🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#1 Mensagem por Marcelo Coelho »

Primeiramente olá a todos, já li vários tópicos aqui e percebi que é bem estruturado e com muita gente sabia no assunto, por isso vou pedir ajuda a todos...
Bom, eu já tenho aquário a 10 anos, mas de agua doce (300L), e que como já percebi nos fóruns, poderia ter 50 anos e ainda continuaria sem saber nada do marinho, rsrs. Pelo fato de não saber nada, quem está montando é um lojista e vou começar de vagar, apenas com alguns peixes mais simples e com rochas, sem coral até ter mais experiência quanto ao manter a agua e todos os aparatos.
Pedi para ele colocar o necessário para manter o aquário funcionando desta forma, pois sei que para colocar coral teria que ter uma iluminação diferenciada, e por enquanto como não vou ter não quero um ter um custo elevado sem a necessidade.
Ainda não estou familiarizado com os termos técnicos, então vou passar pra vcs e se aquém tiver algumas recomendações ou achar que o profissional que está montando pra mim estiver errado, por favor vão me passando. Vou postando por aqui tudo até ficar funcionando.
O Aquário é de 247L = 90L x 55A x 50P.
O Sump é de 85L x 47A x 38P que pela divisão daria uma média de uns 130L para o filtro da agua salgada e 20L para o reservatório da agua doce que terá uma bomba automática para mandar agua doce quando baixar o nível da agua do aquário.
A bomba para mandar agua para o aquário ele colocou um RS-4006 que manda 1600L/h com potência de 22W.
Na próxima quarta-feira ele fará o layout e colocara a manta, carvão e o substrato que até falou a marca mas não lembra, só sei que custa R$ 120,00 cada 15Kg, creio que deva ir uns 40kg até tampa a Bota que da 7cm.
Uma coisa que me pediu, é que nessa primeira agua, que eu pegue diretamente agua do mar já para ter uma melhor biologia, o que pra mim não é problema porque moro na praia e tenho lancha, mas achei que tinha agua pronta mais adequada, enfim, vou fazer o que me pediu, depois comentem ai por favor.
Pediu para manter só com agua uns 45 dias para depois colocar peixe, mas acho que quando for pegar a agua já pegue uns peixinhos, sabe como é, quem gosta ter um aquário sem nada dentro é pra ficar louco.
A iluminação ainda não comprei, mas ele me passou que para este início pode ser uma simples, azul e branca.
Ainda não comprei, vou dar uma estudada nesse assunto caso aguem poder me ajudar eu agradeço, como disse, até eu dominar um pouco o assunto, não colocarei coral.
A temperatura aqui em SC onde moro esfria bastante durante o inverno, mas no verão fica nos 35 em dia mais quente, porem moro em prédio e venta bastante por ser na frente do mar, então não vou ter problemas com altas temperaturas.
Enfim, todo conselho será bem vindo, principalmente com acessórios e tudo para facilitar sem a vida.

Vou ver se consigo postar a foto de como está ficando.
Abraço a todos

Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#2 Mensagem por Marcelo Coelho »

Boa noite pessoal...
Vejam as fotos como está ficando e de repente para vcs me passarem alguma dicas do ambiente.

Valeu
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#3 Mensagem por Marcelo Coelho »

Valeu
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MicroReefTank
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Ago 2017, 02:41
Apelido: MicroReefTank
Data de Nascimento: 04 Mar 1966
Cidade: Algarve
País: Portugal

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#4 Mensagem por MicroReefTank »

Olá Marcelo
Acabei de ler o seu post e entendo o seu entusiasmo :-)

Não sou a pessoa indicada para dar conselhos técnicos, deixo isso para colegas de hobby mais velhos e com mais experiência

A única coisa que alerto é para o ciclo do azoto. O lobista, e bem, disse para não colocar peixes antes de 40 dias.

Eu por ignorância também não o fiz, coloquei logo peixes, infelizmente aprendiz da pior maneira e perdi uma Blue Tang ( a famosa Dory )

Mesmo com água do mar o aquário tem que passar pelo ciclo do azoto se não a amônia que vai produzir na primeira semana será fatal para os vivos

O conselho que posso dar é para o Marcelo ler bastante para perceber algumas coisas básicas deste hobby :-)

Boa sorte e felicidades para o aquário

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#5 Mensagem por Marcelo E Novais »

Seja muito bem vindo ao brasilreef,
Parabéns pela montagem e que tenha sucesso , a maioria do pessoal esta aqui para ajudar então não hesite em perguntar, por mais boba que pareça sua duvida, pergunte, as vezes a sua duvida pode ser a mesma de um colega, e leia e leia muito , quanto mais aprender na teoria menores serão as chances de algo dar errado na pratica, uma das coisas que me falavam e constatei com o tempo foi " as coisas boas e belas no aquarismo demoram a acontecer , ja as ruins acontecem num piscar de olhos", então paciencia e dedicação são duas coisas que teram de andar juntas, bem ja falei pra caramba bora fala do aquario.....
A respeito da iuminação, se vc tiver em mente em algum dia adicionar corais, e tiver condições, aconselho a adquirir uma boa luminaria ou algo que lhe possa disponibilizar um upgrade mais tarde, pelo simples fato de não gastar duas vezes e depois ter que ficar com entulho e se desfazendo da iluminação antiga
Se tiver a possibilidade de coletar a agua, desde que seja uma agua de boa qualidade, colete, vai economizar tempo na ciclagem e dinheiro , sempre usei agua coletada e nunca tive problemas, sei que é chato pra caramba ver o aqua vazio, mas a paciencia é a chave de um bom começo,como usara agua coletada talvez o periodo de ciclagem diminua bastante, acho que em 20 dias já podera estar ok, mas só os testes te diram com exatidão
Quanto a temperatura da uma pesquisada sobre controle de temperatura , por mais que de inicio seja um only fish e te de uma margem mais elevada na temperatura, não e muito bacana ter variações muito bruscas
E uma coisa que sempre gosto de aconselhar pra todo iniciante...."faça uma forcinha e monte uma quarentena", é um gasto a mais , mas que pode lhe livrar de muitas dores de cabeça e prejuizo, é um custo relativamente pequeno comparado aos display todo, um exemplo bobo e simples, adiquirir um hepatus + yellow (oodinium) = +/- R$ 700,00 -- montar uma quarentena+cobre+99% de certeza de manter seu display longe de doenças = +/- 350,00
OBS : pela foto não entendi onde o skimmer ficaria
Bom, falei pra caramba.... qualquer coisa a galera ta ai pra ajuda
icon_cheers icon_cheers

Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#6 Mensagem por Marcelo Coelho »

Bom dia

Valeu amigos, vou fazer tudo que me for aconselhado.

O skimmer vai ficar na parte de baixo junto com o sump.
Não parece na foto mas tem bastante espaço ali em baixo.

Abç

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#7 Mensagem por Armando Ito »

eu achei a altura do sump muito elevada ... tem pouco vão pra manutenção do skimmer e eventuais limpezas ...

e ... retificando ... paciência é a chave ...

Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#8 Mensagem por Marcelo Coelho »

Ali não tem como mexer mais, mas ficou com 30 cm. O skimmer passa de lado.

Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#9 Mensagem por Marcelo Coelho »

Boa tarde pessoal....
O aquario já está em teste com a circulação de agua e eu chei até o momento tudo tranquilo, apenas uma situação esta me preocupando, a umidade.
Li varios comentarios onde dão ideias em colocar cooler, manta asfaltica, entre outros.
Queria saber o que é mais eficas para realmente combater esse problema. Há concetração de umidade na tampa e na parede do movel do sump, incrivel apenas em um dos lados da parede do sump.

No caso da tampa ainda não esta com a iluminação, vai chegar na proxima quinta da China, se a receita deixar kkk.
Creio que com o aquecimento das lampadas já resolva um pouco, a iluminação caso alguem conheça é uma DSuny Completa programavel WIFI de 240W para aquario até 120 cm.

Tenho receio de colocar cooler jogando vento para fora, sendo que essa umidade poderia passar para outros moveis da sala.
OBS: O movel todo do aquario é feito de compensado naval com revestimento em formica, porem os demais da sala é de MDF.

Agradeço a orietação de vocês.
Abç

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Umidade nao tem muito o q fazer principalmente no verao.

O movel revestido com formica e compensado naval ajudam. Dobradiças esquece... de tempos em tempos vai ter q trocar ou usar as de inox q sao dificeis de achar.

Uma coisa me chamou atenção e´a TV proxima.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#11 Mensagem por Marcelo Coelho »

Bom dia.

Vou dar uma procurada nestas dobradiças de inox.
Com relação a TV, seria por causa da umidade?
Se for isso, a circulação do ar do ambiente tem a saida para a porta da sacada. Eu não tenho notado nenhuma umidade fora dos moveis, e ainda assim, se você ver nas fotos acima, a umidade fica apenas no movel interno do lado da parede de concreto, creio que deva ser por causa da temperatura mais fria ou até pela propria circulação do ar.
Tenho duas sacadas, uma fica ao norte e esta que está aparecendo na foto fica ao sul, e o vento aqui tem esta mesma posição praticamente o dia todo.

Os eletros aqui vão ser prejudicados da mesma forma não por causa do aquario, mas porque meu apartamento fica na praia.

Abraços e agradeço as informações.

Marcelo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Ago 2017, 21:33
Apelido: Fanchoni
Data de Nascimento: 20 Jan 1977
Cidade: Navegantes
País: Brasil

Re: Migrando Para o Marinho - Aprendendo do zero

#12 Mensagem por Marcelo Coelho »

Boa tarde pessoal.
Postei no início minhas dúvidas e após escutar todos vocês quero mostrar como está ficando, vai completar 90 dias com água, creio que deva estar concluindo o período de ciclagem.
O resultado pra mim está muito bom e não tenho passado trabalho até o momento.
Mais detalhes está no vídeo deste link https://youtu.be/0lSeFK_8H5Y

Agradeço e sempre aceito as orientações de vocês.

Abraço

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”