🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Estudo sobre Fosfato no aquário

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Estudo sobre Fosfato no aquário

#1 Mensagem por Elder Luis »

Resumo e síntese do texto retirado de http://www.advancedaquarist.com/2012/3/chemistry

Alguns aspectos sobre fosfato e sua orgiem e que não necessariamente é o terror que muitos imaginam.


Química do aquário: Fosfato e matemática: sim, você precisa entender ambos

Por Randy Holmes-Farley, Ph.D.

Comida é de longe a maior fonte de fosfato na maioria dos aquários. Um olhar mais cuidadoso nas reais quantidades envolvidas nas fontes de fosfato podem ajudar a minimizar o problema.

Fosfato é um íon de grande interesse para os aquaristas marinhos. De fato, ao lado de cálcio e alcalinidade, é provavelmente o componente químico em que os aquaristas mais se focam. Muita desta preocupação é garantida com o fosfato contribuindo potencialmente com as algas, coloração pobre de corais e invertebrados e crescimento da maioria dos organismos fotossintéticos. Por este motivo, todo aquário deveria ter um plano para exportar fosfatos de uma ou mais formas.

Este texto pretende focar em relatos de várias fontes de fosfato no aquário e o quão importante cada um realmente é para um aquário em atividade. Houve muitos desentendimentos sobre essas fontes e parece que nos últimos dois anos estes desentendimentos se tornaram mais comuns e as vezes leva os aquaristas a tomar providências injustificáveis.

Fontes de Fosfato na comida

Antes de começar a entender as fontes de fosfato no aquário, vamos dar uma olhada na comida. Ao contrário do que muitos pensam, fosfato é algo que não pode ser evitado. Fósforo (que compõe o Fosfato) está presente em muitas biomoléculas da vida, portanto, nos tecidos naturais que compõem a comida do peixe haverá uma quantidade substancial de fósforo. Fosfolipídios constituem boa parte da membrana das células. O código genético de cada organismo é feito de DNA e no DNA contem ligações de fosfato entre os pares de cada base. Para a conversão de energia de ATP para ADP são usadas moléculas de fosfato.

Quantificação de fosfato na comida

Quanto há de fosfato na comida? Muito, dependendo da comida. Algumas comidas possuem a quantidade mínima de fósforo (é o átomo P no centro do ion de fosfato PO[sub]4[/sub][sup]---[/sup]). Algumas análises de comida as vezes consideram o fósforo ao invés de fosfato como unidade de medida, assim como metros ou centímetros, são apenas unidades diferentes de uma mesma coisa e os valores de fósforo devem ser multiplicados por 3.1 para se chegar nos valores do fosfato.

Infelizmente muitos fabricantes de comida de peixe não fornecem os valores de fósforo e as comidas são constituídas de complexas misturas de ingredientes que nos impede de procurá-lo. Talvez alguns fabricantes estão preocupados em não assustar os aquaristas sobre a quantidade de fosfato. Felizmente, Ron Shimek analizou uma grande quantidade de alimentos e as informações podem ser usadas para entender quanto fósforo existe em vários alimentos comerciais para aquários.

Os valores de fósforo isolados nos permitem saber quanto fósforo está entrando no aquário através da alimentação com determinado alimento. Uma forma útil de se comparar os alimentos, é verificando o índice de fósforo e o de proteína. Obviamente este método tem suas falhas uma vez que o valor nutricional dos alimentos é muito mais complexo do que o valor proteico fornece, mas irá permitir-nos a compreender, entre outros tipos similares de alimentos, os quais parecem fornecer mais fósforo.

- Os alimentos secos e congelados variam substancialmente o fósforo em relação à proteína. Existem alimentos de alta e baixa concentração de fósforo em ambas as categorias. Em suma, não se pode dizer a partir desses dados que alimentos secos são piores do que os congelados.

- Camarões parecem ser um destaque em termos de proteína de baixa a proporçãode fósforo.

- Os peixes com ossos têm um alto teor de fósforo, uma vez que os ossos são possuem fosfato de cálcio.

Tabela 1 - Fósforo e proteínas de alimentos secos mais comuns para aquários
Imagem



Tabela 2 - Fósforo e proteínas de alguns alimentos congelados comuns para aquários
Imagem



Tabela 3 - O fósforo e o teor de proteína de alguns alimentos comuns comercializados
Imagem




Peixes ou outros organismos se alimentam de alimentos ricos em fosfato como mostrado nas tabelas. Mas o que acontece com ele? Se o organismo não é está crescendo o fosfato ingerido é quase inteiramente excretado de volta para água. A única exceção a este processo é a quantidade muito pequena de fósforo que entra em ovos ou esperma, uma vez que na maioria aquários esses os itens são rapidamente consumidos por outros organismos, então o fósforo, em última análise, retornará para água.

Organismos que estão crescendo retém uma pequena quantidade de fósforo em seus tecidos em crescimento. Um estudo de uma piscicultura com crescimento rápido trutas arco-íris no oceano mostrou que 78-82% do fósforo ingerido na alimentação foi liberado de volta para o meio ambiente.

Os alimentos são, de longe, a mais importante fonte de fosfato na maioria dos aquários. Existem melhores escolhas a serem feitas dentro de cada tipo de alimento. Evitar alimentos a base de peixes osseos pode valer a pena se o objetivo for adicionar menos fosfato. Além disso, o camarão fresco loja de supermercado parece ser um dos melhores alimentos a partir deste ponto de vista.

Pode ser assustador saber que a sua água purificada tem fosfato ou que o sal tem nível de fosfato detectável, ou que seus suplementos tenham fosfato. Mas só porque você detectou alguma coisa não implica que essas fontes são suficientemente importantes para justificar algum tipo de ação corretiva. Nossas ferramentas analíticas tornaram-se bastante sensíveis, permitindo-nos detectar coisas que podem soar como problemas, mas realmente não são. Precisamos compreender as questões de diluição envolvidas, bem como o equilíbrio de fosfato total em um aquário para avaliar a importância de medidas diferentes.

Basta usar um pouco de matemática e colocar tudo em perspectiva antes de gastar dinheiro ou tempo para perseguir um "problema" trivial.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Excelente esse artigo do Randy...

Acho importante tbem enfatizar as fontes exportadoras de fosfato

1) Trocas de água dependendo do volume podem até zerar o fosfato para a maioria dos testes colorimetricos, mas claro dependendo da qualidade do sal e da água utilizada

2) O Skimmer é o segundo maior exportador de fosfato

3) Macroalgas sao importantes exportadoras, pois incorporam em seu tecido, mas devem ser podadas pra tal.

4) Removedores a base de ferro ou alumina, sao bastante eficientes tbem, principalmente o primeiro em um reator apropriado

5) Kalkwasser embora seje ainda controverso a precipitacao de fosfato com seu uso, ajuda a manter o pH elevado mantendo o fosfato preso ao meio calcareo (substrato ou rochas)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#3 Mensagem por Elder Luis »

tb achei que faltou ele indicar algumas formas de exportar fosfato, se prendeu demais na causa sem dar alguma dica de solução
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#4 Mensagem por Osmar Segato »

excelente artigo mesmo, os alimentos a base de vegetais estão bem mal na fita!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#5 Mensagem por jose Jorge »

Uma faxina sempre é bão.....................

Por isso Bare Bottom.................e na coleta um decantador é interessante.......................porque voçê retira muito material.....................

Um Skimmer.............

Um Phosban Reactor...................

Nada muito complicado.............

Com Substrato já vai ficando mais difícil.............manter 0.03mg/l.......................

Porque muito material vai ficar preso nele................."derbis trap"......................

Esse Detrito.................proveniente da alimentação dos Peixes..................pode ser uma das causas do Fosfato não baixar................

Seria o Decantador a maneira mais eficiente.................???

Só o Carlinhos usa..................

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#6 Mensagem por Elder Luis »

se fosse tão eficiente, assim como um skimmer comprovadamente é, acho que o uso do decantador seria em massa e não como atualmente que pouquíssimos usam
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#7 Mensagem por jose Jorge »

O melhor de todos usa.................logo.................

Vale lembrar que faz parte de um todo...................de um conjunto de elementos...................que compõe o sistema....................

Isso sem mencionar a Técnica de Manejo do Aquarista.........................

O Decantador.................geralmente é usado na saída do Overflow....................antes do Skimmer.................

Para retirada do POM.................

Sendo assim o Skimmer lida mais com DOM.....................

Um decantador é limpo quinzenal ou mensalmente......................aproximadamente.....................

O que voçê deve analizar..................é a situação à longo prazo....................

À longo prazo.................a quatidade de sujeira que um Decantador tira é considerável.....................

São a Partículas mais pesadas..........(POM).........que ficam retidas nele.......................e que seriam mais difíceis para o Skimmer tirar.....................

Essas partículas teriam que permanecer no Sistema por mais tempo..............até se Dissolverem............(DOM).....................e aí sim serem retiradas pelo Skimmer......................

Ainda acho o Decantador um "device" eficiente...........................para ser acoplado ao Sistema...............

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#8 Mensagem por Marcio Gielfi »

Muito bom o artigo.

A intenção foi mostrar como concentramos nossas forças em coisas pequenas quando na realidade a manada de elefante passa por cima.

Mais do que nunca, é imperativo controlar alimentação e até escolher as que proveem mais proteína com menos fosfato.

Se for usar decantador tem que se limpar no máximo a cada 2 dias, por isso pouca gente usa, a sujeira decantada se não removida vai continuar a se decompor e liberar fosfato, o ideal é uma aspirada diária.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#9 Mensagem por jose Jorge »

Sim esse POM...........vai continuar a se decompor e liberar Fosfato....................

Se essas particular ficar retidas no Substrato................talvez seje difícil mesmo manter níveis de Fosfato baixo...............

Se for Bare Bottom..................esse POM sai do Display.................e fica retido no Decantador.............e é exportado.....................

A partir do momento em que esse POM se dissolve.................o Skimmer retira.........................ou seja.......................o Skimmer retira o DOM......................

Eu cheguei a cortar uns vidros.............para montar um pequeno decantador..................similar à esse.............de tamanho compacto..................tipo do tamanho de uma caixa de reposição.............

Imagem

Nesse modelo................o lado do inflow é o decantador........................e do outro...........foi usado para outro propósito................

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Yuri por vezes o.sump ou overflow acaba fszendo esse papel de decantador, por isso gosto de uma passagem de agua lenta pelo dump, vide recalque mais fraco sem rescircular como alguns fazem. Nas trocas de agua sempre sifonsr e limpa-lo
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#11 Mensagem por jose Jorge »

Eu acho legal................

Eu queria fazer essa escadinha.............ida e volta...........(no da foto é só ida)..................e depois descia pro Sump...............

Tipo do tamanho de uma Caixa de Reposição.........................

Muita ração não comida............que cai pelo overflow..................e dejetos dos Peixes...............se o Aqua for um BB.............vai ficar retido no decantador.........................

E se fizer uma somatória à longo prazo.....................muita sujeira vai ser retirada do Sistema..........

Pode até mesmo melhorar o desempenho do Skimmer.................não sei...............???

Uma vez que o Decantador é um retentor de partícula grande.......................

Eu gostaria de fazer um assim pequeno para testar................exatamente como o da foto............só que com os dois compartimentos..................usando as divisões de vidro................

Duplicando a capacidade.............desse pequeno "device"................

Eu tenho guardado esse projetinho faz tempo...............nem sei se ainda existe esse Tópico............

Mas acho que pelo tamanho...........seria adequado para a maioria...............

Imagem

Imagem

O ideal é fazer a escadinha dos dois lados.....................

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao eh mais facil um shark bag?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#13 Mensagem por Elder Luis »

Celso Suguimoto escreveu:Nao eh mais facil um shark bag?


plus_icon

e trocar todos os dias...
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#14 Mensagem por erick camargo »

Fosfatto e Nitrato os únicos que não precisam são os SPS, até tridacna precisa de nitrato presente!

com eles zerados, LPS, SOFTS E TRIDACNAS ficam brancos!
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Slapelis
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#15 Mensagem por Erick Slapelis »

Galera,

Olhando os rotulos de comida, no meu da Sera (GVG Mix Marin), vem a quantidade de fosforo, nos outros não achei. :)
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#16 Mensagem por Celso Suguimoto »

Erick nitrato eu nao me preocuparia tanto, mas fosfato sim.

A presença de fosfato pode causar problemas como aparecimento de algas, queda na reserva alcalina ou dificuldade na calcificacao dos corais. Por isso fosfato deve ser combatido sempre.

Um erro comum é se preocupar com ele apenas qdo surge um boom de algas indesejaveis ou cianos, mas qdo ja atingiu essa situacao é pq o seu nivel ja esta dentro de um certo limite toleravel.

A maioria dos testes de fosfato disponíveis medem somente fosfatos inorgânicos - ortofosfato, ignorando os fosfatos orgânicos.

O que deve ser garantir pra equalizar a balança é garantir a minima introducao e maxima exportacao.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Recentemente comentando com um amigo percebi como existe uma confusao entre ciclo do fosfato e ciclo do nitrogenio. Algumas pessoas confundem desnitrificacao com ciclo do fosfato. O fato do fosfato estar zerado nao tem nada a ver com desnitrificacao.

Ciclo do fosforo

Imagem

Ciclo do nitrogenio

Imagem

Como se percebe no caso do nitrogenio ele é exportado na forma gasosa (n2) e no caso do fosfato incorporado pelas bacterias e depois pode ser exportado pelo skimmer. A confusao se deve ao fato por exemplo na adição de carbono (vodka) se perceber uma diminuicao de ambos

Phosphate Export by Organisms: Bacteria

--------------------------------------------------------------------------------

A second means of exporting phosphate is bacterial growth. Such growth can be spurred by adding carbon sources to the water. Some carbon sources include sugar, acetic acid (vinegar) and ethanol (ethyl alcohol; often as vodka). A variety of commercial systems, such as zeovit, also appear to add carbon sources, although they rarely reveal exactly what ingredients they contain. These bacteria feed on the added carbon sources, using them as a source of energy. As they grow and multiply, they necessarily take up nitrogen and phosphorus from the water to form the many biomolecules that they contain, such as DNA, RNA, phospholipids, etc. These bacteria are then usually removed, e.g., by skimming.

One drawback to this process, relative to doing the same thing with macroalgae, is that the bacteria consume oxygen as they metabolize organic compounds. Macroalgae, on the other hand, require large areas exposed to light, using costly energy and what is often most limited: real estate in the vicinity of the aquarium. Another concern is the potential change in the populations of different types of bacteria. That change could potentially have negative consequences, although few reef aquarists have noticed any such issues.



http://reefkeeping.com/issues/2006-09/rhf/index.php#13
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Lucas Saviolli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 226
Registrado em: 26 Mar 2012, 20:07
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 30 Out 1998
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Localização: in my MacBook

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#18 Mensagem por Lucas Saviolli »

SKIMMER , NAO ELIMINA FOSFATO?
Todas as minhas fotos foram postadas a partir do Flickr

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#19 Mensagem por Elder Luis »

ajuda, mas não não retira tudo
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Tiago Correia
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Dez 2010, 15:24
Apelido: Correia
Data de Nascimento: 20 Jan 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Estudo sobre Fosfato no aquário

#20 Mensagem por Tiago Correia »

E os biopellets removem fosfato ??? removem muito , pouco , ou em determinados sistemas ainda seria necessario a introdução de midias removedoras a base de ferro ou aluminio ???

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”