🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Caio Bamberg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Nov 2020, 08:20
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 01 Jan 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#1 Mensagem por Caio Bamberg »

(criei o tópico aqui pois sou iniciante e não sabia qual seria o melhor fórum)

Olá a todos, espero que estejam bem.
O assunto é antigo e o remédio é polêmico, mas eu resolvi apelar a essa solução pois:
1 - meu tanque (700 litros no display) está nos primeiros dias de ictio (só percebi num hapetus pequeno)
2 - não tenho quarentena (ainda)

Portanto, comecei hoje o tratamento e vou publicar aqui minha evolução caso vocês tenham interesse.

O que vou fazer:
- Display + Sump (descontando substrato e pedras) = 800 litros.
- Aplicação de uso severo: 3x medidas para cada 190 litros = aprox. 13 medidas
- UV desligado durante todo o período de tratamento
- Retirado Carvão Ativado durante todo o período de tratamento
- SUMP apenas com perlon
- Skimmer desligado por 60 minutos no momento da dose (depois eu ligo novamente)
*Eu uso 3x luminárias Hydra 64 da AquaIllumination
- 1a dose no início do ramp de iluminação às 9h50
- 2a dose ao desligar todas as luzes às 23h
*O esquema que eu uso de ramp e desligar leva umas 2h horas em cada, até atingir o branco e até desligar 100%. Uso um esquema disponível no site da própria AI, esse aqui.

Em paralelo, estou usandio o Seachem Garlic para estimular alimentação dos peixes, com ração variada 4x ao dia (incluindo artêmias e fishball em dias alternados) - mas sem restos orgânicos, estou tomando cuidado com isso.

No meu tanque eu tenho:
- 1 anemona BBT Rainbow
- 5 corais moles
- 3 lps
- 2 palhaços
- 1 foxy face
- 1 yellow tang
- 1 donzela rabo amarelo
- 1 dottyback
- 1 tang hepatus (óbvio, o único com ictio aparente na derme)
- 2 stenopus

O aquário tem apenas três meses (nem precisam dar bronca, eu já sei que vacilei e avancei etapas importantes), mas foi feito 30 dias de ciclagem com acelerador special blend, os corais entraram depois por mais 30 dias, e os peixes eu adquiri nos últimos 30-40 dias. Todos os parâmetros estavam estáveis por 6 semanas antes de inserir os primeiros peixes.

Apesar de gostar de fazer tudo eu mesmo e pesquisar bastante, eu tenho o serviço de manutenção contratado na loja Ecomarine de SP, e um técnico vem fazer manutenção todas as quinta-feiras religiosamente.

Comecei o tratamento na manhã do dia 02/12/2020. Vou fazer esse tratamento por 20 dias e, caso seja do interesse de vocês, prometo fazer relatos a cada semana aqui.

Evidente que, ao longo do período de tratamento, não vou incluir nenhum outro animal no tanque, seja peixe, vertebrado, invertebrado, corais etc.

Assistindo a vários vídeos e lendo artigos sobre o uso desse remédio, percebi claramente que as instruções da bula são insuficientes. Um vídeo que encontrei (de 2015) e achei bem relevante está aí embaixo.
Por que ele é diferente?
1- tem mais detalhes
2- explica melhor a questão das doses vs horários de uso da iluminação (o que tá na bula é muito genérico)
3- fala da importância de dissolver no SUMP para evitar irritar os corais com os cristais super concentrados do produto
4- fala da importância de fazer uso do remédio também como método de prevenção, tipo 1x por mês, na sua dose mínima recomendada.

É em inglês (britânico) e sem legendas, mas achei pertinente:
How To Use Polyp Lab Medic. Reef Safe Whitespot Treatment:

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=I3nSUwOrGbU[/videos]

Será que esqueci de algo? Fico à disposicão.

Obrigado pela atenção,
Forte abraço.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Caio Bamberg escreveu:Portanto, comecei hoje o tratamento e vou publicar aqui minha evolução caso vocês tenham interesse.
...

Comecei o tratamento na manhã do dia 02/12/2020. Vou fazer esse tratamento por 20 dias e, caso seja do interesse de vocês, prometo fazer relatos a cada semana aqui.


Relatos sempre são importantes. Em grupos do whatsapp já vi pessoas falando que deu certo e outros que não.

Seria bacana um "experimento" relatado.

Nos informe sim! Poderá servir de experiência para outros aquaristas.


Eu tive problema de ictio no meu aquário e mesmo quarentenando todos os peixes. Suponho que o inóculo foi através da equipe de limpeza. Hoje não me causa quaisquer problemas, só quando mexo muito no aquário que a hepatus fica um pouco pintada, ams em 2 dias já fica tranquila.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#3 Mensagem por Arnaldo Doi »

Caio Bamberg escreveu:Comecei o tratamento na manhã do dia 02/12/2020. Vou fazer esse tratamento por 20 dias e, caso seja do interesse de vocês, prometo fazer relatos a cada semana aqui.


estarei acompanhando!
tb contraí o ictio, mas tenho a praga sob controle
assim q terminar de popular o aquario, vou tentar tb esse produto
abraço e boa sorte

Caio Bamberg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Nov 2020, 08:20
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 01 Jan 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#4 Mensagem por Caio Bamberg »

Fala pessoal, tudo bem?

5o dia de dosagem (faltam 15) e continuo a estudar e pesquisar.

O que posso dizer por enquanto:
1 - Corais, anemona e peixes parecem reagir de forma saudável;
2 - Continuo a alimentar utilizando um pouco de Garlic Guard (Seachem) e todos estão gordinhos e famintos;
3 - Nenhum coral ou outro animal parece estar (visivelmente) prejudicado pelo produto;
4 - Continuo a usar dose máxima indicada, e sendo muito cuidadoso com horários, uso do skimmer (inativo por até 2 horas após aplicação) e UV desligado;
5 - Continuo sem Carvão ativado;
6 - Parâmetros estáveis como antes da aplicação.

Bem, visivelmente parece que a praga está controlada, apesar do Hepatus ainda ter umas bolinhas brancas por ali (pequenas). O outro que teve, na nadadeira, foi o YT - ele se recuperou prontamente após o 2o dia de aplicação do MEDIC.

Pelo que tenho estudado, eu preciso de fato aguardar o período total do ciclo de vido dessa praga que pode levar em média 14 dias. Importante: eu não tenho nenhuma base técnica ou teorica, ok? Sou um aquarista amador, apenas leio e vejo vídeos no mundo todo tentando usar meu bom senso como filtro.

Pelo que entendi por aí, o remédio é realmente mais efetivo no período "nadante" (é assim que fala?), depois de eclodir do substrato/pedra. Ou seja, se ainda está visível no peixe, é pq ainda vai cair ao substrato e daí eclodir etc.

Outro ponto importante: diminui o fotoperíodo do aquário para 4 horas com luz branca, com ramp de 1 hora antes e depois sem luz branca (6h ao todo).

Planejo adquirir e montar uma quarentena em janeiro. A partir daí, minha preocupação é como exterminar o bicho do meu display principal - por isso, pretendo continuar com manutenções do MEDIC (dose mínima) a cada 45 dias.

Na próxima semana eu mando novos relatos (ou antes, se acontecer algo relevante).

Abs,

Caio Bamberg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Nov 2020, 08:20
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 01 Jan 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#5 Mensagem por Caio Bamberg »

São 12 dias desde o início do tratamento e agora falta uma semana apenas.
Peixes, corais e anemona parecem ter se adaptado bem ao medicamento.

Funciona? Até agora, sim. Debelou o ictio, e não percebi nenhum animal infectado na derme nessa última semana. Além disso, os animais que estavam infectados, especialmente o Tang Hepatus, estão "curados" e sem sequelas visiveis na pele.

Daqui 1 semana finalizo o tratamento com dose máxima, então, farei a TPA de 20% da agua, e dali 30 dias vou retomar o tratamento em dose minima por mais 10 dias.

Abs.

Caio Bamberg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Nov 2020, 08:20
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 01 Jan 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#6 Mensagem por Caio Bamberg »

Fala pessoal, tudo bem? Espero que sim.
Tratamento encerrado! Volto a fazer a dose preventiva daqui 30 dias, na dose mínima recomendada.

Deu certo? Sim. Me parece que deu super certo, pois 1 semana após o início do tratamento, o ictio sumiu nos peixes e 20 dias depois não mais retornou. O tratamento levou 20 dias pois, em tese, e utilizando dose máxima de 4x1, acompanhou todo o ciclo de vida dessa praga.
Antes do tratamento, eu fiquei umas 3 semanas só administrando a situação com alimentação etc, e de uma hora pra outra piorou muito e o ictio que só estava visível no Hepatus, já estava espalhando em outros peixes, principalmente no meu YT.
Uma semana depois os pontos brancos sumiram, e o Hepatus levou mais tempo para recuperar a derme. Porém, não vi nunca mais os pontos brancos novamente.
Hoje voltei a rodar o "filtro" UV 24 horas por dia, e mantenho uma boa alimentação. Temperatura estável em 26,5... aos poucos vou abaixar para 26.
Ainda não voltei com o carvão ativado, vou esperar um pouco mais tempo para depois da TPA que vai acontecer essa semana. Após a TPA, vou entrar com Special Blend + Nite Out da Microbe Lift.

Um detalhe a observar: toda vez que eu aplicava a dose (máxima) do Medic, a minha anemona BBT Rainbow costumava se fechar nas duas horas logo após a aplicação. Depois ela abria normal, e as zooxantelas parecem estar bem. Desde ontem, quando encerrei, a dosagem, ela está aberta direto, inclusive no escuro icon_yahoo

Se eu recomendo o tratamento? No meu caso funcionou. Porém:
1 - o Medic é MUITO caro: eu paguei R$315 cada frasco e usei 2 inteiros. Hoje, o valor mais barato que encontrei no frasco foi R$510 - tive que comprar um pro tratamento preventivo daqui 1 mês (o cara da loja me disse que acabou o lote anterior, e o novo já sofreu o custo alto do dólar).
2 - o tratamento é muito chato e tem que ser rigoroso! Ou você segue o plano do primeiro ao último dia com muito rigor sobre horários, doses e regulagem dos equipamentos (vejam na descrição no meu post mais pra cima) - ou depois vai reclamar que não surte efeito.

Será que o ictio vai voltar? Eu não acho que ele foi erradicado do sistema... mas acho que os animais foram recuperados e de agora em diante terei que ter protocolos mais rigorosos de quarentena etc., além disso, vou fazer a dosagem mínima preventiva por 10 dias a cada 30 dias.

Quem tiver dúvidas ou curiosidade nesse tema, só me procurar.

Qualquer novidade eu aviso vocês.

Valeu!

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#7 Mensagem por fabio simoes »

Caio,

Legal seu relato,

Mas eu conheço muitas pessoas que usaram esse medicamento e os peixes morreram do mesmo jeito.

Eu conheço diversas outras pessoas, como eu mesmo, que tiveram ictio, não fizeram nada, nenhum peixe morreu, a doença sumiu e nunca mais voltou.

Você nunca vai saber se os seus peixes iriam melhorar da mesma forma, mesmo sem o remédio, o que me parece ser o caso.

Então, eu continuo cético a esse remédio, até por que, quando se estuda o ciclo do ictio se vê que os cistos (que não são mortos por nenhum remédio) podem eclodir 30, 60 dias após o tratamento inicial.

A melhor forma de evitar essa doença é fazer quarentena antes da introdução do peixe no aquário.

abraço

Caio Bamberg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Nov 2020, 08:20
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 01 Jan 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#8 Mensagem por Caio Bamberg »

fabio simoes escreveu:Caio,
Então, eu continuo cético a esse remédio, até por que, quando se estuda o ciclo do ictio se vê que os cistos (que não são mortos por nenhum remédio) podem eclodir 30, 60 dias após o tratamento inicial.

A melhor forma de evitar essa doença é fazer quarentena antes da introdução do peixe no aquário.

abraço


Perfeito, Fábio. Concordo, essa é a melhor forma de prevenir mesmo.
Pois é, há muito debate e pouco consenso a respeito. Aqui em casa passaram-se 5 dias do término do tratamento e tudo ok.

Como eu já comprei o Medic, vou reaplicar a dose mínima em 20/1 por 10 dias.

Vou mantendo vocês informados.

Forte abraço e ótimo Natal!

Caio Bamberg
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 03 Nov 2020, 08:20
Apelido: Caio
Data de Nascimento: 01 Jan 1981
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#9 Mensagem por Caio Bamberg »

Feliz Natal a todos!

Pessoal, passado 1 semana após o fim do tratamento, não tive retorno do ictio. Todos os peixes estão bem e saudáveis - mantive a temperatura entre 26,5 e 27c para justamente acelerar o ciclo do protozoário e forçar que ele eclodisse novamente se fosse o caso (nesse período de 7 dias) o que não aconteceu.

Vale destacar que na semana passada eu fiz uma TPA de 15% do volume, mexi no aquascape, limpamos tudo e daí, ontem (29/12), eu incluí 2 novos corais, 1 tang sailfin, e 32 paguros de pata amarela no aquario (meu display tem 700 litros). De ontem pra hoje, todos continuam bem - mas vou acompanhar. Normalmente o ictio surtava justamente depois de mexer no aquario.

Continuo indicando o tratamento com o Medic, apesar do altíssimo custo.

Abs,

Anderson Hernandes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Mar 2021, 09:23
Apelido: Anderson
Data de Nascimento: 20 Abr 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Ictio - tratamento com Polyplab Medic Reef Safe

#10 Mensagem por Anderson Hernandes »

Caio Bamberg escreveu:Feliz Natal a todos!

Pessoal, passado 1 semana após o fim do tratamento, não tive retorno do ictio. Todos os peixes estão bem e saudáveis - mantive a temperatura entre 26,5 e 27c para justamente acelerar o ciclo do protozoário e forçar que ele eclodisse novamente se fosse o caso (nesse período de 7 dias) o que não aconteceu.

Vale destacar que na semana passada eu fiz uma TPA de 15% do volume, mexi no aquascape, limpamos tudo e daí, ontem (29/12), eu incluí 2 novos corais, 1 tang sailfin, e 32 paguros de pata amarela no aquario (meu display tem 700 litros). De ontem pra hoje, todos continuam bem - mas vou acompanhar. Normalmente o ictio surtava justamente depois de mexer no aquario.

Continuo indicando o tratamento com o Medic, apesar do altíssimo custo.

Abs,



Recebi a visita deste tal de Íctio por descuido também, estarei iniciando o tratamento sistema de 480l apenas o novo morador com os sinais de infestação, sabe me dizer o rendimento do frasco? Estarei usando 2 doses diárias de 2 e 1/2 colheres dosadoras. A embalagem menciona gramas mas n sabemos qts gramas tem a dose da colher não dá pra estimar a quantidade necessária e o tratamento n pode ser parado e pretendo fazer de acordo para obter a eficácia. Grato 11 96460-9008 caso ache melhor.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”