🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quarentena

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#41 Mensagem por Mauro Becker »

Sidney Sevilha escreveu:O uso de qualquer medicamento deixa o sistema imunológico do animal debilitado,

plus_icon

Não necessáriamente debilitado mas relativamente inerte, desta forma ao inserir o organismo em um novo ambiente, ele estará vuneravel a organismos oportunistas. o peixe estará lindo uma maravilha de cores, comendo muito bem, nadando vigorosamente, mas nos dias seguintes aparece todo polvilhado de branco, vira um foco de doenças e antes de morrer consegue contaminar algum outro habitante.

Esta cena é familiar para algum de vocês? Fruto de baterias, não necessáriamente de quarentena, que são mantidas preventivamente com cobre.

Gostei muito da distinção de quarentena e hospital, que na pratica um pode ser extenção funcional do outro, ou seja, a quarentena pode ser alternada para hospital e vice versa, desde que com critério.

A falta de espaço é o maior inimigo da maioria dos aquaristas, uma sugestão seria no meu ver usar uma caixa plastica tipo marfinite, resistente e neutra, após seu uso, basta esvasiar e guardar, pode ser usada para guardar roupas por passar etc.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#42 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

plus_icon

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 236
Registrado em: 16 Set 2013, 11:43
Apelido: Fernando Machado
Data de Nascimento: 07 Mar 1985
Cidade: Santa Barbara dOeste
País: Brasil
Localização: Santa Barbara dOeste/SP
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

#43 Mensagem por Fernando Machado »

Pessoal.

Tenho dois vidros aqui disponíveis. Um de 28 litros e outro de 48 litros. Qual seria o mais indicado para a quarentena?

Atualmente uso o de 28 litros para TPA. Meu aqua é de 200 litros mais sump. Não sei se convém deixar o maior para a TPA e o menor para a quarentena. O que acham?

Abracos

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#44 Mensagem por Sidney Sevilha »

Não sei os outros, mas eu sou adepto nesse caso do quanto maior melhor!
Ainda mais dependendo de qual peixe vai colocar, mais espaço seria mais confortável para ele.

Se você já mantém essa rotina de TPA com o tanque de 28 litros, por que mudar?
.

Imagem

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 236
Registrado em: 16 Set 2013, 11:43
Apelido: Fernando Machado
Data de Nascimento: 07 Mar 1985
Cidade: Santa Barbara dOeste
País: Brasil
Localização: Santa Barbara dOeste/SP
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

#45 Mensagem por Fernando Machado »

Valeu Sidney

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quarentena

#46 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

tenho um aqua de 80x25x55 vou fazer divisão para skimmer e cerâmicas e deixas uns 50l para deixar os peixes/corais durante a quarentena...

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#47 Mensagem por Sidney Sevilha »

Tiago Pereira da Silva escreveu:tenho um aqua de 80x25x55 vou fazer divisão para skimmer e cerâmicas e deixas uns 50l para deixar os peixes/corais durante a quarentena...

É uma boa.
Se me permite uma sugestão, já que quer separar o espaço, pode usar um egg create.
.

Imagem

MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena

#48 Mensagem por MARÇAL MELLO »

Se o peixe estiver contaminado e fizer a quarentena no sump não pode contaminar todo o aqua??
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#49 Mensagem por Sidney Sevilha »

MARÇAL MELLO escreveu:Se o peixe estiver contaminado e fizer a quarentena no sump não pode contaminar todo o aqua??

Marçal; se o animal estiver doente, e você souber que esta, ele precisa de aquário Hospital e não quarentena. Os objetivos são diferentes dos dois.
Agora se você não souber, é o risco de fazer quarentena no sump.

Para ter uma idéia melhor, dá uma pesquisada no tópico do Leo Cardoso sobre Brooklynella , ele teve um problema no aquário dele e esta tratando no SUMP, mas esta totalmente separado do display... aqui você pode ver a foto da separação dele: viewtopic.php?f=25&t=26735&start=40
.

Imagem

MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena

#50 Mensagem por MARÇAL MELLO »

Sidney Sevilha escreveu:
MARÇAL MELLO escreveu:Se o peixe estiver contaminado e fizer a quarentena no sump não pode contaminar todo o aqua??

Marçal; se o animal estiver doente, e você souber que esta, ele precisa de aquário Hospital e não quarentena. Os objetivos são diferentes dos dois.
Agora se você não souber, é o risco de fazer quarentena no sump.

Para ter uma idéia melhor, dá uma pesquisada no tópico do Leo Cardoso sobre Brooklynella , ele teve um problema no aquário dele e esta tratando no SUMP, mas esta totalmente separado do display... aqui você pode ver a foto da separação dele: viewtopic.php?f=25&t=26735&start=40


Separado do display tudo bem, mas 40 dias de aqua sem sump??
Comprei um vidro de 17lts, coloquei uma bomba de ar , um filtro pra 60 lts ,desse que pendura no vidro, tirei o perlon e o carvão e coloquei seramica que estava no meu sump.Coloquei também 1 T e uma luva de 50 para abrigo dos peixes. Sinfono e faço uma TPA por dia com agua do aquario, são apenas 7 litros. Fica tudo super higienico. Tratei também com stress guard para ajudar na mucosa. Depois de três dias começaram a aparecer pontos brancos no borboleta(esse é fraco demais por isso o teste com ele) e ai ontem tratei, depois da TPA, com Melafix Marine. Hoje amanheceu limpinho e parece que o remedio não fez mal nenhum ao peixe.
Ficou muito mais barato que transformar um sump. Dependendo do espaço pode até ser um aqua um pouco maior, uns 40 lts.
Vou fazer a profilaxia com melafix, reforçando a mucosa com stress guard. Depois tiro os medicamentos e deixo uma semana puro para ativação do sistema imunologico(se por acaso ficou enfraquecido). Se tudo continuar bem introduzo no aquario.
Numa segunda fase vou colocar camarão de poça e anemona e tratar com melafix para ver o efeito de um tratamento no aquario todo, pois gostei muito do resultado do medicamento e, dependendo da contaminação, medicar o aqua inteiro sem susto.
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Avatar do usuário
Elder Xavier
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 79
Registrado em: 26 Jan 2014, 10:59
Apelido: Elder
Data de Nascimento: 08 Abr 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Quarentena

#51 Mensagem por Elder Xavier »

Pessoal.
Uma quarentena de 15 lts já ajuda com peixes pequenos?
Precisaria fazer TPA todos os dias?




Elder Xavier
_____________________________________________________________
Reef: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=29461
A Natureza é muito bela

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#52 Mensagem por Sidney Sevilha »

Marçal, 40 dias não... vai ficar 60 dias no total. Trabalho REDOBRADO com TPA e mais TPA.
Agora sobre o Melafix, eu nunca usei... não posso dizer nada, mas já li na descrição dele: Não utilizar em aquários com corais e/ou invertebrados.
Dá uma procurada aqui no fórum, deve ter alguma coisa sobre o assunto.

Elder, 15 litros ajuda sim, mas tem que controlar bem de perto... se der um pico de amônia, já era!
TPA para quem não usa skimmer é indispensável, mas não sei te falar se precisaria ser diária... vamos ver se alguém mais responde, mas eu faria diária sim.
.

Imagem

MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena

#53 Mensagem por MARÇAL MELLO »

Tem um topico aqui sobre o Melafix e não afetou os cristaceos, mas por via das duvidas vou testar.
Quanto a TPA de 7 litros é mais facil que dar comida. Coloquei uma bomba no sump com a saida na quarentena. Faço uma sinfonagem de 10 segundo, depois ligo a bomba mais 10 seg e tá feito. Coloco também o equivalente de sal no sump pois ele vai repor com agua RO automaticamente. Faz bem pra quarentena e pro aqua que faz uma mini TPA todo o dia.
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#54 Mensagem por Daniel Pires »

Pessoal,

Acabei de postar um dúvida sobre quarentena e não tinha visto este tópico MARAVILHOSO!!!! icon_bag
Conforme podem ver nas fotos, tenho um espaço em cima deste móvel que poderia servir de base para um aqua de 30x30, que poderia servir de quarentena.
Seria totalmente independente do aqua principal e precisaria desmontá-lo após o uso.
Gostaria da opinião de vocês:
- o que precisaria comprar? (filtro, bomba, aquecedor,,,,, o que mais?)
- caso coloque um peixe de porte médio, seria viável colocá-lo dentro de um aqua pequeno para quarentenar?

Obrigado desde já.

Imagem
ImagemImagem
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Thiago Henrique
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 161
Registrado em: 19 Jul 2013, 19:44
Apelido: Tyago
Data de Nascimento: 14 Fev 1993
Cidade: sao jose do rio preto
País: brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 10 vezes

Re: Quarentena

#55 Mensagem por Thiago Henrique »

Se eu montar uma quarentena e colocar um skimmer fraco tipo um da boyu... num aqua de de uns 40L.. e problema vai
ser que o skimmer vai sempre estar desregulado pela variação de nivel agua.. fazendo até a densidade aumentar .. tenho
vontade de montar uma mas acho que dá muito trabalho.. e se vc comprar o peixe e deixar quarentenado na loja ?

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#56 Mensagem por Sidney Sevilha »

ThiagoHenrique, eu resolvi esse problema com um recipiente plástico, uma bóia e uma "vela"de filtro!
Desmontei a vela do filtro para ficar apenas com a parte plástica de rosca, fiz um furo no centro do recipiente, instalei essa peça plástica e foi só acoplar a bóia.
Ela fica acima da quarentena e vai repondo o que é evaporado; assim não tem alteração de nível e de densidade. Não fica dos mais bonitos, mas é muito útil.
E o melhor, gastei uns R$ 15,00 pra fazer isso.

Trabalho faz parte do hobby; não tem como!
Mas pode ter certeza que vai ter muito mais trabalho (decepção); se acontecer alguma coisa com os seus peixes, depois de inserir um animal novo.
Quarentena de importadora e de loja, pra mim não conta... mas isso é pessoal.
.

Imagem

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Quarentena

#57 Mensagem por Marcelo E Novais »

ThiagoHenrique esse é um dos motivos pelo qual nunca usei skimmer na quarentena, mas a solução citada pelo Sidney é muito boa e barata, sempre optei por filtro Hang e canister por terem mais opção e maior area de fixação para bacterias.

Thiago Henrique
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 161
Registrado em: 19 Jul 2013, 19:44
Apelido: Tyago
Data de Nascimento: 14 Fev 1993
Cidade: sao jose do rio preto
País: brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 10 vezes

Re: Quarentena

#58 Mensagem por Thiago Henrique »

Sidney Sevilha escreveu:ThiagoHenrique, eu resolvi esse problema com um recipiente plástico, uma bóia e uma "vela"de filtro!
Desmontei a vela do filtro para ficar apenas com a parte plástica de rosca, fiz um furo no centro do recipiente, instalei essa peça plástica e foi só acoplar a bóia.
Ela fica acima da quarentena e vai repondo o que é evaporado; assim não tem alteração de nível e de densidade. Não fica dos mais bonitos, mas é muito útil.
E o melhor, gastei uns R$ 15,00 pra fazer isso.

Trabalho faz parte do hobby; não tem como!
Mas pode ter certeza que vai ter muito mais trabalho (decepção); se acontecer alguma coisa com os seus peixes, depois de inserir um animal novo.
Quarentena de importadora e de loja, pra mim não conta... mas isso é pessoal.



Realmente neste hobby a coisa é apertada ... visando sempre o melhor pros animais ... no armario do meu
aquario tem um espaço do lado do sump..( ja que encostei o sump de um lado) sei la acho que da pra coloca
um mini-aqua de 30 x 40 x 40 ... (logico que pra peixes pequenos) aqui em casa eu tenho um filtro hang-on (meio grande) + uma ventoinha que
tenho certeza que resfria esta litragem.. só faltaria a iluminação.. será que da certo ?

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quarentena

#59 Mensagem por Sidney Sevilha »

ThiagoHenrique, eu acho possível sim!
Claro que como você disse, tendo bom senso para o tamanho dos peixes.

Eu particularmente, acho muito válido!
.

Imagem

Gustavo Cornachione
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 56
Registrado em: 16 Jan 2014, 07:47
Apelido: Lemao
Data de Nascimento: 02 Mai 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes

Re: Quarentena

#60 Mensagem por Gustavo Cornachione »

Bom dia amigos,

Tenho um aquário de 72L (meu antigo nano) que atualmente está vazio. Quero montar uma quarentena, e vou listar os itens que possuo.

Aquário de 72l 60x30x40
Filtro Hang On Atman HF600
3 Saches de siporax mini (estão no sump do reef principal)
1 Calha com 2 lâmpadas T5 20W (1 azul e 1 branca)
1 bomba submersa boyu 250l/h
1 aquecedor 200w
1 controlador coel + cooler

Não tenho reposição automâtica e nem filtro UV.

Minhas dúvidas são as seguintes:
Realmente preciso do UV?
Após quanto tempo posso inserir animais na quarentena?
É necessário colocar carvão ativado?
Como manter o PH da água já que não terei rochas para alcalinizar?

Obrigado

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”