🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Marinheiro de primeira viagem

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Felipe Rodrigues
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 09 Nov 2015, 13:28
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 05 Jul 1998
Cidade: Igarapé
País: Brasil

Marinheiro de primeira viagem

#1 Mensagem por Felipe Rodrigues »

Olá amigos do fórum, bom, estou iniciando um projeto de 72 litros mais sump de 30, e como todo iniciante tenho algumas duvidas, vamos lá.
Display: 70x30x35 (CxAxL)
Sump: 40x30x25
Skimmer: ainda não decidi, quero um de baixo custo e que supra as necessidades do aquário, pensei no macro Acqua m30. Se alguém tiver alguma sugestão...
Recalque: sb2000
Circulação: pensei na sunsun 2000l/h
Iluminação: luminaria fvm, tenho disponíveis 10 Leds Branco frio e 10 azul Royal, pensei em usar 6 de cada

Enfim, minhas maiores dúvidas são em relação a queda d'agua e a divisão do sump, o sump é um aquário que está desativado, então pensei em só fazer uma divisão pra bomba de recalque, pois quero montar um sistema anti transbordamento, essa única divisão será suficiente? Devo deixa o nível do sump em quantos cm pra ficar fácil de regular o skimmer?

Minha outra dúvida é em relação a decida de água pro sump, como moro no interior, nenhuma vidraçaria aqui faz furação em vidro. Estudando outras opções, a que achei mais interessante, por ser mais segura foi o uso de um efeito sifão com uma boia de alta vazão de 3/4 na ponta. Já comprei a boia, mas estou com um pouco de receio de usa lá, pois o sistema que faz a boia abrir e fechar e de metal, na embalagem diz que não enferruja nem contamina a água, mas isso pra aplicações em água doce, não sei se isso procede em água salgada, alguém já teve alguma experiência com boia do tipo? Sabem se posso usar sem medo?

Richard Oliveira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 146
Registrado em: 02 Ago 2015, 10:52
Apelido: Richard
Data de Nascimento: 29 Abr 1988
Cidade: mogi guacu
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#2 Mensagem por Richard Oliveira »

Vamos amigao! Minha especialidade e nano e pico abaixo de 50L mas nessa litragem posso dar uma ajuda!

Primeiro conselho antes de se Decidir. Compre este livro. O vermelho... no amazon e em sites brasileiros vende.. 25,00-30,00.


[img=center]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRTiagB3HcrDP_rUc2LHv_idzCvWFJx0nN_zVsp86VuRbV5TuD2nFljQTRy[/img]


Felipe Rodrigues escreveu:Olá amigos do fórum, bom, estou iniciando um projeto de 72 litros mais sump de 30, e como todo iniciante tenho algumas duvidas, vamos lá.
Display: 70x30x35 (CxAxL)
Sump: 40x30x25
Skimmer: ainda não decidi, quero um de baixo custo e que supra as necessidades do aquário, pensei no macro Acqua m30. Se alguém tiver alguma sugestão... [Essi macro aqua e ruinzinho viu... eu iria de Resun Sk 300 para 100L... eu tenho e ranca uma lama.
Recalque: sb2000 e uma boa bomba esta ok!.. mas se voce puder gastar um pouco mais procure uma usada da Eheim ou maxijet ou sicce.. do contrario esta bom!
Circulação: pensei na sunsun 2000l/h eu iria de Koralia menor mesmo preco e durabilidade titanica ..
Iluminação: luminaria fvm, tenho disponíveis 10 Leds Branco frio e 10 azul Royal, pensei em usar 6 de cada OK!

Enfim, minhas maiores dúvidas são em relação a queda d'agua e a divisão do sump, o sump é um aquário que está desativado, então pensei em só fazer uma divisão pra bomba de recalque, pois quero montar um sistema anti transbordamento, essa única divisão será suficiente? Devo deixa o nível do sump em quantos cm pra ficar fácil de regular o skimmer?

No sump eu faria so uma divisao... um mini quebra bolhas... pois o resun no primeiro mes solta um pouco de bolhas depois para.. ele tem 20cm de altura e trabalha com o minimo de 15cm.deixar em 15cm a lamina esta bom. Creio eu.

Minha outra dúvida é em relação a decida de água pro sump, como moro no interior, nenhuma vidraçaria aqui faz furação em vidro. Estudando outras opções, a que achei mais interessante, por ser mais segura foi o uso de um efeito sifão com uma boia de alta vazão de 3/4 na ponta. Já comprei a boia, mas estou com um pouco de receio de usa lá, pois o sistema que faz a boia abrir e fechar e de metal, na embalagem diz que não enferruja nem contamina a água, mas isso pra aplicações em água doce, não sei se isso procede em água salgada, alguém já teve alguma experiência com boia do tipo? Sabem se posso usar sem medo?



QUALQUER METAL SEM SER Titanio ou inox vai enferruja. .. cobre ira matar todos os corais. Se vc tiver furadeira basta comprar uma broca para cortar vidro diamantada e o vidro tenque ter no minimo 5mm se naono risco de estourar vai ser enorme.


Vamos ver oque os mestres dizem ... pois eu tenho uma linha de pensamento.. limitado sendo que so mexi com nanos. Ate hj.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sugestao... pq não comprar um boyu ? Ele já vem todo montado.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#4 Mensagem por Rodrigopasqua »

Apoiado, Celso...
Tambem sou iniciante e me facilitou muito!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#5 Mensagem por Diogo Ferreira »

Celso Suguimoto escreveu:Sugestao... pq não comprar um boyu ? Ele já vem todo montado.


Ia falar exatamente isso. Inclusive acho que tem um dos zumbos nessa litragem!!!!

Um abraço e boa sorte no projeto!
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Felipe Rodrigues
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 09 Nov 2015, 13:28
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 05 Jul 1998
Cidade: Igarapé
País: Brasil

Re: Marinheiro de primeira viagem

#6 Mensagem por Felipe Rodrigues »

obrigado pelas dicas pessoal, mas comprar um boyu não é uma opção, pois ja tenho quase tudo aqui, a unica coisa que me falta é o skimmer, circulação e o controlador de temperatura. e richard, vlw pelas dicas vou comprar esse livro com certeza. quanto ao sk 300, vi que ele e ideal para aquario de ate 95 litros, e geralmente o pessoal indica um skimmer com pelo menos o dobro da capacidade, ou seja eu precisaria de um skimmer para um aqua de pelo menos 150 a 200 litros nao? furar nao sei se e viavel, vou ver se acho outra soluçao sem precisar me arriscar a quebrar o aquario

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#7 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Olá leia no fórum sobre boyus que existe outros skimmers que você pode adaptar sem cortar nada
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Felipe Rodrigues
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 09 Nov 2015, 13:28
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 05 Jul 1998
Cidade: Igarapé
País: Brasil

Re: Marinheiro de primeira viagem

#8 Mensagem por Felipe Rodrigues »

amigo nao irei usar boyu, usarei um aquario que ja esta pronto, com dimensoes de 70x30x35 e sump inferior

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#9 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Perdão vi tantas pessoas falando de boyu que pensei isso, mas realmente o sump embaixo permite um monte de opções que o sump traseiro não permite, qdo for montar poste foto para vermos
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#10 Mensagem por Diogo Ferreira »

Felipe Rodrigues escreveu:obrigado pelas dicas pessoal, mas comprar um boyu não é uma opção, pois ja tenho quase tudo aqui, a unica coisa que me falta é o skimmer, circulação e o controlador de temperatura. e richard, vlw pelas dicas vou comprar esse livro com certeza. quanto ao sk 300, vi que ele e ideal para aquario de ate 95 litros, e geralmente o pessoal indica um skimmer com pelo menos o dobro da capacidade, ou seja eu precisaria de um skimmer para um aqua de pelo menos 150 a 200 litros nao? furar nao sei se e viavel, vou ver se acho outra soluçao sem precisar me arriscar a quebrar o aquario


Ei Felipe.

O skimmer, se for de boa qualidade pode tocar com tranquilidade até mais que a litragem indicada. Mas é claro que trabalhar com folga é melhor.

Espero que você consiga fazer uma boa escolha.
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Marinheiro de primeira viagem

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Felipe, boa sorte em sua montagem, aproveite cada detalhe para aprender mais e com isso se adaptando.


Um sistema com menos de 100 litros exige duas atenções principais, temperatura e controle da densidade, isso pelo volume de água reduzido, se a temperatura no ambiente sobe, ele sobe junto e ao contrário também, se desce, ele também desce.

Escolha bem o local onde irá montar, arejado e fresco se possível, e mantenha sempre um ventilador a mão para ajudar no controle de temperatura.

Quanto as divisões no sump, a melhor altura é o que o skimmer pedir para regulagem, eu gosto de dividir o sump pelo menos em duas partes, uma primeira onde recebe a água do display e essa sempre mantém a mesma altura, deixando o skimmer aí, e um segundo espaço onde fica a bomba de recalque, e nesse segundo espaço você controla o nível para a reposição de água doce, pois irá ocorrer bastante evaporação.


Para a descida do display para o sump, pode usar um equipamento chamado overflow box, é uma caixa que cria o efeito sifão dentro dela e com isso transfere a água do display para a descida passando por cima da borda do aquário. Pode comprar ou mesmo montar com canos um modelo mais caseiro.


Quanto a iluminação e circulação, é importante saber antes quais suas intenções com o reef, alguns corais exigem mais outros menos.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Felipe Rodrigues
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 09 Nov 2015, 13:28
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 05 Jul 1998
Cidade: Igarapé
País: Brasil

Re: Marinheiro de primeira viagem

#12 Mensagem por Felipe Rodrigues »

exatamente o q pensei amigo, quanto a descida dagua acho q já consegui resolver, substitui o dispositivo de acionamento por um de pvc que eu mesmo fiz, ainda não testei se aguentará a pressão dagua, mas creio q sim, no fim de semana já coloco o conjunto, aquario/sump pra funcionar e faço o teste com a boia modificada, quanto ao skimmer também estou estudando a possibilidade de confeccionar um igual o do Basso para na nos até 200 litros. Bem, e a temperatura irei de coel controlando alguns coolers e um termostato de 300 w q já tenho

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”