🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando aquário 200 litros

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Valmir Pires da Silva Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mai 2017, 19:29
Apelido: Valmir Junior
Data de Nascimento: 19 Nov 1983
Cidade: Maria Helena
País: Brasil

Montando aquário 200 litros

#1 Mensagem por Valmir Pires da Silva Junior »

Boa tarde pessoal.

Estou no mundo do aquarismo (doce) a uns 8 anos, já tive, guppy, platy, ciclídeos, acarás bandeira, plantado com Discos e etc.

Agora quero entrar no mundo dos marinhos, nos próximos meses vou comprar alguns equipamentos, sal, substrato entre outras coisas.
Sei q do doce pro marinho muita coisa muda, desde equipamentos aos cuidados q devemos ter, por isso quero informações e ajuda, não vou fazer as coisas no atropelo.

Eu tenho um aquário de 200L quero montar com corais (minha preferência são corais) e alguns peixes, tenho outro aquário de 100L q vou fazer de sump.

Com relação a filtragem tenho 10L de cerâmica, posso usá-las, se sim, posso fazer uma camada de substrato menor, por volta de uns 3 cm?
Qual substrato me indicam?
Vou usar algas chaetomorpha, com o uso delas eu posso usar um skimmer menor do q deveria usar para esse aquário?
Eu tenho uma quantidade boa de purigen posso usar no sistema de filtragem ou para o marinho elas não vão ajudar em nada?

A montagem do aquário levará alguns meses pois é provável q em 1 ou 2 meses eu tenha q me mudar por questões de trabalho, por isso até q se defina isso eu só vou adquirir os equipamentos e só depois de tudo definido eu vou montar ele, mas já quero acertar essas questões pra comprar o q for precisar.

Desde já agradeço a atenção e colaboração!

Valmir Pires da Silva Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mai 2017, 19:29
Apelido: Valmir Junior
Data de Nascimento: 19 Nov 1983
Cidade: Maria Helena
País: Brasil

Re: Montando aquário 200 litros

#2 Mensagem por Valmir Pires da Silva Junior »

Alguém?

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Montando aquário 200 litros

#3 Mensagem por Marcelo E Novais »

Valmir Pires da Silva Junior,

Bem vindo ao Brasil reef e ao mundo marinho, como no aquarismo em geral , a paciencia é a chave pro sucesso,e no marinho precisa de uma pitada a mais, com um projeto bem planejado vai te evitar muita dor de cabeça, aconselho a escolher primeiro o Skimmer antes da construção do sump, pois depois de escolhido vc a saberá as dimenssões facilitando assim a criação das repartições, um sump grande e sem muitas repartições facilita nas manutenções, em relação ao uso das midias (ceramicas)aconselho a acomoda las muito bem, para não acumular sujeira e acabar tendo o efeito contrario do desejado, se puder mante las suspensas seria o mais aconselhavel,
O substrato fica muito ao gosto de cada um, temos muitas marcas e granulometria, a altura acho que fica muito a criterio tbm, estetica e funcionalidade são empregadas ai, então ira depender muito do sistema que vc ira montar, procure entender sobre as bacterias aerobicas e anaerobicas
Particulamente gosto do uso de macro algas, acho que ajuda bem na exportação de nutrientes, mas são duas coisas diferentes, o skimmer vai exportar retirando 'toda sujeira" da agua antes que se transforme ( amonia,nitrito,nitrato,fosfato) então um bom skimmer é importante, já as chaetos iram consumir os nutrientes já existente no sistema e serão exportados através das podas
O uso do purigem agira como a filtragem quimica assim como o carvão ativado, a fica a criterio do aquarista o uso
Boa sorte e pesquise, pergunte,estude e entenda

Valmir Pires da Silva Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mai 2017, 19:29
Apelido: Valmir Junior
Data de Nascimento: 19 Nov 1983
Cidade: Maria Helena
País: Brasil

Re: Montando aquário 200 litros

#4 Mensagem por Valmir Pires da Silva Junior »

Muito obrigado pela ajuda Marcelo!
Vou ver certinho o dimensionamento do skimmer.
Entre as coisa q tenho para reaproveitar eu tenho uma bomba de 3000L/H e um uv de 30W, para o recalque eu posso usar essa bomba já ligada ao uv, assim se eu precisar de usar o uv ele já estará instalado?

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Montando aquário 200 litros

#5 Mensagem por Marcelo E Novais »

Valmir Pires da Silva Junior,
Pode sim utilizar utilizar a bomba que já possui, só verifique se impeler ou eixo não possuem partes metalicas para que não haja corrosão ao longo do tempo, quanto ao uv vc pode fazer uma derivação tanto na saida do recalque quanto na queda

Valmir Pires da Silva Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mai 2017, 19:29
Apelido: Valmir Junior
Data de Nascimento: 19 Nov 1983
Cidade: Maria Helena
País: Brasil

Re: Montando aquário 200 litros

#6 Mensagem por Valmir Pires da Silva Junior »

Bom dia Marcelo
Eu estive olhando a bomba, ela é indicada pra doces e marinhos, então vou poder usar ela.
Vou dar uma olhada pra fazer essa derivação pro uv.
Mais uma vez obrigado!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”