🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Peso total aquário x apto x calculista ART?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
marcius sp
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Jul 2017, 11:06
Apelido: Marcius
Data de Nascimento: 05 Jun 1973
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Peso total aquário x apto x calculista ART?

#1 Mensagem por marcius sp »

Olá pessoal,
Moro em um apto no oitavo andar e pretendo montar um aquário de 110x60x50 cm (comp x larg x alt).
O condomínio tem 4 anos e possuo a planta estrutural do prédio em AutoCAD e sei que a laje suporta 150kgf/cm2.

Calculando o peso total do conjunto: aquário (vidro 12mm) + sump (80 litros em vidro 8mm) + água + móvel + equipamentos, resulta em aprox. 600-650kg, em uma área de 0,66 m2.

O aquário deverá ficar encostado em uma parede que sei que tem viga.

Mesmo tendo estas informações vcs acham necessário contratar algum calculista para avaliar se realmente é seguro e emitir uma ART?
Se sim, alguém pode me recomendar algum profissional que atue na grande SP?

Qual a opinião de vocês? Alguém em situação parecida?
Toda ajuda será bem vinda.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Peso total aquário x apto x calculista ART?

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Marcius,

Bem vindo ao BrasilReef, fique entre amigos,

Sobre a sobrecarga acidental, acho que o valor é 150 kilos por metro quadrado, certo?

Existem vertentes que afirmam não haver problemas, e existem os que afirmam que apenas a engenharia da construtora é quem realmente pode definir isto.

Eu mesmo confio apenas no laudo do engenheiro da obra.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Peso total aquário x apto x calculista ART?

#3 Mensagem por Radagast »

Chama o engenheiro. Pelo menos se der problema a culpa não é sua.

Jamilson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Out 2016, 09:41
Apelido: jamilson
Data de Nascimento: 03 Abr 1979
Cidade: sao bernardo do campo
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Peso total aquário x apto x calculista ART?

#4 Mensagem por Jamilson »

Tenho um de 500l 1.6x0.5x0.6 moro no 14 andar estava montado a 3 anos e desmontei para transformar em marinho e resolvi fazer a ART mas não encontrei que fizesse e vou montar novamente sem o documento.
Se você encontrar alguém me avise sou de São bernardo do campo.

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Avatar do usuário
Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 29 Nov 2016, 09:04
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Cidade: São José dos Pinhais
País: Brasil
Localização: São José dos Pinhais - PR
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Peso total aquário x apto x calculista ART?

#5 Mensagem por Everton Andriani »

Boa tarde Marcius.

Moro no segundo andar, meu projeto inicial era aquário de 400 litros, somando o móvel e sump ficaria em torno de 600 kg. Com receio, entrei em contato com a construtura que por sua vez solicitou que o engenheiro calculista analisasse, e foi verificado que para a área e localização determinada a laje suportaria 400 kg, logo, reduzi meu aquário a 200 litros para atender esse limite (200+200).

Detalhe: solicite tudo via e-mail para ter provas em mãos como seja necessário.

Muitos podem dizer que a laje suporta 150, 200, 300 kg/m² e por ai vai... mas o único que pode dizer o verdadeiro valor é o engenheiro calculista da construtura, essa analisa é feita com o conhecimento do material que ela foi construída, a área (largura x comprimento) no qual o aquário fica sobre, e o local no comodo onde mais próximo da parede ou coluna maior será sua sustentação.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Peso total aquário x apto x calculista ART?

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

tambem acho que o engenheiro da obra seria o melhor pra aprovar

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: Peso total aquário x apto x calculista ART?

#7 Mensagem por Renan Castro »

marcius sp escreveu:Olá pessoal,
Moro em um apto no oitavo andar e pretendo montar um aquário de 110x60x50 cm (comp x larg x alt).
O condomínio tem 4 anos e possuo a planta estrutural do prédio em AutoCAD e sei que a laje suporta 150kgf/cm2.

Calculando o peso total do conjunto: aquário (vidro 12mm) + sump (80 litros em vidro 8mm) + água + móvel + equipamentos, resulta em aprox. 600-650kg, em uma área de 0,66 m2.

O aquário deverá ficar encostado em uma parede que sei que tem viga.

Mesmo tendo estas informações vcs acham necessário contratar algum calculista para avaliar se realmente é seguro e emitir uma ART?
Se sim, alguém pode me recomendar algum profissional que atue na grande SP?

Qual a opinião de vocês? Alguém em situação parecida?
Toda ajuda será bem vinda.


Com o projeto em mãos, qualquer engenheiro calculista pode dar um laudo se é seguro ou não fazer esse aquário. É uma análise rápida, não passa de 1 dia de trabalho. Você pode entrar em contato com a construtora e solicitar o contato do calculista para tirar essa dúvida diretamente com ele. Normalmente na legenda do projeto tem o nome do responsável por ele, a empresa, e alguns outros dados que podem agilizar o seu lado.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”