🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#21 Mensagem por Julio Monteiro »

Na prática:

1025 a 25 graus Celsius é uma densidade ideal para aquários com SPS. 1023 é o limite mínimo.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#22 Mensagem por Celso Suguimoto »

Um artigo q acho bem legal é esse, com uma tabela de parametros ideais

http://www.reefkeeping.com/issues/2004-05/rhf/index.php


Parametros ideais

[table=width:50%;border:1px solid #cccccc;][tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Parametro[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Recomendado[/td][td=border:1px solid #cccccc;]No Mar[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Calcio[/td][td=border:1px solid #cccccc;]380-450 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]420 ppm[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Alcalinidade[/td][td=border:1px solid #cccccc;]2.5-4 meq/L
7-11 dKH[/td][td=border:1px solid #cccccc;]2.5 meq/L
7 dKH[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Salinidade[/td][td=border:1px solid #cccccc;]35 ppt
sg = 1.026[/td][td=border:1px solid #cccccc;]34-36 ppt
sg = 1.025-1.027[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Temperatura[/td][td=border:1px solid #cccccc;]24 C- 28 C[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Variavel[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]pH[/td][td=border:1px solid #cccccc;]7.8-8.5 OK
8.1-8.3 melhor[/td][td=border:1px solid #cccccc;]8.0-8.3 [/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Magnesio[/td][td=border:1px solid #cccccc;]1250-1350 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]1280 ppm[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Fosfato[/td][td=border:1px solid #cccccc;]< 0.03 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]0.005 ppm[/td][/tr]
[tr=][td=border:1px solid #cccccc;]Nitrato[/td][td=border:1px solid #cccccc;]< 0.2 ppm[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Variavel normalmente abaixo de 0.1 ppm[/td][/tr][/table]
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Paula Mayra
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Jul 2012, 21:46
Apelido: Paulinha99
Data de Nascimento: 26 Jun 1990
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#23 Mensagem por Paula Mayra »

Estou montando um aquario de 160 litros e estou com duvidas sobre a necessidade e o beneficio de omprar um deionizador ou um RO, fica um pouco fora do meu orçamento por isso iria comprar somente se desse grande beneficio. Se nao compraria agua em lojas de aquario mesmo.. o que vcs recomendam?

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#24 Mensagem por Mauro Becker »

Paula

Bem vinda a Brasil Reef, fique entre amigos.

A purificação da agua é um dos elementos basilares do aquarismo. Garantir a qualidade quimica da agua tanto no momento de reposição quanto na hora de preparar a agua de TPA (troca parcial de agua), é obrigatorio, a pena é perder em pouco tempo todo equilibrio do sistema.

O aquario tem uma evaporação natural de agua, vc precisa repor esta agua, só por este principio já seriamos obrigados a repor somente o evaporado, que é agua pura, sem minerais.

A agua de torneira ou de poço, normalmente vem carregada de elementos indesejaveis, (é claro que existem excessões, mas são raras), fosfato, silicato, nitrito, nitrato, etc

somente pela desmineralização via reversso osmose ou deionização, é que garantimos esta "retirada" de elementos indesejáveis.

Estes elementos indesejaveis já é bem discutido, provocam explosões de bacterias, algas e até contaminações de efeitos perniciosos aos animais.

Na minha opinião, se o orçamento esta "apertado", opte por um filtro deionizador feito por você mesma(FVM) ou se preferir DIY (Do It Yourseelf).

É uma opção muito simples e barata (veja nos tópicos do faça você mesmo). Ou procure lojas que lhe vendar agua desmineralizada (eu acho que só vale a pena na emergência).
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#25 Mensagem por Ramon Brescovici »

Na minha opinião, se o orçamento esta "apertado", opte por um filtro deionizador feito por você mesma(FVM) ou se preferir DIY (Do It Yourseelf).


plus_icon
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Erick Alexandre
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Ago 2012, 12:53
Apelido: erickalexandre
Data de Nascimento: 14 Set 1978
Cidade: rio de janeiro
País: BRASIL
Localização: Rio de Janeiro,RJ
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#26 Mensagem por Erick Alexandre »

Caros amigos, estou na fase de colocar o meu aquário para ciclar, mas tenho uma dúvida e gostaria da ajuda dos companheiros de fórum: eu posso encher o meu aquário somente com a água do mar? É seguro? Para quem é do RJ, eu usarei a água da reserva na Barra da Tijuca meu aqua tem 160 L mais 70 do Sump.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#27 Mensagem por Ramon Brescovici »

pode sim, mas deve ter alguns cuidados ao coletar água do mar. infelizmente nao posso te ajudar pois moro longe do mar, mas procure sobre cuidados ao coletar. ouvi dizer que passada a rebentação é melhor.
Barra da Tijuca, hmmm, me parece ser um local bem movimentado e talvez com certo grau de poluição.
acho que no RJ a galera pegava em grumari.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#28 Mensagem por Marcio Gielfi »

Erick,

Não sou do Rio, logo não tenho 100% de certeza se o pessoal coleta na Reserva da Barra ou no Recreio dos Bandeirantes ( ou na Reserva do recreio) . Mas faça uma busca no Google que voce vai achar mais de um tópico em foruns do pessoal trocando dicas de onde recolher a água ai no Rio, várias pessoas fazem isto.

A dica para pegar água do mar quando não há como pegar um barco e ir buscar longe da praia são:

não colete água próximo a rios

não colete a água superficial, para tanto, mergulhe o recipiente pelo menos 30 cm abaixo da superfície e só ai abra a tampa.

Não colete água após chuva, espere 2 dias para tanto.

Se possível, leve os testes de amônia, nitrato e fosfato, identificando qualquer um dos 3 elementos a água está imprópria para coleta.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Erick Alexandre
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Ago 2012, 12:53
Apelido: erickalexandre
Data de Nascimento: 14 Set 1978
Cidade: rio de janeiro
País: BRASIL
Localização: Rio de Janeiro,RJ
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#29 Mensagem por Erick Alexandre »

Obrigado pelas dicas, espero poder colocar meu aqua para ciclar o mais rápido possível, posteriormente postarei fotos, obrigado amigos

Avatar do usuário
Adail Tenório Carmo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 52
Registrado em: 04 Jun 2012, 06:43
Apelido: TENORIO
Data de Nascimento: 31 Ago 1964
Cidade: CURITIBA
País: BRASIL
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#30 Mensagem por Adail Tenório Carmo »

Adorei a aula, parabéns.

Att
Imagem

Andre Hirakawauchi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 31 Jul 2010, 12:40
Apelido: Hirakawuchi
Cidade: Shimane
País: Japao
Localização: Japao

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#31 Mensagem por Andre Hirakawauchi »

plus_icon Nossa clareou minhas ideias, moro no Japao, e fica complicado montar do zero aqui! mto bom msmo!
Imagem

Avatar do usuário
Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Jan 2013, 04:01
Apelido: Leonardo Nascimento
Data de Nascimento: 08 Jan 1978
Cidade: Sao Paulo
País: brasil
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#32 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Excelente aula. Adorei.
Parabéns pela iniciativa em compartilhar seu conhecimento.

Obrigado,
Leonardo Nascimento
viewtopic.php?f=99&t=20829

Avatar do usuário
Daniel Vieira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Jul 2011, 20:17
Data de Nascimento: 05 Out 1975
Cidade: Brasilia-DF
País: Brasil

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#33 Mensagem por Daniel Vieira »

Aprendendo muito! plus_icon
"Não sou o melhor aquarista,não tenho o melhor aquário,tudo que sei aprendi com vocês."

CLAUDIO CABRINI
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 108
Registrado em: 24 Abr 2013, 00:44
Data de Nascimento: 15 Mai 1960
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#34 Mensagem por CLAUDIO CABRINI »

Parabéns , Júlio , pelo tópico ; ajuda muito pra quem está começando aprendizado do mundo marinho !!!!
Gostaria de colocar uma questão : água retirada do mar tem prazo de validade ? Ela pode ser estocada ??? E a água produzida pela adição de sal marinho????
Obrigado pela atenção. !!!!!!
Abçs a todos !

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#35 Mensagem por Ramon Brescovici »

guardando no escuro, e desde que bem coletada, acho que não terá problema.

não é ideal, principalmente para a água sintética (sal marinho), visto que há uma taxa de precipitação de sais (na água, só 80% é NaCl, sendo que o resto também "são sais")
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#36 Mensagem por Julio Monteiro »

A água do mar ou a sintética podem ser armazenadas em recipiente fechado para evitar evaporação. A água do mar tende a ter maior nível de nitrato e fosfato após armazenagem, pois o plancton acaba morrendo e gerando carga orgânica.

Avatar do usuário
Aaron Leonardo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Mai 2013, 04:57
Apelido: Aaron
Data de Nascimento: 26 Fev 1990
Cidade: FORTALEZA
País: Brasil
Localização: Fortaleza
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#37 Mensagem por Aaron Leonardo »

Estou adorando as aulas e estudando com empenho sobre aquarismo marinho. plus_icon

Avatar do usuário
Aaron Leonardo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Mai 2013, 04:57
Apelido: Aaron
Data de Nascimento: 26 Fev 1990
Cidade: FORTALEZA
País: Brasil
Localização: Fortaleza
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#38 Mensagem por Aaron Leonardo »

Celso Suguimoto escreveu:Um artigo q acho bem legal é esse, com uma tabela de parametros ideais

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.reefkeeping.com/issues/2004-05/rhf/index.php" onclick="window.open(this.href);return false;this.target='_blank';" rel="nofollow">http://www.reefkeeping.com/issues/2004-05/rhf/index.php</a><!-- m -->


Parametros ideais

<table style="width:50%;border:1px solid #cccccc;" cellspacing="0" cellpadding="0"><tbody><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Parametro</td><td style="border:1px solid #cccccc;">Recomendado</td><td style="border:1px solid #cccccc;">No Mar</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Calcio</td><td style="border:1px solid #cccccc;">380-450 ppm</td><td style="border:1px solid #cccccc;">420 ppm</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Alcalinidade</td><td style="border:1px solid #cccccc;">2.5-4 meq/L
7-11 dKH</td><td style="border:1px solid #cccccc;">2.5 meq/L
7 dKH</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Salinidade</td><td style="border:1px solid #cccccc;">35 ppt
sg = 1.026</td><td style="border:1px solid #cccccc;">34-36 ppt
sg = 1.025-1.027</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Temperatura</td><td style="border:1px solid #cccccc;">24 C- 28 C</td><td style="border:1px solid #cccccc;">Variavel</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">pH</td><td style="border:1px solid #cccccc;">7.8-8.5 OK
8.1-8.3 melhor</td><td style="border:1px solid #cccccc;">8.0-8.3</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Magnesio</td><td style="border:1px solid #cccccc;">1250-1350 ppm</td><td style="border:1px solid #cccccc;">1280 ppm</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Fosfato</td><td style="border:1px solid #cccccc;">< 0.03 ppm</td><td style="border:1px solid #cccccc;">0.005 ppm</td></tr><tr style=""><td style="border:1px solid #cccccc;">Nitrato</td><td style="border:1px solid #cccccc;">< 0.2 ppm</td><td style="border:1px solid #cccccc;">Variavel normalmente abaixo de 0.1 ppm</td></tr></tbody></table>



Celso, esse link que você postou sobre artigos de aquarismo é excelente. Uma riqueza de informações, contém tanta que estou organizando o artigo num documento no word para imprimir, e assim anexar junto com uma apostila que estou fazendo para estudo próprio. Os links dos próprios artigos que direcionam para outras páginas, nuss... Tudo detalhado... Muito bom!! Já vi que tenho muito o que estudar. rsrs clapping_02

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#39 Mensagem por Celso Suguimoto »

O Randy Holmes é pHD em quimica e muito respeito tanto nos EUA qto fora... é referencia nesse assunto
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Aaron Leonardo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Mai 2013, 04:57
Apelido: Aaron
Data de Nascimento: 26 Fev 1990
Cidade: FORTALEZA
País: Brasil
Localização: Fortaleza
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Curso de Aquarismo - Aula 4 - Qualidade da Água

#40 Mensagem por Aaron Leonardo »

É... Eu estava lendo alguns artigos publicados por ele, são interessantíssimos!
Nesse mesmo link que você postou, pude encontrar esses outros que descrevem com detalhes artigos fundamentais para iniciantes, são ótimos. Os mesmos possuem links que direcionam para outras páginas com aprofundamento no assunto citado. O conteúdo é extenso e detalhado, mas vale muito a pena. Estou aprendendo bastante. clapping_02
http://www.reefkeeping.com/issues/2007-03/rhf/index.php
http://www.reefkeeping.com/issues/2007-04/rhf/index.php
http://www.reefkeeping.com/issues/2007-09/rhf/index.php

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”