🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Areia do Mar Para Reef

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Melqui Teixeira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Ago 2015, 16:35
Apelido: Teixira
Data de Nascimento: 24 Out 1990
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Areia do Mar Para Reef

#21 Mensagem por Melqui Teixeira »

kkkkk ai fica ruim se for fazer muda.

mas vou pesquisar direitinho pra ver essa questão de algas com rochas feitas com cimento.

TMJ Pessoal.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#22 Mensagem por Celso Suguimoto »

O problema dessas rochas de cimento é a cura... Outra coisa só serve o cimento branco estrutural ou CP 32 E ou F.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Melqui Teixeira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Ago 2015, 16:35
Apelido: Teixira
Data de Nascimento: 24 Out 1990
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Areia do Mar Para Reef

#23 Mensagem por Melqui Teixeira »

mas qual a diferença entre o cimento branco e o CP II E ou F??

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#24 Mensagem por Celso Suguimoto »

A composicao, outros tipos tem elementos toxicos para o aquario
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#25 Mensagem por Radagast »

Queria ver a foto do aquário com areia do mar.

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#26 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Pelo o que lembro, rochas artificiais ("feitas em casa com cimento) tambem irao dar problemas de algas.
Teve um caso de um amigo que montou um sistema so com esses tipos de rochas, maturou elas direto no mar e nao conseguiu eliminar as algas, coisa feia mesmo.
So nao lembro se foi por silicato o motivo.

[]'s
Belezoni

Ele chegou!!

Melqui Teixeira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Ago 2015, 16:35
Apelido: Teixira
Data de Nascimento: 24 Out 1990
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Areia do Mar Para Reef

#27 Mensagem por Melqui Teixeira »

Já ate desisti de fazer, comprei mesmo 20kg

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#28 Mensagem por Celso Suguimoto »

Reportagem sobre a poluicao na areia de praia

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/ ... -pais.html


Pelo menos vai colonizar de bacterias kkkkk
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#29 Mensagem por Wellington Salles »

Celso Suguimoto escreveu:Reportagem sobre a poluicao na areia de praia

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/ ... -pais.html


Pelo menos vai colonizar de bacterias kkkkk


icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Mas acho que não seriam essas as pretendidas!!!! icon_assobiando
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Alexandre_Manske
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 980
Registrado em: 08 Mar 2012, 16:42
Apelido: Xande
Data de Nascimento: 04 Fev 1988
Cidade: Jaraguá do Sul, SC
País: Brasil
Localização: Joinville - Santa Catarina
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 26 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#30 Mensagem por Alexandre_Manske »

Sem contar que visualmente os substratos próprios acabam ficando mais bonitos esteticamente e a granulometria da areia do mar creio não ser a melhor para aquário.
Imagem

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#31 Mensagem por mauricio nogueira »

Opa, fiquei devendo fotos... é que fiquei bastante tempo afastado dos fóruns... desculpa ai gente!

Peguei algumas fotos onde da pra ver bem a granulometria da areia!

[imagem]https://scontent.fgru3-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/551707_431368166928599_1459311199_n.jpg?oh=f7a6f747ca5a85ae095b9638b84e1f6c&oe=5B0212E8[/imagem]

[imagem]https://scontent.fgru3-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/394846_431368270261922_74499034_n.jpg?oh=d01731e7250718772b1834cdad0f802c&oe=5B0812B3[/imagem]

[imagem]https://scontent.fgru3-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/734885_431368266928589_1237761174_n.jpg?oh=2ba227d6f5bf7695cc8bc932347a8ccf&oe=5B0F17A0[/imagem]

[imagem]https://scontent.fgru3-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/165090_431368606928555_2126324365_n.jpg?oh=d12dfae617ee8c1a2ea49c30b0926ea7&oe=5B154389[/imagem]

[imagem]https://scontent.fgru3-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/575027_431368633595219_17739208_n.jpg?oh=ad5aaa4a0aa0431391529a693dab497f&oe=5B123B45[/imagem]

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 969
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#32 Mensagem por Leonardo Orito »

acho estranho essa historia de que areia solta silica, já ouvi gente me falar que siporax solta silica porque é de vidro, então aquario tem que ser de acrilico né?
mesmo o substrato de aragonita tem esse mito de ajudar na reserva e no calcio, se fosse assim o substrato ia ter que ser reposto constantemente como midia de reator de calcio que precisa de co2 pra ser dissolvida.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#33 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leonardo em relacao ao substrato não repor calcio discordo, pois pode contribuir mas repor 100% nao , entao propagar o mito que nao existe contribuicao do mesmo eh balela da mesma forma.

Existem até estudos de pepinos fazendo essa função tambem ao filtrar o substrato , se fosse silica faria o mesmo ?

http://www.advancedaquarist.com/blog/cucumbers

http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=12508

Como parte de outro estudo em curso nesta área, a equipe descobriu que o recife de coral foi se dissolvendo í noite. Eles descobriram que pepinos do mar desempenham um papel crucial neste processo. . Eles vivem de matéria orgânica na areia de carbonato e entulho que eles ingerem, neste processo, seus sistemas digestivos produzem ácidos que dissolvem partes destes minerais de carbonato. Os minerais de carbonato dissolvido são então liberados para o ambiente circundante. Os pesquisadores descobriram que esses organismos simples podem ser responsáveis por metade do CaCO3 do recife observados durante a noite


Qdo vc desmonta um aquario de halimeda o fundo eh praticamente po.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 969
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#34 Mensagem por Leonardo Orito »

Celso Suguimoto escreveu:Leonardo em relacao ao substrato não repor calcio discordo, pois pode contribuir mas repor 100% nao , entao propagar o mito que nao existe contribuicao do mesmo eh balela da mesma forma.

Existem até estudos de pepinos fazendo essa função tambem ao filtrar o substrato , se fosse silica faria o mesmo ?

http://www.advancedaquarist.com/blog/cucumbers

http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=12508

Como parte de outro estudo em curso nesta área, a equipe descobriu que o recife de coral foi se dissolvendo í noite. Eles descobriram que pepinos do mar desempenham um papel crucial neste processo. . Eles vivem de matéria orgânica na areia de carbonato e entulho que eles ingerem, neste processo, seus sistemas digestivos produzem ácidos que dissolvem partes destes minerais de carbonato. Os minerais de carbonato dissolvido são então liberados para o ambiente circundante. Os pesquisadores descobriram que esses organismos simples podem ser responsáveis por metade do CaCO3 do recife observados durante a noite


Qdo vc desmonta um aquario de halimeda o fundo eh praticamente po.

Celso, acho que você deixou passar um ponto importante em relação ao pepino, ele digere o substrato, ou seja, o substrato passa por um meio ácido e é dissolvido, assim como acontece no reator de cálcio que utiliza a própria aragonita em granulometria maior.
não temos meio ácido no aquário logo ele fica inerte e não contribui em nada com cálcio, se contribuísse continuo com a opinião que teríamos de repor substrato periodicamente.
nesse caso estava me referindo a aragonita, mas já que você citou a Halimeda como você tem certeza que o pó no fundo é a Halimeda dissolvida e não alguma precipitação, sujeira, restos de corais, pó das rochas e por ai vai.

Já li gente falar que em DSB realmente profundos as camadas debaixo poderiam acidificar a ponto de dissolver a aragonita, mas acho que mesmo assim não contribuiria pois para chegar nessa acidez teria que ser uma área sem fluxo de água.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#35 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leonardo normalmente qdo se desmonta um substrato de halimeda (uso como exemplo pois ele é de granulometria grossa inicialmente), o fundo é praticamente um barro, ou seja, ele se dissolveu. Pode nao ter reposto todo o calcio, mas algo dissolveu.

Um reator de calcio trabalha de duas formas para dissolver a midia, acidez e atrito por isso se usa uma bomba interna, senao pra dissolver a midia bastaria introduzir CO2 e pingar agua pra fora sem recirculacao. O qto o atrito contribuiria para isso nao sei dizer, mas nao se pode dizer que apenas a acidez dissolveria a midia suficientemente, seria contradição em relacao a configuracao de um reator de calcio pois usa uma bomba pra promover o atrito na midia

NINGUEM pode afirmar que nao existe dissolucao do substrato pois nao existem testes nesse sentido apenas achismos de uma galera que optaram pelo bare botton, se repor 1% do calcio do aquario embora possa ser insignificante contribui, agora dizer q nao existe nada é achismo apenas

Eu ja tive aquarios de halimeda montada por anos e tive q repor o substrato pois ele diminuia a altura.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 969
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#36 Mensagem por Leonardo Orito »

Celso halimeda eu realmente não sei a composição, pode ser que dissolva mais facilmente que aragonita.
Agora reator de cálcio não fluidiza a mídia para haver decomposição por atrito e de qualquer jeito não seria dessa maneira que aumentaria o cálcio disponível uma vez que para isso é necessária a dissolução e não fragmentação. Isso somente através da acidificação da água ocorre, senão para aquário pequeno reator de cálcio não precisaria de CO2 bastava fragmentar a mídia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#37 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leonardo não é somente a acidifcação para ocorrer a dissolucao o atrito potencializa esse efeito junto com a acidez.

Cuidado com alguns conhecimentos propagados por pessoas q arrotam verdades, essa afirmacao de nao haver dissolucao alguma partiu da mesma fonte que dizia q reator de zeolitos nao funciona e usava produtos da zeovith , a unica forma de remover silicato da agua de reposicao seria por tapwater pois nenhuma outra resina funcionaria entre outras coisas.

Eu acho saudavel discussoes tecnicas ou ver as possibilidades, agora quando dizem apenas verdades é preciso ter cuidado com as fontes pois NINGUEM é dono da verdade absoluta ou detentor do conhecimento

já ouvi gente me falar que siporax solta silica porque é de vidro, então aquario tem que ser de acrilico né?


Pois é... mas como o teste foi feito nao pode ser totalmente descartado. Eu tive problemas quando adicionei areia de silica comprada na Cobasi em um dos meus aquarios, ele se desequilibrou e tive surtos de cianos nos cantos onde adicionei. Cheguei a mostrar pro Miozzo quando veio em casa essa curiosidade. (nao sei se ele é da sua época)

https://www.advancedaquarist.com/2003/1/aafeature1

Se vc pegar o artigo do Randy Holmes em alguns trechos

So why doesn’t quartz beach sand dissolve? It does, but it does so very slowly.


From these experiments, I conclude that:

The “silica” play sand that I purchased from Home Depot can substantially raise the dissolved silica concentration in seawater.


Entao outro mito... dissolucao zero de silica nao existe. Entao o teste de silicato com siporax nao pode ser invalidado
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 969
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#38 Mensagem por Leonardo Orito »

Celso de jeito nenhum sou dono da verdade, se eu ver um argumento que me convença a mudar de opinião acho ótimo porque aprendi ainda mais.
Acho que estamos tendo uma discussão de altíssimo nível, somente expondo nossas opiniões baseados no nosso conhecimento técnico (que logicamente o meu poderia ser muito melhor kkk).
sobre a silica dissolver acredito que tudo na água acaba reagindo um pouco, mas ainda tenho sérias dúvidas se isso teria capacidade de gerar mudança nos parâmetros.
sobre o siporax, volto a minha pergunta se vidro solta sílica temos que para de utilizar na construção dos aquários.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#39 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao to me referindo a vc como dono da verdade. Muito pelo contrário, mas de pessoas q iniciaram esse assunto no passado
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#40 Mensagem por Celso Suguimoto »

Em relacao ao vidro seria o mesmo que dizer q cimento nao pode ser usado para construcao submersa

O Randy que é PhD em quimica e quase premio Nobel diz ser possivel com areia silica, entao nao vejo pq duvidar
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”