🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nobreak qual investir

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nobreak qual investir

#201 Mensagem por Celso Suguimoto »

Com todos equipamentos desligados a tendencia é q a temperatura nao se eleve tanto, colocar o cooler vai reduzir a autonomia do nobreak
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nobreak qual investir

#202 Mensagem por Celso Suguimoto »

akira inoue escreveu:aos que entendem mais.

essa opcao que o andre postou diz que manter a bomba ligada a wp-10 por 48hrs, wp15 - 24hrs e wp-40 - 18 em baixa autonomia e possui uma bateria 12v 5,6 ah

o nobreak de 700va que possui uma bateria 12v 7ah não deveria manter esse mesmo padrao?

teve pessoas que testaram e falam que segura por poucas horas...

o que um nobreak tem de diferente para o tempo ser tão diferente?


O nobreak usa um inversor pra converter os 12V em 110V pra bomba cuja fonte depois converte de 110V para 12V por isso diminui a autonomia. Esses da Jebao / Vortech trabalham direto com 12V pra bomba e usam o inversor apenas para recarregar a bateria.

To vendo um DIY com bateria moura

Presente de grego: Uma última observação sobre os nobreaks, esta mais uma curiosidade, é que boa parte do trabalho do nobreak consiste em transformar os 12V CC da bateria nos 115V AC que são fornecidos aos equipamentos. Este seria apenas um detalhe técnico, não fosse o fato de que a fonte de alimentação faz exatamente o trabalho inverso, convertendo de volta os 115V AC nos 12V CC que são fornecidos aos componentes!

Como pode imaginar, essa dupla conversão faz com que uma grande parte da energia das baterias seja desperdiçada, transformada em calor e não em trabalho útil. Seria bem mais eficiente se as próprias fontes de alimentação incorporassem baterias de backup (você poderia imaginar uma bateria de nobreak de 7.2 Ah incorporada diretamente à fonte, ou ligada a ela através de um cabo externo) eliminando a necessidade de usar o nobreak.

Como os 12V da bateria correspondem aos mesmos 12V que são fornecidos pelo transformador de saída (no secundário da fonte), seriam necessários poucos circuitos adicionais para monitorar a tensão da tomada e chavear para a bateria em caso de queda. Infelizmente nenhum fabricante ainda teve essa ideia, talvez esta seja uma boa oportunidade de ficar rico... :)


http://www.hardware.com.br/dicas/entend ... reaks.html
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Nobreak qual investir

#203 Mensagem por Andre Bertini »

Alguém tem uma dica ou ideia prática de como adicionar mais uma bateria ao nobreak que não tem o plug para bateria externa?
Ou então esse esquema de usar as baterias 12v para as bombas?

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Nobreak qual investir

#204 Mensagem por Denis P Lima »

Ligar em paralelo com as baterias internas, ou colocar um carregador de baterias (simples)!Dois diodos e um relé!

http://www.clubedohardware.com.br/forum ... tricidade/

Abraços

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Nobreak qual investir

#205 Mensagem por Denis P Lima »

Tudo isso vai custar , se for com uma bateria só, uns 200 reais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nobreak qual investir

#206 Mensagem por Celso Suguimoto »

Andre Bertini escreveu:Ou então esse esquema de usar as baterias 12v para as bombas?


Ligar a bateria direto na bomba nao acho legal, tem esse nobreak de 12V/24V a vantagem é a autonomia, com uma bateria de 10 amperes posso chegar a 30 horas de automonia

viewtopic.php?f=2&t=45157&start=40
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Nobreak qual investir

#207 Mensagem por Armando Ito »

Andre Bertini escreveu:Alguém tem uma dica ou ideia prática de como adicionar mais uma bateria ao nobreak que não tem o plug para bateria externa?
Ou então esse esquema de usar as baterias 12v para as bombas?

abra a tampa da bateria interna ( em baixo ) .... é só fazer uma emenda nos fios da bateria interna ... utilize cabo a partir de 5mm ... ( e fazer uma coisa bem feita , é lógico ... rsrrss ) ...
Imagem

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Nobreak qual investir

#208 Mensagem por Armando Ito »

se vc possui uma bomba DC ( recalque ou circulação ) ... nada se compara a um nobreak de 24v ...

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Nobreak qual investir

#209 Mensagem por Andre Bertini »

Armando, eu vi essa sua solução e fiquei tentado a fazer, até procurei um tópico em FVM pra ver se tinha ele lá, mas como estava vendendo eu achei que não ia ensinar o "pulo do gato" rs
Tenho um nobreak da APC (antigo) e 2 RW8, atualmente eu sei que ele aguenta no mínimo 4 horas pq terminei o teste antes de acabar a bateria.
Imagem
Lendo o outro post que fala de nobreak, sugeriram aquele da CCN, da Volt, do Edison Aquamundo e também tem aquele da CoralBox mas por eu já ter o nobreak não consegui definir o que seria mais vantajoso, queria algo que não ocupasse tanto espaço.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Nobreak qual investir

#210 Mensagem por Armando Ito »

assim ... eu tinha um Ragtech senoidal com 21ah de bateria ... ela tocava uma WP10 por 6 a 8 horas ... só que eu queria mais autonomia ...
poderia gastar cerca de $250 em uma Freedon de 40ah ... e ficaria tranquilo ... mas é um trambolhão ! ...

ví os do Edson ( suspeito que a saída seja em 12v , daí a meia carga e maior autonomia ) ... tirando o valor ( $900 ) não era o que eu tinha em mente ...
ví o Coral Box ... tbem $900 ... e os Jebao / Ecotech ... acima dos $1000 ...
ví os da Volt e não senti firmeza ... muita reclamação ... e assistência pré-venda sofrível ... imagina o pós ...
os da CCN ( que eu mais gostei ) me deram toda assistência possível ... são super atenciosos ... é totalmente online ( não existe comutação , então não existe picos de energia ) ... saída totalmente estabilizada ...
paguei $390 e mais $150 em 2 baterias .... ciente que em 2 anos eu terei perda de até 50% de autonomia ( não existe milagre ... isso é fato , qualquer que seja a bateria ) ...
mas economizei $450 ( para os do Edson , Jecod ) ... isso me dá 6 baterias adicionais ... com as que eu comprei , isso me dá 8 anos ...
em 8 anos , duvido que o reef seja o mesmo ... e duvido que a WP esteja funcionando ...

essa foi a solução para "meu" problema ... tenho 3 anos de garantia e qualquer problema , só saberei depois de utilizar por um bom tempo ...
qualquer outra "teoria" ... é mera "suposição" ... ou especulação ...
Editado pela última vez por Armando Ito em 11 Jan 2017, 12:14, em um total de 1 vez.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Nobreak qual investir

#211 Mensagem por Armando Ito »

vc pode abrir esse da APC e fazer uma ligação adicional ... mas tem que ver se ela aguenta as adicionais ... o Ragtech normal eu sei que aguenta ...

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nobreak qual investir

#212 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu ja parti do custo/beneficio minhas baterias de 45 amperes foram pro saco... eram duas... se seguir a linha do Armando seriam uns 500 reais a reposicao. Fora os trambolhos.

O do Edson provavelmente é 12Volts mesmo dai reduzir a velocidade quando entra em operacao, nao sei se tem alguma vantagem alem do aumento da autonomia operar a meia força.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Nobreak qual investir

#213 Mensagem por Andre Bertini »

Armando Ito escreveu:vc pode abrir esse da APC e fazer uma ligação adicional ... mas tem que ver se ela aguenta as adicionais ... o Ragtech normal eu sei que aguenta ...

O que seria esse "aguenta" onde vejo isso?

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Nobreak qual investir

#214 Mensagem por Armando Ito »

Andre Bertini escreveu:O que seria esse "aguenta" onde vejo isso?

especificações técnicas do nobreak .... capacidade da fonte , carregador , tensão de carga , tempo , etc ...

os da Ragtech eu consegui na fábrica ... ( bitola de fio x capacidade x tempo ) ...
não sei se a APC vai te fornecer isso ... rsrsrs

Andre Bertini
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 451
Registrado em: 28 Fev 2011, 15:20
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 01 Set 1982
Cidade: RP
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Nobreak qual investir

#215 Mensagem por Andre Bertini »

Melhor deixar pra lá e pensar numa solução mais prática.
Valeu

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Nobreak qual investir

#216 Mensagem por Denis P Lima »

Celso Suguimoto escreveu:
Andre Bertini escreveu:Ou então esse esquema de usar as baterias 12v para as bombas?


Ligar a bateria direto na bomba nao acho legal, tem esse nobreak de 12V/24V a vantagem é a autonomia, com uma bateria de 10 amperes posso chegar a 30 horas de automonia

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2 ... 7&start=40


Não entendo o porque não ligar direto!

Alguma explicação ?

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Nobreak qual investir

#217 Mensagem por Denis P Lima »

Provavelmente esses tais Nobreak 12/24 volts não utilizam reguladores!
Vou explicar o pq e se quiserem podem olhar, CCN quando ligado à rede utiliza uma fonte 127/220 para 12/24 volts, havendo falta de energia, comuta diretamente para a bateria!Utilizando um multímetro notara que a tensão de saída e da bateria são iguais!
Qualquer regulador de tensão precisa de um diferencial de 1 a 3 volts, como carregamos bateria de 13,2 a 13,5 volts a regulagem teria eficiência extremamente baixa, pois quando a bateria chegasse a 13 volts não regularia 12 volts.
Não fico teorizando Armando, trabalho com eletrônica a pelo menos 12 anos, gerencio 6 nobreaks e 2 geradores de alguns KVAs!
Tenho experiência em sistemas de conversão de energia e quando digo que não compensa pagar caro em um sistema que pode ser feito com 200 reais, tenho certeza.

Utilizar um Nobreak senoidal ou aproximado ou montar um sistema com dois diodos Rele e bateria!

Comprar uma fonte com Rele por 400 reais aí sim que é teorizar !

Abraços

Denis



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Nobreak qual investir

#218 Mensagem por Armando Ito »

Denis P Lima escreveu:Não fico teorizando Armando, ...

não Denis ... quando digo "teorizar" , disse quanto à qualidade e/ou durabilidade / eficiência ... etc ... ( repare na resposta completa ) ...
" ... essa foi a solução para "meu" problema ... tenho 3 anos de garantia e qualquer problema , só saberei depois de utilizar por um bom tempo ... qualquer outra "teoria" ... é mera "suposição" ... ou especulação ... "

não dá pra especular uma coisa que nem foi testado ainda ... só daqui a alguns anos ...

uma coisa é concreta ... perdi uma controladora da WP por pico de energia ( no retorno ) ... o que não acontecerá com o CCN ...

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Nobreak qual investir

#219 Mensagem por Denis P Lima »

Armando Ito escreveu:
Denis P Lima escreveu:Não fico teorizando Armando, ...

não Denis ... quando digo "teorizar" , disse quanto à qualidade e/ou durabilidade / eficiência ... etc ... ( repare na resposta completa ) ...

não dá pra especular uma coisa que nem foi testado ainda ... só daqui a alguns anos ...

uma coisa é concreta ... perdi uma controladora da WP por pico de energia ( no retorno ) ... o que não acontecerá com o CCN ...


Isso eu concordo, picos e oscilacões de energia destroem sejam fontes DC ou prejudicam a vida util das bombas AC.

Por isso uso um APC Senoidal em minha Eheim do Recalque e RW 20 .............115 Volts cravado

Se me permite uma sugestão como deseja proteger seus equipamentos!Verifique se em sua instaçao residencial possui protetor de surtos, de uma pesquisada sobre!
Se necessitar de ajuda para dimensionar me envie uma MP.

Abracos

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nobreak qual investir

#220 Mensagem por Celso Suguimoto »

Denis P Lima escreveu:Provavelmente esses tais Nobreak 12/24 volts não utilizam reguladores!
Vou explicar o pq e se quiserem podem olhar, CCN quando ligado à rede utiliza uma fonte 127/220 para 12/24 volts, havendo falta de energia, comuta diretamente para a bateria!Utilizando um multímetro notara que a tensão de saída e da bateria são iguais!
Qualquer regulador de tensão precisa de um diferencial de 1 a 3 volts, como carregamos bateria de 13,2 a 13,5 volts a regulagem teria eficiência extremamente baixa, pois quando a bateria chegasse a 13 volts não regularia 12 volts.
Não fico teorizando Armando, trabalho com eletrônica a pelo menos 12 anos, gerencio 6 nobreaks e 2 geradores de alguns KVAs!
Tenho experiência em sistemas de conversão de energia e quando digo que não compensa pagar caro em um sistema que pode ser feito com 200 reais, tenho certeza.

Utilizar um Nobreak senoidal ou aproximado ou montar um sistema com dois diodos Rele e bateria!

Comprar uma fonte com Rele por 400 reais aí sim que é teorizar !

Abraços

Denis



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Nao Denis... a saida dele é estabilizada, nao é uma fonte com rele...vc ainda ta comparando com os chineses q tem ai.

http://www.ccntelecom.com.br/uploads/cc ... manual.pdf
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”