Página 1 de 1

AJUDA - AQUARIO NOVO

Enviado: 01 Fev 2018, 20:22
por ronaldopmn
Pessoal,

Estou aprendendo um pouco sobre o hobby e estudando e pesquisando para montar meu primeiro reef, mas com calma e apreciando o processo. Quero começar com um aquário principal de 140X40X40 8mm, e um boyo simples para quarentena e um bem básico para hospital. Assisti alguns videos e opiniões e achei importante ter essas duas coisas.

Inicialmente tenho em mente ter corais e alguns poucos peixes, mas add inicialmente apenas um casal de palhaço e alguns corais (e a parte dos limpadores).

Conversando com um aquarista na minha cidade montamos com os seguintes itens: Um skimmer hang on, um filtro hang on bom com carvão ativado e pelo menos uns 40-60kg de rocha e usarei um substrato bom, 2 wave makers daquela que simula maré de potência média e uma luminária LED. Contudo, depois de ler muitas coisas estou em dúvida no tipo de iluminação usar e não consigo encontrar online nenhuma luminária boa para o comprimento do meu aquário... Caso alguém tenha uma boa sugestão, teria como por um link de onde encontrar a luminária?

O que vocês acham ? O sistema de filtragem tá bom? Ele disse não ter necessidade de um SUMP por enquanto, o que vocês acham?

Re: AJUDA - AQUARIO NOVO

Enviado: 07 Fev 2018, 10:37
por AndreRupel
Olá amigo, seja bem vindo ao hobby.
Para um aquário desse tamanho (+200 litros) eu nunca montaria sem sump, por diversos motivos: estética, possibilidade de colocar equipamentos como reatores, skimmers de melhor qualidade, reposição de água doce, dosadora, mídias, etc... além do fato que o volume de água do sump traz maior estabilidade ao sistema.
Eu desconheço um skimmer hang on que realmente seja eficiente para esse volume de aquário, e acho que não é uma boa solução, skimmer hang on é para aquários de 80-120 litros, na minha opinião. Veja que vc de largada vai pendurar um filtro hang on + um skimmer hang on !
Mesmo que inicialmente não queira estocar muito seu aquário, inevitavelmente com o tempo vc vai colocando mais animais, alguns peixes maiores como um YT, Hepatus, que são o sonho de todos os hobistas... Ai vc irá se arrepender e já terá feito o investimento.
Começar bem é tudo no hobby.
Quanto a iluminação, vc teria várias opções. Eu particularmente colocaria duas luminárias Coral Box de 59W cada, para mim o melhor custo x benefício.

Boa sorte aí

Re: AJUDA - AQUARIO NOVO

Enviado: 12 Fev 2018, 17:25
por luizvidraceiro
tenho um amigo vidraceiro que meche com isso
se quiser tirar umas duvidas com ele
[mod="Administração"]Conteúdo removido[/mod]

Re: AJUDA - AQUARIO NOVO

Enviado: 18 Fev 2018, 16:08
por Julio Monteiro
É muito bom que você está indo com calma.

Itens que vale a pena pensar/rever:
- sump ajuda muito na estabilidade do sistema e é um local para colocar skimmer, resinas removedoras ( se e quando necessário )
- iluminação LED - são boas opções e economizam na conta de energia.
- skimmer - pesquise bastante e coloque o melhor que puder com, de preferência, o triplo do volume do aquário, ou seja, procure um skimmer para um aquário de 600 litros, se o seu terá 200 litros.

Sucesso