🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Equipagem mínima para um aquário marinho?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Jonatas Simas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Fev 2015, 21:14
Apelido: Jonatas
Data de Nascimento: 09 Set 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

Equipagem mínima para um aquário marinho?

#1 Mensagem por Jonatas Simas »

Sempre tive aquário de Ciclídeos e agora estou pensando mudar para um marinho. Como não quero e não posso gastar muito queria saber o minimo de equipamentos para manter um aquário de 215l (135x40x40cm). Estou lendo bastante e vi que é possível manter um aquário somente com bombas para circulação, rochas vivas iluminação e trocas parciais semanais. Será realmente possível? Moro no Rio de Janeiro, muito calor, posso manter o aqua sem resfriador? Não quero encher o aqua de peixes, peço até dicas sobre isso e o que realmente é indispensável. Penso em colocar um filtro canister e um skimmer se for indispensável. Pretendo colocar muita rocha viva, coral, esponjas e ver a biologia acontecer. Obrigado.
[align=center]Jônatas F. Simas.
Biólogo - Mestrando em Ecologia - UFRJ.[/align]

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Jonatas bem vindo ao Brasil Reef, fique a vontade para perguntar e navegar.

você chegou a ler estes tópicos? são muito bons para tirar algumas duvidas

viewtopic.php?f=53&t=14986

viewtopic.php?f=53&t=10006

viewtopic.php?f=53&t=995

viewtopic.php?f=53&t=998

viewtopic.php?f=53&t=24186

viewtopic.php?f=53&t=996

viewtopic.php?f=53&t=1013

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Jonas

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

Os links indicados pelo Raphael são bem indicados.

Sobre suas duvidas, pondere bem sobre o controle de temperatura, pois seu sistema será misto, animais vertebrados e invertebrados, vale a pena instalar um controlador com ventoinhas.

TPA mantém bem um sistema, se ele ocorrer com periodicidade rigorosa e sem miséria rs (penso que se você estiver próximo ao litoral, terá facilidade de conseguir agua da TPA. Caso contrario, SKIMMER é o básico do básico.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#4 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Jonatas, bem vindo.

fora tudo que ja foi dito, pense se realmente vale a pena nao investir em fazer um reef com sump. Voce consegue colocar todos os equipamentos nele, oque facilita muito na manutencao, fora a parte estetica.
Eu mesmo tenho um reef sem sump e consigo mante-lo normalmente, com skimmer externo e ja mantive sem, somente com TPAs. Porem o display fica visualmente poluido, bombas fios etc.

o Vidro não é a parte mais cara do aquario, acho que vale a pena investir, ou até modificaar oque tem para fazer uma descida nele.

Jonatas Simas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Fev 2015, 21:14
Apelido: Jonatas
Data de Nascimento: 09 Set 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#5 Mensagem por Jonatas Simas »

Mauro Becker escreveu:
Sobre suas duvidas, pondere bem sobre o controle de temperatura, pois seu sistema será misto, animais vertebrados e invertebrados, vale a pena instalar um controlador com ventoinhas.

TPA mantém bem um sistema, se ele ocorrer com periodicidade rigorosa e sem miséria rs (penso que se você estiver próximo ao litoral, terá facilidade de conseguir agua da TPA. Caso contrario, SKIMMER é o básico do básico.


Vou estudar a melhor forma de fazer um sistema com ventoinhas/coolers.
Como vou utilizar água natural e sou novato no assunto será melhor começar com um aquário menor? Tenho um outro de 80l, conforme for depois mudo para o de 200l.
[align=center]Jônatas F. Simas.
Biólogo - Mestrando em Ecologia - UFRJ.[/align]

Jonatas Simas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Fev 2015, 21:14
Apelido: Jonatas
Data de Nascimento: 09 Set 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#6 Mensagem por Jonatas Simas »

Vinicius F. Reis escreveu:Eu mesmo tenho um reef sem sump e consigo mante-lo normalmente, com skimmer externo e ja mantive sem, somente com TPAs. Porem o display fica visualmente poluido, bombas fios etc.

Como foi sua experiência em manter o reef somente com trocas parciais, foi muito problemático ou deu pra levar na boa? Estou lendo bastante antes de meter a cara e começar a montar o meu, já penso até em começar por um aquário menor.
[align=center]Jônatas F. Simas.
Biólogo - Mestrando em Ecologia - UFRJ.[/align]

Renan Castro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 309
Registrado em: 29 Set 2014, 15:48
Apelido: Renan
Data de Nascimento: 30 Abr 1991
Cidade: Belem
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#7 Mensagem por Renan Castro »

Já que você n pode gastar muito com equipamentos, sugiro ficar com o de 80 Litros. Da mais trabalho, mas gasta menos com equipamentos ( potencia menor, mais acessível). Colocava um filtro e skimmer hang on, uma bomba de circulação e a luminaria.

Jonatas Simas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Fev 2015, 21:14
Apelido: Jonatas
Data de Nascimento: 09 Set 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#8 Mensagem por Jonatas Simas »

Mais dúvidas!
Para água de reposição será que eu posso usar água de poço? Sempre usei essa água para aquários de água doce sem problemas, para todos os tipos de peixe. Se água de poço não for indicada, pode usar água destilada?

Quanto ao substrato, tem algum problema se usar areia do próprio mar? Posso mergulhar e pegar areia rica em conchas?
[align=center]Jônatas F. Simas.
Biólogo - Mestrando em Ecologia - UFRJ.[/align]

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#9 Mensagem por akira inoue »

Senão me engano tem pessoas do forum que usam ou usavam agua de poco, mas depois de passar por um sistema de fitragem... aguarde que logo aparece alguem

sobre conchas moidas do mar pode usar sim, so nao esqueça de lavar bem

o ideal é usar substrato que eleve o ph e tenha efeito tamponador
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#10 Mensagem por Mauro Becker »

Bem

Agua de poço, tem suas considerações, apesar de ser de fonte confiável, cristalina etc, geralmente é uma agua rica em certos elementos, por exemplo magnésio (excelente) silicatos (péssimo) Fosfato (terrível).

Pode usar esta agua, mas precisa passar por um deionizador ok, veja este tópico:

viewtopic.php?f=36&t=239
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Jonatas Simas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Fev 2015, 21:14
Apelido: Jonatas
Data de Nascimento: 09 Set 1983
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#11 Mensagem por Jonatas Simas »

Alguém poderia me indicar uma loja decente no Rio de Janeiro para poder comprar o skimmer, iluminação e bomba de circulação. Não queria ter que comprar pela net. Nem no mercado livre encontro vendedores do Rio para poder retirar pessoalmente. Incrível como chego nas lojas e os vendedores não entendem nada de aquarismo. Já fui em várias lojas e não encontro nada, nem equipamentos, nem peixes e muito menos corais.
[align=center]Jônatas F. Simas.
Biólogo - Mestrando em Ecologia - UFRJ.[/align]

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Equipagem mínima para um aquário marinho?

#12 Mensagem por Wellington Salles »

Jonatas Simas,

Sabe qual é o problema! A maioria das lojas do ramo estão pouco qualificadas aqui no Rio e os lojistas qualificados estão sem noção!!! Os preços estão um absurdo! Justificados por eles por conta do dólar. .. Acho que o momento não é o melhor para se comprar equipamentos!!! Acho que valeria apena esperar um pouco ou se tiver a oportunidade importar!!! Assim com os valores que gastará aqui no Rio compraria equipamentos tops com o mesmo valor lá fora...

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”