🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Areia do Mar Para Reef

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 975
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#41 Mensagem por Leonardo Orito »

blz, realmente não dá pra discutir com o Randy, porém ele nenhum momento disse que isso seria significativo, ele fala que é algo extremamente lento, mas nos desviamos da pergunta, afinal o substrato ajuda no cálcio do aquário?
eu continuo achando que não.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#42 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leonardo Orito escreveu:blz, realmente não dá pra discutir com o Randy, porém ele nenhum momento disse que isso seria significativo, ele fala que é algo extremamente lento, mas nos desviamos da pergunta, afinal o substrato ajuda no cálcio do aquário?
eu continuo achando que não.



Eu acho que sim, ajuda mas nao eh suficiente apenas.... citei o exemplo empirico da halimeda dissolvida no fundo dos aquarios que desmontei.

Somente em marinho eu vejo esse tipo de questionamento, dolomita e aragonita sao utilizados amplamente em aquário de ciclideos com finalidade parecida.

Em relacao a ser significativo ou nao, no caso de areia de silica aumentou a concentracao de silicato. Da mesma forma q se escolhe carvao com menor qtde possivel de fosfatos, nao vejo pq nao fazer a mesma correlacao com silicato. Em parte o que ele descreve corrobora com os testes que fizeram com o Siporax q tem vidro em sua composicao

The “silica” play sand that I purchased from Home Depot can substantially raise the dissolved silica concentration in seawater.


Traducao tosca

A areia de areia de "sílica" que eu comprei na Home Depot pode aumentar substancialmente a concentração de sílica dissolvida na água do mar.

Da mesma forma q areia de silica e calcarea tem origens e composicoes e caracteristicas diferentes. Isso é facilmente constado em reator de calcio usando midias diferentes.

Outra coisa... uma forma simples e irrefutavel ... basta adicionar pepinos filtadores que farao a função que nao acredita ser possivel apenas pela acidificação... simples.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 975
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#43 Mensagem por Leonardo Orito »

Celso existem enormes diferenças na reação água salgada e água doce sobre materiais calcários.
A areia que o Randy analisou é areia de rio, não areia de praia, tem composição diferente, basta lembrar do Lalau que construiu os prédios com areia de praia icon_assobiando
dolomita e aragonita em aquários de ciclídeos são usados para manter o PH elevado, não tem nada a ver com cálcio.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Areia do Mar Para Reef

#44 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leonardo... para manter o pH elevado precisam dissolver... mas de qq forma se nao acredita basta adicionar pepinos filtradores q farao o serviço, se suficiente ou nao... depende muito do consumo e outros fatores.

Nao é areia de rio... é areia de silica, semelhante a q comprei na Cobasi. Apenas a composicao é semelhante a areia de praia, mas como disse anteriormente...

areia de silica e calcarea tem origens e composicoes e caracteristicas diferentes
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Daniel B Ribeiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Mai 2017, 13:04
Apelido: Daniel Ribeiro
Data de Nascimento: 16 Set 1985
Cidade: Mogi das cruzes
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Areia do Mar Para Reef

#45 Mensagem por Daniel B Ribeiro »

Sobre o vidro do aquário, eu como leigo em química tenho quase certeza que a estrutura molecular do mesmo impede que a sílica de sua composição seja dissolvida, já o siporax pela sua forma de produção pode ser que as moléculas sejam mais frágeis ou mais provável ainda a contaminação por poeira do processo de produção. Já a areia de filtro de piscina, a mesma é constituída de cristais de quartzo é esse tem em sua composição a sílica, já usei em aquário de água doce e o foi um desastre, o surto de alga marrom foi enorme, sei que tem a ver com outros fatores em conjunto ( luz e nutrientes) mas apos a troca desse substrato por areia de duna a redução de algas foi exponencial. Baseado nisso fui atrás de alguma explicação e uma que me convenceu foi que a areia de quartzo (filtro de piscina) sofre atrito entre os cristais e esses liberam a sílica de forma constante na água, tanto que é sujerido aos profissionais que a utilizam diariamente o uso de máscara de EPI, pois esposos a esse agente podem vir a adquirir uma enfermidade conhecida como silicose que é mortal. Posso estar errado mas essa explicação mais a minha experiência me convenceu. Já a dissolução do substrato, tenho lido bastante sobre o sistema Jaubert e me parece que em sua camada conhecida como plenum o ph e mais ácido e ajuda na dissolução do substrato acima, assim contribuindo para a estabilização dos parâmetros de kh, mg e ca

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”