🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Leandro Lopes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 128
Registrado em: 03 Jul 2015, 10:06
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 22 Jul 1977
Cidade: São José do Rio Preto
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

#1 Mensagem por Leandro Lopes »

Me salvem galera. To bem desanimado com a situação. Só não desisto porque amo demais o hoby.

Segue relato e setup do meu aquário:
Meu aqua tem 90 dias. Usei aceleradores biológicos e tudo ia muito bem. Tive muito pouca alga marrom e quase nada de verde. Usei rochas vivas e substrato de um nano que eu tinha. Em 20 dias já tinha algas pinks nas rochas novas.
Daí, 2 meses depois de montado, vi um foco de alga marrom (um palmo mais ou menos) no substrato. Tive a feliz idéia icon_comemorando de sinfonar o substrato e deixar secar no sol. Cinco dias depois, sem lavar o substrato, devolvi o mesmo para o aquário no mesmo local onde estava. Dois dias depois deu um boom de algas marrons no local onde recoloquei. Quase que ao mesmo tempo, começaram focos de algas verdes filamentosas. Uma semana depois, com TPA, redução de nutrientes e atenção com água de reposição, acabaram as marrons e ficaram as verdes filamentosas. Elas aumentaram e se alastraram. Rochas, vidros e substrato. Um terço do meu substrato está com essas pragas. Pequenas "moitinhas" verdes amarronzadas. Já nas rochas, ficam todas cobertas por uma "penugem verde", parece cabelinho de neném. To Há 4 semanas lutando com essas algas verdes e não consigo vencer. Duas horas depois de limpar vidros, substrato e rochas elas já começam a se alojar. O vidro começa e ficar embaçado e as "moitinhas" vão aparecendo e as rochas vão se enchendo do cabelinho de novo. icon_crybaby .
O que devo fazer? Tem como vencer essas danadas? To dosando vodka há uma semana, mas não sei se estou fazendo certo. Estou colocando 1 ml por dia. É isso mesmo? Qual a quantidade de vodka para esse aquário?
Segue o setup:

250 litros já descontando rochas, equipamentos, substrato;
Skimmer NY 700
Recalque SB 2000
Circulação Sun Sun dupla 5000
Luminária maxpect razor 160w
Fotoperíodo: meio dia à 23h30min em 70%
Fauna: 2 palhaços, um stenopus, poucos mini pagurus, uma anemona, um hammer, um yelow polipys e cloves (Colonias pequenas).

Tembler Dias
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Mai 2013, 23:52
Data de Nascimento: 13 Jan 1976
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

#2 Mensagem por Tembler Dias »

Como esta os níveis de nitrato, fosfato e silicato?

Já resolvi de duas maneiras em montagens diferentes

1- utilização de removedores de fosfato/silicato ( rowaphos / phosban) dentro de reator em doses elevadas. Utilizei num reef de 140 litros, 450gr de removedor

2- Na outra remontagem, utilizei algaefix, mas ao invés de dosar conforme o fabricante ( a cada 3 dias), dosava diariamente. ( a cada 3 dias demora bastante até verificar algum efeito, tipo depois de + de 20 dias)

Agora, qdo vc eliminar a alga, os níveis de nitrato e fosfato vão aumentar, pois essa alga consome bastante. Eu por exemplo tinha Nitrato e fosfato zerado ( e ainda usava filtro de macroalga), após a morte da derbesia os níveis subiram bastante, então é interessante ter meios de exporta-los.

Antes de utilizar qq tratamento para combater qq alga, faça uma sinfonagem o máximo que conseguir. Eu cheguei a sinfonar quase 500 gr de derbesia :roll:

Vou colocar como fiz o tratamento aqui utilizando o algaefix
1- sinfonei o máximo possível das algas e escovei as rochas. As rochas com coral ficaram no display, as sem coral foram pro sump ( assim ficaram sem iluminação)
2- Apliquei o algaefix na dose recomendada, mas ao invés de a cada 3 dias, fiz diariamente, por uns 15 dias
3- Se possuir refugio de macroalga é bom retira-las, pois o algaefix vai acabar matando-as. Eu achei melhor descartar a macroalga com medo de poder reentroduzir a derbesia.
4- após verificar que as algas sumiram, vai aumentando o periodo de aplicação, para 3 dias e depois semanalmente, até parar por completo.

Pode-se tb aumentar o magnesio para em torno de 1500 a 1600, pois assim dificulta o crescimento das algas, mas nem precisei fazer isso.

Leandro Lopes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 128
Registrado em: 03 Jul 2015, 10:06
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 22 Jul 1977
Cidade: São José do Rio Preto
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

#3 Mensagem por Leandro Lopes »

Valew Tembler. Será que paguros ajudam? Sei que comem outras algas, mas essa não sei.

Avatar do usuário
Daniel Estrella
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1086
Registrado em: 14 Fev 2011, 13:40
Apelido: Dani
Data de Nascimento: 14 Ago 1996
Cidade: Guapimirim
País: Brasil
Localização: Rio Das ostras RJ
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

#4 Mensagem por Daniel Estrella »

Fala ae Leandro, bom mano eu não sei te dizer, acho que os paguros comem sim, são otimos no controle contra as algas, sobre a sua agua, bom tenta fazer ums testinhos de Fosfato, nitrato e silicato, esses são os nutrientes que as algas se alimentam , para controlar elas, é facil, diminua o fotoperiodo de iluminação, tipo liga as lampadas de meio dia , e as seis da noite vc desliga, a iluminação tambem ajudam as algas crescerem, faça umas tpas de qualidade, com agua doce zerada no tds, Usa um sal de boa qualidade, aumente a circulação de agua e regule bem o skimmer blz ah e aumente a equipe de limpeza, introduza mais paguros e snails, bom se vc fizer isso tudo que eu falei, uns meses ou semanas a frente vc vai dar adeus as algas do seu reef! Vlw abração !
O senhor é meu pastor e nada me faltara!

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

#5 Mensagem por Radagast »

Seria ótimo se fosse assim fácil. Derbesia é um bicho chato.

Astreas são algueiras fenomenais. Limpam vidros muito bem. Imagino que se divirtam com derbesias.

Por agora vc vai ser escravo do aquário. Limpar todo dia, tpa com o maximo de frequencia possível.

Faz os testes e posta aqui.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Marina Fodra escreveu:Seria ótimo se fosse assim fácil. Derbesia é um bicho chato.

Faz os testes e posta aqui.


plus_icon
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Tembler Dias
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Mai 2013, 23:52
Data de Nascimento: 13 Jan 1976
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: algas filamentosas (derbesias) me dando uma surra!!!

#7 Mensagem por Tembler Dias »

Leandro Lopes escreveu:Valew Tembler. Será que paguros ajudam? Sei que comem outras algas, mas essa não sei.

Se for derbesia mesmo, não costumam comer não, nem tangs costumam se aventurar nessa alga. Se comem, não percebemos, pois tem um crescimento rápido e nem vemos diferença.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”