🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiros passos no Aquarismo marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Peagah
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Mai 2020, 21:30
Apelido: PH
Data de Nascimento: 15 Set 1984
Cidade: Cuiabá
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Primeiros passos no Aquarismo marinho

#1 Mensagem por Peagah »

Olá boa noite pretendo iniciar no Aquarismo marinho e pesquisando encontrei algumas divergências do que realmente seja necessário nesse primeiro momento.
Solicitei um orçamento e gostaria que avaliassem se está coerente a realidade de um aquário para iniciante.
O meu planejamento eh de iniciar apenas com peixes e depois de adquirir experiência colocar alguns corais moles portanto solicitei conforme pesquisa um aquário pequeno 200L para que não fique sobrecarregado ou seja pequeno para os peixes e para não estressa-los.
Me passaram a seguinte informação:

Aquario aquario 120x40x40 1550,00
Sump 100x40x40 750,00
2 bombas circulacao 5000 lth 670,00
2 bomba 2000 245,00
4 litro siporax 440,00
200 ml resina 150,00
1 balde sal red sea 490,00
ILUMINAÇÃO led soma 15w 4x
690,00
Movel aparte
Encarnações 100,00
Chiller 1/8 hp usado 2.900*
Rochas marinha 15 kg 460,00
Substrato marinho 30kg 670,00

Seria este os itens básicos necessários para iniciar ao Aquarismo?
Valores próximos do mercado brasileiro?

Obrigado.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#2 Mensagem por Matias Gomes »

4 litro siporax 440,00
isso eu não usaria.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu acrescentaria um refratometro... senao nao consegue medir a densidade qdo for usar o sal para preparar a agua.

Cuiaba eh quente, mas um aquecedor é bom ter ainda mais q estamos proximo do inverno.

Eu cotaria essas bombas e a luminaria pela internet acho que saem mais baratas do que na loja onde fez o orcamento.

O vidro achei um pouco caro, mas por ai nao devem ter muitas opcoes.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Peagah
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Mai 2020, 21:30
Apelido: PH
Data de Nascimento: 15 Set 1984
Cidade: Cuiabá
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#4 Mensagem por Peagah »

Sendo anotado pra reformulação, sem siporax, refratômetro e aquecedor, os demais tbm pensei em dar uma olhada no ML comprando aqui somente o aquário o sump o substrato e as rochas.

Realmente aqui tenho 2 opções, essa e outro orçamento que ficou muito inviável no valor de R$4400 por um aquário curvo de 200L 15 kg de rocha e 30 de substrato com um sump traseiro ( disse que se eu fechasse me daria a água ciclada mas pelo valor parece até já estar inclusa comparado ao primeiro orçamento) rsrs

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#5 Mensagem por Marcelo E Novais »

Se a intenção é usar midias biologicas, tenha em mente que devera mante las limpa sem acumlo de sujeira, visto isso, trocaria a siporax pela ista, muito mais barata e com desempenho similar ( ou até melhor)
Como a ideia inicial é começar somente com peixes,economizaria um pouco na iluminação,sem a necessidade de 4x, e com o tempo iria dando um upgrade, e usaria esse valor para o refratrometro citado pelo Celso,e com certeza pensaria seriamente em ter uma quarentena, nem que seja uns 20L+hang on ,

Peagah
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Mai 2020, 21:30
Apelido: PH
Data de Nascimento: 15 Set 1984
Cidade: Cuiabá
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#6 Mensagem por Peagah »

Uma quarentena de 20 litros, ok iluminação simples inicialmente e o refratômetro
Bacana!

Me surgiu uma dúvida como moro em apartamento pensei no sump traseiro porém achei que seria somente necessário a troca das mídias.

Seria necessário lavar o sump? Se sim tentarei alterar para um sump separado pq pra lavar ele sendo acoplado deve ser mais complicado, vlw!

Pretendendo mandar fazer o aquário acham melhor ele quadrado? Li que fica melhor pra iluminação soh q acredito que vá evaporar mais água. Aquário quadrado 60x60x60 ou o retangular mesmo?

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#7 Mensagem por Marcelo E Novais »

Quanto ao formato, vai do gosto , seria estetico, agora pensando no sump......o problema de se ter sump traseiro, é apenas o espaço reduzido, o que deixa tudo um pouco limitado, um sump mais livre e clear facilita manutenções e a propria limpeza ( não há necessidade de se lavar)

Peagah
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Mai 2020, 21:30
Apelido: PH
Data de Nascimento: 15 Set 1984
Cidade: Cuiabá
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#8 Mensagem por Peagah »

Obrigado decidi por 120x40x40 com sump em baixo de 60x40x40 com espaço pra futuro skimmer e uma quarentena de 20 litros Hang on

O que me faZ dar um novo passo que seria a escolha da bomba de recalque correta. Li que deve ser 20x a litragem do meu aquário porém não entendi se seria apenas a litragem do aquário ou somando com a do sump tbm. DeduZindo que seja a litragem total display e sump, se sim somando a minha litragem será de 288 litros arredondando para 300 litros eu preciso comprar uma bomba de 6000L/h?!
Quais marcas boas e econômicas vcs indicariam?
Obg

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeiros passos no Aquarismo marinho

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

acho q uma sb2000 da conta
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”