🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alguem usa Scrubber?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Henrique Pacheco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 10:56
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 08 Mar 1985
Cidade: Belo Hoeizonte
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

Alguem usa Scrubber?

#1 Mensagem por Henrique Pacheco »

Bom pessoal vi umas fotos no Google sobre Scrubber queria saber se tem alguem aqui no fórum que utiliza e se funciona realmente. Um abraço a todos grato.

Henrique Pacheco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 10:56
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 08 Mar 1985
Cidade: Belo Hoeizonte
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

#2 Mensagem por Henrique Pacheco »

Ninguém pessoal usa algae Scrubber pra limpar a água?

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#3 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Oi Henrique,
Eu tenho mas ainda não instalei, se você tiver alguma dúvida especifica, posta aqui que tento te ajudar.

Henrique Pacheco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 10:56
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 08 Mar 1985
Cidade: Belo Hoeizonte
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

#4 Mensagem por Henrique Pacheco »

Boom jorge obrigado pela resposta eu queria saber se vale a pena investir em um equipamento desses ou fazer sei la a minha dúvida é se realmente funciona bem.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#5 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Oi Henrique,
Eu comprei o modelo do Renato Vidal que tem ótimo custo beneficio, mas só vou usar se for necessário. Funciona sim.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

tem alguns topicos aqui sobre isso.

tem um na sessao faca voce mesmo do Marcio, que pode te ajudar:
viewtopic.php?f=36&t=27315

Henrique Pacheco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 10:56
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 08 Mar 1985
Cidade: Belo Hoeizonte
País: Brasil
Curtiu: 10 vezes

#7 Mensagem por Henrique Pacheco »

Obrigado pela resposta pessoal vo da uma olhada um abraço.

Vinicius VBoas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Jun 2010, 22:18
Apelido: Mandrake
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Alguem usa Scrubber?

#8 Mensagem por Vinicius VBoas »

As algas possuem alguma outra utilidade depois da raspagem?

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#9 Mensagem por Vinicius F. Reis »

pode servir uma pequena parte aos peixes, especialmente tangs

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#10 Mensagem por Humberto Jr. »

Eu não arriscaria usá-las no aquário. A ideia é mantê-las para exportar nutrientes. As algas absorvem nitratos e fosfatos, e estes são retirados do sistema quando tirá-las do filtro e jogar fora. Se colocar pros peixes, boa parte do trabalho realizado será jogado fora.

Nitrato é o resultado do processo de desnitrificação. Que tem como mais importante, remover a toxicidade dos compostos nitrogenados. Em um sistema desbalanceado, poderá ter picos de amônia ou nitrito, este ultimo podendo se transformar facilmente em amônia. Se o sistema estiver desbalanceado poderá fazer mal aos animais. Se o sistema estiver com alto nível do produto (nitrato), favorecerá o desenvolvimento das algas no display.

O ATS nada mais é do que criar um lugar propício para as algas se desenvolverem sem poluir o visual do aquário.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Vinicius VBoas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Jun 2010, 22:18
Apelido: Mandrake
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Alguem usa Scrubber?

#11 Mensagem por Vinicius VBoas »

Humberto Jr. escreveu:Eu não arriscaria usá-las no aquário. A ideia é mantê-las para exportar nutrientes. As algas absorvem nitratos e fosfatos, e estes são retirados do sistema quando tirá-las do filtro e jogar fora. Se colocar pros peixes, boa parte do trabalho realizado será jogado fora.

Nitrato é o resultado do processo de desnitrificação. Que tem como mais importante, remover a toxicidade dos compostos nitrogenados. Em um sistema desbalanceado, poderá ter picos de amônia ou nitrito, este ultimo podendo se transformar facilmente em amônia. Se o sistema estiver desbalanceado poderá fazer mal aos animais. Se o sistema estiver com alto nível do produto (nitrato), favorecerá o desenvolvimento das algas no display.

O ATS nada mais é do que criar um lugar propício para as algas se desenvolverem sem poluir o visual do aquário.


Não consigo entender esse sistema: desloca-se as algas para o tela, propiciando um boom de algas na tela para que elas absorvam as toxinas (nutrientes para elas), até ai ok, mas o intuito é só esse né?! pois se for aniquilar as algas do aquário "deslocando" a população pra tela eu não vejo sentido (se houver, por favor, me explique), pois pela lógica esse sistema propiciaria o surgimento de novas algas dentro do aquário (já que existe uma população enorme na tela e o sistema é fechado - ou elas ficam presas no perlon?) ou eu to viajando? rs

Valeu!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#12 Mensagem por Humberto Jr. »

O ATS nada mais é do que criar um ambiente propício à elas, elas deixarão de crescer no display e concentrarão no ATS.

Como as algas irão se desenvolver num ritmo rápido, consumirão o nitrato e fosfato do sistema, e as algas do display não terão acesso a tantos nutrientes para se desenvolver e irão definhar.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#13 Mensagem por Renato Vidal »

Apenas complementando.

O ATS é uma das formas de facilitar o controle de nutrientes do sistema.

Assim como o refúgio de macro algas, muito usado uns 10 anos atrás, esse sistema tem o objetivo de favorecer o crescimento das algas, e com isso, elas irão para crescer consumir nutrientes do sistema, principalmente nitratos, fosfatos e silicatos (tudo o que mais queremos remover do sistema).

O ATS vai criar um ambiente facilitado para elas se desenvolverem, alta oxigenação, fluxo lento e constante e luz em excesso.

As algas, como qualquer outra coisa na natureza, seguem a Lei de Mínimo Esforço, se tem um lugar fácil para crescer, é lá que vou me fixar, e, com essas algas consumindo os nutrientes, não irão crescer em outro lugar.

É até uma curiosidade, mas, caso conheça algum aquário forrado de algas, observe ele, verá que se as rochas estão cheias de algas, os vidros ficam sempre limpos (sem aquele limbo que se forma de um dia para outro normalmente), isso porque os nutrientes que facilitariam o crescimento delas, já esta sendo consumido pelas outras algas.



Agora, como bem citaram, para que o ATS cumpra o papel de ajudar a eliminar esses nutrientes, o material que cresce no ATS precisa ser limpo e descartado, dessa forma, removendo do aquário.

Se deixar crescer e não limpar, caso a alga morra, ela vai liberar todo o nutriente que consumiu de volta para a água.



Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

rubens
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 29 Ago 2014, 11:25
Apelido: Rubens lopes
Data de Nascimento: 17 Fev 1978
Cidade: rio de janeiro
País: Brasil
Localização: rio de janeiro
Curtiu: 2 vezes

Re: Alguem usa Scrubber?

#14 Mensagem por rubens »

Mas esse sistema além de tirar o que não queremos não acaba tirando o que queremos? Como traços importantes ex magnésio, estrôncio...) Isso obviamente pensando em tpas longas(10% a cada 30 ou 60 dias conforme o método do basso). Pois tpas curtas não tem efeito negativo. O que os colegas acham?

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Alguem usa Scrubber?

#15 Mensagem por André Fonseca »

O que tenho visto de pessoas depositando todas as suas "fichas" nesse filtro milagroso chega a ser absurdo.

O pessoal monta o filtro, desliga o Skimmer e acha que o filtro em menos de 30 dias melhorou o aqua. Só que, e não vejo ninguém falando nisso, a partir do momento que desligaram o Skimmer e colocaram o filtro deixam de alimentar os animais com a mesma regularidade, passam a fazer TPAs semanais com uma quantidade maior...

Tudo isso vai produzir um resultado positivo, MAS FALSO.

Será que ninguém percebe que alterando a rotina de manutenção do aqua (mais TPA e menos comida), o resultado seria o mesmo???

E outra, por mais que o filtro funcione 30 dias é pouquíssimo tempo para afirmar isso!!!

Queria testar esse filtro no meu aqua, e é bom saber que o Renato já tem deles, mas nem lascando vou desligar meu Skimmer!!!

Vai que o milagre não acontece...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

douglas b. barddal
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 16 Mar 2014, 20:35
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 08 Set 1962
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Brooklin / Zona Sul
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Alguem usa Scrubber?

#16 Mensagem por douglas b. barddal »

Estou com o meu desde incio de maio e realmente o Display ficou bem limpo, algas só as verdes nos vidros mas bem poucas, ah não desliguei o Skimmer.

rodolfo fontaneli
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mai 2014, 21:04
Apelido: Rodolfo
Data de Nascimento: 29 Set 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Palhoça - SC

Re: Alguem usa Scrubber?

#17 Mensagem por rodolfo fontaneli »

Eu utilizo um filtro na horizontal desde o inicio da montagem do meu reef

Nunca tive problemas com algas no display e desde o começo meu nitrato(0) e fosfato(0.03) estão estabilizados (fiz a ciclagem com água natural)

No ultimo mês fiquei com o skimmer desligado e não percebi nenhuma alteração nos parâmetros (medidos semanalmente) e não alterei a rotina do meu reef como fazer tpa´s ou adicionar menos comida...pelo contrário estou indo para o segundo mês sem tpa e adiciono muita comida para meus peixes (fracionadas ao longo do dia)

Hoje voltei a utilizar o skimmer pois estou combatendo algumas planarias

Minha conclusão depois de ficar sem usar o skimmer é:

Aparentemente o ATS da conta sim da função do skimmer (claro que somente 30 dias não é o suficiente para ter uma média) mas ele tem um grande potencial sim

Mas o seguro morreu de velho, então ainda considero o skimmer muito importante para o equilíbrio do sistema (principalmente para os menos experientes)

abs

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Alguem usa Scrubber?

#18 Mensagem por André Fonseca »

rodolfo fontaneli escreveu:Mas o seguro morreu de velho, então ainda considero o skimmer muito importante para o equilíbrio do sistema (principalmente para os menos experientes)


Outro ponto importante é que o Skimmer não é responsável apenas pela limpeza da água, mas também pela oxigenação!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”