🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Pequeno mas poderoso: zoantídeos

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#1 Mensagem por Matias Gomes »

Pequeno mas poderoso: zoantídeos
Nome científico: muito numerosos para listar
Nome comum (s): zoantídeos,Zoanthus, Zoas, Pallythoa, Snake Pólipos, Yellow Pólipos


Taxonomy:

Domain: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo Cnidaria
Classe: Anthozoa Ordem: Zoanthiniaria (= Zoantharia, = Zoanthidea)
Famílias: Abyssoanthidae, Epizoanthidae, Neozoanthidae, Parazoanthidae, Zoanthidae
Gêneros: Paranzoanthus, Palythoa, Protopalythoa, Epizoanthus, Isozoanthus, Savalia (Gerardia), Sphenopus, Acrozoanthus, Isaurus, Abyssozoanthus


Descrição: Não existe um mais popular, ou prolífico em um aquário de invertebrados que o zoantídeo. Zoanthus são sempre encontrados em reefs em toda parte. Os pólipos são pequenos, psicodelicamente colorido, e se reproduzem rapidamente.As mudas geralmente são baratas e são geralmente considerados bons para o início do reef. Eles são um dos meus favoritos, e eu acho uma colônia de zoanthus agradável sobre praticamente qualquer outra opção de coral.

Geneticamente, zoantídeos estão em algum lugar entre anêmonas e corais, embora na verdade, eles estão mais próximos de anêmonas. Eles não são corais (ordem Scleractinia). Na verdade, eles não são mesmo os corais moles (ordem Alcyonacea). Em vez disso, zoantídeos pertencem a sua própria ordem inteiramente. Apesar de algum debate sobre o verdadeiro nome da ordem existente, Zoanthiniaria (= Zoantharia, = Zoanthidea) é o mais certo.

Visualmente, zoantídeos tem semelhanças com anêmonas e corais. Sua aparência exterior varia bastante de acordo com o gênero, mas a maioria tem um pé estreito, ou estolhos, apoiando um disco relativamente amplo oral. Muitas espécies formam colônias de pólipo ligados na base por uma fina camada de tecido, chamado de coenenchyme. O disco oral é achatada, com sulcos irradia para uma ou duas fileiras de tentáculos ao redor. Normalmente, uma colônia de pólipos com zoantídeos aberto irá formar uma faixa contínua sem espaço entre as coroas tentacular. Quando fechado, os pólipos parecem bolas redondas hermeticamente embalados ou colunas arredondadas. A nova colônia se espalha rapidamente para fora e os tapetes do substrato em torno de pólipos. Este comportamento dá origem a um das descrições dos zoanthus que é Tapete do Mar.

Algumas variedades apresentam uma cor única, enquanto outros tem dois ou mais pigmentos contrastantes. As cores variam de vermelho escuro, roxo Borgonha, e laranja, a verde-claro, amarelo e azul. Alguns, como pólipos botão, são marrom dourado coberto com verde fluorescente. Muitas das espécies é comum ter uma fluorescência brilhante sob actínica, e iluminação LED. Na verdade, a fluorescência zoantídeo é uma das exposições mais impressionantes de sua espécie. Esse aspecto por si só já vale a pena o investimento nestas criaturas.

Habitat Natural

Pólipos de zoantídeos são muito mais diversos em seu habitat do que aquilo que pode ser reproduzido em um ambiente do aquário. Eles são encontrados em ambos os lados da bacia do Pacífico, assim como o mar do Caribe (brasil não tem?? rsss). Eles são encontrados no fundo do mar, bem como em baixios. Algumas espécies até suportam uma exposição na maré baixa. Outros vivem em encostas em torno de recifes, as águas da foz dos rios, portos e estuários. Existem duas espécies zooxantelas e azooxantelado, embora todos eles são incrustados. A maioria das espécies importantes do aquário são zooxantelas. Membros dos Zoanthus pequenos e coloridos são um gênero desse grupo. Outros gêneros importantes são Palythoa, Protopalythoa, Parazoanthus, e Isosaurus.

Um dos aspectos mais importantes da ecologia dos zoantídeo é a produção de palytoxin, um dos mais potentes venenos naturais no mundo. Palytoxin é tipicamente associada com Palythoa e Protopalythoa espécies, mas que foi recentemente encontrado nos pólipos de Zoanthus também. A toxina é produzida por bactérias simbióticas e, posteriormente absorvida pela pólipos. Palytoxin é um mecanismo de defesa eficaz, que evita que os corais cubram a colônia de zoantídeo. Curiosamente, muitas espécies diferentes de Zoanthus podem coexistir, mesmo quando eles se tocam, dando origem inter-tecidos coloniais com muitas cores misturadas.

Outra forma dos zoantídeos prevenir outros corais de ultrapassarem sua colônia é a rápida reprodução. Apesar da reprodução sexual ocorrer na natureza, bem como em cativeiro, brotamento assexual é o mecanismo mais comum. Novos Pólipos brotam a partir da base de estolões maiores, e em breve seus próprios discos de forma oral. Os pólipos novos desenvolvem rapidamente em tamanho normal, e então começar a brotar seus clones. Desta forma, uma colônia zoantídeo cresce exponencialmente, até que ele fique fora da sala. Em alguns casos, uma espécie é relegada a um hospedeiro vivo em particular, como uma esponja específica ou espécies de corais.

Cuidados no Aquário


A manutenção do aquário é relativamente fácil para zoantídeos. Considerando-se que alguns tipos são conhecidos por sobreviver í exposição das marés, enquanto outros são encontrados no escuro, ambientes estuarinos, não é surpreendente que esses animais são resistentes. Sua resistência é justamente por isso que zoantídeos são tão adequados para aquaristas marinhos iniciantes. Eles podem lidar com pequenas flutuações na qualidade da água, o que também torna perfeito para montagens de nanos. A maioria faz muito bem com moderada a leve alta, mas cada colônia será diferente. Espere que uma colônia pode alterar as cores ligeiramente quando introduzido pela primeira vez em seu aquário. Em zoantídeos esse fato é comum, mas descobri que experimentar mudar a localização de uma colónia, muitas vezes, revelam um local onde o seu crescimento e coloração são maximizadas. A maioria prefere um fluxo moderado de água, que os ajuda a pegar o plâncton que passe e tb descarregam para longe os detritos e toxinas. Não é necessário alimentar Zoanthus, mas eles vão aceitar a alimentação semanal de fitoplâncton. Outros Zoantídeos , como Palythoa, Protopalythoa, e as espécies de Parazoanthus , vão aceitar os alimentos de frutos do mar moidos de pequeno porte.
Não-photosyntheticos Parazoanthus pólipos devem ser alimentados regularmente.

Manter zoantídeos tem alguns inconvenientes infelizmente.
Primeiro, eles podem ser tóxicos para alguns SPS, e até mesmo alguns corais moles. Eles também podem ser picado por tentáculos de alguns LPS ou mushs (coralimorfos).
companheiros Incompatíveis como estes devem ser mantidos bem longe dos zoantídeos. As correntes de água também deve fluir de um modo que minimize a exposição de outros corais ao palytoxin. um Skimmer forte pode ajudar a retirar esta toxina da água.

As necessidades de espaço, não obstante, a qualidade da água restante necessidades do zoantídeo são relativamente simples. Parâmetros tanque Standard recife vai servir-lhes muito bem:


Temperatura: Fahrenheit 72-78 graus
pH: 8,3-8,4
Gravidade Específica: 1,023-1,025
Alcalinidade: 7,0-10,0 dKH
Cálcio: 412,0-450,0 mg / L
Magnésio: 1288,0-1320,0 mg / L
Amônia: 0,00 mg / L (imensurável)
Nitrito: 0,00 mg / L (imensurável)
Nitratos: <10,0 mg / L


Você sabe que eles estão felizes quando totalmente aberto todos os dias e exibem cores brilhantes. Eles devem se reproduzir rapidamente, e podem ser podados se começam a invadir outros corais. Uma colônia zoantídeo deve ter muito espaço para crescer.

Alguns cuidados devem ser tomados ao manusear zoantídeos, especialmente para a fragmentação da colônia. O palytoxin que produzem é um extremamente potente, ea exposição deve ser prevenida. Luvas de borracha e uma viseira é necessário ao tratamento ou a propagação de uma colônia zoantídeo. (quando fui escovar uma rv cheia de zoanthus acabou voando o liquido no me olho e fui para no hospital)

Felizmente, o resto do processo é fácil. Zoanthidea pólipos podem ser cortados com uma tesoura afiada ou uma lâmina limpa. O melhor é incluir pelo menos 3 pólipos ligados juntamente com cada nova colônia. Usando a ponta plana da lâmina, raspar o substrato com a nova colônia, para que uma fina camada de rocha ou algas calcárias permanece ligado ao pólipo. Ao fazer isso, você pode usar uma cola super bonder gel para unir a colônia de um novo local de preferência plano.

Se for possível fazer as mudas ou podar fora de seu tanque, em uma vasilha separada com água do reef. Ao trabalhar neste recipiente separado, você pode evitar a poluição de seu tanque principal, com os poluentes soltos pelo processo de tirar mudas. É uma boa idéia se usar uma segunda vasilha para mergulhar as colônias recém-coladas. Mergulhando a colônia imediatamente colada, a cola de cianoacrilato se resfria e forma uma camada sobre si mesmo. Rapidamente retire a colônia vai permitir a colagem de solidificar no ar. Deixando os pólipos expostos ao ar por vários minutos, enquanto a cola secar não vai machucá-los, e vai evitar que eles fiquem se soltando, quando voltar para o tanque. Não é incomum para os pólipos de permanecer fechado por um par de dias depois de fazer as mudas, mas não se surpreenda se alguns começam a abrir quase que imediatamente.


Notas Rápidas:


•Zoantídeos tem manutenção Baixa, os animais são uma alta recompensa e são bons para todos os níveis de aquarista.
•A maioria zoantídeos necessidade de moderada a alta iluminação e fluxo de água moderada.
•Zoantídeos podem ser propagadas facilmente, mas é preciso ter cuidado para evitar a exposição Palytoxin.
•Alguns zoantídeos necessidade de alimentação, outros não.

esse texto é uma tradução do site Quality Marine

claro que o artigo merece algumas fotos.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 726
Registrado em: 18 Ago 2009, 19:34
Apelido: Daniel PC
Localização: Uberaba

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#2 Mensagem por Daniel PC »

Matias,
esse aqui é dos que tem ai na ilha?


Matias Gomes escreveu:Imagem



Se for, olha como ficou sem as zoxantela:
Imagem
engraçado foi que branqueou muito antes da tempertura subir e começou a se espalhar, até no vidro cresceram alguns pólipos!
A foto tá bem estourada, mas ao vivo tá bem bonitinho! hahaha
abraço

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#3 Mensagem por Matheus Mendes »

Putz cara ficou muito legal rssss

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#4 Mensagem por Matias Gomes »

são eles mesmo, chamam de armagedon.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#5 Mensagem por Nilo Otaviano »

Num quer me dar uns zoas desses não, Matias, rsrssss.
Muuuuuuuiiiiiitooo bonitos esses da primeira foto.

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#6 Mensagem por Flávio Wyinz »

Sempre achei estes zoanthus muito chique, mais não tenho muita sorte com eles.
Eles começam a crescer e derrepente sem mais nem menos morrem tudo.
Tenho somente um que faz muito tempo que tenho mais é o mais "feinho" é marronzinho
de cílios marronzinho tb :lol: :lol: :lol:
Tô querendo colocar mais no meu aquário mais não tenho encontrado com bom preço por aqui.
Abraços.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#7 Mensagem por Matias Gomes »

Flavio compre apenas os importados que é mais fácil vc ter sucesso
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#8 Mensagem por Flávio Wyinz »

Matias
Até os importados não forma bem no meu aquário.
Desisti deles por enquanto rsrsrs
Abraços.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 328
Registrado em: 26 Jun 2009, 01:47
Apelido: Jorge
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#9 Mensagem por Jorge Hecherat »

Que tópico!
Obrigado!!

Matias Gomes escreveu:Um dos aspectos mais importantes da ecologia dos zoantídeo é a produção de palytoxin, um dos mais potentes venenos naturais no mundo. Palytoxin é tipicamente associada com Palythoa e Protopalythoa espécies, mas que foi recentemente encontrado nos pólipos de Zoanthus também. A toxina é produzida por bactérias simbióticas e, posteriormente absorvida pela pólipos. Palytoxin é um mecanismo de defesa eficaz, que evita que os corais cubram a colônia de zoantídeo. Curiosamente, muitas espécies diferentes de Zoanthus podem coexistir, mesmo quando eles se tocam, dando origem inter-tecidos coloniais com muitas cores misturadas.


Não tinha ideia e nunca imaginei a existência de veneno nos zoanthus!! Que coisa!!

Uma epoca eu tive um problema com um zoanthus e procurei por doenças mas não achei quase nada em português... mas pelo que me lembro não existe uma doença que afeta somente zoantideos? se não me engano chama zoapoxi ou algo parecido e lembro que não descobri como tratar.. se alguém tiver alguma informação...
por favor me avisem se eu estiver falando besteira rssssss

mais uma vez parabéns pela postagem!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#10 Mensagem por Matias Gomes »

Jorge eu acabei de fazer um topico sobre a zoapox, tá no forum marinho
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 328
Registrado em: 26 Jun 2009, 01:47
Apelido: Jorge
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#11 Mensagem por Jorge Hecherat »

aeee vlwww campeãoo

Abraço!

Maiko Palmeira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Jan 2010, 16:03
Apelido: PeixesePassaros
Localização: Bicas - MG
Contato:

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#12 Mensagem por Maiko Palmeira »

Tô na fila da "doação" dos Zoanthus do Mathias...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, parabéns pelo tópico.
Maiko N. Palmeira

Avatar do usuário
Renato Rodrigues
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 03 Abr 2011, 23:33
Apelido: Renato_Rod
Data de Nascimento: 27 Nov 1978
Cidade: Praia Grande - SP
País: Brasil
Localização: Praia Grande - SP
Contato:

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#13 Mensagem por Renato Rodrigues »

Daniel PC! Por que ficaram assim?

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#14 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Zoanthus pra mim é um dos corais mais bonitos!!!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 726
Registrado em: 18 Ago 2009, 19:34
Apelido: Daniel PC
Localização: Uberaba

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#15 Mensagem por Daniel PC »

Renato Rodrigues escreveu:Daniel PC! Por que ficaram assim?


Renato
eles sofreram com o transporte, meu aquario esquentava muito, era muita coisa errada!!
abraço

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#16 Mensagem por Enrico Caltabiano »

zoanthsu dao um extra na coloraçaodo aqua , vale mt a pena !
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#17 Mensagem por Matias Gomes »

os zoanthos não são corais, chamamos de corais, mas não são rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Bruno Manes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 37
Registrado em: 26 Mai 2011, 21:02
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 02 Mai 1989
Cidade: RJ
País: Brasil

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#18 Mensagem por Bruno Manes »

bom dia,

alguém sabe um site , livro, artigo... para ajudar na identificação das especies de zoantídeos?

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#19 Mensagem por Elder Luis »

Aqui tem alguns... clica no album que abre mais alguns:

http://www.coralpedia.com/index.php?mod ... _itemId=15
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Michael B Castro - LP - MG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 12 Set 2011, 08:25
Apelido: Michael Castro
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Cidade: Lagoa da Prata, MG
País: Brasil

Re: Pequeno mas poderoso: zoantídeos

#20 Mensagem por Michael B Castro - LP - MG »

Me tirem uma duvida, como to começando o projeto de um Nano Marinho, e ainda tenho tudo a aprender, ainda nao consegui entender o motivo dos zoanthus nacionais serem dificeis de serem mantidos, seria pela qualidade de água? temperatura? O que? Visto que infelismente nosso litoral é poluido e os aquarios marinhos devem ser extremanete limpos, é esse o problema? Os Zoanthus nacionais gostam de uma água mais suja( rica em nutrientes) ?

Abraços povo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”