy henrique escreveu:alex, muito obrigado pela sua explicação.

mas agora, uma pergunta de inesperiente! icon_rotfl2

e se eu colocar só um saquinho com zeovit (igual eu ja vi em uma loja) o que isso vai afetar, influenciar, beneficiar??

obrigado =)


Não vai adiantar nada! Vai jogar didim fora!
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"

Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Método Zeovit Prático

#4 Mensagem por fredy henrique »

Alex Toledo,
então, antes não colocar do que jogar dindin fora! icon_rotfl2
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Thiago Name
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 08 Jan 2012, 10:45
Data de Nascimento: 06 Nov 1981
Cidade: sao Paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Método Zeovit Prático

#5 Mensagem por Thiago Name »

Alex, boa tarde estou muito interessado no metado zeovit!!

No meu caso uso reator de cálcio !!

Gostaria de usar o reator de cálcio
Usa o zeostart , zeobak, zeofood e o carvão ativado !!

Nao vou usar o zeolito !!! Vc acha que da certo ?
Abraço
Thiago

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Método Zeovit Prático

#6 Mensagem por Elder Luis »

icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Alex Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 478
Registrado em: 16 Ago 2009, 10:34
Localização: Belo Horizonte/MG
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Método Zeovit Prático

#7 Mensagem por Alex Toledo »

Pode usar reator de cálcio.

Se não for usar o zeólitos, pode optar pelo biopellets, daí não precisa usar o zeostart e nem o zeofood.

[]s,

Alex

Thiago Name escreveu:Alex, boa tarde estou muito interessado no metado zeovit!!

No meu caso uso reator de cálcio !!

Gostaria de usar o reator de cálcio
Usa o zeostart , zeobak, zeofood e o carvão ativado !!

Nao vou usar o zeolito !!! Vc acha que da certo ?
Abraço
Thiago
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"

Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”