🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Um pouco sobre o método Balling

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#161 Mensagem por Ramon Brescovici »

Thiago Rocha,
o guru da química aquarista, Randy Holmes, defende:

=> para evitar acúmulo de sulfatos PARA QUEM USA AS SOLUÇÕES A E B, é 5 partes de cloreto de mg, para 3 partes de sulfato de mg.

=> para quem não usa as soluções A e B, por exemplo quem usa kalkwasser ou biocalcio, (especificamente quem não usa cloreto de cálcio), deve usar uma proporção:
1,8 kg de sulfato de magnésio em 3,8 litros dágua (64 ounces in one gallon). usar conforme consumo do aquario
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#162 Mensagem por Dan Reef »

Pessoal,

Não estou falando do aumento de densidade e sim do desequilíbrio entre os sais.

Ramon, acho que é 70% mesmo, mas isto pouco importa.

Olha a informação que peguei em no fórum Zeovit:


Quanto ao uso sem sal NaCl e remoção de água do tanque:

"Balling encontra seus números na massa atômica - ou molar dos elementos que estamos usando.

A massa atômica de CaCl2 2H2O é 147 g/ mol, e NaHCO3 é 84 g / mol.
Para fins de calcificação temos duas unidades de bicarbonato de cálcio para cada unidade.
Então nós temos que dobrar a quantidade de NaHCO3, o que nos dá 168 gramas.
Não só nós dobramos os bicarbonatos, também dobrou o sódio (Na).
Agora temos 2Na e Cl2 o que significa que a massa atómica - ou a quantidade de átomos de ambos estão em equilíbrio.
A massa atômica de Cl é 35,453 g / mol x2 = 70,906 gramas, e a massa atômica de Na é 22,9898 g / mol x2 = 45,9796 gramas.
Assim, o peso total da nossa NaCl é 116,89 gr.

70% do nosso aquário é NaCl, os outros 30% são outros sais.
Nossos 70% de pesos 116,89 gramas, de 30% pesos (116,89 / 70) x30 = 50 gramas

Essa é a quantidade de sal "NaCl free" que temos de acrescentar a equilibrar os 116,89 gramas de NaCl na nossa água.

Nós estamos adicionando 116,89 + 50 = 167 gramas de sal para o nosso tanque."



MESMO fazendo TPAs, o desequilíbrio ocorre, inevitavelmente. Eu vi pessoas utilizarem o balling desta forma com grande sucesso mas vi alguns casos em que pessoas passaram a adicionar estes 30% de outros sais depois de muito tempo sem adicionar e gostaram muito dos resultados.

Em um caso, o aquarista não conseguia mais manter a RA direito, caia muito a todo momento. Após utilizar os sais sem sódio, os parâmetros ficaram mais estáveis.

O que podemos dizer então é que a TPA (10% semanal, de acordo com a Fauna Marin, que é uma das empresas que preconizam o balling sem sais NaCl free) posterga o problema, mas não elimina.

Para aquaristas que terão seus aquários durante 1 ou 2 anos, realizando as TPAS talvez não dê problemas. O tempo, neste caso é um vilão. Quanto mais balling (sem sais nacl free) se utiliza, mais a água do aquário fica igual a "água e sal de cozinha".

Minha dúvida nisto tudo é: como calcular este desequilíbrio?

Avatar do usuário
Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 150
Registrado em: 28 Mai 2013, 18:08
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 14 Fev 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Re: Um pouco sobre o método Balling

#163 Mensagem por Thiago Rocha »

icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars
Simplesmente precisava de uma "receita de bolo" para manter meus parâmetros dentro do aceitável e ver meus corais se desenvolvendo.

Acho que vou dar um tempo para ver como as coisas andam antes de me aprofundar no balling, pois estou vendo que não é tão simples.

Com os sais de Balling já prontos, como os do Denilson Braatz por exemplo, que tem elementos traço, precisamos nos preocupar com o equilíbrio iônico?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#164 Mensagem por Ramon Brescovici »

o equilibrio iônico nao depende de seu fornecedor, e sim da sua habilidade de dosar a quantidade certa.

na minha opinião, balling é bem mais difícil de acertar do que biocalcio. mas bem mais facil de aplicar.

corais mais coloridos no meu caso, nunca foi com balling. disso posso concluir que balling é ruim? não! posso concluir que eu nao uso o balling com habilidade a ponto de deixar os corais com as mesmas cores que ficavam com minha habilidade de usar biocalcio.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 150
Registrado em: 28 Mai 2013, 18:08
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 14 Fev 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Re: Um pouco sobre o método Balling

#165 Mensagem por Thiago Rocha »

Tá certo,

Alterei a minha solução C para 5 partes de cloreto de mg para 3 partes de sulfato de mg.

Ficou assim: Para 1 litro de água RO/DI: 56,2g de cloreto de mg + 33,8g de sulfato de mg, totalizando 90g, como colocado pelo Elder no início do tópico.

Vou postando os resultados.

Dan Reef
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 170
Registrado em: 05 Ago 2009, 14:25
Apelido: Dan
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#166 Mensagem por Dan Reef »

Vou tentar explicar de uma forma MUITO RESUMIDA. Não há quantidade que não provoque desequilíbrio.

É importante que a pessoa que use balling entenda estes conceitos. Há uma diferença entre manter Ca, Mg e KH em equilíbrio e outra em manter cada sal em sua devida proporção. A água do mar contém vários tipos de sal, VÁRIOS. Cada um em sua proporção, sendo o maior o sal NaCl.

O "balling light", que é o balling que vocês utilizam, e se difere do método balling original proposto pelo seu próprio criador (Hanz Balling) provoca um desequilíbrio na PROPORÇÃO de sais.

Vocês adicionam cloreto de cálcio, cloreto de magnésio e bicarbonato de sódio, certo?

Vocês não estão adicionando somente cálcio, magnésio e bicarbonatos. A química nos prega uma peça e exige que junto joguemos cloretos (Cl) e sódio (Na), formando o sal NaCl.

Então, resumindo, ao utilizar este método, vocês estão jogando na água:

- cálcio
- magnésio
- bicarbonatos
- sal NaCl

Com o tempo, mais e mais NaCl é jogado no aquário, aumentando a salinidade da água. Mas e os 30% de outros sais, que não são NaCl?

Com o tempo esta proporção de 70% muda.. sei lá, a cada mês, 0,5%, vamos chutar?

Em 1 ano, seu aquário tinha 70% passa a ter 76% de sal NaCl. O desequilíbrio está aí. Por isso é necessário que se faça TPA. Para minimizar este problema. Digo MINIMIZAR. E não evitar. A TPA tira água com desequilíbrio (mais de 70% de NaCl) e devolve água equilibrada na proporção correta.

Porque, para evitar, teriam que se trocar 100% da água.

É possível se fazer uma compensação, adicionando estes 30% de sal na água também, aumentando a salinidade de forma proporcional. Mas, infelizmente, não temos estes sais a venda no Brasil, que eu saiba!

Veja, o método balling do Hanz Balling é completamente diferente:

Solução 1: Cloreto de cálcio
Solução 2: Bicarbonato de sódio
Solução 3: 30% de outros sais

Eu uso o "balling light" também, mas pretendo mudar para o balling da Tropic Marin, que é o único que eu conheço que tem a solução 3. (Hanz Balling trabalha na Tropic Marin)

Abs

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#167 Mensagem por Ramon Brescovici »

perfeita explicação

ahmm. vc pode usar elementos traços no olhometro mesmo. são separados em anionicos e cationicos, e devem ser usados em pouca proporção, pois em excesso prejudicam o sistema.

complementando. sao divididos em anionicos e cationicos, e se vc tem alto uso de produtos balling eu acho coerente usar.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 150
Registrado em: 28 Mai 2013, 18:08
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 14 Fev 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Re: Um pouco sobre o método Balling

#168 Mensagem por Thiago Rocha »

Muito boa explicação mesmo.

Não sei se é outra discussão, se envolve outro tópico, mas e em relação ao uso de água natural x sais sintéticos, com o uso do balling?
Tem alguma especificação ou restrição para o uso de água natural em TPA? Claro, tomando os devidos cuidados em coletar de locais devidamente indicados. Por exemplo, fazer 1 semana com água natural e na outra sal sintético. O que acham?

Eu iniciei o reef com água natural e o cálcio era muito baixo e a densidade muito alta. Acham que esta diferença em relação ao sal sintético, e dosando as mesmas quantidades com o balling pode haver alguma alteração?

Abraços.

Avatar do usuário
Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 150
Registrado em: 28 Mai 2013, 18:08
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 14 Fev 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Re: Um pouco sobre o método Balling

#169 Mensagem por Thiago Rocha »

Bom, depois de 5 dias dosando o Balling, posto o resultado dos parâmetros e aguardo uma ajuda com a dúvida:

TPA de 20% em 09/09 e início das dosagens em 10/09.

Dosagem:
Solução 1 (Cloreto de Cálcio) = 6 ml / dia
Solução 2 (Bicarbonato de Sódio) = 15 ml / dia
Solução 3 (Sulfato + Cloreto de Magnésio) = 6 ml / dia

Resultados:
Ca
10/09 - 460ppm
15/09 - 420ppm (baixou)

KH
10/09 - 7,6dKH
15/09 - 11,4dKH (aumentou MUITO!) Porque? Isso faz mal?

Mg
10/09 - 1290ppm
15/09 - 1230ppm (baixou também)

PH
10/09 - 8,2
15/09 - 8,4 (subiu)

Densidade se manteve em 1025.

Dúvidas:

1) O Ca e o Mg baixaram um pouco. Penso que a dosagem está mais baixa do que o consumo. Aumentar a dose?

2) O KH aumentou muito! Estou dosando 15ml por dia. O que pode ter ocorrido? Isso é ruim?

3) Posso ficar sem dosar as três soluções por alguns dias ou agora que iniciei o método não posso parar de jeito nenhum?

Obrigado a todos.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#170 Mensagem por Elder Luis »

Thiago, respondendo suas perguntas:

1 - Pode aumentar sim, bem aos poucos, gradativo para não ter problemas;

2 - Sua RA aumentou bem, será necessário fazer um ajuste nessa dosagem para ficar no patamar máximo de 10dKH, espere baixar um pouco antes de dosar novamente

3 - pode parar por uns dias sim até baixar e estabilizar, não tem problema, só vai testando os parâmetros para não deixar despencar abaixo do mínimo.


Como eu disse lá no começo, essa proporção de 1 / 2,5 / 1 é apenas um referencial para começar, vc deve ir ajustando esse números aos poucos, eventualmente vc pode aumentar 1 ou 2ml de da solução A e C e baixar uns 2 ou 3ml da solução B (isso é apenas um exemplo, não quer dizer que seja essa a proporção do seu sistema). Basicamente vc tem que usar o método da tentativa/acerto até que vc chega nos números exatos.

Se vc estiver usando algum tipo de sal " Pro Reef" esses sais costumam vir um poucos carregados dos elementos que os corais consomem, pode ser que logo após a TPA (como foi seu caso) o sistema dê alguns picos em função do sal puxar um pouco mais alguns parâmetros, mas depois tende a estabilizar. Eu uso sal normal, sem ser específico para corais, com ele fica mais fácil de controlar os parâmetros.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 150
Registrado em: 28 Mai 2013, 18:08
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 14 Fev 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Re: Um pouco sobre o método Balling

#171 Mensagem por Thiago Rocha »

Elder,
Muito obrigado por responder!

Vou aumentar 2ml da solução Ca e Mg e baixar 2ml da solução B, para estabilizar.

Sexta feira agora vou fazer novos testes e na segunda que vem (23/09 - 15 dias da TPA anterior) vou fazer uma TPA de 10% e no dia seguinte começo a dosar novamente nestas condições. Para verificar os parâmetros.

Uso o sal NeoMarine da Brightwell onde os parâmetros não são tão altos. Mas acho um bom sal. Qual vc usa?

Mais uma vez obrigado!

abraços!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#172 Mensagem por Elder Luis »

Eu uso o HW Professional (não o Reef)

Imagem
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Genivaldo Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 21 Jun 2009, 20:07
Apelido: Ge_Souza
Localização: Santo André

Re: Um pouco sobre o método Balling

#173 Mensagem por Genivaldo Souza »

Amigos,

Vou comecar a utilizar o metodo Balling e gostaria da ajuda de voces qto a proporcao inicial, ainda tenho poucos corais, por enquanto LPS e Softs.....
Meus parametros - testes efetuados hoje 03/11
Kh 7 dkh / Ca 390 / Mg 930
Como a aplicacao deve ser diaria, sera que na 1a semana dosando 1 ml / 2,5 ml / 1 ml seria prudente, so para pegar a mao, pretendo fazer novos testes no proximo domingo, o que voces acham ?

Abracos
Genivaldo
GJSouza
"Deus é fiél, estejamos no centro de sua vontade"

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#174 Mensagem por Elder Luis »

qtos litros tem seu aquário? tem mais SPS? LPS? Qtos corais tem?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

eduardo lopes
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 463
Registrado em: 04 Dez 2011, 09:24
Apelido: cabeca
Data de Nascimento: 12 Fev 1991
Cidade: Sao Paulo
País: Brazil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#175 Mensagem por eduardo lopes »

Elder... primeiramente parabens pelo tópico ficou muito bom...

Agora uma duvida que eu tenho é..... eu comprei um teste de kh da salifert e fiz um teste, então eu constatei que minha RA esta baixa (4, 5 ppm)
Então eu estou dosando bicarbonato. A duvida é... eu tenho que dosar calcio tbm?
Ja que estou dosando bicarbonato?

PS: meu calcio está em 480 ppm...

Desde ja brigado..

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#176 Mensagem por Elder Luis »

Eduardo, obrigado pelo elogio.

Sobre a RA ela não é medida em ppm, a unidade é dKH ou meq. Veja o manual do seu teste, se o resultado for em dKH realmente está baixa, se for meq acho que está no limite (não me recordo ao certo em meq). Confirme essa unidade, pode ser que esteja td ok por aí.

Caso esteja baixa e vc está dosando bicarbonato sozinho a tendência é o cálcio baixar, tem que monitorar os dois para não corrigir uma coisa e prejudicar outra.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

eduardo lopes
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 463
Registrado em: 04 Dez 2011, 09:24
Apelido: cabeca
Data de Nascimento: 12 Fev 1991
Cidade: Sao Paulo
País: Brazil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#177 Mensagem por eduardo lopes »

Eu vo ver mais acho que é em dkh...


E eu vo monitorar os dois parâmetros. ..

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#178 Mensagem por antonio carvalho »

Elder vc já testou varias marcas de sal. pode postar aqui um balanço desta experiencia?
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#179 Mensagem por antonio carvalho »

Elder vc já testou varias marcas de sal. pode postar aqui um balanço desta experiencia?
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#180 Mensagem por Elder Luis »

Sais de balling? Se for, eu só compro o puro vendido em distribuidor de produtos químicos, nunca comprei esse de marca pelo fato de ser beeeeeeeeeeeem mais caros que o puro
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”