🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Um pouco sobre o método Balling

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#181 Mensagem por antonio carvalho »

o cloreto de cálcio eu só achei saco de 25 k R$ 100,00, está na media dai?
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#182 Mensagem por Elder Luis »

está sim
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Leonardo Alcantara
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 137
Registrado em: 26 Jun 2009, 21:18
Apelido: Leozinho
Localização: Belém
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#183 Mensagem por Leonardo Alcantara »

Qual a vantagem e a desvantagem desse método de balling e do reator de cálcio ? e qual a diferença entre eles e qual é a mais indicada para iniciantes? alguém pode me explicar mais detalhadamente o método de balling e o reator de cálcio?
Imagem

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#184 Mensagem por Douglas Almeida »

Leonardo Alcantara escreveu:Qual a vantagem e a desvantagem desse método de balling e do reator de cálcio ? e qual a diferença entre eles e qual é a mais indicada para iniciantes? alguém pode me explicar mais detalhadamente o método de balling e o reator de cálcio?



Leo, da uma lida no inicio do tópico, voce ira encontrar todas as respostas que procura. Inclusive alguns amigos apontando o porque preferem balling e outros porque preferem o reator...
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Caio Assis
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Mar 2014, 17:51
Apelido: Caio Assis
Data de Nascimento: 17 Out 1985
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Um pouco sobre o método Balling

#185 Mensagem por Caio Assis »

Pessoal, li bastante o tópico, li as respostas, mas ainda ficaram algumas dúvidas, podem me ajudar?

Seguinte, entendi que existe uma proporção de cada Solução a ser utilizada. No final das 3 misturas eu terei 1 litro de cada mistura de água com as soluções:
Solução A: 220g por litro de água de RO/DI
Solução B: 94g por litro de água de RO/DI
Solução C: 90g por litro de água de RO/DI

Depois, pelo que entendi, vou aplicar, de fato, uma proporção de cada um desses elementos:
Exemplo:
A - 10ml
B - 25ml
C - 10ml

Ou seja, apesar de ter em mãos 1 litro de cada elemento, vou usar uma determinada quantidade seguindo essa proporção 1 / 2,5 / 1.

Mas supondo que eu use uma dosadora, essa proporção eu vou calcular na quantidade que a dosadora vai liberar de cada um deles, certo? Tipo, a Solução B vai cair 2,5x mais rápido que as outras duas. E obviamente, a minha mistura B vai acabar mais rápido e vou precisar repor com maior frequência. Acho que até ai, tudo bem.

Mas o que me deixou confuso foi:
O ideal seria dosar cada elemento com um intervalo de 5 minutos entre cada. Começando com A, depois B e por fim o C. Se apenas um deles for dosado, ou se faltar a dosagem de algum deles, também vai causar desequilíbrio entre os parâmetros.

Então a liberação das gotas pelo dosador teria que seguir esse intervalo?
1. Primeiro liberar 10ml da solução A
2. 5 minutos depois liberar 25ml da Solução B
3. 5 minutos depois liberar 10ml da Solução C
(claro, assumindo que a quantidade que eu preciso sejam essas)

Mas, de quanto em quanto tempo eu teria que liberar essa dosagem? De hora em hora? A cada 2 horas? Ou seja, a cada 2h eu teria que liberar um total de 45ml das Soluções?
Ou eu tenho que entender se essa é a quantidade necessária e deixar esses 45ml de solução liberando ao longo do dia, sempre com intervalo de 5 minutos entre cada uma delas?

Tipo, a forma como eu vou aplicar isso no reef tá um pouco confusa na minha cabeça...

Talvez eu esteja com essa duvida por nunca ter usado uma dosadora, mas é fácil controlar isso nelas? Por exemplo, peguei aleatoriamente uma na internet (Marine Magic aquarium dosing pump - Triple). Sei que existem algumas marcas diferentes, cada uma com sua particularidade, mas basicamente eu conseguiria controlar esses intervalos direto nelas?

Meu reef ainda tá no meio da ciclagem, de ser vivo nesse momento (além da biologia formando) tenho apenas uma colonia de zoanthus numa rocha viva que eu aproveitei do meu reef antigo, mas to planejando usar esse sistema Balling e to querendo entender melhor. Já to me planejando pra comprar uma dessas dosadoras, comprar os elementos pras misturas, etc... pra já começar certinho...

Desculpem o longo texto, mas tentei ser o mais detalhado possível pra me fazer entender! rs...

Abs,

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#186 Mensagem por Douglas Almeida »

Caio a dosadora voce programa em qual horário ela deve dosar cada solução, e em caso de sistemas com alto consumo o ideal é que esta aplicação seja fracionada ao longo do dia e esta opção a dosadora oferece tambem.

A quantidade a ser dosada é determinada por dia.

No meu caso por exemplo eu tenho o seguinte consumo diário: CA 120 ml, KH 300 ml, MG 120 ml.

Como a quantidade a ser dosada é grande, para um melhor aproveitamento e para evitar um choque no sistema eu programo a minha dosadora da seguinte maneira:

dosar 120ml de CA em 6 etapas, desta forma a dosadora divide no periodo de 24hs os 120 ml em 6 aplicações de 20 ml cada.
dosar 300ml de CA em 12 etapas, desta forma a dosadora divide no periodo de 24hs os 300 ml em 12 aplicações de 25 ml cada.
dosar 120ml de MG em 6 etapas, desta forma a dosadora divide no periodo de 24hs os 120 ml em 6 aplicações de 20 ml cada.

acho que isso
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#187 Mensagem por Celso Suguimoto »

antonio carvalho escreveu:o cloreto de cálcio eu só achei saco de 25 k R$ 100,00, está na media dai?


Esse seu cloreto de calcio nao é PA, veja se isso ai não é cal usada em construção civil, se for cuidado, é o equivalente a hidroxido de calcio (kalkwasser). Se for o utilizado como antimofo nao sei se tem algo mais na composicao alem de cloreto de calcio....

O ideal é usar PA (para analise) q é o cloreto de calcio puro, acompanha até uma analise quimica com o produto

LAUDO 3 UN CLORETO DE CALCIO DIHIDRATADO P.A. 0,00 18,00 0,00 002 28,450000 85,35
01C2013.01.AH LOTE 171616 Synth 1000 g

Essa foi a ultima cotacao na Synth aqui em Sampa, 28,45 1 KG mais ICMS
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#188 Mensagem por Elder Luis »

Caio Assis escreveu:Pessoal, li bastante o tópico, li as respostas, mas ainda ficaram algumas dúvidas, podem me ajudar?

Seguinte, entendi que existe uma proporção de cada Solução a ser utilizada. No final das 3 misturas eu terei 1 litro de cada mistura de água com as soluções:
Solução A: 220g por litro de água de RO/DI
Solução B: 94g por litro de água de RO/DI
Solução C: 90g por litro de água de RO/DI

Depois, pelo que entendi, vou aplicar, de fato, uma proporção de cada um desses elementos:
Exemplo:
A - 10ml
B - 25ml
C - 10ml

Ou seja, apesar de ter em mãos 1 litro de cada elemento, vou usar uma determinada quantidade seguindo essa proporção 1 / 2,5 / 1.

Mas supondo que eu use uma dosadora, essa proporção eu vou calcular na quantidade que a dosadora vai liberar de cada um deles, certo? Tipo, a Solução B vai cair 2,5x mais rápido que as outras duas. E obviamente, a minha mistura B vai acabar mais rápido e vou precisar repor com maior frequência. Acho que até ai, tudo bem.

Mas o que me deixou confuso foi:
O ideal seria dosar cada elemento com um intervalo de 5 minutos entre cada. Começando com A, depois B e por fim o C. Se apenas um deles for dosado, ou se faltar a dosagem de algum deles, também vai causar desequilíbrio entre os parâmetros.

Então a liberação das gotas pelo dosador teria que seguir esse intervalo?
1. Primeiro liberar 10ml da solução A
2. 5 minutos depois liberar 25ml da Solução B
3. 5 minutos depois liberar 10ml da Solução C
(claro, assumindo que a quantidade que eu preciso sejam essas)

Mas, de quanto em quanto tempo eu teria que liberar essa dosagem? De hora em hora? A cada 2 horas? Ou seja, a cada 2h eu teria que liberar um total de 45ml das Soluções?
Ou eu tenho que entender se essa é a quantidade necessária e deixar esses 45ml de solução liberando ao longo do dia, sempre com intervalo de 5 minutos entre cada uma delas?

Tipo, a forma como eu vou aplicar isso no reef tá um pouco confusa na minha cabeça...

Talvez eu esteja com essa duvida por nunca ter usado uma dosadora, mas é fácil controlar isso nelas? Por exemplo, peguei aleatoriamente uma na internet (Marine Magic aquarium dosing pump - Triple). Sei que existem algumas marcas diferentes, cada uma com sua particularidade, mas basicamente eu conseguiria controlar esses intervalos direto nelas?

Meu reef ainda tá no meio da ciclagem, de ser vivo nesse momento (além da biologia formando) tenho apenas uma colonia de zoanthus numa rocha viva que eu aproveitei do meu reef antigo, mas to planejando usar esse sistema Balling e to querendo entender melhor. Já to me planejando pra comprar uma dessas dosadoras, comprar os elementos pras misturas, etc... pra já começar certinho...

Desculpem o longo texto, mas tentei ser o mais detalhado possível pra me fazer entender! rs...

Abs,


Caio, essa proporção é diária de cada elemento, vc pode programar para dosar tudo um única vez ou dividir em vários ciclos ao dia e ao final de 24h, somando-se todas as quantidade vc chega nesse total que vc definiu.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

eduardo lopes
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 463
Registrado em: 04 Dez 2011, 09:24
Apelido: cabeca
Data de Nascimento: 12 Fev 1991
Cidade: Sao Paulo
País: Brazil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#189 Mensagem por eduardo lopes »

Deu merr no meu aquario.

Eu montei uma dosadora.

Igual a do manochio, mais não soube programar direito.

Resumindo ela dosou 1,5 litros de calcio em um unico dia.


Ontem passei o dia todo fazendo uma tpa atrais da outra pra baixar.

Hj vo fazer mais Uma.

Meu calcio esta em 720ppm

E o kh esta em 14 dkh.


Qual seria o nivel ideal?

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#190 Mensagem por Elder Luis »

eduardo lopes escreveu:Deu merr no meu aquario.

Eu montei uma dosadora.

Igual a do manochio, mais não soube programar direito.

Resumindo ela dosou 1,5 litros de calcio em um unico dia.


Ontem passei o dia todo fazendo uma tpa atrais da outra pra baixar.

Hj vo fazer mais Uma.

Meu calcio esta em 720ppm

E o kh esta em 14 dkh.


Qual seria o nivel ideal?



O ideal seria:

Cálcio - 400 a 450 ppm
Reserva Alcalina - de 7 a 10dKH

Cuidado com projetos que vc vê na internet, pode resultar em problemas e/ou prejuízos.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

eduardo lopes
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 463
Registrado em: 04 Dez 2011, 09:24
Apelido: cabeca
Data de Nascimento: 12 Fev 1991
Cidade: Sao Paulo
País: Brazil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#191 Mensagem por eduardo lopes »

Entendi.

Mais agora ta funcionando direitinho.

Foi eu que não soube programar.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#192 Mensagem por Elder Luis »

morreu algum coral?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

eduardo lopes
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 463
Registrado em: 04 Dez 2011, 09:24
Apelido: cabeca
Data de Nascimento: 12 Fev 1991
Cidade: Sao Paulo
País: Brazil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#193 Mensagem por eduardo lopes »

Por enquanto não.

Mais eu percebi que uma colonia que tava com red bug. Não tem mais o mesmo.

Sera que tem alguma coisa haver?

Pq um dia antes eu vi e tinha bastante.

saulo rafael
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 22 Fev 2011, 10:37
Apelido: saulo rafael
Data de Nascimento: 23 Jul 1984
Cidade: Hortolandia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Um pouco sobre o método Balling

#194 Mensagem por saulo rafael »

Boa tarde galera. Gostaria de sanar uma duvida. Todos os parametros do meu aquario estão ok. Somente o calcio que esta abaixo de 350. Dureza e magnésio também estão dentro da normalidade. Meu aquario esta somente com algumas mudas de corais moles, mas vai entrar uma pequena quantidade de sps e preciso deixar tudo em ordem. Andei dando umas pesquisadas e fazendo uns questionamentos e cheguei a conclusao que o cloreto de calcio seria a melhor solução para o meu caso. Ai pergunto : Como iniciar a dosagem ? Quantidades iniciais . Devo misturar com DI . Alguem tem um passo a passo ? Obrigado.

Avatar do usuário
Anderson Mossolin
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 22 Fev 2014, 19:50
Apelido: Andy
Data de Nascimento: 25 Nov 1975
Cidade: Diadema
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#195 Mensagem por Anderson Mossolin »

a minha dúvida é parecida com a do Saulo e tem mais alguns ítens anexados. :oops:
no meu ultimo teste deu: DENSIDADE 1024 - PO4 0,02 - NH³ 0,05 - NO² 0 - NO³ 0 - KH 10 - Ca 475 - Mg 1.175 (não uso reator de nada nem Balling)
1º) - Pelos parâmetros tudo normal icon_clap , com exceção do Mg que ficou um pouco abaixo. Como a proporção de administração dos elementos A e C no Balling devem ser iguais, eu teria um aumento significativo do Ca tbem para corrigir o Mg, correto? portanto, no meu caso, eu não poderia usar o Balling para esse tipo de correção, teria que administrar suplemento de magnésio em separado?
2º) - Meu aquário é relativamente novo, e ainda estou com algas marrons nele, na penúltima medição acusou PO4 alto (talvez por eu ter mexido um pouco no substrato para acertar as rochas), porém não fiz TPA e mesmo assim ele zerou agora, é normal zerar sem TPA? o Skimmer que tá cumprindo bem o seu papel? refiz os testes e mesmo não acusando nada conforme citei acima, resolvi fzer uma TPA de 10% no Domingo pois ja fazia aproximadamente um mês que não fazia e só fiz por conta do tempo mesmo, pois pelos parâmetros não precisaria.
3º) as algas marrons tendem a sumir caso os níveis permaneçam bons? tenho 2 astreas que inseri na 5ªf, uns 20 ou 25 paguros e uns 15 turbo snails

só pra constar, caso seja relevante, tenho uma dupla de clowns, xênia blue, xênia giant, GSP e alguns mushroons (uns 10 pólipos +-) portanto a necessidade atual do áqua não é nem de longe grande.(ainda)

e pra não ter briga por causa de fotos: https://www.facebook.com/anderson.mosso ... 691&type=3
giveup giveup giveup icon_rotfl2 icon_rotfl2

Anderson

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: Um pouco sobre o método Balling

#196 Mensagem por Douglas Almeida »

1º) - Pelos parâmetros tudo normal icon_clap , com exceção do Mg que ficou um pouco abaixo. Como a proporção de administração dos elementos A e C no Balling devem ser iguais, eu teria um aumento significativo do Ca tbem para corrigir o Mg, correto? portanto, no meu caso, eu não poderia usar o Balling para esse tipo de correção, teria que administrar suplemento de magnésio em separado?

Voce pode utilizar qualquer solução do balling em dosagem diferente enquanto ajusta os seus parametros, a partir do momento que esta tudo dentro do que voce quer ai voce passa a utilizar os componentes na proporção adequada (1 - 2,5 - 1).

2º) - Meu aquário é relativamente novo, e ainda estou com algas marrons nele, na penúltima medição acusou PO4 alto (talvez por eu ter mexido um pouco no substrato para acertar as rochas), porém não fiz TPA e mesmo assim ele zerou agora, é normal zerar sem TPA? o Skimmer que tá cumprindo bem o seu papel? refiz os testes e mesmo não acusando nada conforme citei acima, resolvi fzer uma TPA de 10% no Domingo pois ja fazia aproximadamente um mês que não fazia e só fiz por conta do tempo mesmo, pois pelos parâmetros não precisaria.

Se a biologia do aquário já estiver formada e o skimmer estiver bem dimensionado para o seu sistema o normal é zerar os parametros sim, as tpas também contribuem na exportação de nitrato e fosfato mas o maior beneficio das tpas é repor os elementos consumidos pelos animais.

3º) as algas marrons tendem a sumir caso os níveis permaneçam bons? tenho 2 astreas que inseri na 5ªf, uns 20 ou 25 paguros e uns 15 turbo snails

As algas marrons fazem parte do processo de ciclagem, tudo estando correto elas tendem a sumir.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Avatar do usuário
Anderson Mossolin
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 22 Fev 2014, 19:50
Apelido: Andy
Data de Nascimento: 25 Nov 1975
Cidade: Diadema
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#197 Mensagem por Anderson Mossolin »

grato!!! estou pensando, monetariamente dizendo, em adquirir uma dosadora, daí eu me aventuro no método Balling pra ver "qualéquié", valeu!!! mas de início, preciso mesmo é fortalecer minha iluminação, a luminária atual, apesar de ser led, tá fraca, com vários leds queimados.

Anderson

Alex Cardoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 12 Fev 2013, 21:35
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 28 Dez 1972
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Um pouco sobre o método Balling

#198 Mensagem por Alex Cardoso »

.

Glauco Scaramal
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 203
Registrado em: 19 Jan 2012, 08:23
Apelido: Glauco
Data de Nascimento: 07 Jul 1981
Cidade: José Bonifácio
País: Brasil
Localização: JOSÉ BONIFÁCIO - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Um pouco sobre o método Balling

#199 Mensagem por Glauco Scaramal »

OLA PESSOAL.
aproveitando o assunto, estou mudando o reator de cálcio para dosadora, pois em virtude de ter bastante SPS e diante do crescimento estou sofrendo com o PH, que sempre fica baixo, em virtude de aumentar o CO2 para tentar manter o CA e o KH em níveis adequados, bem como pelo fato de sempre oscilarem e desejo uma menor oscilação nos parâmetros.
Li muito no fórum sobre o tema.
Por residir no interior e não ter estrutura e tempo para todo esse cálculo químico estou adquirindo os produtos para balling já pronto, vendidos no fórum,
Por sua vez, ainda tenho algumas duvidas e gostaria de ajuda e informações: icon_headstars icon_headstars

1- gostaria de saber se os produtos no sistema tradicional, 1 - 2 1/2 - 1 (ca - kh - mg), me trarão problemas futuros com o desequilíbrio iônico em face da salinidade????
2- seria melhor optar pelo sistema proposto com adição de sal para equilíbrio iônico??? neste caso como fica a dosagem do MG, ele vem no "B"??
3- em virtude de ter que adquirir produtos prontos qual seria o mais recomendado para evitar desequilíbrio??
4- a que temperatura deve elevar a agua de RO para dissolver os produtos??
5- diante da experiência de todos vale arriscar com o método tradicional sem correção do equilíbrio iônico???

se eu estiver muito perdido me ajudem...
GRATO a todos que me ajudarem.
:oops: :oops: :oops:

Flavio Santana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Out 2014, 13:46
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 15 Ago 1977
Cidade: Santa fé do sul
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Um pouco sobre o método Balling

#200 Mensagem por Flavio Santana »

Pessoal,

fiz as soluções e comecei a dosar as soluções 1 e 2 (CA e KH) durante 1 semana, não dosei a solução 3 (MG), pois tinha um valor no limite 1350, ou seja:
Dia 0 CA = 325; KH = 5; MG = 1350

fui dosando aos poucos com o objetivo de equilibrar os parametros, antes de fazer a dosagem padrão 1; 2,5; 1... o "problema" é que depois de 1 semana:
Dia 7 CA = 400; KH = 7; MG = 1500

Agora não sei o que fazer com esse MG = 1500 sem dosar nada da solução 3.

Minha dúvida é chegando nos parametros desejados CA =~ 425 KH =~ 9 com um MG tão alto o que eu faço?

Posso dosar MG mesmo com um valor mais alto que o ideal?
Não sei porque o MG está aumentando alguma idéia?

Desde já obrigado

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”