Página 1 de 1

Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 05 Jul 2018, 19:37
por FabricioSouza
Boa noite, pessoal tudo bem!

Sou o Fabricio, moro em Sorocaba, estou concluindo a "montagem" do meu apto e logo irei mudar.

A muito tempo queria um aquário marinho, porém nunca tive espaço, e agora não é muito diferente, porém se não for agora não vai mais, rs.

Como meu apto é pequeno eu vou ter um espaço de mais ou menos 70~80cm de largura e uns 60 de profundidade. Gostaria muito de um aquário com algas/anemonas. Como tenho uma filha pequena (3 anos) quero um aquário bem colorido e com vida.

Bom com esse tamanho seria possível ter algas/anemonas, teria algum problema por ser "pequeno" [interrogação]

Outra dúvida, monto um aquário ou compro aquele Boyo já pronto, quanto mais leio a respeito desse aquario mais dúvidas tenho.. muitos gostam e outros odeiam...

Com esse tamanho, qual seria mais ou menos o gasto mensal com ele[interrogação]

Quais as dicas que vocês pode me dar [interrogação]

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 05 Jul 2018, 19:40
por FabricioSouza
obs.: com coral tbm, rs.

Resolvi, vir aqui no forum, pois na cidade tem poucas lojas, e cada 1 fala uma coisa, estava desistindo do aquario..

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 05 Jul 2018, 20:12
por marcio rodrigo
Fabricio o aquarismo marinho em aquarios pequenos precisa de certos cuidados e tambem saber das limitações.Antes de montar o aquario a pessoa precisa saber que menas agua trás problemas com mais facilidade.Antes de começar precisa saber que sem skimmer terá que trocar mais vezes agua e que precisa de controle de temperatura pra cima e para baixo ,reposição de agua automatica e colocar poucos peixes.Os caras de fora do país montam aquarios até em potes de 2 litros com corais.Montar aquario pequeno e achar que não precisa de aquecedor,de resfriamento,de controle de densidade é bobagem.

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 06 Jul 2018, 13:34
por FabricioSouza
marcio rodrigo escreveu:Fabricio o aquarismo marinho em aquarios pequenos precisa de certos cuidados e tambem saber das limitações.Antes de montar o aquario a pessoa precisa saber que menas agua trás problemas com mais facilidade.Antes de começar precisa saber que sem skimmer terá que trocar mais vezes agua e que precisa de controle de temperatura pra cima e para baixo ,reposição de agua automatica e colocar poucos peixes.Os caras de fora do país montam aquarios até em potes de 2 litros com corais.Montar aquario pequeno e achar que não precisa de aquecedor,de resfriamento,de controle de densidade é bobagem.


Marcio obrigado pela resposta.

Pelo pouco que consegui pesquisar sobre, a minha maior preocupação seria a temperatura, pois como não moro no apto ainda, eu não sei dizer se é quente ou frio...

Emfim, pedi um orçamento numa loja de um aquario montando "bem completo" com tudo necessário para evitar dor de cabeça, porém ja faz mais de 2 semanas e o pessoal não retorna..

Quanto as limitações eu já estou ciente e ate mesmo vou precisar de orientação para a compra dos peixes, pois eles não podem ser grandes para evitar problemas futuros.

Minha ideia seria 2 palhaços e uma anemona para que eles façam a simbiose, ai dps vou devagar e sempre procurando orientações, para evitar cagadas, ate mesmo pq sou assalariado viúvo e pai de uma princesa de 3 anos, então minha renda é bem "apertada".

E sobre o gasto mensal vc tem uma ideia[interrogação]

Pelo visto já posso descartar o Boyo né[interrogação]

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 06 Jul 2018, 13:40
por FabricioSouza
Desculpem postar as coisas "picadas" é que quando pego o noot minha filha corre no meu colo, ai já viu né rs.

Então a ideia é um casal de palhaços, algas, corais e anemonas.

Quero algo bem vivo e diversificado, pensei em colocar estrela do mar (se der claro), e um ou 2 peixes azuis esse é minha filha que quer rs.

Provavelmente terei que colocar um alimentador automatico, pois viajo muito a trabalho e meu horário é meio doido, e pelo menos 2 vezes no mês eu preciso dormir fora de casa..

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 06 Jul 2018, 13:46
por marcio rodrigo
Fabricio a questão de gasto é algo bem relativo a litragem do aquario.Aqui onde moro no Sul é bem frio no inverno mas faz tambem bastante calor no verão então preciso no inverno no minimo 200 watts de aquecimento e 200 watts de iluminação .Resfriamento por cooller mesmo no meu caso dá conta pois são so 200 litros.Tpa de 15 a 20 % ao mês usando 1 kg de sal.Aqui minha conta de luz aumenta cerca de 100 a 120 reais por mês pelo uso aquario.Montando um menor vç terá bem menos gastos que isso.O problema que sempre agente endoida e corre comprar peixes e corais um pouco a mais.É um vício f....

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 06 Jul 2018, 13:49
por FabricioSouza
marcio rodrigo escreveu:Fabricio a questão de gasto é algo bem relativo a litragem do aquario.Aqui onde moro no Sul é bem frio no inverno mas faz tambem bastante calor no verão então preciso no inverno no minimo 200 watts de aquecimento e 200 watts de iluminação .Resfriamento por cooller mesmo no meu caso dá conta pois são so 200 litros.Tpa de 15 a 20 % ao mês usando 1 kg de sal.Aqui minha conta de luz aumenta cerca de 100 a 120 reais por mês pelo uso aquario.Montando um menor vç terá bem menos gastos que isso.O problema que sempre agente endoida e corre comprar peixes e corais um pouco a mais.É um vício f....


kkkk sei bem como que é essa empolgação, eu sempre que me dedico a alguma coisa, pego firme e sempre acabo gastando mais q devia rs.

Quais os principais equipamentos eu vou precisar comprar para controlar os parametros[interrogação] O dono da loja falou que faria todos os testes de em dias de graça, porém acho complicado ficar dependente dos outros e não saber fazer...

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 06 Jul 2018, 15:24
por marcio rodrigo
Fabricio quanto se monta o aquario existe equipamentos que podem ser substituidos por outros melhores com o tempo e aqueles que não podem faltar ja no inicio.Qualquer aquariopor menor que seja desde o inicio vç vai precisar de um sistema de reposição de agua doce,de uma controladora de temperatura que tem a venda modelos que servem pra aquecer e resfriar tambem ao mesmo tempo e custam pouco pelo que fazem.Skimmer vai depender do aquario que vai montar pelo tamanho.Esses Boyu mesmo são poucos skimmers que cabem nele.

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 06 Jul 2018, 15:28
por FabricioSouza
marcio rodrigo escreveu:Fabricio quanto se monta o aquario existe equipamentos que podem ser substituidos por outros melhores com o tempo e aqueles que não podem faltar ja no inicio.Qualquer aquariopor menor que seja desde o inicio vç vai precisar de um sistema de reposição de agua doce,de uma controladora de temperatura que tem a venda modelos que servem pra aquecer e resfriar tambem ao mesmo tempo e custam pouco pelo que fazem.Skimmer vai depender do aquario que vai montar pelo tamanho.Esses Boyu mesmo são poucos skimmers que cabem nele.


Obrigado pelas dicas.

À ideia é gastar bem no início com equipamentos bons, para não ter dores de cabeça no futuro.

Prefiro gastar no inicio e dps ficar de boa.

Meu receio é o gasto mensal, de emergia chuto uns 100 reais, e com os demais gastos, qual seria mais ou menos? Alguem chuta?

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Enviado: 17 Jul 2018, 20:08
por Fabricio Fraga
Olá Fabrício (xará) 8-)

Pelo espaço que você tem disponível, eu montaria um cubo ou um "semi cubo". Inclusive eu acabei de montar um de 60 x 50 x 50 cm, está em fase final de ciclagem. Pessoalmente não gosto de algas no display, mas gosto é gosto. No meu eu vou de corais moles, uma anêmona, alguns LPS.

Meu setup é bem básico, no momento tenho uma bomba de circulação, uma bomba de recalque (retorno da água do sump para o aquário), uma luminária, e só. Comprei o skimmer também, deve chegar nos próximos dias. E provavelmente no verão precisarei de ventoinhas para manter a temperatura. Sua idéia de comprar bons equipamentos é boa. Não precisa ser os mais caros, e sim os de melhor custo benefício.

Aquário marinho para montar sempre é caro, mas um aquário do tamanho que estamos falando não deve dar um gasto muito grande de manutenção. O principal vilão de gasto de energia em um aquário é o chiller ou, em lugares muito frios, o aquecedor. Se Sorocaba não for tão quente, você pode tentar manter a temperatura só com ventoinhas, provavelmente vai conseguir. Vitória é bem quente e eu conseguia manter aquários anteriores a este só com elas. No inverno o termostato é importante, mas é muito mais difícil resfriar um aquário do que aquecer. Não acredito que chegue a R$ 100 a mais na conta de luz, as luminárias e bombas atualmente são bem econômicas.

Para você ter uma referência, minha configuração atual é:

- Aquário de 60 x 50 x 50
- Sump de 50 x 40 x 40
- Bomba de recalque coral box DCA 3000
- Bomba de circulação coral box QP 5
- Skimmer Bubble Magus A5
- Substrato de aragonita
- Rochas vivas
- Luminária de led Doled

Devo ter gasto mais ou menos uns R$ 3.000 a 4.000 para montar tudo, incluindo o móvel do aquário.

Sugiro que você vá comprando as coisas aos poucos, perguntando aqui no fórum. Aquarismo é um hobby apaixonante, com certeza sua filha vai gostar muito.