🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Altura Ideal para o Sistema de Botas

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Flavio Alexandre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Ago 2017, 14:00
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 23 Mai 1977
Cidade: Mauá
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes

Altura Ideal para o Sistema de Botas

#1 Mensagem por Flavio Alexandre »

Olá pessoal, tudo bem?

Eis que adquiri um novo aquário de 300 litros ( 1,5m x 0,40m x 0,50m ) com sistema de botas e sump, e surge mais uma dúvida ao testar o sistema que está me deixando inquieto: A altura do Overflow / Bota de descida e Bota de Retorno/Subida com relação a borda do aquário ou trava francesa.

A princípio eu testei desligando a bomba e não houve transbordamento do sump, porém não tive coragem de efetuar o mesmo teste simulando entupimento ( eu sei que devo prezar pela manutenção, mas nunca se sabe ) e notei que a distância do topo do overflow/bota descida é de 1,5 cm de sua borda até o topo da trava francesa e a bota de retorno/subida 2cm, porém a abertura de saída possui quase 1cm largura.

A preocupação é primeiramente a eficácia no que se refere a eventuais transbordamentos ( em caso de entupimento ) e um efeito de jorrar a água para fora do áqua ao invés de jogar dentro.

Como solução, quanto ao efeito de "jorrar" pensei em diminuir a vazão da bomba ( Sarlo Better 2700) que me pareceu muito forte. Irei testar com uma Boyu de 2000 l/h com controle de vazão.

Quanto ao transbordamento, só efetuei o teste de desligar a bomba...

Qual a opinião de vocês? Devo solicitar alteração nas botas? Isso é possível ser feito sem danificar o aquário?

Segue fotos:

Visão Lateral

Imagem

Visão da Bota de Descida

Imagem

Visão da Saída da Bota de retorno/subida

Imagem

Se precisarem de mais informações ou fotos me avisem!


Preciso da valiosa opinião de vocês!!!

abraço,
Editado pela última vez por Flavio Alexandre em 09 Ago 2017, 23:19, em um total de 2 vezes.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Altura Ideal para o Sistema de Botas

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Flavio,


Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

As imagens não estão aparecendo, possivelmente a hospedagem está controlada.

Bem, quanto ao transbordamento, o ideal é que a tubulação de descida, suporte e de a vazão desejada, no meu aquário, eu usei 3 canos de 1 polegada, um deles somente para o ladrão.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Flavio Alexandre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Ago 2017, 14:00
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 23 Mai 1977
Cidade: Mauá
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes

Re: Altura Ideal para o Sistema de Botas

#3 Mensagem por Flavio Alexandre »

Mauro Becker,

Primeiramente meu muito obrigado pela recepção!! Tenho certeza que fiz a escolha certa entrar neste Fórum...espero futuramente contribuir e muito com vocês...

Creio que depende do navegador, não sei ao certo. Teria outra forma para demonstrar as fotos?

Bom, na verdade a bota de saída parece ter uma boa vazão, pois a abertura no vidro possui algo em torno de 20cm de comprimento. A minha preocupação é em virtude da altura das botas muito rente a trava francesa, se isso não seria um problema em caso de suposto entupimento. Meu áqua não possui ladrão para este caso infelizmente....

E, se a altura ligeiramente baixa da bota de retorno em relação a bota de descida está errada, pois causa um turbilhão como se a água "soprasse" na altura da lâmina d'água...aliás isso ocorre quase jogando a água pra fora do aquário com uma bomba da Sarlo SB2700.

Então pergunto, será que a bota de descida deveria ter sido feito 1cm ou 2cm mais baixo em relação a borda ou trava do aquário?? E a Bota de retorno, bem mais baixo ainda?

Há como alterar isso? A botas são de vidro e coladas com silicone...

Novamente muitas perguntas kk

Um forte abraço,

Flavio Alexandre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Ago 2017, 14:00
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 23 Mai 1977
Cidade: Mauá
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes

Re: Altura Ideal para o Sistema de Botas

#4 Mensagem por Flavio Alexandre »

Atualizando:

Há um desnível ( pequeno ) de 4mm da parte traseira do aquário com relação a frente, ou seja, a parte traseira está mais baixo 4mm. Vou corrigir isso, mas isso afetaria talvez no segundo problema de soprar a água para fora?

Flavio Alexandre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Ago 2017, 14:00
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 23 Mai 1977
Cidade: Mauá
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes

Re: Altura Ideal para o Sistema de Botas

#5 Mensagem por Flavio Alexandre »

Mauro Becker escreveu:Flavio,


Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

As imagens não estão aparecendo, possivelmente a hospedagem está controlada.

Bem, quanto ao transbordamento, o ideal é que a tubulação de descida, suporte e de a vazão desejada, no meu aquário, eu usei 3 canos de 1 polegada, um deles somente para o ladrão.



Consegui por a foto, realmente era a hospedagem...

Dê uma olhada

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Altura Ideal para o Sistema de Botas

#6 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Flavio,
Pelas fotos, creio que vc nao ira ter problemas em relação a vazao da agua.

O que fiquei preocupado ou curioso foi, a bota de descida vc nao ira utilizar nada (pente de acrilico ou egg grade) para impedir que algo desça por ela?

Se for deixar sem nada, o risco de que algum nish, turbo, paguro, ... desça pela bota e trave na tubulação é grande.

Se for utilizar algo, o nivel de agua dentro do aquario irá subir, melhor ja fazer um teste e verificar para quanto que o nivel ira subir.

Aqui, utilizo pente de acrilico na bota e o nivel sobe cerca de 2cm.

[ ]´s e boa sorte no novo projeto
Belezoni

Ele chegou!!

Flavio Alexandre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Ago 2017, 14:00
Apelido: Flavio
Data de Nascimento: 23 Mai 1977
Cidade: Mauá
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes

Re: Altura Ideal para o Sistema de Botas

#7 Mensagem por Flavio Alexandre »

Fabiano Belezoni,

Bem lembrado...

tava vendo este aqui https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quario-_JM

Na verdade, acho que será necessário diminuir a altura, não se é possível sem danificar...ou se o fabricante fará alegando que não é possível. com Isso diminuir também a de retorno obviamente. Qual sua opinião? Você que possui mais experiência, é possível modificar uma vez que foi colado e etc?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”