🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Introdução no mundo do aquarismo marinho

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Introdução no mundo do aquarismo marinho

#1 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom galera

Espero que esse tópico tenha valia para alguém. Pois se os fóruns de aquarismo já existissem na época que começei eu tinha economizado muito, mas muito dinheiro.Longe de mim querer parecer o dono da verdade , mas vou escrever o que acho , sem meias verdades

Vocês sabiam que existem instituições de saúde mental na Alemanha que tem aquários como parte do tratamento pelo fato de possuir propriedades relaxantes? E que os egípcios e romanos já possuíam técnicas para manter peixes vivos em tanques?


" Novo aquário marinho"

Acabou de chegar em casa com o aquário novo, todos os peixes nos saquinhos, cascalho de concha moída, um filtro hang on ( que estava na promoção), para iluminação você roubou as lâmpadas da cozinha.Puxa aquela extensão da sala com o famoso "T" . Enche o aquário , mistura o sal, lava as conchas , espera a " poeira" abaixar e taca tudo dentro. Você passa o resto do dia feliz olhando o aquário novo até dormir. Dia seguinte desastre, está tudo morto, você coça a cabeça pensando " O que aconteceu?"

Nesse ponto já posso te dizer que não foi culpa sua . Junta afobação, ansiedade , um lojista que só quer ganhar dinheiro e dá nisso. Já cai nesse truque também. Já vi vendedor de loja tentando vender ( na época era um skilter) para um aqua de água doce. Mas tem solução, leitura e muita. As experiências de outros aquaristas contam muito em sua nova montagem, não tenha medo de perguntar , mesmo depois de anos me considerando com uma certa " experiencia" até hoje tenho dúvidas e conto com a ajuda dos nossos amigos dos fóruns.

Para a primeira montagem devemos levar em consideração

- Espaço físico - quanto maior o aquário melhor
-Tempo disponível? Nem tanto, gasto umas 3 horas por semana e acho pouco
- Bolso:Nesse ponto eu sei que o bicho pega e ninguém quer gastar muito, mas nesse tipo de aquário se gasta um pouco sim
- Equipamentos - Sempre os melhores possíveis ( tem muito DIY muito bom aqui no fórum)
e o ponto mais importante : PACIÊNCIA

Todo mundo fala e eu assino embaixo: - Só as coisas ruins acontecem rápido no seu aquário, as coisas boas demoram

Essa coisa de não querer ter trabalho com aquário é utopia. Você pode ter equipamentos que ajudam a manter o aquário mais facilmente , mas trabalho vai ter sim. ( Desculpem a sinceridade) Se não quer ter trabalho ou preocupação nenhuma , compre uma TV LCD, um aparelho de DVD e um filme chamado " Naked Fish" que simula um aquário , com isso é só desligar a TV a noite e problema resolvido e dependendo do aquário a TV fica mais barato. Precisamos pensar antes de colocar animais vivos ( e caros) em uma caixa de vidro em casa . Se você está decidido que pode e vai manter , ótimo é o passo inicial.

Já tem seu espaço definido? è grande mas o aqua do tamanho que você quer está caro? Tem muito aqua usado ( novo) com o preço muito em conta. Eu acho que mais fácil manter um aqua ( no sentido biológico) do que um aqua pequeno. Claro um aqua de 100 litros á mais barato para manter do que um de 400 litros, mas qualquer mudança em algum parametro mata tudo mais facilmente em um aqua de 100 litros do que 400.Tente achar um meio termo, um aqua de 400 é caro, mas um de 200 cabe no bolso e é melhor que 100.

Comprou o vidro , o móvel e o sump, agora precisamos de um skimmer, bomba de recalque, iluminação ( pelo menos), bombas de circulação, e preparar a parte elétrica com segurança

Aquário, existem milhares de tamanhos e se puder pode mandar uma boa loja fazer nas medidas que você quer. Na questão bota, overflow também vai de gosto pessoal. Tem gente como o Andretti ( foto final da página) que usa uma caixa de overflow externa que facilita uma manutenção

Imagem

O Matias usava um cano direto. O aquário é furado embaixo e colocado uma flange para a conexão dos canos

Imagem

E tem o tipo de overflow bota. Fica mais estético quando feito direito, contudo a manutenção é mais trabalhosa. Se for fazer algo assim pinte o vidro por dentro para não mostrar a sujeira, algas que ficam impregnadas no vidro

Imagem

Em todos os casos a grelha que impede qualquer coisa de entupir a flange dever ter apenas aletas verticais, qualquer parte horizontal segura a nata impedindo a troca gasosa e diminue o a incidência dos raios das lampadas

O Matias explica isso no tópico dele


Imagem


depois mudei para isso e descobri que não poderia ter aletas horizontais, e voltei para as verticais

Imagem

Imagem


Móvel, todo formicado aonde possa cair água. A água salgada corroe tudo que entrar em contato.E infelizmente chegar a custar mais que o aquário

Sump,eu acho a melhor solução para colocar a trambolhada de equipamentos . fica tudo escondido. Tem gente como o Felipe Cota aqui do fórum que não tem sump e o aqua dele é um show a parte. Mas se você perguntar para ele, tenho certeza que as manutenções que ele faz ficariam mais fáceis com um sump. E tem que ter caixa de reposição , por bóia automática , ou por gravidade, assim você mantem sua densidade sempre no nível certo.

Tópico do aqua do Felipe Cota sem sump

http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=221

Exemplo de sump

Imagem

Skimmer , o calcanhar de aquiles de todos os aquaristas. Os de marca são caros , mas são os melhores , e as opções são diversas. Meu conselho , compre um com o dobro da capacidade do seu aqua, não economize , esse será o coração do sistema e responsável pela qualidade de sua água. Existem muitos projetos DIY que deixam muitos de marca no chão

Exemplo de skimmer ( foto retirada da internet) Bubble Magus MC100

Imagem

Exemplo de skimmer DIY ( muito bem feito por sinal)

Imagem

Bomba de recalque , a mais confiável possivel, QO, Sicce Enheim, acho interessante ter uma chinesa ( pode ser usada) para redundância, acho legal a potência ter pelo menos 15 X o volume do aqua.

Exemplo de bomba de recalque Sicce Syncra 3.0

Imagem

Iluminação, esse ponto vai depender do que você quer ter no aqua, e é um assunto muito discutido atualmente por causa dos LEDS.Mas temos as opções HQI, e as muito usadas as T5. Mas tem que lembrar que tem que ser de boa marca, podemos citar algumas : giesemann, arcadia, BLV entre outras. Essas eu acho legal comprar na loja pois depois de um tempo elas perdem a potência e não vão funcionar para um aquário.Ah independente do tipo do aqua as lampadas com temperatura ( cor) abaixo de 10.000 kelvin não dão um aspecto legal para um aquário. Eu uso uma HQI 10.000 K combinada com actinicas para acentuar a cor dos corais.Todos os modelos tem seus prós e contras, avalie qual a melhor opção para seu aquário

Exemplo de luminária LED , retirado do site http://www.reefbuilders.com

Imagem

Exemplo de lampada HQI tipo rosca

Imagem

Exemplo de lampadas T5

Imagem


Bombas de circulação, existem muitas opções no mercado, Eu uso 2 stream ( NY Extreme) com 1500 l/h par uma aqua de 200 litros, se uma queimar , ainda tenho a outra e com isso consigo gerar várias correntes diferentes ( fluxo caótico)


Exemplo de uma bomba tipo stream Tunze Turbelle

Imagem

Sistema de refrigeração - Chiller / ventoinhas

O objeto de desejo da maioria dos aquaristas. Equipamento imprecindível no verão. A água do aquário passa por um cano de titânio onde este é enrolado com um tubo de cobre cheio de gás de ar condicionado. O termostato "diz" ao compressor quando ligar e esfriar

Exemplo de chiller

Imagem

Aquecedor

Equipamento igualmente essencial como o chiller . Mas este tem que ser de boa marca, tenho um chinês e um belo dia chego em casa do trabalho , diazinho frio 18º. Olho o aqua e as ventoinhas funcionando a toda, olhei a temperatura do controlador 28º!!!! Joguei o aquecedor fora na hora. Marcas boas , Jager, hagen, marineland ( visitherm), as outras não conheço então não posso falar

Exemplo de aquecedores marineland , jager

Imagem

Olha o que acontece quando o aquecedor falha ( e era um aquecedor de marca boa)


Imagem retirada do site http://www.reefbuilders.com

Imagem

Todos os equipamentos acima são exemplos. Existem outras marcas e modelos que podem servir para a sua montagem


E para ligar tudo isso? Tomadas.Você com certeza deve ter lembrado do seu aqua com 2 extensões, 5 "T´s" e fio para tudo que é lado. Aí que mora o perigo. Não adianta nada gastarmos 2000 reais em um baita skimmer e economizarmos em uma parte elétrica adequada. O certo é puxar do quadro geral ramais 110 e 200 apenas para o aquário. Normalmente uma tomada de boa qualidade aguenta 900W e 10A DE PICO , NíO CONSTANTES!!!! Ou seja todo equipamento elétrico no momento da sua ativação gera um pico maior do que consome durante seu uso. Um lâmpada HQI gera 6A de pico no seu acendimento. Existem pessoas nos fóruns que montam painéis elétricos , alguns muito bonitos que vem com fusíveis, disjuntores que desarmam em um curto circuito. Calcule quando todos os seus equipamentos em watts e amperes para montar sua parte elétrica com segurança

Exemplo
Lampada HQI - 150W - 220V
Lampada act - 60W - 110v
Bomba recalque - 45W 110v
Bombas de circulação (2) - 12W 110V
Skimmer - 43 W 110v
Controlador - 15W 110V
Só aqui já temos 320W

Nesse caso 1 tomada para 110 V e outra 220V com disjuntor dedicado para ambos e bitola de fio adequada (4mm a 6mm) já dá conta, mas não use os "T´s" . Use esses paineis controladores ou procure por filtros de linha que normalmente são usados em equipamentos de áudio e vídeo alguns custam uns 80 reais , mas vale a pena.


Não falei dos outros equipamentos , pois ajudam , mas não são essênciais para uma montagem . Claro um reator de Ca é mais fácil para manter níveis de Cálcio do que reposição manual. Um chiller passa mais tranquilidade do que ventoinhas , ambos funcionam , o que difere um do outro é o esforço para chegar no nível pretendido.Mas como a intenção á apenas um resumo desse mundo vamos deixar para lá...

Próximo passo, substrato e decoração ( RV´s) . Tem gente que gosta de halimeda, outros aragonita. Eu uso aragonita Samoa Pink uns 15 cm( sem Jaubert)e estou satisfeito. Na minha opinião um substrato mais alto ajuda muito no processo de denitrificação , para mais detalhes ver o tópico do Julio abaixo.

http://www.brasilreef.com/forum/viewtop ... f=45&t=996


RV´s tente achar as naturais, tem um monte de desmonte. Podem ser um pouco mais caras, mas o resultado estético é melhor. O layout? Isso é bem pessoal e acho que depende da finalidade do aqua. Minha opinião? Muitas RV´s para os corais terem aonde se fixar, se fosse um aqua com a finalidade de manter peixes, deixaria poucas para dar o espaço a eles.

Neste tópico tem o resumo e o link para a maioria dos aquarios do fórum, lá você pode ter uma idéia das montagens, você pode até tentar copiar , mas nenhum aquário fica igual ao outro.

http://www.brasilreef.com/forum/viewtop ... f=25&t=641


E neste ponto a PACIÊNCIA

Vai demorar um pouco para estabilizar o aqua, os níveis de amonia e Nitrito vão subir as alturas e muito dificilmente algo sobreviverá nessas condições. Pelo menos 30 dias para ficar habitável. Nesse meio tempo peça, ou compre de alguém alguma rocha já colonizada para começar o processo biológico no aqua, a vida vai começar a brotar no aqua.

Manutenções
Uma coisa que você terá que ter ( obrigatório) é pelo menos um deionizador com resina mista ( catitonica e anionica) pois a água que vem da torneira é imprópria para usos em aquários , contém fluor e cloro. è bem simples, um cano de PVC que contem com entrada de água por baixo e saída por cima com resina, perlon e cavão no meio.Tem gente que usa água de osmose reversa mas o descarte é maior , contudo a água é mais limpa ainda ( quando os elementos filtrantes não estiverem saturados). Compre um , faça um, mas pelo amor de Deus não coloque água direto da torneira no aquário. Mesmo que com um teste de fosfato mostre "zero" . Existem outros elementos que não acusam nos testes.

Medidor TDS - Essencial
Hoje está bem mais barato ( uns R$ 60) e vale a pane ter um para medir a água do seu deionizador. Só assim você pode saber se sua água de reposição , TPA está boa

Refratômeto - Essencial
Esqueça esses medidores de plástico, eu tinha um da coralife e mesmo assim ele marcava 3 pontos acima do ideal. Hoje esse equipamento não é tão caro ( uns R$90) e é bem mais preciso que os demais

TPA´s - Essencial
Assunto muito discutido nos fóruns. Fazer ou não fazer? Cada aquário tem uma necessidade de suplementos diferente do outro. Sempre use um sal de marca conhecida, tropic marin, red sea, brigthwell, etc. É como um amigo meu fala , o " chá da vovó resolve tudo" . Para mim é a melhor maneire de manter um aqua são as TPA´s. Faça semanais , quinzenais , mensais mas faça . Eu faço 15% a cada 15 dias, é a melhor maneira de manter seus níveis de elementos equilibrados

Sal
Existem muitas marcas no mercado , as mais conhecidas já citadas acima são as melhores. Existem muitas marcas entrando no mercado agora, Blue Treasure, H2O, contudo nunca usei e não posso falar delas. Para teste compre um teste de Fosfato para testar a água depois de pronta. Tenha sempre guardado a quantidade para fazer pelo menos a metade do volume do seu aquário, nunca se sabe quando vai precisar fazer uma TPA emergêncial.E repito é a maneira mais barata e garantida de um aquário saudável , o famoso " chá da vovó".

Água Natural
Uso de vez em quando, pego de um cara chamado Adriano Maresia aqui do fórum. Todos os níveis estáveis. Mas tome cuidado existem uma série de microorganismos nessa água quando é coletada e morre dentro de 2 horas deixando a água indesejável no quesito poluentes.E nesse caso talvez seja necessário suplementar alguma coisa , cálcio, magnésio etc.

Nossa quanta coisa para pensar, comprar. Mas é melhor pensar nesses detalhes antes de montar pois depois de montado o trabalho para solucionar o problema é bem maior.

Isso de maneira bem resumida. Existem outros milhares de detalhes entre essas etapas

No meu ponto de vista ( bem pessoal) , ter um aquário é observar, aprender. Nada contra com quem pode mandar uma loja fazer manutenção toda semana, mas e a interação?, o que você está aprendendo? Eu gosto de fazer minhas TPA´s , limpar meu skimmer, montar alguma coisa no aquário , como disse no começo do tópico gasto umas 3 horas por semana e acho pouco. Nem vejo a hora passar quando estou mexendo nele, é minha fuga depois de um dia cansativo de trabalho e transito.

Toda essa minha paixão com aquários se deve ao fato de ter crescido ao lado deles, contudo quase tudo aprendi errando, ganhando dicas de outros aquaristas, e o mais difícil de aprender foi de ter paciência.Tem um monte de aquarista que desmonta o aquário depois de 6 meses por que nada ficava do jeito que ele queria. Quase todas as montagens que fiz se estabilizavam depois de 12, 15 meses. Não adianta querer apressar as coisas. Aquelas colônias de corais que vemos nas filmagens de mergulhos demoraram centenas senão milhares de anos para atingirem aquele tamanho e isso na natureza, coisa que não conseguimos recriar 100% em nossos aquários.

Imagina chegar em casa e se deparar com um aqua desse? Esse é o resultado de muita leitura, esforço e dedicação ...

Aquário do Andretti Figueiredo aqui do fórum

Imagem



Claro que não consigo em apenas 1 tópico juntar , todas as informações dos outros tópicos, mas se você está com um tempinho pesquise, pergunte, o pessoal do fórum está aqui para ajudar.

Alguns livros muitos legais

O Aquário marinho e as rochas vivas - Sergio Gomes
The reef aquarium volumes 1 e 2 ( em inglês) Julian Sprung ( esse cara manja) - Esse você acha em PDF na net
E o próprio fórum , aqui você acha muitas, mas muitas informações valiosas

O matias criou um tópico com a relação de diversas lojas em vários estados, se você mora perto de alguma aproveite para conhecer o loja e conversar com o dono fazer um orçamento etc.

http://www.brasilreef.com/forum/viewtop ... =29&t=4200


Abraços
Editado pela última vez por Arnaldo Pieruccini em 16 Out 2011, 12:34, em um total de 7 vezes.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#2 Mensagem por jose Jorge »

clapping_02

Muito bom Tópico.....e ótimas dicas................... icon_joia

"Essential Reading"............para quem pensa em ter um Aqua................. 8-)

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#3 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valew Yuri

Estou adicionando coisas importantes conforme vou lembrando.


Abraços

Avatar do usuário
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 596
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:18
Apelido: RBazzani
Localização: Sorocaba - SP
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#4 Mensagem por Renato Bazzani »

Parabens Arnaldo. Gostei muito do topico.

Abraço
Renato
Imagem

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#5 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valew Renato


Eu queria que ficasse uma coisa fácil e rápida para ler.


Abraços

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#6 Mensagem por Márcio Oliveira »

Arnaldo, parabéns. Show de bola seu tópico. Importante pra quem quer ingressar no aquarismo marinho. Com certeza vai ajudar muita gente. icon_joia

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#7 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valew Márcio!!!


Abraços

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#8 Mensagem por Elder Luis »

ótimo tópico, parabens pelo empenho e pelas informações de muita valia para os iniciantes. icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Set 2010, 12:51
Apelido: Brancalion
Cidade: São Paulo
País: BR
Localização: Sao Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#9 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Muito bom.

Parabéns.

Esmael Vioto Neto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 92
Registrado em: 10 Out 2010, 18:32
Apelido: Mael
Cidade: campinas
País: Brasil
Localização: campinas -sp
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#10 Mensagem por Esmael Vioto Neto »

Sem palavras topico belo...

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#11 Mensagem por Elder Luis »

O Arnaldo deve ter gasto umas boas e belas horas construindo esse tópico, parabens pelo empenho e qualidade icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#12 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Poxa galera , fico até emocionado icon_cry_smile icon_cry_smile icon_cry_smile

Eu queria um tópico de leitura agradável para novos usuários, sem nada muito técnico, apenas um " overview" sobre a maioria dos detalhes. De vez em quando ainda edito com alguma coisa que eu lembro.


Abraços

Avatar do usuário
Felipe Calejon
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 243
Registrado em: 28 Jun 2011, 14:12
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 24 Out 1990
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#13 Mensagem por Felipe Calejon »

Parabéns pelo texto Arnaldo, esta ótimo, simples e objetivo
vai ser de grande valia e inspiraçao para a minha montagem !
Abraço !

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#14 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valew Felipe

Que bom que está sendo de ajuda para os amigos aqui no fórum.


Abraços

Nélio Pinheiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Set 2011, 14:23
Apelido: jr9000
Data de Nascimento: 20 Dez 1980
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#15 Mensagem por Nélio Pinheiro »

Comecei uma Marinho da Boyu de 80L e comecei errado, coloquei uma anemona e ela morreu, soltando aquelas porcarias na água.
Já morreu 3 corais, comprei um estabilizador de agua hoje pra colocar.
Não sei o que fazer.

JuniorRP

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#16 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Nélio


O que você pode e deve fazer inicialmente é remover todo e qualquer resíduo da anemona. Depois faça um TPA de 40 a 50% , Coloque um bom carvão ativado e esqueça de colocar algum coral novo no aqua por enquanto. O bom seria monitorar a água com testes de amonia,nitrato,fosfato nesse meio tempo. Não dose mais esse estabilizador de água o que você menos precisa agora é de mais quimica na água.


Abraços

Ps: Para ter alguma resposta mais rápida , você pde criar um tópico com suas dúvidas. Como foi sua pergunta foi em um tópico onde a a intenção é apenas informativo acho que alguém iria demorar mais para ver.


Abraços

Matheus Peixoto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 07 Set 2011, 23:08
Apelido: Matheus Peixoto
Data de Nascimento: 25 Ago 1995
Cidade: franca
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#17 Mensagem por Matheus Peixoto »

Parabens ! Arnaldo ,
ótimo tópico, muito bom mesmo,
aquarismo é isso , ter paciencia , porque as coisas não evoluem do dia pra noite .
abraço.
Meu Boyu TL 550 : viewtopic.php?f=99&t=45241

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#18 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Valew Matheus!!

Avatar do usuário
Bruno Braz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 17 Jan 2011, 20:13
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 13 Out 1986
Cidade: bsb
País: brasil
Localização: Distrito Federal

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#19 Mensagem por Bruno Braz »

Para mim que sou iniciante, achei muito legal o tópico!

Obrigado.
Imagem

Avatar do usuário
LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Fev 2010, 10:20
Apelido: LuizTapia
Localização: Porto Seguro/BA
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Introdução no mundo do aquarismo marinho

#20 Mensagem por LuizTapia »

SHOW!!!!!!!! Parabéns pelo excelente tópico!!!!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia
Atual --> Nano do Tapia 2 - A Fenix

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”