🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#21 Mensagem por Alexandre Talarico »

Ledo escreveu:Meio sacanagem essa história da Giesemann.

Falando tudo isso do início do tópico e mesmo assim lançando luminária LED.


Ledo engano icon_assobiando o post foi escrito por mim e não pela Giesemann, mas eles ficam felizes com a propaganda de qualquer forma. A luminária segundo eles é uma expansão das novas tecnologias, mas ainda é inferior as iluminações mistas de HQI e T5.

O meu post tem a intenção de esclarecer e informar afinal de contas foram 18 dias de viagem visitando o que tem de melhor em termos de aquarismo europeu. Não critiquei nenhuma marca ou produto, só expressei a minha plena convicção, que ainda não mudou pelo que vi até agora.
Quando chegar meus equipamentos eu visitarei todos os que me convidarem.

Abraços
Alexandre Talarico.

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 159
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:13
Apelido: saraiva

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#22 Mensagem por saraiva »


Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#23 Mensagem por Roberto Lopes »

Saraiva. Não adianta. O pessoal só acredita naquilo que interessa no momento. Todos nós ja cansamos de enumerar diversos testes, fotos, depoimentos, etc...mas quem não quer acreditar, sempre diz a mesma coisa: "Tem que ver se funciona" ou "LEDS Serão o futuro mas por enquanto...", e coisas afim.

Voltando ao topico, este link que o Saraiva colocou é apenas um dos muitos que provam a eficiencia e a eficácia das boas calhas de LED. Aos céticos, varios amigos aqui do forum ja usam LEDS e podem comprovar a melhora dos reefs em relação as HQI e T5.

Avatar do usuário
Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 03 Set 2009, 23:14
Apelido: Ledo
Localização: Porto Alegre

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#24 Mensagem por Ledo »

Alexandre,

Deu a entender em seu post que os dez "poréns" eram resultado de sua conversa com o proprietário da Giesemann.

Depois, vem alguém e diz que a Giesemann está lançando luminária LED.

Agora vai exigir bom humor (vamos lá): não é curioso?

Para mim é. E ponto final, nada mais, sem trauma.

Enquanto nós estamos discutindo se LED serve ou não serve, o proprietário da Giesemann tá lá, rico. icon_assobiando

Abraço

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#25 Mensagem por Robson Sandrini »

Olá Talarico,
Alexandre Talarico escreveu:O Sandrini, que loucura este teste (gráfico muito bem feito e colorido), não sei quem fez (...)

O gráfico foi feito por Carl Strohmeyer, aquarista (profissional) desde 1978, dono da American Aquarium Products, ou seja, ele também tem seu ganha-pão no hobby. Uma foto do resultado do suposto teste:

Imagem


Alexandre Talarico escreveu:nao quero gerar polemica

Eu já acho que polêmica bem argumentada e com a necessária dose de educação evolui idéias. A argumentação é conseqüência inevitável nos fóruns, vejo isso como algo saudável.

Alexandre Talarico escreveu:mas só pelo gráfico já demonstra a falta de seriedade ou conhecimento do assunto.

Ok, em que parte do gráfico vc acha que faltou seriedade ou conhecimento?

1 - Azul claro: PAR necessário í fotossíntese:

“The absorption spectrum for zooxanthellae has been shown to have a broad peak in the 400 to 500 nm waveband (blue-green) and a narrow peak in the 650 to 700 (red) waveband.” - Sanjay Joshi (autor de artigos sobre iluminação na Reefkeeping). Artigo do Sanjay, vale a pena dar uma lida

É exatamente o que vemos no gráfico (em azul claro). Condizente com inúmeros outros gráficos de absorção de luz pela(s) clorofila(s) existentes na internet. Não é que os espectros fora dos picos não são “(supostamente)” necessários í fotossíntese, o grau de estimulação da clorofila fora dessas faixas é muito pequeno, não “inexistente” mas “ineficiente”. Tão ineficiente que se utilizarmos LEDs apenas nessa faixa, há comprometimento do crescimento da planta, como no teste abaixo (é de outra fonte):

Imagem

- Blue light stimulate stem and leaf growth
- Red light stimulate flowering and seed production
- Green and Yellow light are not as productive
- (Se eu fizesse esse teste usaria uma branca também pra comparação).

Greenergy Star

2 - Roxo (ou algo assim): HQI

Alexandre Talarico escreveu:O grafico mostra uma leviandade cometida com a luz emitida pelas HQI para aquários (aonde ele encontrou esta HQI para fazer o teste? com certeza ele escolheu a dedo)

Ele diz que tanto os LEDs (12 w) quanto a HQI (175 w) utilizada no teste eram de 6500 K, como esse tipo de teste é reproduzível, nada melhor do que fazermos um pra verificar os resultados. Um PAR meter e HQI e LED de boa qualidade resolveria a questão.

Alexandre Talarico escreveu:Então quer dizer que HQI não produz (pelo gráfico quantidades baixíssimas) freqüências na faixa UV e violeta???? Aonde se viu issso????

No gráfico dele, num gráfico do site do Sanjay (onde há uma ferramenta pra se montar gráfico de espectro de várias HQIs), e em outros sites. Esse gráfico de espectro, por exemplo, é de uma HQI 175 w 12000 K - Sanjay.

Imagem

Observe que o gráfico do Carl tem uma queda brusca em 375 nm e do do Sanjay também. Há inúmeras variáveis que influenciam nesse gráfico mas a questão aqui é: emissão UV (abaixo de 400 nm). Se o cara do primeiro gráfico não tem conhecimento (ou credibilidade), o Sanjay tem. Falando em UV, ela é prejudicial í fotossíntese. E há “restrição severa da fotossíntese” abaixo de 300 nm. O Sanjay cita uma bibliografia cujo resultado de pesquisa achou inibição de 50% no crescimento do esqueleto do Pocillopora damicornis em áreas de maior incidência de UV. Ainda sobre UV, na fonte citada acima, há um parágrafo interessante:

“Corals contain pigments that can either block out UV, reflect UV or absorb the UV, and fluoresce the energy into visible portions of the spectrum. It has often been speculated that the colorful Acropora are colored due to the UV protecting pigments in the coral, and aquarists often try to increase the coloration of corals by providing more UV. Although it has not been proven that all coloration in corals is due to these UV protecting pigments, the practice of adding UV (or increasing UV) in the reef aquarium should be generally avoided, because it is likely to cause more harm than good. Preliminary results from the lighting research conducted by Dana Riddle seem to indicate that it is not UV that is causing the coloration, but, in fact, it may have more to do with PAR and the spectral quality of light.”

Não passa de mera especulação (apesar dos “resultados preliminares da pesquisa indicarem aparentemente”) mas é algo a se acompanhar de perto.

3 - Azul escuro: LED

Alexandre Talarico escreveu:E depois os LED abdicam de produzir luz na freqüência verde e amarela, só por que não é (supostamente) necessária `a fotossíntese?

E há outros gráficos de espectro de LED com as mesmas leituras que as do gráfico que ele apresenta (essa leitura, idêntica í leitura de LEDs do aquarista que não conhece o assunto, é da LED Grow Lights):

Imagem

Será que o pessoal dessa empresa tem um mínimo de conhecimento, pelo menos?

E essa outra empresa (acho que inglesa) que obteve essa leitura (LEDs e HQI no gráfico):

Imagem

Falta de seriedade? Falta de conhecimento?

Há mais exemplos como esses.

Alexandre Talarico escreveu:E o fototropismo e a cilclose e os outros espectros da luz visível qual será a sua importância?

Pra clorofila? Nenhuma. Os espectros de luz visível coincidem com os espectros utilizados para a fotossíntese, a diferença é que alguns espectros simplesmente não tem papel significante na reação.

Esse é da Wikipédia.

Imagem


Alexandre Talarico escreveu:podemos abdicar assim da natureza?

A própria natureza o faz. Gráfico de outra fonte:

Imagem

Alexandre Talarico escreveu:Este grafico é claramente tendencioso.

É não, as mesmas curvas podem ser encontradas em inúmeras análises pela net.

Alexandre Talarico escreveu:A luminária segundo eles é uma expansão das novas tecnologias (...)

Fato.

Alexandre Talarico escreveu:(...) mas ainda é inferior as iluminações mistas de HQI e T5.

Opinião.

Alexandre Talarico escreveu:O meu post tem a intenção de esclarecer e informar afinal de contas foram 18 dias de viagem visitando o que tem de melhor em termos de aquarismo europeu.

E cada um que leu o tópico (assim como outras informações que vc mandou durante a viagem) sabe disso. E só temos a agradecer.

Alexandre Talarico escreveu:Não critiquei nenhuma marca ou produto, só expressei a minha plena convicção, que ainda não mudou pelo que vi até agora.

Criticou sim, o que acho ótimo. Se os brasileiros fossem mais críticos teríamos mais qualidade em várias áreas da nossa vida como consumo e política.

saraiva escreveu:Teste HQI X T5 X LED

Se o Sanjay (aquarista sério que conhece o assunto) tá substituindo a iluminação dele por LEDs, não sei porque eu (leigo com acesso í informação) não investiria nos LEDs.

Outro tópico (também do Sanjay, comparando luminárias de LED entre si):

“(…)High power LEDs such as the Aquaillumination, and KR-92 have the capability of providing high PPFD values with more than sufficient light to grow high light SPS corals (…)”

Alexandre Talarico escreveu:até agora ainda não vi um aquario com LED`s que superasse os antigos

É que há a água, há a iluminação e há o aquarista (só pra começar). Vc quer dizer que nunca viu aquários com LEDs cujos corais tenham cores fantásticas, certo? Bom, a maioria dos aquários sob as outras iluminações não são nenhum TOTM. Mas se o LED só provar seu valor quando tivermos um TOTM sob LEDs, puxa um banquinho aí, São Tomé. Ah, esqueci, fotos não valem. Concordo com você!

Imagem
Imagem
Imagem

[]´s

R.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#26 Mensagem por Alexandre Talarico »

Vamos lá....... Primeiro de tudo essa foi boa Ledo, gostei.... :lol: o Axel Giesemann e o Heinwolt estão ricos mesmo e eu não preciso afinal já nasci Talarico para que ficar rico né?? alias com aquarismo vai ser difícil!! Agora falando serio se lembra que cito já ter visto luminárias LED a algum tempo, masi de 6 anos? Pois é a primeira vez que vi foi na Giesemann..... long time ago..... Os caras tem mérito, se o produto é caro isso não é motivo para criticas, eles gastam dinheiro com pesquisas inovam e lançam sempre produtos idôneos, muitos só copiam.

Sem perder o bom humor Saraiva e Roberto, este é o momento da discussão, o produto é novo é revolucionário e a unanimidade é burra. A minha sensibilidade de aquarista de longa data me diz que ainda não superamos o convencional, se eu penso e sinto assim , não posso dizer ao contrario. Respeito muito a sua opinião, apenas penso diferente. Esta história me intriga tanto que me motivou a comprar equipamentos (vou gastar uma grana nisso) para dar uma de São Tomé, posso dar com os burros n`água e se estiver errado serei o primeiro a admitir. Não tenho medo de errar, mas algo me diz que tem alguma coisa faltando! Tive um professor de Biologia que me dizia Alexandre em biologia o que parece é....

Sandrini, você não precisava fazer isso a Pamela é muito de borracha, mas a Cameron e a Hilary Duff foi sacanagem, vamos preservar os nossos sonhos você destruiu alguns dos meus hoje. Agora quando eu for pensar na Cameron para relaxar....vou lembrar desta baranga.... P#@ troço feio meu!
Agora se tá de brincadeira, o gráfico não foi feito pelo Carl Strohmeyer, ele foi compilado por ele, `a partir da informação de quem fabrica LED.
O Sanjay eu também já li, este parece ser um pouco mais sério.
Quando voce fala em PAR tem que explicar alguma coisa aos leigos. Percebeu que eu não entro muito em méritos tecnicos? (mas terei que entrar já que)
É por que aquarismo é praticado por amadores e como hobby é assim que deve ser, de outra forma vira laboratorio, vira algo inatingivel pela maioria.
PAR é uma medida de métodos produtivos, se usa em pesquisa de produtividade de massa vegetal, adaptar isso para aquário exige mais compreensão do que simplesmente mostrar o crescimento comparativo de erva de gato ou o efeito fototrópico do espectro de cores. É claro é obvio que se usarmos lâmpadas dedicadas obteremos o mesmo resultado, isso o cara que inventou as Gro-Lux (Sylvania) já sabia a 40 anos atrás. Mas é isso que queremos? Simplesmente privilegiar a crescimento vegetal? E o conceito de Luz Branca?
Por que quando iniciamos a discussão a vinte anos atrás sobre as primeiras HQI Powerstar (Osran) só falávamos de temperatura de cor e índice de reprodução de cores? Por que? E agora só falamos de PAR? Por que o foco da discussão mudou? A luz do Sol ainda não mudou e nós aquaristas devemos sempre tentar imitar a natureza, ou não?
Bem, a resposta é porque LEDs são fontes luz dedicada, ainda estamos brincando de encontrar a melhor combinação, ou alguém vai me dizer que já chegamos ao resultado definitivo?
Muitas coisas ainda precisam ser respondidas a respeito do LEDs, por que será que todo este montão de informação que voce compilou se refere a plantas terrestres, estufas e plantas que geram inflorescências ou mesmo flores? Aonde estão os testes feitos analisando o ambiente aquático, as algas, as macro algas, e em última análise as algas unicelulares dentro dos tecidos dos corais e outros invertebrados?
Bem a resposta está em varias questões muito importante a serem vistas; a luz emitida por LEDs é altamente polarizada muitos resultados que obtemos no ar será diferente do obtido na água levando-se em consideração refração, absorção e principalmente depois de outras polarizações.
Como você pode dizer que os outros espectros de cor não tem papel significativo na fotossíntese? Os outros espectros tem influencia no metabolismo celular, iniciam a cilclose que impede a queima dos cloroplastos. A vida não se faz em laboratório, o Sol não está restrito a emissão PAR ele emite Luz Branca que varia a sua temperatura de cor ao longo dia (alvorada até entardecer). As outras cores tem papel fundamental no metabolismo celular, de todos os seres vivos do seu aquário, ou ele só depende das zooxantelas.
Olha Sandrine eu acho que o que estamos fazendo aqui é um debate de alto nível, e cresceremos como nossas argumentações e nossas discussões sempre no bom sentido. Mas você compilou um monte de material com análises corretas e incorretas, com comparativos sem metodologia que faça com que eu acredite no que está sendo exposto (nenhuma experiência demonstrou o padrão comparativo e algumas não tem materiais e métodos). Alem disso são todas análises pontuais, muitas em campo reduzido, outras por que não servem para o âmbito do aquarismo, por isso eu usei a palavra tendenciosa.
Quer ver eu provar facilmente? Não se pode comparar uma associação de vários leds dedicados cada um produzindo um spectro do PAR com uma única lâmpada HQI e ainda sendo uma HQI de baixa qualidade.

Eu de outra forma não estou compilando nada e escrevo pelo meu conhecimento de causa, posso estar totalmente enganado mas o fato e que ainda não fui convencido. Estou louco para ser convencido, não existe quem mais goste de novas tecnologias do que eu!!
Quando você fala em Clorofila, não existe análise simples, primeiro porque não existe clorofila e sim clorofilas e estas não estão reduzidas a apenas A e B a não ser nas plantas superiores que não é o caso. Aliás algas unicelulares apresentam algumas diferenciações nestes pigmentos.
Depois é importante saber que para a clorofila (da zooxantela) cumprir o seu papel a luz correta precisa alcançá-la, mas sem antes atravessar a água algum tecido epitelial, ser filtrada por pigmentos protetores, entrar na célula vegetal através de suas membranas e atingir o cloroplasto que contém a clorofila.
Depois de tudo isso, sabe o que acontece quando usamos uma fonte de luz difusa (parecida com a luz natural) e qual é a diferença quando usamos uma fonte de luz polarizada emitida por um LED? Eu não sei, mais ainda vou saber.
Com isso foi colocado o tópico, já tá longo demais e daqui a pouco perde o foco, agora espero chegar alguns equipamentos que eu encomendei e com tempo vou colocando alguns resultados comparativos.
Sandrini se tiver põe a foto da Gorete, antes e depois, ela ficou melhor que a Cameron!!!
Abraços a todos

Alexandre Luiz Talarico.

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#27 Mensagem por Dan Reef »

Muito bom o tópico e a discussão de vocês. Um grande professor meu sempre dizia (e vocês devem saber): Discussão gera conhecimento.

Vou falar minha opinião: eu acho que os leds serão coadjuvantes de alguma outra tecnologia, por exemplo o plasma ou alguma que venha por aí.

De qualquer forma, acredito que teremos coisas novas e que a HQI será velharia em pouco tempo. Na verdade, torço para que seja, não só no aquarismo, assim faremos um bem para a natureza economizando energia.

Abraços e obrigado pela excelente discussão.

Sandro Pinheiro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Jun 2009, 14:51
Apelido: Sandro
Localização: Natal-RN

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#28 Mensagem por Sandro Pinheiro »

Muito bom tópico.

Há tempos que não tínhamos discussões deste nível.

Maiko Palmeira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Jan 2010, 16:03
Apelido: PeixesePassaros
Localização: Bicas - MG
Contato:

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#29 Mensagem por Maiko Palmeira »

Resistência!!!! Quando disseram no passado que a terra era redonda, foram para fogueira...Imaginem o que os fabricantes de canetas-tinteiro disseram sobre as esferográficas na época....Ou seja , é duro alguém desenvolver um produto que faça o seu desaparecer, ou reduzir em muito seu faturamento, isso é natural....Qualquer dia desses entrarão aqui as empresas fornecedores de energia elétrica para defender o uso de HQI...kkkkkkkkkkk, e por aí vai...O que devemos fazer é ficar de olho e através de métodos realmente científicos definir o que é bom, ou não realmente. E tomar cuidado com "calhas de led ching ling" montadas em fundo de quintal pois seria o mesmo que comparar uma HQI de fabricante idôneo com uma HQI fabricada por experiência no fundo do quintal. Mas a discussão realmente é muito boa...
Maiko N. Palmeira

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#30 Mensagem por Roberto Lopes »

Bom, Eu havia resolvido que nao ia mais falar no topico. Acho que para muitos, Alexandre inclusive, só interessa mesmo a opinião e principalmente a experiência de quem tem um certo numero de mensagens postadas no fórum. Uma pena.

Mas vamos lá...nao resisti.

Alexandre, dizer que "Aonde estão os testes feitos analisando o ambiente aquático, as algas, as macro algas, e em última análise as algas unicelulares dentro dos tecidos dos corais e outros invertebrados? ", bom, inumeros artigos e o melhor de tudo, relatos de aquaristas experientes e nem tão experientes nos deram todo tipo de prova de que os LEDS são superiores as HQI EM AQUARIOS de todos os tamanhos e com todos os focos possíveis.

"Algas unicelulares"...puts....vou ter que comprar um microscopio...hehehe pra ver que meus corais estão explodindo de cor e crescimento...?????? acho que não. por isso mais uma vez eu digo. Uma imagem vale mais que 1.000.000 de palavras. Me mostrem um aquarista que está insatisfeito com a troca pra LED. Sinceramente ainda não vi. Até queria ver um pra entender os motivos.

Para os que gostam de artigos la vai mais um muito interessante:

HQI's ainda são a melhor opção ???

http://www.advancedaquarist.com/2010/2/aafeature2

Se é ao vivo, tb temos varios. Nem vou falar de mim mas de outros mais experientes que adotaram LED e que segundo dizem jamais voltariam pras HQI's.

Se você diz mesmo que quer ser convencido. Nem precisa ir tao longe. Temos aquarios grandes e pequenos, com todo tipo de corais e invertebrados que usam LEDs a algum tempo e que estão disponíveis para visitação.

Agora, Alexandre, dizer que está comprando equipamentos só pra "atestar sua teoria"...hehehe....vamos la....nao me faça rir.....

Vc é empresario e, como Eu, tenho certeza de que não faz um investimento em uma tecnologia que não funciona...não é mesmo ??

Maiko.....bem embrado hein.....inquisição neles....bruxos... hahahahahaha

É isso aí pessoal...

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#31 Mensagem por Matias Gomes »

alguem sabe de algum exemplo de reef que abandonou o led e voltou para a hqi? estão falando que alguns tomaram esse caminho.
eu sei desse caso viewtopic.php?f=37&t=183

que era assim
Imagem

e acabou assim, com 3 hqi de 400w
Imagem

as vantagens até agora oferecidas pelos leds é vida longa de 8 anos sem se preocupar, e sem emissão de calor o que resulta em economia em refrigeração do reef, o que me preocupa é essa quantidade de eletronico em cima do reef na água salgada.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#32 Mensagem por Roberto Lopes »

Matias

Essa solaris é fda mesmo. Eles colocavam a eletronica TODA dentro da calha sem nenhuma proteção. Daí a maresia fazia seu trabalho sujo. hehehe

Mas vamos deixar claro que o motivo dessa troca NíO foi a quantidade nem qualidade da iluminação em si. Foi a qualidade da confecção da calha.

Então continuo na minha busca. Quero ver quem trocou de volta pras HQI por falta de LUZ.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#33 Mensagem por Matias Gomes »

Maiko Palmeira escreveu:é duro alguém desenvolver um produto que faça o seu desaparecer, ou reduzir em muito seu faturamento

Maiko vc acredita mesmo que se o Led realmente se tornar a nossa iluminação para reefs qualquer importador vai deixar de trazer? o que o Alexandre está dizendo é sobre a impressão que ele teve lá na Interzoo, acho que nisso todos concordamos que é a maior reunião de fabricantes e profissionais do aquarismo que existe, concorda?

Roberto Lopes escreveu:Bom, Eu havia resolvido que nao ia mais falar no tópico. Acho que para muitos, Alexandre inclusive, só interessa mesmo a opinião e principalmente a experiência de quem tem um certo numero de mensagens postadas no fórum. Uma pena.

Roberto só não participa de fórum quem não quer, e todas as opiniões são bem vindas, numero de mensagens não dita regra de nada em um bom fórum, um lança um tema e ele é discutido e rebatido, todo mundo tem a sua opinião e tem que aceitar que outros discordem dela, ou enfia a viola no saco e vai embora, como foi o caso de um colega na RC ele não aceitou os argumentos e não frequentou mais, e quem perde é quem sai.
Na semana passada eu fiz um topico sobre o led se tornar um coadjuvante e não astro principal, postei isso pois estava vendo varios lançamentos com os leds apenas como luz actinicas e não branca, colocavam T5 e leds ou HQI e leds, acredito que calhas de 5 mil reais de leds estão bem distantes de nossa realidade.
Qualquer um mudaria na hora sua iluminação se o led fosse perfeito e custasse 200,00 a calha, o que mais estamos lendo em todos os fóruns é "o led é a iluminação do futuro" "ainda não dá para comprar o preço é um absurdo" e por ai vão os comentários, o Alexandre é cabeça dura :lol: e sei disso, mas ele tem a mente aberta e tem argumentos e conhece a aquariofilia, vcs realmente acreditam que um importador ficaria de fora de uma novidade??? por qual motivo ele faria isso? burrice? se fosse burro não estaria no mercado.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#34 Mensagem por Roberto Lopes »

Matias

Existem varios fatores que podem sim, fazer um empresario ficar de fora das novidades. Representação é só uma delas, mas não vem ao caso. Em nenhum momento disse que o Alexandre nao é um empresario competente, pelo contrario. O negocio é o seguinte. Todo mundo sabe que as calhas de LED que funcionam custam caro. MEsmo para aquaristas la de fora isso também é verdade.

A discussão é que o alexandre no primeiro post dele, tentou colocar em duvida a eficácia da iluminação de LED, e é com isto que Eu nao concordo. Como você disse, e bem dito aliás, o tópico tah aí pra se discutir e aprender. O que eu não concordo é com a resistencia a mudança estando a eficacia da iluminação de LEDs provada por varios aquaristas que utilizam a mais de ano no mundo inteiro e por aquaristas nacionais de muita experiencia que ficaram surpresos com os resultados.

Não digo que HQI é ruim. Digo que está na hora de se adotar algo mais "verde" e menos dispendioso de energia. Se me disserem: "LED funciona sim mas é caro para 90% dos aquaristas, então acho que a HQI ainda é a escolha mais viavel" aí sim, eu assino embaixo. Mas vir dizer que nao funcionam, etc....sou obrigado a discordar até por experiencia propria.

Quando eu disse que as pessoas não levam em conta opinioes de participantes menos ativos ou mais novos no forum, infelizmente pode ser comprovada neste mesmo topico e em varios outros em TODOS os forums. Mas acho que isso muda com tempo.

Não quero criar nenhum tipo de problema com ninguem...sou cliente da onda também e continuarei sendo. Admiro e reconheço o esforço do Alexandre em difundir o aquarismo no Brasil e respeito muito isso. É só uma simples divergencia de opinioes entre uma que tem o que mostrar e outra que quer ver. Por isso fiz o convite pra ele ir ver pessoalmente meu reef com LEDS a 6 meses.

Matias pergunta: Se você tivesse 10.000 hoje pra gastar com iluminacao de um reef. O que você compraria. 1) Uma calha da Geiseman com HQI e T5 de 9.000 ou uma KR92 de 10.000??

Abraço a todos.

Avatar do usuário
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 805
Registrado em: 06 Ago 2009, 21:30
Apelido: Italo
Localização: São José do Rio Preto SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#35 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Muito bom o topico .Discussões saudáveis como essa é bom para todos !! Meu aquario é de HQIs de 400w e estou muito satisfeito com elas mas com certeza vou mudar para Leds qdo tiver um valor que vale comprar !!! parabens a todos os participantes do tópico .
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#36 Mensagem por Matias Gomes »

Roberto Lopes escreveu:Matias pergunta: Se você tivesse 10.000 hoje pra gastar com iluminacao de um reef. O que você compraria. 1) Uma calha da Geiseman com HQI e T5 de 9.000 ou uma KR92 de 10.000??

acho que uma de T5 rsssssssssssssssssssssss
Cara só de imaginar de não precisar de Chiller já é uma benção rsss
adoro a iluminação que a HQI faz, p/ quem mergulha sabe que é exatamente como o sol entra na água do mar, mas o custo que ela gera é alto, é chiller direto e conta de luz alta, mas qual a diferença de 500w de hqi e 500w de T5 e 500w de leds?
o Led consegue gerar mais luz por w? ou é a mesma coisa? é interessante quando dizem que um led de 100w gera a mesma luz que uma hqi de 250w, mas é verdade isso ou é só maquiando as informações?
o plasma eu vi no vídeo que um de 400 w ilumina um reef inteiro, quando me dizem que para emitir luz branca o led precisa de uma camada de fosforo eu já penso que isso tem prazo de validade sim como qualquer lâmpada e não vai durar 8 anos de jeito nenhum, claro que essa é minha opinião sem embasamento cientifico algum rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#37 Mensagem por Roberto Lopes »

Hehehe...olha. posso afirmar com conhecimento de causa (Eu usava duas HQI de 250W 14.000k) que a minha calha de 150W produz mais luz sem duvida.

Meus corais ganharam cores que nunca vi antes (vc ja deve ter visto nos topicos que eu criei sobre crescimento e cores).

No reef novo que estará montado na terça feira dia 15, vou usar duas KR92 e duas HQI de 250 pq minhas outras KR nao chegaram ainda. Daí vou tirar fotos, filmar, etc...

Mas ja digo de antemao. Meus 150W, sem chiller ilumina bem mais que os 500W de HQI que eu tinha antes (isso fora as 2 T5 de 54W cada).

Aliás, sabe o custo do plasma ?? COmeça em $400 uma de 230W. Esquenta também igual HQI (ou seja...chiller nele).

Abraço

Sandro Pinheiro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Jun 2009, 14:51
Apelido: Sandro
Localização: Natal-RN

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#38 Mensagem por Sandro Pinheiro »

Amém.

icon_iCo01

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#39 Mensagem por fabio simoes »

Parabéns pela explanação BASSO.

Concordo plenamente, estou montando um novo projeto e minha única dúvida é qual calha de led utilizar, pois não tenho recursos para 2 kr92 como meu aquário de 1,60 exigiria.

Abraços

Avatar do usuário
Darlan Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 243
Registrado em: 08 Jun 2010, 20:59
Apelido: ARQUITETO
Cidade: PARANAVAÍ
País: BRASIL
Localização: PARANAVAÍ - PR

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#40 Mensagem por Darlan Alves »

Matias Gomes escreveu:
Realmente o plasma é algo incrivel



VOCE SABE DIZER SE ESTAS LAMPADAS JA ESTAO NO MERCADO!?

TEM MAIS INFORMAÇÕES!?
EVOLUCAO DO MEU AQUA....
viewtopic.php?f=25&t=3768

________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”