🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto para aquário marinho de 200 litros

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Marcelo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Jun 2020, 13:17
Apelido: Marcelo2509
Data de Nascimento: 25 Set 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Projeto para aquário marinho de 200 litros

#1 Mensagem por Marcelo Santos »

Nobres amigos, embora tenha experiência com aquários plantados, estou iniciando as pesquisas para me aventurar no fascinante mundo dos aquários marinhos. Por conta do espaço que tenho (moro em apartamento), pretendo montar um reef de 200 litros (1m X 0,4m X 0,5 altura), com vidro extra clear de 10 mm, pois vou usar trava francesa apenas na parte de baixo, por conta da estética. Estou com um pouco de dificuldades sobre o projeto do sump, principalmente. Por esse motivo, gostaria da opinião de vocês sobre os seguintes assuntos:
a) mídias biológicas: Tenho lido muita informação divergente a respeito, pois a decomposição excessiva da amônia em nitrato - ao contrário do que acontece em um aquário plantado, por exemplo, que é absorvido pelas plantas - seria prejudicial aos animais marinhos. Por isso, o ideal seria deixar o skimmer trabalhar na matéria orgânica bruta, e deixar o ciclo do nitrogênio residual para as rochas e substrato. O que vocês acham? Usar ou não usar mídias biológicas?
b) carvão ativado: mesmo em aquários plantados, o assunto é controverso. Eu só uso uma semana por mês, para não prejudicar a absorção de nutrientes pelas plantas. No caso de aquário marinho, usar ou não usar?
c) divisórias no sump: estou projetando o meu skimmer com 0,6m X 0,4 X 0,4 altura (espaço disponível), com três divisórias. Particularmente não gosto de sumpcom muita divisória, pois dificulta a limpeza (em aquário doce, é um mal necessário, para encher de mídia biológica). No caso, pretendo fazer a primeira divisória para a queda d'água (uso shark bag para a primeira filtragem mecânica) e skimmer, com 30 cm de comprimento; a segunda, um compartimento para mídias, com 10 cm de comprimento; a terceira divisória, por fim, para bom da recalque e um sistema de reposição de água por boia e gravidade, com 20 cm de comprimento. Qual a opinião de vocês sobre as divisórias do sump?
d) sobre o substrato, estou com um pouco de dificuldades sobre a granulatura. Estou na dúvida entre usar 1mm ou 2mm. Qual a opinião de vocês?
e) por fim, se algum colega puder compartilhar um projeto para montagem de aquário marinho, ficaria muito feliz, para ajustar o meu e avaliar se estou no caminho certo.

Desde já, agradeço muito os ensinamentos compartilhados no grupo. Tenho aprendido bastante!

Marcelo
Brasília - DF
Editado pela última vez por Marcelo Santos em 08 Jun 2020, 17:46, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Projeto para aquário marinho de 200 litros

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Seja bem vindo ao fórum.
Se olhar a sessão "Mostre seu Aquário" terá inúmeras ideias de sumps.

Notei que escreveu várias vezes skimmer no lugar de sump, mas faz parte rsrs

Eu prefiro sumps simples e compactos, porém dimensionado.
Meu reef tem 550 litros e meu sump só tem 2 divisórias. No primeiro compartimento fica: Sharkbag, skimmer, sensor de temperatura e reator de biopellets. No segundo compartimento é um refúgio onde mantenho 1 palhaço e uma rocha cheia de corais (mush green hair) e também onde fica o aquecedor.No último compartimento fica apenas a bomba de recalque e sensor de nível de água.

Substrato uso de 1-2mm mesmo mais que isso já acho que acumula muita sujeira.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Marcelo Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Jun 2020, 13:17
Apelido: Marcelo2509
Data de Nascimento: 25 Set 1980
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: Projeto para aquário marinho de 200 litros

#3 Mensagem por Marcelo Santos »

Eita, troquei skimmer por sump na hora de escrever... acontece rsrsrsrs
Obrigado pelas informações, bem úteis!
Qual a sua opinião sobre mídias biológicas e carvão ativado?

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Projeto para aquário marinho de 200 litros

#4 Mensagem por Humberto Jr. »

Marcelo Santos escreveu:Qual a sua opinião sobre mídias biológicas e carvão ativado?

Biológica uso apenas o biopellets, carvão não uso há tempos. Mantenho apenas corais simples, e poucos peixes no aquário.
Cheguei a ter muitos peixes já, mas vendi quase tudo ficando apenas com 6 palhaços pequenos, 1 yellow tang e 2 watchman.
Em meu sistema, apenas TPA já mantém bem os parâmetros nitrogenados. Além disso tenho ozônio ligado ao skimmer e ultra-violeta, que já ajuda também a manter a água cristalina.

Tem pessoas que preferem o purigem ao carvão ativado.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”