Página 1 de 1

Ajuda Aquário com mais de 11 anos - Vidro pouco riscado

Enviado: 30 Mai 2020, 23:56
por lee
Olá Universitários!

Tenho um aquário nano (80 litros aprox em cima e uns 40 litros aprox de sump embaixo), totalizando 120/130 litros no total.
Já tenho mais de 10 anos e lá viveu por 9 anos um palhaço que morreu no final do ano passado (pulou prá fora). Atualmente tenho um Yellow tang que está com uns 2 anos e um palhaço de uns 10 meses que coloquei logo após o "suicídio" do anterior. Tenho uns 3/4 tipos de corais (não sei o nome, pois nunca lembro. E não sei a quantidade porque estão enormes). Posso dizer que está BEM ESTABLIZADO... rs
Faço troca parcial praticamente a cada 10/15 dias (10 lts de água de praia) e não tenho nenhum problema com os corais e peixes... Aliás, estou tendo com excesso de corais! Os bichos não param de crescer, graças a Deus!
O meu problema está na limpeza dos vidros, que estão apresentando alguns riscos e portanto, acumulando ferrugem verde (algas verdes) e aqueles "pontos" roxos (não sei o nome). Até então, não tinha esse problema frequente. Agora, gasto uns 30/40 minutos toda semana para limpar e percebo que cada vez fica mais difícil a limpeza.
Alguém tem alguma dica? Produto, equipamento, etc?
O aquário tem boa (não ótima) circulação de água (tenho 4 motores de circulação) e acho que está bom.

Outra dúvida: Meus motores de circulação de água (uns tem uns 5/6 anos de uso, made in Germany, de imã) estão funcionando bem, mas tem umas bolotas na carcaça... Isso é bom ou ruim? Estão quase entupindo as entradas de circulação...

tenho Chiller, aquecedor de água e uso com iluminação do http://www.aquaillumination.com (Prime 16HD).
Vou postar fotos!


Agradeço ajuda!

Lee

Re: Ajuda Aquário com mais de 11 anos - Vidro pouco riscado

Enviado: 31 Mai 2020, 00:13
por lee
Segue a foto do aquário...

Re: Ajuda Aquário com mais de 11 anos - Vidro pouco riscado

Enviado: 31 Mai 2020, 14:54
por Andrés Segal
oi
"aqueles "pontos" roxos" são algas calcareas, é bom sinal só que incomoda, o melhor método para limpar/remover, seria gilete ou estilete ou ainda um cartão de credito antigo, encosta e vai raspando com cuidado pra não riscar o aquario.
no restante deixo pros outros "universitarios te ajudar"

Re: Ajuda Aquário com mais de 11 anos - Vidro pouco riscado

Enviado: 31 Mai 2020, 18:04
por Arnaldo Pieruccini
As bombas de circulação são facilmente limpas em uma solução de vinagre e água , deixe as bombas por algumas horas e depois enxague bem na torneira.

Os vidros podem ser limpos com cartões plásticos ou uma lamina de barbear, este com muito cuidado para não prender um grão de substrato e arranhar o vidro.