🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nitrato alto

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Eduardo Francisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2017, 20:55
Apelido: Du
Data de Nascimento: 08 Out 1996
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Nitrato alto

#1 Mensagem por Eduardo Francisco »

Boa noite galera!

Montei meu aquário marinho faz 50 dias e tenho um 2 palhaços e 1 colônia de cloves.
O nitrato está a 10 ppm. É normal em um aquário novo? Pode prejudicar o coral?
Percebi que no substrato há fezes dos peixe. Pode ser isso?

Me ajudem, por favor!

Parâmetros do meu aquário (teste Sera)

amônia - 0
Nitrito - 0
Kh - 12,0
Temp. 26,3
Salinidade - 1024
Cálcio - 440
Mg - 1480
Fosfato - 2,0







Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nitrato alto

#2 Mensagem por Wellington Salles »

Eduardo Francisco,

Você precisa nos dar maiores detalhes do seu reef, como medidas ou litragem, animais, circulação, skimmer, quantidades de rochas, se esta alimentando muito seus peixes, e com o que?

Abraço.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Nitrato alto

#3 Mensagem por Fabio Vicente »

10ppm está dentro do limite aceitável e não apresenta nenhum risco aos peixes ou corais. Você vai abaixar/controlar o nitrato com TPA. E como já solicitado pelo Wellington, dê maiores detalhes da sua montagem para uma melhor avaliação. Inclusive se você já incluiu a "equipe de limpeza" e a frequência que está fazendo as TPAs.

Eduardo Francisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2017, 20:55
Apelido: Du
Data de Nascimento: 08 Out 1996
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Nitrato alto

#4 Mensagem por Eduardo Francisco »

Bom dia pessoal,

Meu aquário tem 300 litros, incluindo o sump. Tenho 2 peixe palhaços, uma colônia de cloves e 5 pagurus.
Eu alimento os peixes 2 vezes por dia, não sobra alimento no aquário.Uso uma waver maker 5000 L/H para Circulação. Meu skimmer é um scuma 600.
Tenho 1 kg de siporax, 1 kg de micromec,3 tubo de cerâmica, 200 g de carvão ativado e meu aquário tem um paredão de rochas porosas naturais.

Faço T.P.A semanal de 20 litros.

Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk

Eduardo Francisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2017, 20:55
Apelido: Du
Data de Nascimento: 08 Out 1996
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Nitrato alto

#5 Mensagem por Eduardo Francisco »

Esqueci de dizer.

Eu alimento os peixes com ração granulada da SERA ( alimento base )

Meu substrato é rocha calcária moída, granulometria 3.
Tem uma camada de 6 cm no aquário.



Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Nitrato alto

#6 Mensagem por Fabio Vicente »

Siporax 1 kg ou um 1 L? Pois 1 kg de siporax dá 3,5 L.

Pode aumentar esse volume de TPA. 50 litros por semana é um valor melhor para controlar/diminuir o nitrato ( e fosfato também ).

jose cabrera1
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 685
Registrado em: 19 Jul 2013, 19:47
Apelido: ze
Data de Nascimento: 03 Fev 1964
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 47 vezes

Re: Nitrato alto

#7 Mensagem por jose cabrera1 »

Não ta alto , calma, seu aquario e novo, nesse nivel nao acontecera nada com o coral

pelo contrario moles e LPS um pouco de fostao e nitrato faz até bem, SPS e que nao e toleravel.

acompanhe com o tempo, veja se nao sobra comida ,seu substrato e baixo .

Eduardo Francisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2017, 20:55
Apelido: Du
Data de Nascimento: 08 Out 1996
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Nitrato alto

#8 Mensagem por Eduardo Francisco »

Corrigindo,

É 1 L de siporax e micromec, não 1 kg

Mas obrigada pelas dicas pessoal.

Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk

Eduardo Francisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2017, 20:55
Apelido: Du
Data de Nascimento: 08 Out 1996
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Nitrato alto

#9 Mensagem por Eduardo Francisco »

Eduardo Francisco escreveu:Corrigindo,

É 1 L de siporax e micromec, não 1 kg

Mas obrigado

pelas dicas pessoal.

Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk




Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Nitrato alto

#10 Mensagem por Leo Cardoso »

10 de nitrato é bem razoável, agora 2 de fosfato tá bem fora do aceitável (mas muito fora mesmo).

se usou um teste confiável, eu me preocuparia com isso.

e se há fezes de peixe no substrato, pelo menos a circulação está bem deficiente.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Eduardo Francisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2017, 20:55
Apelido: Du
Data de Nascimento: 08 Out 1996
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Nitrato alto

#11 Mensagem por Eduardo Francisco »

Eu adicionei mais uma bomba de circulação wp 10 da jebao.
O fosfato caiu para 0.5 o nitrato está abaixando aos poucos, mas, vou colocar um reator de biopellets.

Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Nitrato alto

#12 Mensagem por Fabio Vicente »

Apenas continue com a rotina de TPA até que esses parâmetros se estabilizem. Seu aquário é novo ( menos de 2 meses ) e leva algum tempo para isso estabilizar. Como já informado, seu fosfato caiu de 2 para 0,5 em quatro dias e o nitrato está caindo, portanto não há necessidade nenhuma de inserir um reator de biopellets. Reveja a qualidade do carvão ativado que você está utilizando, pois muitos contém fosfato. Se possível troque por purigem.

Muitíssimo cuidado com reator de biopellets. O uso incorreto pode acarretar danos no sistema. Se informe muito bem antes de inserir no seu aquário.

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Nitrato alto

#13 Mensagem por Fabio Vicente »

E para complementar sobre biopellets, leia o texto do Vidal:

Renato Vidal escreveu:Os biopellets possuem um trabalho diferenciado, ele vai nutrir através de uma fonte de carbono, um grupo específico de bactérias que, em seu crescimento, consomem cálcio, nitrato e fosfato (fosfato é minimo) sendo então altamente eficientes para o combate ao nitrato.

Então temos três consequências no uso dos biopellets que precisam ser observadas.

1 -Cálcio - Como a bactéria vai também se nutrir com o cálcio do sistema, temos que acompanhar o resultado do teste e se preciso, aumentar a dosagem de cálcio com <acronym class="id25" title="Kalkwasser: Água calcarea (Hidróxido de Cálcio)"><b>kalkwasser</b></acronym> por exemplo.

2 - Vida da bactéria - Skimmer - A bactéria vai se nutrir, crescer, multiplicar e morrer, e, o trabalho de remoção dos nutrientes só vai acontecer se houver um skimmer adequadamente dimensionado para retirar as bactérias mortas, e assim, concluir o trabalho de remoção.

3 - Quantidade de biopellets - Se usar o que esta indicado nos rótulos, os problemas irão acontecer, a maioria das marcas indicam usar 100 ml para cada 100 litros de água, isso é muito, estamos falando de nutrir bactérias, então, esse trabalho tem que ser gradativo, apenas para constar, aqui em casa são 1000 litros de água e eu uso 100 ml de biopellets.

Explicando melhor, independente da quantidade de nutrientes no sistema, os corais vão se adaptar e aproveitar isso como nutrição, mesmo com taxas elevadas de nitrato, os corais se adaptam, não vão ficar coloridos ou mesmo podem ficar sujeitos a morrerem pois as algas podem incomodar eles, mas eles se adaptam a se alimentar dessa carga de nutrientes, retirar tudo de uma vez, é deixar o animal sem uma fonte de alimento, e, por mais que eles tenham condição de metabolizar o próprio alimento, a lei da natureza é a de minimo esforço, então, se tem disponível, para que que vou ter o trabalho de produzir alimentos.

Ai, se usarmos os pellets na recomendação do rótulo, o nitrato vai baixar muito rapidamente, os corais não vão ter tempo de se adaptar a mudança e podem começar a perder tecido por falta de comida.

Para evitar isso, precisa ser feito então de forma gradativa, para que todo o sistema assimile a nova forma de nutrição e responda positivamente.

Eu uso e, também recomendo que seja usado da seguinte forma:

* Faça testes de nitrato e cálcio - anote os resultados
* Coloque 10 ml para cada 100 litros de água no aquário
* Espere 10 dias

* Faça testes de nitrato e cálcio
- Cálcio baixou: Aumente a dosagem do reator ou do Balling caso use, ou, use <acronym class="id25" title="Kalkwasser: Água calcarea (Hidróxido de Cálcio)"><b>Kalkwasser</b></acronym> (hidróxido de cálcio) em dosagem no aquário para manter o cálcio
- Nitrato baixou rápido demais (de 50 para 10 por exemplo) ***** Reduza a quantidade de biopellets dentro do reator
- Nitrato baixou pouco (de 50 para 40, ou de 10 para 8) Excelente, mantenha essa mesma quantidade
- Nitrato não baixou ---- Aumente a quantidade de biopellets para mais 5 ml para cada 100 litros


* Espere 10 dias

* Faça testes de nitrato e cálcio
- Cálcio baixou: Aumente a dosagem do reator ou do Balling caso use, ou, use <acronym class="id25" title="Kalkwasser: Água calcarea (Hidróxido de Cálcio)"><b>Kalkwasser</b></acronym> (hidróxido de cálcio) em dosagem no aquário para manter o cálcio
- Nitrato baixou rápido demais ainda (de 40 para 5 por exemplo ou de 10 para 2) ***** Reduza a quantidade de biopellets dentro do reator
- Nitrato baixou pouco (de 40 para 20, ou de 8 para 4) Excelente, mantenha essa mesma quantidade
- Nitrato não baixou ---- Aumente a quantidade de biopellets para mais 5 ml para cada 100 litros


Nesse ponto, você já conseguiu saber qual é o ponto de equilibrio da necessidade do sistema, a partir daí, é só manter essa quantidade no reator.



Dessa forma, a redução é gradativa, os resultados irão acontecer da mesma forma, porém, sem colocar em riscos os animais.

Eduardo Francisco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 03 Mar 2017, 20:55
Apelido: Du
Data de Nascimento: 08 Out 1996
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Nitrato alto

#14 Mensagem por Eduardo Francisco »

Ok, vou observar a questão do nitrato para ver se realmente vai ter a necessidade de um reator de biopellets.

Obrigado pelas dicas.

Enviado de meu SM-J200BT usando Tapatalk

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Nitrato alto

#15 Mensagem por Vinicius F. Reis »

eu só aguardaria.
Mídias e reatores somente quando realmente necessário.

Mantendo uma tpa regular em breve estará estabilizado

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”