🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu nano marinho não cicla!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
William Prado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jan 2020, 14:55
Apelido: William
Data de Nascimento: 08 Mai 1998
Cidade: Ibirité
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Meu nano marinho não cicla!

#1 Mensagem por William Prado »

Olá, boa noite!

Estou iniciando no aquarismo marinho e montei a 47 dias um nano de 36 litros, porém estou tendo uma dor de cabeça em relação a ciclagem. Iniciei a ciclagem sem acelerador de biologia até o 30º dia. No 31º dia comecei a dosagem de 7 dias do Stability para acelerar a ciclagem e desde então a amônia não sai dos 0,027 - 0,032 há 17 dias. O nitrito nesse período passou de 0,5 ppm para 1ppm. Estou preocupado pois a amônia não quer sumir, já são quase 50 dias e nada e os testes dão sempre a mesma coisa. Será que devo adicionar outras bactérias como biodigest? Tem algo que posso ter feito de errado para o aquário "não ciclar"?

Obs: Fiz o teste de amônia com uma água nova e o mesmo deu zerada, ou seja, creio que o problema está no aquário mesmo que a marca dos testes não seja das melhores.

Informações do aquário:

Testes Labcon
Filtro sunsun hang-on 500l/h
2x siporax mini 35g
Termostato hopar 50w (temperatura aprox. 26 graus)
substrato aragonita 0
2,5kg de rocha sansibar
Skimmer de superfície sunsun
Sal Blue treassure

Avatar do usuário
Guilherme Teruaki
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jun 2015, 10:49
Apelido: Teruaki
Data de Nascimento: 07 Out 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Meu nano marinho não cicla!

#2 Mensagem por Guilherme Teruaki »

Bom, se está aumentando o nitrito e nitrato significa que existem bactérias no sistema convertendo a amônia. Mas essa não baixar a muito tempo pode ser estranho.
Qual a densidades?
Eu não conheço essa marca de testes, é boa? Tenta levar em uma loja de confiança e pede para testarem só para ter certeza.
Vc está dosando amônia ou colocou algo no tank para gerar amônia?

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

William Prado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jan 2020, 14:55
Apelido: William
Data de Nascimento: 08 Mai 1998
Cidade: Ibirité
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Meu nano marinho não cicla!

#3 Mensagem por William Prado »

Também pensei o mesmo, se tem nitrito tem bactérias convertendo a amônia. Estou achando que a biologia não está sendo suficiente pra zerar ela. De acordo a com a Sera 35g de siporax mini é suficiente para 30 litros e eu tenho 70g, então já não sei se é falta de mídia. Estou pensando em colocar mais rochas, fazer uma TPA de 20% e adicionar biodigest, porém tenho medo de estragar a ciclagem.
A densidade está em 1024. Não adicionei nada pra gerar amônia, apenas deixei gerar sozinha e depois dosei stability.
Os testes da labcon não é dos melhores, acredito que é dos mais baratos mas não acho que erraria tanto. De qualquer forma vou ver se levo a água em uma loja daqui de BH pra poder fazer os testes.

Avatar do usuário
Guilherme Teruaki
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jun 2015, 10:49
Apelido: Teruaki
Data de Nascimento: 07 Out 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Meu nano marinho não cicla!

#4 Mensagem por Guilherme Teruaki »

Tipo, talvez seja só apenas que está demorando para aumentar a população de bactérias.
Só fica de olho. Como vc não dosa nem coloca comida no aquário, se vc tiver um aumento na população de bactérias quando essa amônia acabar elas vão passar fome e podem morrer.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

William Prado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jan 2020, 14:55
Apelido: William
Data de Nascimento: 08 Mai 1998
Cidade: Ibirité
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Meu nano marinho não cicla!

#5 Mensagem por William Prado »

Passando aqui para dar um retorno, enfim depois de 58 dias de montado a amônia zerou e o nitrito segue baixando (está em 1ppm). Neste meio tempo fiz uma tpa de 15%, dosei stability e comprei duas "rochas vivas" e adicionei no layout. Feito isso a amônia começou a baixar e hoje está zerada. Só resta esperar o nitrito zerar para adicionar os primeiros animais.

Avatar do usuário
Guilherme Teruaki
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jun 2015, 10:49
Apelido: Teruaki
Data de Nascimento: 07 Out 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Meu nano marinho não cicla!

#6 Mensagem por Guilherme Teruaki »

Legal. Se quiser fazer o último teste. Adiciona uns 2 ppm de amônia e vê se ela zera en 24h. See zerar está pronto

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

brunorikin
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Jan 2020, 12:27
Apelido: brunorikin
Data de Nascimento: 18 Out 1981
Cidade: rio de janeiro
País: brasil

Re: Meu nano marinho não cicla!

#7 Mensagem por brunorikin »

40 dias já está legal, mas existem produtos que aceleram o processo, mas o ideal é colonizar naturalmente.







www.rikinfilm.com.br

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”