🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Regulagem fluxo Boyu Tl-550 - Skimmer x bomba

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Luciano Chaves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Jun 2020, 11:25
Apelido: Luciano
Data de Nascimento: 15 Out 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Regulagem fluxo Boyu Tl-550 - Skimmer x bomba

#1 Mensagem por Luciano Chaves »

Oi, pessoal,

Primeiro post aqui. Trouxe ontem pra casa um Boyu Tl-550 (128 litros) já montado/ciclado. Está original (sem adaptações). Tem palhaços e corais moles.

Dei uma olhada nos tópicos relacionados, mas ainda estou com dificuldade de regular o "fluxo de água".

A organização tá assim (começando pela saída de água do aquário pro SUMP): aquário --> Compartimento1-Perlon -> Compartimento2-Skimmer -> Compartimento3-Carvão -> Compartimento4-bomba que faz o retorno da água mandando pra flauta.

Ocorre que as bolhas do skimmer parecem ok, mas ele não está dando conta do fluxo de água, então ao invés de sair apenas pela saída do skimmer, transborda do compartimento 2 pro 3 (aparentemente sem passar pelo skimmer).

Seria o caso de colocar mais perlon, pra diminuir o fluxo de 1 para 2? Mas por outro lado, se diminuir o fluxo de 1 para 2, pode baixar muito o nível do 4 e "faltar" água pra bomba, e além disso subir o nível do aquário.

Seria "normal" não passar todo volume de água pelo skimmer?

Enfim, o "ritmo" entre skimmer e bomba não está legal icon_frusty

Abs.

Cesaleal
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Jun 2019, 19:12
Apelido: Rick
Data de Nascimento: 06 Mar 1993
Cidade: Osvaldo Cruz
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Regulagem fluxo Boyu Tl-550 - Skimmer x bomba

#2 Mensagem por Cesaleal »

cara estou nesse mesmo dilema por aqui... esperando alguém pra da uma ajuda !!

Luciano Chaves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Jun 2020, 11:25
Apelido: Luciano
Data de Nascimento: 15 Out 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Regulagem fluxo Boyu Tl-550 - Skimmer x bomba

#3 Mensagem por Luciano Chaves »

Oi, César,

Fui levando na experimentação, e acho que está ok, pois estou com o aquário há quase dois meses e os corais e peixes estão bem.

Entendi que é "normal" o skimmer não dar conta de todo fluxo de água.... ou seja, parte da água que vem do retorno passa "direto" pelo compartimento onde tá o skimmer. Mas é bom colocar um "bom" volume de perlon, para que a água passe por ali mais "lentamente", e assim o skimmer trabalha a "maior parte" da água.

O que fiz pra regular:
1. Abri totalmente a saída de água e fechei totalmente a entrada de ar (botãozinho preto de girar, que fica na lateral do copinho acrílico);
2. Fui abrindo a saída de ar, e observando a formação de bolhas;
3. Possivelmente no inicio não vai formar boas bolhas, daí você vai fechando um pouco a saída de água e abrindo um pouco mais a de ar, até que chegue no ponto que o máximo de água tá saindo pelo skimmer, e as melhores "bolhas" sendo geradas.

No geral, entendo que os pontos importantes no skimmer são:
- Produzir bolhas de "boa qualidade". Muita “micro bolha”. A tampa do copinho acrílico vai ficando com uma "babinha", e essa vai "transbordando" e muito lentamente formando o líquido amarronzado;
- Em geral, o copinho vai enchendo muito lentamente (dias, e até mais de semana pra encher o copo - no meu caso tá levando semanas pra encher). Se o copinho encher muito rápido, talvez as bolhas não estejam tão boas, e tá transbordando água direto, e não só bolhas (as vezes, dependendo da regulagem, o fluxo fica irregular, gerando um pouco de bolhas, e periodicamente transbordando água).
- A água que vai ficando no copinho é bem escura (marrom claro pra escuro), indicando que o skimmer tá mesmo expelindo o material orgânico ("sujeira")

Mas o mais importante é observar os parâmetros, amônia, nitrito, nitrato, etc., pra ver se seu sistema de filtragem tá suficiente frente ao que tem de animais. Exemplo: o sistema de filtragem pode estar "perfeito", mas se você colocar alimento demais pros animais, sempre vai sobrar muito material orgânico, e pode zoar o ambiente, mesmo com a filtragem no máximo. Daí vai precisar de mais TPAs, etc…

Enfim, tem que ter paciência mesmo.. mas depois que você “sente” que as coisas estão indo bem, então é porque tá acertando.. rs rs

Depois vou tentar incluir umas fotos aqui...

Abs.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”