🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

PRIMEIRO AQUA MARINHO 512LT

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guilherme Martins de Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Nov 2017, 22:53
Apelido: Martins
Data de Nascimento: 02 Ago 1992
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

PRIMEIRO AQUA MARINHO 512LT

#1 Mensagem por Guilherme Martins de Souza »

E aí, pessoal!
É com muita alegria que venho postar meu projeto de primeiro aqua marinho.
Sou novo no hobbie e estou estudando MUITO a respeito(tanto sobre animais quanto sobre equipamentos). Muita informação omissa em português, por sorte entendo bem inglês e complementei bem as informações com os gringos...
Mas sem enrolação, vamos à ficha técnica, hehehe icon_harhar
Quero dicas de quem realmente entende e tem experiência(dispenso experts de google)! Só lembrando que este projeto está em andamento icon_clap

Aqua Gui

Setup vitrine: 384lt, 120cm comprimento x 80cm largura x 40cm altura(baixinho p aproveitar bem a iluminação) Espessura vidros: 7mm.

Setup sump: 128lt, 40cm comprimento x 80cm largura x 40cm altura. Espessura vidros: 6mm.

LITRAGEM TOTAL 512LT

Iluminação vitrine: Luminária de 1,20m que vi no ebay > https://www.ebay.com/itm/282670872310?ul_noapp=true (aparentemente é bem completa, no caso eu colocaria duas dessas e ainda gostaria de colocar de 1 a 3 lâmpadas T5 (branca, actinica ou true actinic) para ajudar no crescimento dos corais(iluminação híbrida é a melhor pelo que li até agora, mas em português não tem quase nada, se puderem ajudar nessa parte agradeço). Apesar de essas luminárias terem suporte para colocar em cima do aqua eu quero fazer uma adaptação para deixá-las suspensas(acho esteticamente mais agradável)

Iluminação sump: Luminária boyo 75cm com 2 PL.

Skimmer: Bubble Magus Curve 5 avaliado em até 140 galões(530LT)

Substrato: Crushed Coral 10 sacos++(90kg++)

Aquecedor: Li que o Aquatop é bom, mas aceito sugestões de modelo.

Resfriamento: 6 coolers justapostos(não vou usar chiller) com sistema fullgauge

BOMBA SUBMERSA: Me indiquem uma bomba adequada galera, ainda não entendi muito bem sobre a vazão e relação litragem, então vou deixar que vcs me expliquem numa linguagem mais fácil de entender.(na net eu li que sun sun é muito bom para bombas e circuladores)

Circulação: Me ajudem aqui também kkkkk, eu entendi que a melhor movimentação é a de turbulência, mas me indiquem o equipamento adequado para o meu aqua!

Móvel:Vou encomendar em metalon quando o projeto estiver definido.

Rochas de Recife: GUARDAPARÍ E SANSIBAR(aceito sugestões)

CORAIS: Quero começar com os moles, e ir avançando para os outros conforme a experiência me permitir... Também quero umas duas anêmonas quando eu estiver mais experiente.

Levando em consideração que meu animal prioridade é a moréia, li bastante sobre as compatibilidades e sei que alguns aqui tem que se ter um cuidado, porém nenhum aqui é impossível de se criar... Lista de desejo de animais(já com a equipe de limpeza embutida):

Invertebrados: Caranguejo Porcelana, Caranguejo Aranha(esse vai pro sump provavelmente), Pom Pom Crab, Camarão Limpador, Camarão Bailarino, Camarão Alequim, Nudibrânquios e 1 ofiuro que não coma coral(ainda não tenho a noção de compatibilidades deles entre si, nem quantidades)

Peixes:
1x Moréia Mirictis OU Banana OU Gymnomuraena Zebra(minha preferência é a zebra)
2x Palhaços
1x Tang yellow
1x Hepatus
1x Lion
1x Anjo-Imperador
1x Foxface
1x Angel Flame Hawai
1x Bahianus

Se estiver faltando algo me avisem por favor! icon_joia
[font=Arial]Guilherme Martins de Souza
Bombeiro Militar de Santa Catarina[/font]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: PRIMEIRO AQUA MARINHO 512LT

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

guinomogreminho escreveu:dispenso experts de google)

icon_rotfl2 icon_rotfl2

Vixi, ai complica hein? rsrs

Para o seu aquário, usaria no mínimo vidro de 8mm com travamento duplo. Apesar de ser baixo, terá uma largura a se considerar na questão de pressão exercida.

A luminária que passou parece não ter leds tão bons. Não sei se valeria a pena usar. Indicaria usar no mínimo duas das chinesas (165w). Com essas não seria necessário o uso das tubulares.

Pelos animais que pretende, o skimmer ficaria um pouco no limite. Seria bom dar uma repensada.

Para circulação duas bombas como as RW-8 da Jebão, ou então umas 2-3 bombas sunsun 3000L/h ja seria suficiente (depende do layout).

Vai ter que repensar sobre alguns dos animais que pretende ter, afinal, são proibidos a comercialização/importação. Estes são proibidos: Caranguejo Porcelana, Pom Pom Crab, Camarão Arlequim.

São alguns dos meus pitacos.. Aguarde pelos comentários de outras pessoas
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Guilherme Martins de Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Nov 2017, 22:53
Apelido: Martins
Data de Nascimento: 02 Ago 1992
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: PRIMEIRO AQUA MARINHO 512LT

#3 Mensagem por Guilherme Martins de Souza »

Muito obrigado Humberto, de coração!
Sobre suas considerações:

Sobre o vidro, acho que 9mm seria "super safe" né rs

Sobre o skimmer: pelo que eu li o layout não interfere no skimmer, desde que ele filtre pelo menos 3 vezes por dia toda a água do aqua, ou estou equivocado? No meu caso seria mais do que 3 vezes por dia.

Sobre a luminária: perguntei ao vendedor quanto Watts aquela luminária tem, mas estou um pouco receoso também... Você tem o link dessa chinesa de 165W?

Sobre a circulação: dei uma lida que realmente é melhor ter mais de uma bomba para o caso de travamento de uma delas, certo? Obrigado pela sugestão das RW-8!

Sobre os animais: Eu não sabia que eram proibidos, são tão lindos, e já vi tantas fotos deles aqui no fórum icon_cry_smile icon_cry_smile

Muito obrigado por todas as dicas e pelo seu tempo em pensar cada detalhe! icon_iCo01
Editado pela última vez por Guilherme Martins de Souza em 20 Nov 2017, 22:58, em um total de 1 vez.
[font=Arial]Guilherme Martins de Souza
Bombeiro Militar de Santa Catarina[/font]

Avatar do usuário
Guilherme Martins de Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Nov 2017, 22:53
Apelido: Martins
Data de Nascimento: 02 Ago 1992
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por Guilherme Martins de Souza »

Atualizando algumas mudanças no projeto seguindo as dicas:

Skimmer: Bubble Magus Curve 7 (700 a 900lt)

Retorno: 3x bombas Sun Sun 3000LH

Iluminação: Duas luminária chinesas 165W cada (total de 8000 lúmens), mas confesso que estou com medo de não ser suficiente, além de ser feia, eu queria uma peça única que iluminasse todo o aquário, mas não acho em lugar nenhum icon_cry_smile
[font=Arial]Guilherme Martins de Souza
Bombeiro Militar de Santa Catarina[/font]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: PRIMEIRO AQUA MARINHO 512LT

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Guilherme Martins de Souza escreveu:Sobre o vidro, acho que 9mm seria "super safe" né rs

Que eu saiba, são encontrados vidros de 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12, 15 e 19 mm. Para seu aquário 8 já seria seguro, mas necessário o travamento duplo.
[hr]
O cálculo da quantidade de água que é filtrada é um pouco complexo. Depende do fluxo de água do aquário para o sump e do fluxo do skimmer.

Em geral, se usa a seguinte fórmula para calcular o tempo que leva pra 99,99% da água passar pelo sump:
T = 9,2*(VA/VB)
Onde VA é o Volume do Aquário e VB é a Vazão da Bomba.
Com isso já se da pra ter uma idéia de quanto tempo levaria pro sump processar toda a água.

Só pra ter ideia, calculei o do meu aquário e cheguei em 2,68 horas (Aproximadamente 2:40h). A água passa em torno de 9x por dia pelo sump.
[hr]

Uma única luminária que dê conta de 120x80 acho que será difícil, só se comprar alguma sob encomenda.
As chinesas cobrem +- 80x60 cm desde que fiquem à uma boa altura da superfície. Não adianta só ver os lúmens, é necessário analisar toda a composição como spectro, "potência" que a luz vai ter, etc...


Esse novo skimmer ficou melhor.


A bomba de recalque eu usaria algo em torno de 3000-4000 litros. Veja a questão do custoxbenefício e facilidade de encontrar peças de reposição.

Circulação mais em conta seriam as sunsun mesmo (umas 3 ou 4 de 3000 L/h conforme já disse antes).
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Guilherme Martins de Souza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Nov 2017, 22:53
Apelido: Martins
Data de Nascimento: 02 Ago 1992
Cidade: São José
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

#6 Mensagem por Guilherme Martins de Souza »

Eu não sabia que não existia 9mm, usei uma ferramenta online que me indicou usar 9mm... Novato haha icon_assobiando
Sobre o skimmer, esse cálculo eu tinha pesquisado, e com o skimmer de antes ele iria filtrar 3 vezes por dia, que é o indicado como suficiente... Mas como vc mesmo me aconselhou, aumentei a capacidade pra não ficar tão "na conta" e agora ele filtrará mais vezes por dia para ficar mais "folgado" icon_cheers
Você acha que devo colocar 4 bombas? quero ver caber isso tudo na caixa de recalque kkkk
A propósito, seu skimmer trabalha um dia e folga outro né, hahaha 9x por dia o bixinho merece uma recompensa :lol:
E sobre as luminárias, acho que vou usar duas dessa chinesa mesmo... Ou é isso, ou mando fazer uma luminária com T5...
Agradeço as dicas mais uma vez, Beto!
[font=Arial]Guilherme Martins de Souza
Bombeiro Militar de Santa Catarina[/font]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”