🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Isopor no fundo

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
hbauer
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Jun 2020, 20:06
Apelido: Bauer
Data de Nascimento: 02 Fev 1987
Cidade: Campinas
País: Brasil

Isopor no fundo

#1 Mensagem por hbauer »

Pessoal, a uns 10 anos atras eu planejava montar um aquario marinho e pesquisei muito sobre o assunto, comprei o vidro (200L) e alguns equipamentos mas por N motivos o aqua acabou não saindo do papel.
No mês passado tive a surpresa que meu irmão comprou um aquario (desmonte), vidro otimo (450L), trava francesa, com tubulação, movel e sump. E acabei retomando o projeto com ele (inclusive ele já postou algumas perguntas aqui - helder). Mas já vi que muita coisa mudou de 10 anos pra cá, então já vou precisar de ajuda novamente!!!

Duas coisas me chamaram a atenção no nosso aquario:

- No fundo, em em baixo do substrato, tem um isopor com uma camada cinza dura em cima... parece uma rocha viva sintetica, mas plana cobrindo todo o fundo do aqua. Eu nunca tinha visto isso, achei que pudesse ser alguma tecnologia nova, mas tambem não encontrei em nenhum lugar falando sobre algo parecido. O antigo dono, disse que é bom manter. Vi que tinham algumas algas verdes entre o isopor e o vidro. Fiquei imaginando se nesse espaço que ficaria em baio do substrato nao poderia formar bolhas de gas sulfidrico. Alguem sabe pra que esse isopor no fundo? Ele tras algum benefício? estou pensando em tira-lo e deixar só substrato...

- O aqua tem o tubo de descida pro sump direto no fundo, mas não tem uma bota. Ele tem dois tubos de acrilico com tela na ponta, ligado direto no buraco de descida, que funcionam como se fosse a bota e o ladrão. Mas eu nunca tinha visto uma descida feito desta forma. Até achei interessante pois daria pra tirar-los pra limpar se for necessário. Fiquei pensando se não irá fazer um barulho de ralo incontrolavel. Alguem já viu ou usa algo desse tipo? Tem alguma opinião sobre esse sistema?

Valeu pessoal!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Isopor no fundo

#2 Mensagem por Matias Gomes »

os canos vão até a superficie? sim vai ter barulho de ralo se vc colocar um retorno incompatível com o sistema, um registro nos canos de descida resolve o barulho, na caida do sump uma torre de equilibriuo resolve o barulho e o espirrar de agua
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=36&t=2579
nesse video estou montando uma torre de overflow, nos meus reefs sempre usei um furo no fundo do reef em cada canto, um cano até a superficie e depois cortado em tiras,

já usei essa peça que é usado em ventilação de fossas, mas as aletas horizontais não servem para aquariofilia
Imagem

esse é simples e resolve
Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

hbauer
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Jun 2020, 20:06
Apelido: Bauer
Data de Nascimento: 02 Fev 1987
Cidade: Campinas
País: Brasil

Re: Isopor no fundo

#3 Mensagem por hbauer »

Legal Matias! Muito obrigado pela resposta.
O cano de descida já tem o registro, então acho que já resolve. Vou ver essa questão da torre de equilíbrio tambem.
Sobre o fundo, tirei uma foto pra ver se alguem consegue me ajudar.

[imagem]https://uploaddeimagens.com.br/images/002/749/525/original/7FCD3AA9-A389-420C-8B3B-661A17A59901.jpeg?1593915924[/imagem]

[imagem]https://uploaddeimagens.com.br/images/002/749/526/original/29C9035A-0C26-4028-AB17-022C7AE5D143.jpeg?1593915988[/imagem]

[imagem]https://uploaddeimagens.com.br/images/002/749/529/original/C17C85BE-56E1-4298-B627-4325D6E6A697.jpeg?1593916080[/imagem]

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Isopor no fundo

#4 Mensagem por Matias Gomes »

esse fundo me parece que foi feito com closed loop, uma bomba puxa a agua por um local e solta por essas saidas, e um sistema fechado com uma bomba de alto custo externa, onde uma queda de energia não escoaria toda a agua do sistema,
tire uma foto da parte de baixo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

hbauer
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Jun 2020, 20:06
Apelido: Bauer
Data de Nascimento: 02 Fev 1987
Cidade: Campinas
País: Brasil

Re: Isopor no fundo

#5 Mensagem por hbauer »

Legal Matias, nao conhecia esse sistema closed loop. Achei bem interessante, pois não gosto muito do visual das bombas dentro do display.
O meu eu acredito que não foi feito isso, ele tem dois canos em baixo, fiz o teste e o cano da esquerda sai agua nos bicos da esquerda e os da direita nos bicos da direita.
Então acredito que seja só para retorno mesmo. Mas acho que vou acabar mantendo esse isopor no fundo pois pelo teste que eu fiz ele está escondendo a tubulação.
Outra pergunta, o meu retorno sairia agua por esses bicos que estão no fundo, só eles já seria suficiente para manter a circulção sendo que eu posso direciona-los ou seria necessário uma bomba exclusiva para circulação? Eu posso abusar na bomba de recalque pra não precisar de bomba de circulação dentro do display?

Segue a foto do fundo e do video que eu fiz de teste.


[videos]https://www.youtube.com/watch?v=cWYLHMOaIYo[/videos]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”