🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Achei que meu aquário havia ciclado...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Veronica J
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2019, 19:12
Apelido: Vero
Data de Nascimento: 09 Ago 1976
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Achei que meu aquário havia ciclado...

#1 Mensagem por Veronica J »

Boa noite a todos!

Bom, finalmente montei meu primeiro aquário marinho (um nano com 80 l livres) e, embora tenha lido bastante, algumas coisas não saíram conforme planejado.
1 - Deixei ciclando por um mês, houve uma alta de amônia, depois de nitrito e zerou (amônia em 1,0, no máximo)
2 - Quando zerou, esperei uns dias e coloquei a equipe de limpeza (5 paguros e 5 camarões bailarino, seguindo a orientação da loja) + 2 Ocellaris
3 - Parâmetros se mantiveram Ok, com uso de AmGuard e Stability, nas quantidades indicadas na embalagem;
4 - Coloquei uns 20 dias atrás, um Bangai e um Six line pequeno. O Six line desapareceu do aquário depois de uns 10 dias, estava bem,padrão de nado bom, animado, sem nada suspeito. Estou super chateada. Me falaram que ele se enterra mas, depois de 10 dias sumido, só posso supor que ele pulou do aquario e um dos meu cachorros comeu. Não há nem um sinal dele no aquário, nenhum pedaço de esqueleto, nada.
5 - Fiz medições de Amônia, Nitrito, Ph e salinidade todos os dias e, depois que coloquei os dois últimos, a amônia disparou e, agora, o nitrito (mesmo fazendo TPAs e adicionando AmGuard, Stability e agora, também Pristine) está super alto
6- Fora os produtos, estou fazendo TPAs entre 2 e 3 vezes por semana. Todos os animais parecem bem, mas estou levando um baile do nitrito. A amônia deu uma baixada.
7 - Não tenho corais, porque estou começando e sei que manter os parâmetros com corais é mais difícil.
8 - Estou pensando em colocar uma anêmona BBT quando estabilizar o aquário e, talvez um pseudochromis fridmani e um novo six line. Será que eles vão brigar? Sinto saudades do meu six line, já li que é um peixinho difícil, mas o meu era um barato


Perguntas:

- Será que é uma boa comprar um skimmer?
- Fora o que eu estou fazendo, alguém tem mais alguma sugestão?
- Me orientaram a parar completamente a alimentação dos animais. Eu dei uma parada (uns 3 dias) e, agora, estou os alimentando de leve. Eles estavam meio desesperados e não tenho coragem de deixá-los sem comida.
- Ponto 8
- Meu aquário ficaria superpopulado? Mesmo com um skimmer legal?
Obrigada a todos! O fórum é excelente e espero os conselhos :)

Veronica J
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2019, 19:12
Apelido: Vero
Data de Nascimento: 09 Ago 1976
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Achei que meu aquário havia ciclado...

#2 Mensagem por Veronica J »

Correção: amônia em 1,00 no pior momento da ciclagem, quando zerou = 0,00.

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Achei que meu aquário havia ciclado...

#3 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Aí vão meus comentários, espero ajudar.

Sobre o fato de o aquário ter ciclado: o fato de ter ciclado equivale a dizer que sua população de bactérias para conversão de amônia e nitrito é suficiente para a carga biológica presente no aquário. O ciclo não acaba, as bactérias sempre estarão lá aumentando ou diminuindo conforme a oferta de "alimento".

Sempre que adicionar carga biológica ao sistema haverá proliferação das bactérias com a oferta de mais amônia e nitrito, como se fossem uns mini-ciclos, por isso existem algumas recomendações como a de adicionar um peixe por semana nessas fases iniciais, para que esses efeitos passem sem complicações.

Como seu six line desapareceu do aquário ele pode ter morrido sob o substrato e entrado em decomposição (podendo ser a causa do novo pico de amônia). Já encontrei peixes mortos em locais bem inesperados, como no SUMP junto das mídias (recentemente retirei um firefish do SUMP traseiro de meu nano, ao lado do carvão ativado, ainda vivo e dei sorte de ter pensado nisto antes que morresse).

Sobre suas outras perguntas:

1 - sim, um skimmer é valioso para aquário marinho sem dúvida nehuma, algumas pessoas tocam aquários bonitos sem, mas facilita demais a nossa vida, e faz ficar muito mais viável a exportação do excesso de nutrientes e excretas dos animais;

2 - pode colocar corais moles quando amônia e nitrito baixarem, eles não vão fazer variar os seus parâmetros, mas muita gente vai colocando corais em velocidade maior do que peixes (eu preocuparia mais com os últimos, acrescentando de forma lenta). Normalmente os SPS e LPS grandes fazem os parâmetros baixarem sim, mas lembre-se que a gente normalmente compra mudas muito pequenas, que na verdade não fazem tanta diferença e crescem muito lentamente;

3 - não achei muito legal sua escolha de peixes: esse wrasse fica razoavelmente grande para seu aquário e pula alto (espero que seja tampado), eu não colocaria outro mas vai por sua conta e risco. O Bangai também considero uma escolha um pouco temerosa, é um peixinho enjoado para comer e normalmente considerado um pouco avançado, pois até comer ração pode necessitar oferta de náupilos ou artêmias vivos, algumas vezes morre de fome. Tem um número imenso de peixes muito legais que no seu caso eu colocaria antes deles: goby, firefish, fridmani entre muitos outros...

4 - nessa fase sua eu tentaria controlar na base das bactérias e TPAS com elevação da amônia: stability, nite-out, special blend, biodigest entre outras. Pode exagerar na dose e colocar cepas diferentes, isso não costuma causar problemas. Não quero te desanimar mas o kardinal pode não resistir, é o mais sensível deles. Alimentação deve manter, mas bem regrada (uma dica interessante é pensar que o estômago dos animais é pouco maior do que o diâmetro dos seus olhos, então a partir daí calcule a ração fornecida - umas 3 bolinhas satisfazem um palhaço pequeno, por exemplo)

5 - se tiver UV no aquário deixe desligado nessa fase, pois não é interessante matar as bactérias que você deseja que proliferem. Já te adianto que é comum nesses casos ocorrer um boom bacteriano (que é uma rápida proliferação), que dá pra detectar pela turvação da água

6 - por último, controle bem a quantidade de peixes, além dos dois ocellaris e o bangai eu colocaria somente mais uns 2 ou 3 peixes de pequeno porte, um por semana, o fridmani é tranquilo, o six-line como comentei acima não acho boa idéia. O skimmer vai te ajudar bem com esses animais aí, é um erro considerar que, com bom skimmer e excesso de mídias biológicas, a gente possa colocar animais acima do suportado pela litragem.

Enfim, são sugestões, nenhuma delas em tom de crítica tá? Mais ideias para você ter um sucesso aí!

Veronica J
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2019, 19:12
Apelido: Vero
Data de Nascimento: 09 Ago 1976
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Achei que meu aquário havia ciclado...

#4 Mensagem por Veronica J »

Paulo Mallard Scaldaferri escreveu:Aí vão meus comentários, espero ajudar.

Sobre o fato de o aquário ter ciclado: o fato de ter ciclado equivale a dizer que sua população de bactérias para conversão de amônia e nitrito é suficiente para a carga biológica presente no aquário. O ciclo não acaba, as bactérias sempre estarão lá aumentando ou diminuindo conforme a oferta de "alimento".

Sempre que adicionar carga biológica ao sistema haverá proliferação das bactérias com a oferta de mais amônia e nitrito, como se fossem uns mini-ciclos, por isso existem algumas recomendações como a de adicionar um peixe por semana nessas fases iniciais, para que esses efeitos passem sem complicações.

Como seu six line desapareceu do aquário ele pode ter morrido sob o substrato e entrado em decomposição (podendo ser a causa do novo pico de amônia). Já encontrei peixes mortos em locais bem inesperados, como no SUMP junto das mídias (recentemente retirei um firefish do SUMP traseiro de meu nano, ao lado do carvão ativado, ainda vivo e dei sorte de ter pensado nisto antes que morresse).

Sobre suas outras perguntas:

1 - sim, um skimmer é valioso para aquário marinho sem dúvida nehuma, algumas pessoas tocam aquários bonitos sem, mas facilita demais a nossa vida, e faz ficar muito mais viável a exportação do excesso de nutrientes e excretas dos animais;

2 - pode colocar corais moles quando amônia e nitrito baixarem, eles não vão fazer variar os seus parâmetros, mas muita gente vai colocando corais em velocidade maior do que peixes (eu preocuparia mais com os últimos, acrescentando de forma lenta). Normalmente os SPS e LPS grandes fazem os parâmetros baixarem sim, mas lembre-se que a gente normalmente compra mudas muito pequenas, que na verdade não fazem tanta diferença e crescem muito lentamente;

3 - não achei muito legal sua escolha de peixes: esse wrasse fica razoavelmente grande para seu aquário e pula alto (espero que seja tampado), eu não colocaria outro mas vai por sua conta e risco. O Bangai também considero uma escolha um pouco temerosa, é um peixinho enjoado para comer e normalmente considerado um pouco avançado, pois até comer ração pode necessitar oferta de náupilos ou artêmias vivos, algumas vezes morre de fome. Tem um número imenso de peixes muito legais que no seu caso eu colocaria antes deles: goby, firefish, fridmani entre muitos outros...

4 - nessa fase sua eu tentaria controlar na base das bactérias e TPAS com elevação da amônia: stability, nite-out, special blend, biodigest entre outras. Pode exagerar na dose e colocar cepas diferentes, isso não costuma causar problemas. Não quero te desanimar mas o kardinal pode não resistir, é o mais sensível deles. Alimentação deve manter, mas bem regrada (uma dica interessante é pensar que o estômago dos animais é pouco maior do que o diâmetro dos seus olhos, então a partir daí calcule a ração fornecida - umas 3 bolinhas satisfazem um palhaço pequeno, por exemplo)

5 - se tiver UV no aquário deixe desligado nessa fase, pois não é interessante matar as bactérias que você deseja que proliferem. Já te adianto que é comum nesses casos ocorrer um boom bacteriano (que é uma rápida proliferação), que dá pra detectar pela turvação da água

6 - por último, controle bem a quantidade de peixes, além dos dois ocellaris e o bangai eu colocaria somente mais uns 2 ou 3 peixes de pequeno porte, um por semana, o fridmani é tranquilo, o six-line como comentei acima não acho boa idéia. O skimmer vai te ajudar bem com esses animais aí, é um erro considerar que, com bom skimmer e excesso de mídias biológicas, a gente possa colocar animais acima do suportado pela litragem.

Enfim, são sugestões, nenhuma delas em tom de crítica tá? Mais ideias para você ter um sucesso aí!


****

Você me ajudou muito! Não tomei como crítica não :lol:
O meu Bangai come artêmia e está super bem, é um peixe mais exigente, mas estou de olho nele sempre.
Acho que vou esquecer o six line mesmo, já tinha lido que ele pode ser bem agressivo, o meu que sumiu era um fofo, não encrencava com ninguém, mas acho que tive sorte.
Bom, vou pelo fridmani e mais algum outro quando acertar novamente os parâmetros e vou providenciar um skimmer

Muito obrigada!

Veronica J
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Jun 2019, 19:12
Apelido: Vero
Data de Nascimento: 09 Ago 1976
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Achei que meu aquário havia ciclado...

#5 Mensagem por Veronica J »

Já instalei o skimmer ontem mesmo e, como tive que remover a tampa do aquário (tive a infeliz ideia de comprar um plug and play), aproveitei e já troquei a iluminação para atender os parâmetros que os corais necessitam, já que pretendo começar a colocar corais quando estabilizar os parâmetros da água.

Hoje vou medir para ver como está. Ontem a amônia estava quase zerada novamente, mas o nitrito nas alturas.

Em todo caso, chegaram vários peixes muito legais na loja onde compro e, como tinha ido comprar o skimmer, acabei não me controlando icon_yahoo paguei e deixei reservados, tendo combinado que só vou legar os peixes quando os parâmetros ficarem Ok. Os peixes são os seguintes:

1 - Pseudochromis fridmani
2 - Yellow coris
3 - Donzela springeri (li que era mais calma. Confirmam?)

Aí peixe não entra mais nenhum. Vocês acham uma boa a escolha? Lembrando que tenho um casal de Ocellaris e um Bangai.
Pretendo colocar no mesmo momento o fridmani e o Yellow coris e deixar a donzela para colocar uma semana depois.

Fora isso, antes da donzela, estou querendo colocar uma BBT para os Ocellaris.

Espero sugestões

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Achei que meu aquário havia ciclado...

#6 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

O yellow coris na minha opinião meio temeroso, os outros dois tranquilos... (vamos ver opinião da turma também).
A BBT eu não vejo problemas também, mas lembra que cresce bem e gosta de queimar corais (eu acho linda e colocaria mesmo assim).
Se tiver um tempo checa o meu nano no youtube como ficou.
Como vc mesma disse, colocar somente depois de zerar esse nitrito para não perder animais.
Grande abraço

Avatar do usuário
Daniel Estrella
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1086
Registrado em: 14 Fev 2011, 13:40
Apelido: Dani
Data de Nascimento: 14 Ago 1996
Cidade: Guapimirim
País: Brasil
Localização: Rio Das ostras RJ
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Achei que meu aquário havia ciclado...

#7 Mensagem por Daniel Estrella »

Tenho o Pseudochromis fridmani, se vc colocar ele no teu reef, esquece camarao rsss, o bicho mata qualquer um rsss, mais tirando isso e um peixe bastante tranquilo, se da bem com todos os peixes. agora sobre wrasses em nano, nao recomendo, crescem muito, e sao bem territoriais, eu iria no lugar dele de yellow watchman goby, e um peixe bastante legal.
O senhor é meu pastor e nada me faltara!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”