🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Um pouco sobre o método Balling

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#81 Mensagem por jose Jorge »

André............me explica essa dosagem....................que é o que eu quero aprender..............................

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#82 Mensagem por Celso Suguimoto »

O Ramon está correto em relacao a dosagem do two parts solution do Randy, mas a dosagem recomendada no bailling e no suplemento de magnesio é 10:1, ou seja 10 partes de cloreto de magnesio e 1 parte de sulfato e sempre usei nessa proporcao e mesmo se houver algum acumulo de cloreto TPAs resolvem ou minimizam, por isso é recomendado fazer TPA pra quem usa bailing

A versao original do bailing é essa

You need three solutions in three separate 10-liter (2,5 gallons) containers:
1. Containers 1: 2 kilogram Calcium Chloride-Dihydrate in 5 liter reverse-osmosis water
2. Container II: 2 kilogram Magnesium Chloride-Hexahydrate in 5 liter reverse-osmosis water 250 gram Magnesium Sulfate-Heptahydrate
3. Container III:500 gram sodium hydrogen carbonate in 5 liter reverse-osmosis water


Existem variacoes usando elementos traços

Esse artigo explica um pouco disso

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/c ... p?sid=2691

Uma traducao rapida

O Método Balling é o método de suplementação mais comumente usado para aquários de recifes na Europa e está começando a fazer alguns salpicos aqui nos Estados Unidos, assim como no Japão. Infelizmente, não há muita literatura sobre este método "novo".

Nomeado após Hans-Werner Balling, o Método Balling foi desenvolvido para resolver o problema, muitas vezes difícil de manter cálcio, carbonato de magnésio, e rastrear os níveis elemento no aquário de corais. O maior benefício do método Balling sobre os métodos de suplementação de outros é o controle. Mesmo as mais altas exigências de cálcio e carbonato possa ser cumprida, sem os problemas associados com PH Kalkwasser e reatores de cálcio. E porque cada aditivo é adicionado de forma independente permite que o aquarista para afinar a sua química da água.

Embora os líquidos Balling podem ser dosadas manualmente, eles são freqüentemente adicionadas ao aquário através de dosadores como o popular Grotech TEC III NG. Isto fornece parâmetros estáveis ​​e um fluxo contínuo de oligoelementos, vitaminas e aminoácidos.



O núcleo do Método Balling consiste em:
• Cloreto de cálcio Di-Hydrate
• Hidrogenocarbonato de sódio
• Cloreto de Magnésio Hexahydrate-e Sulfato de Magnésio Heptaidrato-

Se você acha que estes ingredientes som semelhante ao de duas parte, isso é porque eles são. Estes são os mesmos ingredientes utilizados em duas partes para manter a alcalinidade de cálcio e magnésio. Na verdade, não seria um grande trecho a dizer quando a dosagem de duas partes (Parte 3, com a adição de magnésio) que você está seguindo uma versão mais leve do Método Bailling Light.

A Bailling Light inclui oligoelementos, mas ignora muitos dos mais complicados de Aminoácidos e de NaCl adições de sais livres, que são utilizados no método Balling completo. Em vez disso, baseia-se no Ca acima, Alk, e os ingredientes de Mg e semanais mudanças de água de 10%. As mudanças de água semanais de 10% são para tratar de uma possível acumulação de NaCl.

Curiosamente, este é o lugar onde os fabricantes americanos discordam fabricantes europeus. Por exemplo estados ESV que seu B-Ionic método Part Two não vai perturbar o equilíbrio iônico. Outros fabricantes afirmam que os íons residuais vai mantê-los em Parâmetros água do mar (NSW). Seja ou não a acumulação ocorrer, para um saudável sistema de recife baixo ou ultra baixo de nutrientes semanais mudanças de água de 10% deve ser, se não já, implementada.

Como mencionado anteriormente, o método Balling Luz se incorpora oligoelementos e esta é realmente a única diferença em relação a Parte Dois tradicional. Estes elementos são adicionados diretamente para as soluções de Ca e Alk como mostrado abaixo.
• Cloreto de cálcio Di-Hydrate ◦ + Estrôncio - Cálcio
◦ + Ferro Zinco-

• Hidrogenocarbonato de sódio ◦ + Iodo - Boro


Geralmente estes são ingredientes puros que o aquarista obtém ou um produto premade como Fauna Marin rastreio de potência ou Ultra Rastreamento B , que estão prontos para ser adicionado ao Ca e soluções Alk. Também digno de nota, ao fazer DIY Parte Dois da casa mantenha produtos como Dowflake cloreto de cálcio, uma vez que não é 100% puro que contém alguns desses elementos traço em níveis baixos.

Para mais informações sobre como fazer sua parte dois própria complementar é altamente sugiro a leitura Randy Holmes-Farley artigo .



Para o verdadeiro método Balling ou Balling completa. Os mais perguntas são feitas em relação ao sal NaCl livre usado. NaCl sem sal é literalmente mistura de sal sintético sem NaCl. O uso do sal NaCl livre é manter o equilíbrio iónico, quando a dosagem de cloreto de cálcio (Ca Cl) e carbonato de sódio (Na 2CO3). Poucos fabricantes fazem isso. O mais popular nos deparamos é feita por Tropic Marin. TM faz afirmar que este produto não está disponível nos Estados Unidos, mas se você fizer uma pesquisa, você pode encontrá-lo à venda em os EUA por ~ R $ 75.



O sal NaCl livre é adicionado à solução de magnésio, deixando-lhe 3 recipientes com os seguintes ingredientes:
• Cloreto de cálcio Di-Hydrate ◦ + Estrôncio - Cálcio
◦ Ferro + - Zinco

• Hidrogenocarbonato de sódio ◦ + Iodo - Boro

• Cloreto de Magnésio Hexahydrate-e Sulfato de Magnésio Heptaidrato- ◦ + NaCl gratuito: Salt
◦ + Vários suplementos


No final você pode ver eu acrescentar "vários suplementos." Isto é, em geral, onde aquaristas irá adicionar outros aditivos, tais como vitaminas ou aminoácidos, mas isso pode ser feito em a soluções de Ca e Alk ou um recipientes inteiramente novos (# 4) também. Não existe uma regra conjunto rígido, e com a adição de várias bombas doseadoras as combinações são infinitas.

Muitas destas modificações adicionais Balling foram dados nomes tais como Balling completo ou Balling Além disso, no entanto, a versão mais conhecida é Heinz Mahler Balling Além completa variação. Não vou listar aqui completamente como é tão longo e também o mais extenso já vimos. Usando um total de seis diferentes oligoelementos solução Heinz incorpora NaCl Sal Free, UltraMinS e os seguintes elementos:
• Bário
• Estrôncio
• Cobalto
• Cobre
• Zinco
• Níquel
• Crômio
• Ferro
• Potássio
• Iodo

Para uma completa escrever sobre Heinz Balling método Mais Completo e Balling Calculadora , confira o seu site ReefDreams.de

Devido ao custo do sal NaCl livre e vários aditivos utilizados nas variações Completo e Completo Plus, muitos optam "para ir a luz" e siga Fauna Bailling Light Marin, usando Ultra suplementos de rastreamento B (estrôncio, bário, Complexo Heavy Metal, e iodo-Flourine). É muito simples, misture o Ca, Alk, e soluções de Mg e em seguida, adicione 25 ml de um aditivo B Ultra traço particular para as soluções. Ultra Rastreamento B é compatível com DIY Parte II.

Se você estiver usando Two Parts e são cautelosos sobre a adição das soluções para o seu elemento traço de cálcio e aditivos alcalinidade, há outro suporte sozinha produtos lá fora, que podem alcançar os níveis mesma química. ( Ecossistemas novos metais NF parece boa escolha.) Outros vários "oligoelementos" suplementos pode ser encontrado por estrôncio, iodo, potássio, etc, por muitos fabricantes diferentes. Esta é uma ótima maneira de ver se oligoelementos são para você com muito pouco investimento. Sugerimos que as instruções de dosagem de fabricação e corte-os em 50% para os produtos de elementos independentes de rastreio.

Neste momento eu não posso dizer que o método Balling é uma melhoria verdadeira sobre a Parte Dois tradicional. Eu vejo a importância em oligoelementos, e muitos europeus têm grande sucesso com este método, no entanto, outros argumentam que esses oligoelementos adicionais não são necessários em tudo. Estes sayers tem um ponto. Ao realizar waterchanges frequentes com um sal de qualidade muitos elementos traço são repostos, mas até algum trabalho é feito no laboratório para medir a utilização destes oligoelementos diferentes, haverá especulação de ambos os lados. Se você estiver curioso, experimentá-lo. Você pode achar que é para você.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#83 Mensagem por jose Jorge »

Valeu Celso............ icon_iCo01

Avatar do usuário
Luiz_Daniel_Fossa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 24 Jan 2011, 19:23
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 19 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Um pouco sobre o método Balling

#84 Mensagem por Luiz_Daniel_Fossa »

Otimo post!

Alguem já teve algum problema com a qualidade dos sais?

o que significa a sigla "PA"?
Abço
_____________________________________________

Luiz Daniel Fossa
....0
_ <\_
(_)/(_)

Meu aqua - 750lts
viewtopic.php?f=25&t=14799

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#85 Mensagem por Celso Suguimoto »

PA = Para Analise

Os produtos da Synth acompanham laudo atestando pureza.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Mansano
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 87
Registrado em: 20 Jun 2009, 12:22
Apelido: Marquinho
Localização: Jaú-SP

Re: Um pouco sobre o método Balling

#86 Mensagem por Marco Mansano »

Uma pena pegar o tópico tão avançado...

O balling realmente é a dosagem das substâncias de forma proporcional para atingir o equillibrio quimico entre as soluções dosadas e assim conseguir os níveis desejados dentro do aquário.

Seja Xgramas da solução ou 2x da solução y diluida em tantos ml, o que importa é a dosagem ideal, tudo vai de quanto vc dissolve em água RO/DI.

Aqui, faço a dissolução de 500g de cloreto de Ca/litro, assim faço com o cloreto de Mg e dissolvo 75g de bicarbonato/litro. Porém não importa o quato dissolve, e sim o quanto vc dosa em gramas de cada solução, pois tudo é proporcional.

Aqui são 500 ml diários de RA, 80 ml (se não me falha e memória) e sempre houve um equilibrio entre Ca e RA.

Todo balling eleva a salinidade pois tudo que é adicionado é a base de sais, então, aumenta a salinidade. Em virtude disso que fazemos TPA com salinidade mais baixa que do reef. O que influencia a salinidade aumentar mais rápido ou não está ligado a quantidade que você precisa dosar ao reef para manter os parametros dentro do que desejamos.

Flw!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#87 Mensagem por Ramon Brescovici »

Marco Mansano escreveu:Em virtude disso que fazemos TPA com salinidade mais baixa


ou entao, tirar um copo de água salgada por dia
:D
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Marco Mansano
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 87
Registrado em: 20 Jun 2009, 12:22
Apelido: Marquinho
Localização: Jaú-SP

Re: Um pouco sobre o método Balling

#88 Mensagem por Marco Mansano »

Isso ai Ramon,

Porém sempre tendo em mente que tenhamos uma salinidade aceitável ao nosso reef.

Qdo postei acima, esqueci de enaltecer o tópico ao autor, peço desculpas, ótima postagem!

Flw!

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#89 Mensagem por Douglas Almeida »

Parabens pelas dicas Elder, para quem esta iniciando isto é de grande valia.

Eu utilizo balling desde o inicio, quando comecei a aprender sobre aquarismo e vi aquele negócio de cilindro, valvula, bolhas, gotas e mais não sei o que do reator de calcio fiquei de cabelo em pé kkkkk

Tem um pulo do gato ai para economizar nas soluções que pelo menos para mim funcionou, no meu sistema chegou uma hora que eu estava tendo que dosar quase 350ml por dia para manter um KH em 7/8, com o tempo comecei a dividir estes 350ml em várias dosagens por dia e meu KH foi as alturas, ai percebi que quanto mais dividia a dosagem menos solução eu precisava para manter os parametros corretos, hoje doso + ou - 150ml divididos em 12 porções de 12,5 ml por dia e tenho o KH cravado em 8, lógico que isso só é possivel com uma dosadora ou se voce for meio doido rs

Alguem lá atras perguntou sobre a necessidade de dosar em um boyu de 128lts, digo por mim, eu iniciei com um aquario destes já utilizando o balling e para um sistema nesta litragem é fácil e muito economico, um kit durava uns 5 meses e não precisava ficar dosando outros produtos muito mais caros para manter o KH principalmente.

Lógico que para dosar manualmente tem que ter uma regularidade, eu criei 3 regrinhas para nunca errar, ao chegar em casa antes de ir tomar banho dosava a solução 1, ao termino do jantar solução 2 e na hora de ir dormir solução 3, tornou-se um ritual ai não tinha como errar/esquecer.
Editado pela última vez por Douglas Almeida em 01 Dez 2012, 10:47, em um total de 1 vez.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#90 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bingo Douglas icon-aplauder , por isso eu acho uma dosadora essencial pq qdo se dosa manualmente pode haver muita precipitacao e nao consumo por isso as dosagens cavalares, fora a estabilidade, qdo maior a qtde de dosagens mais estavel. Nesse aspecto o reator ganha e tbem em relacao ao aumento de salinidade, mas bailling por outro lado é mais pratico de controlar.

Outra coisa é q precisa de vez em qdo checar como estao os parametros, nao dá pra deixar 100% no automatico e de vez em qdo dar uma ajustada.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#91 Mensagem por Ramon Brescovici »

plus_icon plus_icon
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#92 Mensagem por Elder Luis »

Douglas, obrigado pela consideração.

Sobre fracionar as soluções em várias diárias, eu tb percebi isso aqui, diminuiu meu consumo, sem falar que não cai naquela situação que eu explorei inicialmente de ficar dando picos superiores e inferiores no parâmetros, fica constante.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#93 Mensagem por Fagner Delfim »

Olá galera... vou aproveitar o tópico para ver se vocês podem me ajudar com o meu caso curioso.

Comecei a usar o balling a um mês e meio mais ou menos... antes dele, tinha o cálcio em valores abaixo do recomendado assim como o KH e Magnésio nunca tinha medido, mas a primeira vez que medi (antes do balling) estava num nível dentro da faixa ideal.

Seguindo as intruções do Denilson, com quem comprei o balling, comecei utilizando 10/25/10 na dosagem respectiva das subst. A, B e C. Faço dosagem manual, pois ainda não tenho dosadora.

Mantive assim durante algumas semanas e fui medindo para ver o que dava. Meu KH continuou baixo, diminuindo até mais do que tava e o Ca subiu chegando no nível ideal. O Mg começou a baixar vagarosamente. Fiz teste em todos os sábados de lá pra cá.

Depois de 15 dias vi que o magnésio e o KH não subiram o suficiente e passei, seguindo novamente recomendações do Denilson, aumentei para 15/30/15 e continuei observando.

O que aconteceu?? Fiz testes na semana passada e hoje... sempre aos domingos. Os resultados mostraram que o KH deu uma certa estabilizada em 8,5 aproximadamente... o cálcio subiu exponencialmente... 480 semana passada... hoje 520. O Mg ao contrário, baixou de 1200 (semana passada)... para 1170 hoje.

O que aconteceu é que eu não fui informado de qual subst. era o que... e só hoje consegui descobrir com a ajuda do pessoal aqui do forum. E com isso cheguei a conclusão de que não tenho como seguir a proporção proposta pro balling de 1/2.5/1... o que faço então??

O que vocês sugerem? Devo cessar por um tempo a injeção da subs. A?? Aumento em quanto a C para deixar o magnésio num nível aceitável? E devo manter a B na quantidade que estou usando?? Devo usar o balling numa proporção diferente do que a proposta? Será que haverá problema?

Bem.. só pra ajudar. Meu aquário é composto por muitos softs e por 2 tipos de LPS apenas... por enquanto. Pretendo colocar mais softs, mais 1 ou 2 LPS e no máximo uma espécie de SPS. Bem... é isso! Espero que possam me ajudar... to meio assustado com o nível do cálcio.

Abraços!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#94 Mensagem por Elder Luis »

Fagner, essa proporção de 1 /2,5 /1 é apenas um referencial para vc começar a dosar, nada impede que fique um pouco diferente, o importante é conseguir o equilíbrio, não fique engessado nesses números ou numa calculadora.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#95 Mensagem por Celso Suguimoto »

A maior diferença de bailling e reator de calcio fora seus conceitos praticos e tecnicos, é a dosagem separada dos elementos conforme o consumo, entao cada aquario tem alguma particularidade e deve-se ajustar até atingir um equilibrio e controlar periodicamente qq variacao
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#96 Mensagem por Fagner Delfim »

Valeu aí aos companheiros de fórum pelas dicas... vou aproveitar e perguntar mais.

Tava lendo um tanto ontem sobre o balling e vi que o ideal seria dosar em pequenas proporções durante o dia os três elementos... to certo?? Então por isso a dosadora seria muito bem vinda... ao mesmo tempo li aqui que não é ideal dosar os três elementos juntos de uma só vez.

Levando em conta essas informações queria perguntar uma coisa a vocês... como estou na dosagem manual ainda eu estava fazendo da seguinte maneira:
de manhã antes de ir ao trabalho dosava a "A".

Quando volto do trabalho por volta das 16h... doso a "B".

A noite quando as luzes se apagam as 22h... doso a "C".

Pensei em ajustar de um modo que dividisse as dosagens de cada elemento em 3 doses e dosá-las nesses três horários com intervalos de 10 minutos. Não tem muito risco de esquecer... pq sou bem regrado quando a questão é o aquário. Mas queria saber a opinião de vocês...

Será que funcionaria melhor?? Ou vocês acham que deveria manter aquela programação inicial mesmo??

Valeu e abraços!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#97 Mensagem por Elder Luis »

Fagner, no início do tópico tem todos esses detalhes esclarecidos. Vc pode dosar com intervalos de 5 minutos que não tem problema, é só não deixar as soluções se misturarem.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#98 Mensagem por Fagner Delfim »

Massa Elder... então vou começar a fazer isso.

Valeu aí de novo!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#99 Mensagem por Ramon Brescovici »

hmmm. vc dosou calcio demais.
deveria ter diminuído a dose de cálcio assim que notou estar acima do 430.
aqui em casa é uma loucura, nunca fica estável a quantidade de solução A e B. o Mg é estável.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#100 Mensagem por Fagner Delfim »

Pois é Ramon... foi vacilo. O negócio é que eu não sabia qual substância era o que... vacilei em demorar a perguntar pra quem sabia.

Enfim... agora é correr atrás de corrigir isso.

Valeu e abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”