🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
ViniVR
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Dez 2019, 19:49
Apelido: Vini
Data de Nascimento: 12 Fev 1988
Cidade: Chapecó
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#1 Mensagem por ViniVR »

Boa noite meus amigos. Sou novo no mundo do aquarismo e apesar de ter estudado alguma coisa e procurado saber muitas informações antes de montar o meu primeiro aquário, algumas coisas os livros não nos contam. Por isso a troca de experiencia sempre será a melhor escola.
Montei um Boyu tl 550 de 128L marinho com peixes e corais há 40 dias. Mantive ciclando por 35 dias até zerar amônia e nitrito.
Utilizei água comprada de uma loja já com alguma biologia e incrementei com OverNite e OceanBlend + nopox.
Há 3 dias eu adicionei meus primeiros peixes e corais ( 2 palhaços, 1 damsel kupang, 1 valntini, 1 estrela vermelha, 1 ouriço multicolor, anemona raibow red, Poliqueta havaiana, Kenia tree) e os alimentei ontem e hoje.
Após a alimentação que foi feita hoje pela manhã, eu fiz uma troca parcial de +- 20% e após algum tempo eu fiz as medições:

Densidade: 1023
Amonia: 0
Nitrito: entre 0,5 - 1 ( teste da alcon )
Fosfato: 0,5
Nitrato: nao tenho teste ainda
Ca: 500
KH: 9
MG: 1500

Minha pergunta......Aguardo o filtro biológico fazer seu papel? Reavalio os parametros quando? faço nova tpa de imediato?

Obrigado desde ja pelo espaço!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Vini,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos;

40 dias já é o período que um aquário já está com uma certa biologia instalada, pode ser que no seu caso, ainda nem todas bactérias tenham se instalado em quantidade suficiente para tratar o ciclo do nitrogênio.

Uma TPA, é positiva por conta dos animais maiores de seu sistema, e um detalhe importante; Não coloque tantos animais de uma única vez no sistema.

Aguarde comentários de colegas mais experientes.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Guilherme Teruaki
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jun 2015, 10:49
Apelido: Teruaki
Data de Nascimento: 07 Out 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#3 Mensagem por Guilherme Teruaki »

ViniVR escreveu:
Boa noite meus amigos. Sou novo no mundo do aquarismo e apesar de ter estudado alguma coisa e procurado saber muitas informações antes de montar o meu primeiro aquário, algumas coisas os livros não nos contam. Por isso a troca de experiencia sempre será a melhor escola.
Montei um Boyu tl 550 de 128L marinho com peixes e corais há 40 dias. Mantive ciclando por 35 dias até zerar amônia e nitrito.
Utilizei água comprada de uma loja já com alguma biologia e incrementei com OverNite e OceanBlend + nopox.
Há 3 dias eu adicionei meus primeiros peixes e corais ( 2 palhaços, 1 damsel kupang, 1 valntini, 1 estrela vermelha, 1 ouriço multicolor, anemona raibow red, Poliqueta havaiana, Kenia tree) e os alimentei ontem e hoje.
Após a alimentação que foi feita hoje pela manhã, eu fiz uma troca parcial de +- 20% e após algum tempo eu fiz as medições:

Densidade: 1023
Amonia: 0
Nitrito: entre 0,5 - 1 ( teste da alcon )
Fosfato: 0,5
Nitrato: nao tenho teste ainda
Ca: 500
KH: 9
MG: 1500

Minha pergunta......Aguardo o filtro biológico fazer seu papel? Reavalio os parametros quando? faço nova tpa de imediato?

Obrigado desde ja pelo espaço!
Quando vc cicla, a cada orgânica é baixa, a não ser que vc tenha colocado muita amônia, então apenas uma certa quantidade de organismos vai ser produzidos.
Ao adicionar o livestock as bactérias irão se adequar a quantidade de comida produzida por eles até um certo limite ( overfeeding) mad isso pode levar um tempo.
Por isso é recomendado ir adicionando animais aos poucos, assim vc da tempo para as bactérias se reproduzirem.

Com os animais adicionados, fica de olho nos testes, com amônia zerada um pouco de nitrito não deve ser o fim do mundo, mas fica de olho. Tpa pode ajudar a baixar, ou alternativamente vc pode adicionar mais bactérias no sistema ( turbo Starter ou algo do tipo)

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

ViniVR
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Dez 2019, 19:49
Apelido: Vini
Data de Nascimento: 12 Fev 1988
Cidade: Chapecó
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#4 Mensagem por ViniVR »

Muito obrigado pela ajuda meus amigos!
Mantive a paciência e aguardei o ciclo natural do aquário.
Em um primeiro momento eu me apavorei e acabei utilizando o prime para evitar uma intoxicação, mas após 3 ou 4 dias o nível de nitrito baixou para entre 0,5 e 0,25 e se mantem até agora mesmo após mais uma troca parcial.
Realmente eu fui levado pela empolgação e acabei adicionando muitos seres ao mesmo tempo.
Meu Ouriço multicolor morreu no segundo dia infelizmente ( comprei em uma loja com boa reputação e inidicação na minha região).
Agora estou dando tempo para o aquário se equilibrar.

Hene Reda
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Out 2009, 08:41
Apelido: Hene
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#5 Mensagem por Hene Reda »

Agora vc vai ter q acompanhar o nitrato também pois todo este nitrito irá se transformar em nitrato e pode haver um acúmulo se seu sistema denitrificqnte estiver deficitário podendo até aparecer algas verdes


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

ViniVR
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Dez 2019, 19:49
Apelido: Vini
Data de Nascimento: 12 Fev 1988
Cidade: Chapecó
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#6 Mensagem por ViniVR »

Obrigado meus amigos pelas dicas e ajudas.
Fiquei um tempo sem internet e agora venho dar o feedback com o resultado.
A anêmona acabou morrendo mesmo e ja no dia seguinte estava se desfazendo, entrando em decomposição.
Acabei retirando-a apenas e acompanhei os parâmetros após fazer uma troca parcial.
O lojista me deu uma nova anêmona, e ela está muito bem até hoje. inclusive muito mais bonita e aberta que a primeira, então eu cheguei à conclusão que ela poderia estardoente ja quando eu comprei.
Hoje os parâmetros são:

Densidade: 1025
Amonia: 0
Nitrito: entre 0,25
Fosfato: 0,2
Nitrato: > 50
Ca: 500
KH: 9
MG: 1500

Logo no dia seguinte eu comprei o teste de nitrato e comecei a medir e nunca baixou. Mesmo fazendo trocas parciais de 30% semanal e usando o nitrato out.
Hoj fiz nova troca e ainda continua alto.
No momento o meu problema é o nitato alto mesmo. Os zoantos estão amarronzados.

Hene Reda
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Out 2009, 08:41
Apelido: Hene
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#7 Mensagem por Hene Reda »

Olá vc tem nitrato alto e fosfato alto também iria de fontes de carbono para abaixar isso é com muita calma


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Guilherme Teruaki
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 188
Registrado em: 05 Jun 2015, 10:49
Apelido: Teruaki
Data de Nascimento: 07 Out 1990
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#8 Mensagem por Guilherme Teruaki »

Nitrato alto não necessariamente é um problema, estava vendo pessoal comentando, tem um cara no ultimate reef que falou queo aquário rodava com 100 de nitrato e ele só descobriu pq resolveu um dia pedir para um amigo fazer o teste da água.
Uma carga alta de nitrato e fosfato pode gerar muita alga, mas se vc não tiver problema com isso então ok.
Aqui fora pessoal da mais importância para estabilidade do que números.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Hene Reda
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Out 2009, 08:41
Apelido: Hene
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#9 Mensagem por Hene Reda »

No meu ponto de vista o fosfato e nitrato está alto e acumulativo e também deve ter fosfato blindado e qualquer baixa de ph pode liberar para o sistema e ao longo do tempo irá dar problema q pode ser com algas ou morte de peixes corais sem cores principalmente sps um nitrato de 5 a 10 fosfato até 0,08 é aceitável mas se for abaixar até estes valores iria bem devagar para o sistema se adaptar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

ViniVR
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Dez 2019, 19:49
Apelido: Vini
Data de Nascimento: 12 Fev 1988
Cidade: Chapecó
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#10 Mensagem por ViniVR »

Hene Reda escreveu:Olá vc tem nitrato alto e fosfato alto também iria de fontes de carbono para abaixar isso é com muita calma


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



O que você me sugere? Qual seria sua estratégia?

ViniVR
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Dez 2019, 19:49
Apelido: Vini
Data de Nascimento: 12 Fev 1988
Cidade: Chapecó
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#11 Mensagem por ViniVR »

Guilherme Teruaki escreveu:Nitrato alto não necessariamente é um problema, estava vendo pessoal comentando, tem um cara no ultimate reef que falou queo aquário rodava com 100 de nitrato e ele só descobriu pq resolveu um dia pedir para um amigo fazer o teste da água.
Uma carga alta de nitrato e fosfato pode gerar muita alga, mas se vc não tiver problema com isso então ok.
Aqui fora pessoal da mais importância para estabilidade do que números.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk



Pois é! Estou percebendo isso, pois os outros parâmetros estão ok e tanto os peixes quanto os corais estão muito saudáveis ( aparentemente).
Inclusive nesse meio tempo eu ja adicionei ouros seres vivos e sem nenhum problema até o momento.
De qualquer forma sigo tentando equilibrar o fosfato, fazendo trocas parciais regulares e mais frequentes.
Um abraço para todos e obrigado mais uma vez!

brunorikin
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Jan 2020, 12:27
Apelido: brunorikin
Data de Nascimento: 18 Out 1981
Cidade: rio de janeiro
País: brasil

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#12 Mensagem por brunorikin »

Quero comprar um Red sea max 500, acho lindo, mas esta muito caro.





www.rikinfilm.com.br

Hene Reda
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Out 2009, 08:41
Apelido: Hene
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário novo com nitrito alto após os primeiros peixes

#13 Mensagem por Hene Reda »

Eu dosaria nopox 0,5 ml para cada 100 litros por dia até chegar o nitrato em 10 ppm e fosfato em 0,08 aí veria se manteria a dose ou cortaria dose pela metade


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”