🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvida - Mudança para Reef maior

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
tiagoartico
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Out 2017, 15:42
Apelido: Tiago
Data de Nascimento: 18 Jun 1992
Cidade: Santo André
País: Brasil

Dúvida - Mudança para Reef maior

#1 Mensagem por tiagoartico »

Boa tarde galera,

Comecei no aquarismo marinho a aproximadamente 6 meses em um aquário simples, sem sump, todo hang on nas medidas 32x32x32. Hoje estou com um aquário novo nas medidas 50x40x40 e que conta sump traseiro com caixa de reposição e com um skimmer. Como esse aquário novo ficará no mesmo lugar do antigo, não teria como realizar a ciclagem dele, pois uma vez que eu for realizar a mudança do aquário antigo, já vou ter que entrar com o novo no mesmo dia pois ele ficará no mesmo local.

No aquário atual, tenho de fauna 2 ocellaris, 1 goby de vidro, 1 camarão bailarino, 1 hammer, 1 carpet green metallic e 1 anemona bbt. Tenho aproximadamente 5kg de rocha viva + 5kg de substrato granulometria 1mm. Para o aquário novo, acabei adquirindo 15kg de substrato granulometria 3mm e mais 10kg de rocha tipo sansibar. A minha dúvida é a seguinte:

Como vou realizar a transferência de tudo no mesmo dia, seria ideal passar o substrato antigo que já tem uma quantidade de biologia para o aqua novo certo? Mas como a sua granulometria é menor, o correto seria deixar ele por baixo do substrato novo? Sobre a água, irei utilizar água nova para encher o aqua novo. Mas sei que ela possui todos os parâmetros do aquário antigo pois é a mesma que uso para TPA. E uma ultima dúvida: As rochas novas, vou deixar elas na vertical, pois são relativamente grandes, porém, não vou encostalas no vidro traseiro por questão estética. O ideal seria colocar essas rochas na vertical e então cobrilas com uma camada de substrato de 2 a 3cm? Para não ocorrer risco de desabarem caso no futuro eu coloque algum peixe que faça tocas no substrato?

Lembrando que dentro do hang on do aquário antigo tenho dois saquinhos de siporax mini que irei passar para o aquário novo e também estou com 1L de siporax 25mm que irei colocar no reef novo, porém, não está colonizado, ainda esta lacrado na embalagem. Pretendo tbm adicionar duas ampolas de biodgest e bioptim no aquario novo após a mudança.

Sei que toda mudança corre riscos, ainda mais as realizando no mesmo dia, mas fazendo tudo o que eu disse acima, estou cometendo algum erro? Posso seguir dessa forma?

Obrigado para quem leu até o final e para quem deixou algum conselho.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Dúvida - Mudança para Reef maior

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Tiago,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos,

Migrar de um aquário para outro você já sabe que tem um certo risco.

Eu já precisei fazer mudanças emergenciais por causa de vazamentos, e não me lembro de cenas de extermínio, perdi algum coral sim.

O substrato mais fino, pode colocar por baixo, com o tempo é esta posição que ele irá assumir.

Aproveite a agua de TPA sem ser sifonada, para encher este aquário novo, já é uma garantia que boa parte da agua será a mesma para os animais.

Rochas, eu acho melhor apoiar no vidro de fundo, se lhe provoca desconforto e duvidas, faça um reforço, tipo uma placa extra de vidro no pedaço que vai depositar a rocha, depois coloque o substrato, isto vai ajudar a manter as rochas mais estáveis.

O siporax, ajudaria muito se você conseguisse o deixar já no nano, assim iria colonizando as peças.

Biodgest, pode ajudar, é um combinado de bactérias, o unico se não, pelo que me lembre, é que é recomendado para sistemas já em funcionamento. (vamos aguardar mais comentários).



tiagoartico escreveu:Boa tarde galera,

Comecei no aquarismo marinho a aproximadamente 6 meses em um aquário simples, sem sump, todo hang on nas medidas 32x32x32. Hoje estou com um aquário novo nas medidas 50x40x40 e que conta sump traseiro com caixa de reposição e com um skimmer. Como esse aquário novo ficará no mesmo lugar do antigo, não teria como realizar a ciclagem dele, pois uma vez que eu for realizar a mudança do aquário antigo, já vou ter que entrar com o novo no mesmo dia pois ele ficará no mesmo local.

No aquário atual, tenho de fauna 2 ocellaris, 1 goby de vidro, 1 camarão bailarino, 1 hammer, 1 carpet green metallic e 1 anemona bbt. Tenho aproximadamente 5kg de rocha viva + 5kg de substrato granulometria 1mm. Para o aquário novo, acabei adquirindo 15kg de substrato granulometria 3mm e mais 10kg de rocha tipo sansibar. A minha dúvida é a seguinte:

Como vou realizar a transferência de tudo no mesmo dia, seria ideal passar o substrato antigo que já tem uma quantidade de biologia para o aqua novo certo? Mas como a sua granulometria é menor, o correto seria deixar ele por baixo do substrato novo? Sobre a água, irei utilizar água nova para encher o aqua novo. Mas sei que ela possui todos os parâmetros do aquário antigo pois é a mesma que uso para TPA. E uma ultima dúvida: As rochas novas, vou deixar elas na vertical, pois são relativamente grandes, porém, não vou encostalas no vidro traseiro por questão estética. O ideal seria colocar essas rochas na vertical e então cobrilas com uma camada de substrato de 2 a 3cm? Para não ocorrer risco de desabarem caso no futuro eu coloque algum peixe que faça tocas no substrato?

Lembrando que dentro do hang on do aquário antigo tenho dois saquinhos de siporax mini que irei passar para o aquário novo e também estou com 1L de siporax 25mm que irei colocar no reef novo, porém, não está colonizado, ainda esta lacrado na embalagem. Pretendo tbm adicionar duas ampolas de biodgest e bioptim no aquario novo após a mudança.

Sei que toda mudança corre riscos, ainda mais as realizando no mesmo dia, mas fazendo tudo o que eu disse acima, estou cometendo algum erro? Posso seguir dessa forma?

Obrigado para quem leu até o final e para quem deixou algum conselho.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”