🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Água viva no Brasil

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Água viva no Brasil

#1 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Venho dando uma olhada pela internet sobre como o áquarismo marinho lá fora é diferente do que temos aqui.
e me deparei com algo bem exótico.

Algumas pessoas estão criando medusa da lua em aquários mesmo sem conhecimento, bastando apenas
os equipamentos necessários para circulação e temperatura. É vendido inclusive diversos tipos de alimentos em torno de 10 a 20 dólares.

Alguém conhece se existe ou se é permitida a venda desse tipo de animal por aqui?

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Água viva no Brasil

#2 Mensagem por Elder Luis »

Nunca vi a venda, os poucos que vi colocarem em aquário foram capturadas no mar pelo próprio aquarista por conta e risco, lembrando que os cnidários (mesma família das anêmonas) são tóxicos e de certa forma perigosos para seres humanos, inclusive o animal mais peçonhento do mundo é uma água viva encontrada na região da Austrália, a chamada VESPA DO MAR (Chinorex Fleckeri), ela é pequena mas possui tentáculos bem longos e azuis, se vc for queimado por esses tentáculos vc pode ter uma parada cardíaca em 3 minutos, considerando que vc está dentro do mar... bye1

Imagem


Imagem


Essa foto é de uma vítima que teve as penas "queimadas" pelos tentáculos azuis dela:

Imagem
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Água viva no Brasil

#3 Mensagem por Gabriel Ferrari »

eu também sempre tive receio de água-viva
mas olha o que encontrei

http://jellyfishart.com/

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Água viva no Brasil

#4 Mensagem por Elder Luis »

:shock:

que maluquice!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Água viva no Brasil

#5 Mensagem por Gabriel Ferrari »

parece ser algo que está se tornando muito popular pela América do norte

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Água viva no Brasil

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Judiação daqueles peixes naquele espaço minusculo

Gabriel freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 177
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:40
Apelido: freitas
Data de Nascimento: 03 Mai 1995
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/ Sampa
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Água viva no Brasil

#7 Mensagem por Gabriel freitas »

Oi,

Aqui na biblioteca da faculdade tem um livrinho sobre manutenção de águas vivas em aquário! Era algo compacto e conciso, um guia rápido e em português. Eu só o li por cima e não me lembro o nome agora, mas sexta feira, depois das minhas provas, eu posso dar uma lida e resumir pro amigos, caso queiram.

Pelo pouco que eu me lembro agora, águas vivas podem até ser fáceis de manter dependendo da espécie. Como no Brasil nunca vi vender, teria de usar as nacionais indo mais ou menos por tentativa e erro...
Eu lembro que no livro se comentava de uma espécie de água viva fácil de manter que era "fotossintetizante" e só precisava de um aquário comum, sem rochas só com iluminação, água fria e filtro.

Acho que todas essas espécies seriam da Classe Scyphozoa, dentro do Filo Cnidaria. Teria de se tomar cuidado com as águas vivas da Classe Cubozoa, também dentro de Cnidaria, porque alguns são bem venosos, como disse o Elder. Se bem que essa classe é mais do pacífico...
Tem a Classe Hidrozoa tbm, que inclui as caravelas, mas essa é beeeem mais difícil de manter.


Abraço!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Água viva no Brasil

#8 Mensagem por Matias Gomes »

tem um aquario delas no aquario publico de ubatuba e tem um projeto de outro num restaurante em SJC a água viva em questão não queima tanto como as outras.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Água viva no Brasil

#9 Mensagem por Humberto Jr. »

Estas são do Aquário de Gijón(Astúrias - Espanha), são alimentadas com Artêmia
[BBvideo 640,480]http://youtu.be/rL2lcT_Tbis[/BBvideo]

Um dos cuidados que necessita é ser um tanque cilíndrico, para evitar que a água-viva se choque com as laterais, que pode levar a morte.

Uma que achei legal é essa que possui "feixes luminosos". ( Aquário de Barcelona):
[BBvideo 640,480]http://youtu.be/tvEoA3ihJYA[/BBvideo]
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Água viva no Brasil

#10 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Gabriel freitas escreveu:Oi,

Aqui na biblioteca da faculdade tem um livrinho sobre manutenção de águas vivas em aquário! Era algo compacto e conciso, um guia rápido e em português. Eu só o li por cima e não me lembro o nome agora, mas sexta feira, depois das minhas provas, eu posso dar uma lida e resumir pro amigos, caso queiram.

Pelo pouco que eu me lembro agora, águas vivas podem até ser fáceis de manter dependendo da espécie. Como no Brasil nunca vi vender, teria de usar as nacionais indo mais ou menos por tentativa e erro...
Eu lembro que no livro se comentava de uma espécie de água viva fácil de manter que era "fotossintetizante" e só precisava de um aquário comum, sem rochas só com iluminação, água fria e filtro.

Acho que todas essas espécies seriam da Classe Scyphozoa, dentro do Filo Cnidaria. Teria de se tomar cuidado com as águas vivas da Classe Cubozoa, também dentro de Cnidaria, porque alguns são bem venosos, como disse o Elder. Se bem que essa classe é mais do pacífico...
Tem a Classe Hidrozoa tbm, que inclui as caravelas, mas essa é beeeem mais difícil de manter.


Abraço!


Fiquei corrido um bom tempo e não acompanhei o forum desde então!
Se poder recomendar essa leitura com o nome do livro e o autor seria ótimo!!

obrigado

Gabriel freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 177
Registrado em: 21 Ago 2011, 22:40
Apelido: freitas
Data de Nascimento: 03 Mai 1995
Cidade: Ribeirão Preto
País: Brasil
Localização: Ribeirão Preto/ Sampa
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Água viva no Brasil

#11 Mensagem por Gabriel freitas »

Olá!

Desculpe a demora, Gabriel Ferrari! Andei meio longe de fóruns nesse final de semestre!
O nome do livro acho que era How to keep jellyfish in aquariums, Como manter água vivas em aquários, de Chad L Widmer, 2008.


Abraço!!

MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Água viva no Brasil

#12 Mensagem por MARÇAL MELLO »

Não sabia que viviam em aquarios. Já até coloquei algumas, mas daquelas sem filamentos que não queimam, só para alimentar os marimbás, não sobra nada. Gostaria de uma referencia para saber os nomes, se alguem puder ajudar...
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”