🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quarentena

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Quarentena

#1 Mensagem por Marcelo E Novais »

Bem, como nosso amigo André Fonseca pediu estou postando fotos de minha quarentena e a rotina da mesma, mas antes vou falar pq gosto da quarentana e pq as acho importantes; Uma quarentena evita muita, mais muita dor de cabeça em diversas situações , e economiza no caso haja necessidade de medicação, costumo falar para iniciantes " vai montar um aquario já monta uma quarentena", levar um animal doente para o aquario principal sempre da mais trabalho e mais gastos, geralmente o aquario principal tem maior litragem então o gasto com medicação será maior e as chances de vestigios da doença ainda permanecerem ocultas no aquario principal tambem são maiores e podendo assim infectar o proximo animal a entrar no aquario sem passar por uma quarentena.Um peixe em uma quarentena por mais que apresente alguma doença será muito mais facil de tratar, pois o aquario de quarentena geralmente é de menor litragem e assim gastando menos medicamento e estara isolado para o tratamento evitando o estresse e a disputa por alimento
Mantendo uma quarentena sempre em funcionamento ela pode receber novos peixes a qualquer momento onde ficaram por 40 dias em observação e diminuindo todo estresse da viagem e se alimentando bem pra depois deixa-la e ir ao aquario principal, a quarentena tambem pode servir de hospital caso haja necessidade em de alguma doença futura, pois já esta ciclado e pronto para receber qualquer animal, montar um hospital as pressas sempre lhe dara mais trabalho, terá que ter muito mais atenção aos parametros , principalmente com a amonia que pode subir e matar o peixe em questão de horas, sem levar em consideração as tpas que serao necessaria para controlar a amonia, causando assim mais estresse ao peixe o deixando mais debilitado, caso use removedores estara gastando dinheiro sem necessidade e tudo isso exige muito mais atençao e cuidado, costumo dizer que muitas vezes nesses casos é mais facil o peixe morrer pelo estresse e pela amonia do que pela doença propriamente dita.
Esses são os motivos pelo qual não abro mão de minha quarentena, peço até para que os mais experientes do site me corrija se eu falei alguma bobagem, e vou mostrar que não é nenhum exagero em manter uma quarentena

Essa é minha quarentena atual , que conta com um aquario de +/- 120 L , usando um filtro tipo canister com midias biologicas (siporax) , perlon como filtragem mecanica e usando um purigem , tambem conta com um filtro UV de 15w que ligo apenas quando esta habitada,termostato 300w , termometro,e uma garrafa congelada nos dias de muito calor isso tudo só quando esta habitada, uma bomba de circulação que tambem só ligo quando tem algum peixe, pedaços de cano e minha reposição é feita manualmente onde tenho uma fita marcando o nivel d'agua e uma iluminação basica que adivinhem tam só ligo quando tem peixes, estou com um projeto de um chiller para ajudar na temperatura, só falta o individuo colocar o gás mas isso não tenho pressa.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas nem sempre minha quarentena foi assim, ainda possuo até hoje minha antiga quarentena/hospital , ela tem 30x15x20 +/- 8L e conta com um Filtrinho vagabundo Hang on, que com o passar do tempo dei um up, retirei o refil do Filtro e adicionei um sache de siporax mini que mantenho dentro do meu sump e uma meinha com carvão ativado, o sistema de reposição é o mesmo , uma fita marcando o nivel d'agua, um termometro e um termostato e saquinho de gelo colocado encima do flitro controla a temperatura e sem iluminação

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Não precisa ser enorme, afinal acho que ninguem compra peixes com 30 cm para introduzir no aquario,não gasta espaço e um gasto minimo de energia, não precisa ser bonito, tem que ser funcional e pode evitar muita dor de cabeça, esta é apenas uma dica.
Editado pela última vez por Marcelo E Novais em 19 Jan 2014, 07:04, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Quarentena

#2 Mensagem por Bernardo Vieira »

O único problema é deixar um aquário vazio funcionando todos os dias. Compramos peixes muito de vez em quando.

Mas concordo, acho extremamente necessário. Só não faço pelo que eu disse acima. Ou será que se tiver a caixa de vidro, filtro, bomba de circulação e etc, guardados e quando comprarmos um peixe, pegar a água do aquário principal e colocar lá para rodar, funciona? De repente, com um pouco de siporax já ciclado...
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
EduardoPereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 16 Set 2013, 13:47
Data de Nascimento: 14 Mai 1979
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 30 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Quarentena

#3 Mensagem por EduardoPereira »

Bernardo Vieira escreveu:O único problema é deixar um aquário vazio funcionando todos os dias. Compramos peixes muito de vez em quando.

Mas concordo, acho extremamente necessário. Só não faço pelo que eu disse acima. Ou será que se tiver a caixa de vidro, filtro, bomba de circulação e etc, guardados e quando comprarmos um peixe, pegar a água do aquário principal e colocar lá para rodar, funciona? De repente, com um pouco de siporax já ciclado...


Bernardo funciona sim, o ideal e que se use a mesma agua do aquario principal, ou que faca tpas com essa agua simulando as mesmas condicoes. O que pega e que voce tera que tirar uma boa litragem do aqua pra montar a quarentena.

Abs

Avatar do usuário
Priscila C. M. Neill
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 410
Registrado em: 12 Mar 2011, 01:18
Apelido: Priscila
Data de Nascimento: 15 Jun 1989
Cidade: Newcastle
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Quarentena

#4 Mensagem por Priscila C. M. Neill »

Aqui em casa também faço quarentena/hospital, mas sempre trato todo peixe que compro com cobre por 14 dias antes de inserir no display.
E não deixo ficar funcionando sempre. Desmontei um pouco antes do Natal porque ia ficar muito quente pra por peixe novo (não tenho chiller pra quarentena, e com o calor aqui passando de 40ºC e ninguém em casa não ia dar certo), e agora que quero comprar peixe novo vou montar de novo e deixar ciclando por um tempinho. Sei que quero inserir mais 3 peixes, então vai ficar montado por uns 3 ou 4 meses.

Também acho essencial. Não fazia antes por toda essa questão de dinheiro/espaço, mas depois de ver os peixes em desespero cobertos de íctio, não deu pra aguentar (e ver como são tão mais saudáveis e coloridos hoje sem doença fez tudo valer a pena) :)
*You can't fix stupid*

Brasil Reef
viewtopic.php?f=25&t=20524&start=200

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#5 Mensagem por Marcelo E Novais »

Realmente o fato de deixar rodando todos os dias é oque acaba incomodando mas é só esquecer que ele ta lá, deixa funcionando só a filtragem e esquece,não é um aqua que precise estar monitorando toda semana, o meu mesmo esta precisando de uma reposição e até agora não deu coragem pra fazer, pra quem já "fechou a fauna" e esta com o aquario bem equilibrado e saudavel por um bom tempo e não pensa em adicionar mais nada não vejo extrema necessidade em manter funcionando, mas é bom ter em mãos, a quarentena/hospital é mais importante para o iniciante em aquarismo, para aquele que ainda pensa em adicionar peixes ou para quem pensa em novos projetos.Cansei de ouvir casos onde o individuo montou aquele belo aquario, com peixes e lindos corais tudo sem quarentena, e ao adicionar aquele ultimo individuo "Kabuummm", veio junto aquela maldita infestação de ICTIO , OODINIUM, BROOKYNELLA e ai fazer o que ? jogar cobre no aquario principal e matar toda biota e corais?Se vc tivesse quarentenado diminuiria muito as chances disso acontecer ou se tivesse um aquario hospital já ciclado seria muito mais facil de tratar sem falar que para uma infestação onde vc precisa tratar 4 ou 5 peixes infectados vc precisa de um aqua muito maior que um onde seria quarentenado apenas o que troxe a maldição.

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#6 Mensagem por Marcelo E Novais »

Priscila C. M. Neill escreveu:.

Também acho essencial. Não fazia antes por toda essa questão de dinheiro/espaço, mas depois de ver os peixes em desespero cobertos de íctio, não deu pra aguentar (e ver como são tão mais saudáveis e coloridos hoje sem doença fez tudo valer a pena) :)


E vamos ser sinceros compensou cada centavo investido, um investimento que em um aqua pequeno vc irá gastar o que R$ 100/120, acho um investimento tão importante quanto um bom deionizador, chiller ou iluminação, é importante para um bom começo

Avatar do usuário
Priscila C. M. Neill
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 410
Registrado em: 12 Mar 2011, 01:18
Apelido: Priscila
Data de Nascimento: 15 Jun 1989
Cidade: Newcastle
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Quarentena

#7 Mensagem por Priscila C. M. Neill »

Claro, o meu AquaOne (que vem com quase tudo necessário pra começar) foi comprado nos classificados de um forum por $100. Realmente, ter quarentena/hospital é bem mais fácil e barato do que imaginava!
*You can't fix stupid*

Brasil Reef
viewtopic.php?f=25&t=20524&start=200

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#8 Mensagem por André Fonseca »

Marcelo,

Simplesmente sem palavras...

icon_iCo01

Sempre conversamos sobre Quarentena, descrevemos esses sistemas e dividimos nossos pontos de vista, mas não me lembro efetivamente de ter visto alguma foto sobre o assunto.

icon_joia

Sensacional!!!

O que faço aqui em casa é sempre colocar o peixe no Sump por pelo menos 30 dias, para ele acostumar com a água e ficar mais forte para aguentar os possíveis "trancos" que tomará dos moradores antigos. E isso funciona perfeitamente.

Só que para o caso de doenças...

icon_bag

Agora deu vontade de montar uma Quarentena!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#9 Mensagem por Sidney Sevilha »

Infelizmente se for fazer uma enquete com os usuários do forum perguntando quem usa quarentena, acho que serão poucos. Seria interessante também para saber o motivo, falta de espaço e grana acho que seriam os mais votados.

Eu acredito que tudo deva ser planejado, até mesmo inserir um novo habitante e não sair comprando o peixe só por que gostou.
Sendo assim, quando vou inserir um novo peixe, faço o pedido do peixe que eu quero, monto a quarentena com uma TPA do principal, ligo skimmer e deixo uns dias. Vou até a loja pra dar uma olhada nele na quarentena da loja... Fica por lá uns 15 dias, depois que vai para bateria, passo pra olhar novamente... Se tiver comendo e não notar nada de errado, ai levo pra minha quarentena.

Depois que adotei essa prática, sem sustos e sem ictio.

Outro problema que eu vejo, é que o cara não quer esperar 40 dias a grosso modo... Imagina esperar 3 semanas só pra poder trazer o peixe pra casa, mais 4 semanas pra acompanhar... Kkkkkk
A ansiedade come o cara vivo!
.

Imagem

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Quarentena

#10 Mensagem por Bernardo Vieira »

Mas e em relação ao skimmer. Quero dizer, não vou comprar um skimmer só pra quarentena, certo? Como fazer então? Trocas constantes? De quanto em quanto tempo?
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#11 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

plus_icon

Avatar do usuário
Priscila C. M. Neill
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 410
Registrado em: 12 Mar 2011, 01:18
Apelido: Priscila
Data de Nascimento: 15 Jun 1989
Cidade: Newcastle
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Quarentena

#12 Mensagem por Priscila C. M. Neill »

Bernardo Vieira escreveu:Mas e em relação ao skimmer. Quero dizer, não vou comprar um skimmer só pra quarentena, certo? Como fazer então? Trocas constantes? De quanto em quanto tempo?


Bernardo, pelo que li, o Marcelo usa filtro tipo canister ao invés de skimmer. É o que eu uso também. TPA no hospital faço a cada dois dias (20 litros), ou se der, todos os dias (quando tem peixe ali dentro)
*You can't fix stupid*

Brasil Reef
viewtopic.php?f=25&t=20524&start=200

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#13 Mensagem por Sidney Sevilha »

O skimmer te "poupa" esse trabalho.
Mas o que se vê não é o uso de skimmer mesmo e sim um filtro comum e TPA constante.
.

Imagem

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#14 Mensagem por Marcelo E Novais »

Bernardo Vieira escreveu:Mas e em relação ao skimmer. Quero dizer, não vou comprar um skimmer só pra quarentena, certo? Como fazer então? Trocas constantes? De quanto em quanto tempo?


Gastar muito dinheiro em uma quarentena tambem não é o objetivo, e comprar um skimmer estaria fazendo apenas a filtragem mecanica então apenas um filtro seja canister ou Hang on e que possa fazer bem a filtragem biologica é o que eu busco, já que não teremos substrato nem rochas para abrigar nenhuma biologia, particulamente não faço Tpas constantes saõ uma ou duas apenas nesse periodo de quarentena, mas o perlon troco a cada dois ou tres dias, e ter cuidado com a mão na hora da alimentação.

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Quarentena

#15 Mensagem por Bernardo Vieira »

Sobre a densidade, vocês deixam mais baixa que o normal ? Temperatura mais alta? E os dias, costumam ser 40 literalmente, ou menos que isso?
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#16 Mensagem por Marcelo E Novais »

Bernardo Vieira escreveu:Sobre a densidade, vocês deixam mais baixa que o normal ? Temperatura mais alta? E os dias, costumam ser 40 literalmente, ou menos que isso?


A densidade busco deixar a mesma do aquario principal e a temperatura é o mais complicado de deixar igual ao aqua principal já que não temos cooler com controlador, nem chiller apenas um termometro e um termostato vagabundo para dias de muito frio mas lembre que todo esse trabalho vc só vai ter na quarentena do animal que geralmente são 40 dias mas já cheguei a deixar apenas 30 e poucos dias assim como tambem deixei ficar quase 60 dias , o segredo é fingir de esquecer pq se não a ansiedade te mata kkkkkkkk

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#17 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

Boa tarde! Gostei do tópico!

Como estou terminando a ciclagem no próximo mês vou iniciar a população do reef(beeeemmm devagar kkkk) então conforme dito o melhor é montar um aquário quarentena certo? Vou usar meu hospital do aquário doce e adaptar com os filtros... tenho uma dúvida quanto aos tratamentos para deixar os peixes e corais durante a quarentena "desinfectados"... quais tratamentos poderiam ser administrados de forma "padrão" que não afete os peixes e corais? Logicamente falando no aquário quarentena.

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#18 Mensagem por Marcelo E Novais »

Tiago Pereira da Silva,
Boa iniciativa, aproveite e já cicle sua quarentena, pq uma quarentena sem ciclagem de nada serve, não existe tratamento, a quarentena é um periodo de observação e que serve para acomodar o animal neste periodo e só no caso do aparecimento de alguma doença se inicia algum tratamento contra a mesma.

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Quarentena

#19 Mensagem por Bernardo Vieira »

Obrigado Marcelo, Eduardo, Sidney, Priscila!

Quem sabe eu faça! Nunca tive problemas, porém ainda quero comprar um flame hawkfish e vender uma donzela, substituindo-a por um cardinal bangai.

Se eu fizer, posto minha experiência por aqui! : )
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Avatar do usuário
Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1271
Registrado em: 19 Ago 2012, 11:32
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Cidade: Petrópolis
País: Brasil
Localização: Petrópolis / RJ
Curtiu: 73 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Quarentena

#20 Mensagem por Bernardo Vieira »

André Fonseca escreveu:Marcelo,

Simplesmente sem palavras...

icon_iCo01

Sempre conversamos sobre Quarentena, descrevemos esses sistemas e dividimos nossos pontos de vista, mas não me lembro efetivamente de ter visto alguma foto sobre o assunto.

icon_joia

Sensacional!!!

O que faço aqui em casa é sempre colocar o peixe no Sump por pelo menos 30 dias, para ele acostumar com a água e ficar mais forte para aguentar os possíveis "trancos" que tomará dos moradores antigos. E isso funciona perfeitamente.

Só que para o caso de doenças...

icon_bag

Agora deu vontade de montar uma Quarentena!!!


André, acredito ser um tópico legal para fixá-lo nos de referência! O que acha?
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”