🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ciclar com skimmer?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Rafael Damasceno
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 08 Nov 2013, 13:16
Apelido: Rafael
Data de Nascimento: 10 Mar 1989
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Ciclar com skimmer?

#1 Mensagem por Rafael Damasceno »

Amigos, me chamo Rafael e esse é meu primeiro post no fórum. Sou aquarista há 5 anos, mas com aquarios de água doce. Já venho lendo os tópicos do fórum e vendo os vídeos do youtube há um bom tempo, até que esta semana comecei a montar meu aquário marinho. Aqui está o setup atualmente:

Aquário 160L (sem sump) 80C x 40L x 50A
Substrato aragonita + samoa pink (15kg)
Rochas vivas (10kg)
Skimmer octopus HB-1000 hang on
Iluminação 4 lâmpadas T5 de 24w
Temperatuda mantida em 25ºC
Amônia 0.5ppm

Aquário montado há 1 dia, com sal já adicionado, com skimmer desligado e uma bomba de circulação de 2500L\h batendo.
Não coloquei filtro com perlon e siporax por enquanto


Pois bem, tenho muitas dúvidas a partir desse ponto. Espero que possam me ajudar

1º É necessário deixar o skimmer funcionando desde o primeiro dia de montagem?

2º Devido a dificuldade de encontrar deionizador e as peças para montar um DIY, fui orientado a usar água da torneira tratada com o condicionador Prime da seachem, que ja uso no de água doce (remove cloro e metais pesados). Fiz isso e testei o cloro, estava zerado. Já estou providenciando um filtro deionizador, mas gostaria de saber se essa água vai dar problema na minha ciclagem, mesmo condicionada e livre de cloramina.

3º Antes de montar lavei bem a aragonita e samoa pink, tirando o máximo daquele pó branco em suspensão. Adicionei o sal, a água ficou novamente bem branca e deixei a bomba de circulação batendo. Hoje, 24h depois, a água ainda está meio turva. Lembrando que nao tem filtro com perlon ou mídia biológica por enquanto. Fui aferir a densidade com o densímetro e achei meio complicado, cada hora dá um resultado diferente. Mas acho que está alta (acima de 1030). Pode ser excesso de sal? Poderia o perlon ou o carvão ativado resolver? Pode ser água de torneira?

4º Em algum momento da ciclagem eu preciso ligar as luzes do aquário? Quanto tempo por dia? O que é fotoperíodo?

5º Meu aquário não tem sump pois não é furado. Existe alguma forma de montar uma caída de água sem precisar furar o vidro?

6º Como funciona a caixa de reposição e onde posso achar um projeto?

Um abraço.

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ciclar com skimmer?

#2 Mensagem por Márcio Oliveira »

Rafael, seja bem vindo ao Brasil Reef, fique a vontade para tirar dúvidas e compartilhar experiências.
rafadamasceno escreveu:1º É necessário deixar o skimmer funcionando desde o primeiro dia de montagem?

É bom deixar o skimmer funcionando, mesmo que não tenha muita sujeira pra ele tirar, vocêjá vai pegando o jeito de regula-lo e já fica tudo certinho pra quando chegar o fim da ciclagem.
rafadamasceno escreveu:2º Devido a dificuldade de encontrar deionizador e as peças para montar um DIY, fui orientado a usar água da torneira tratada com o condicionador Prime da seachem, que ja uso no de água doce (remove cloro e metais pesados). Fiz isso e testei o cloro, estava zerado. Já estou providenciando um filtro deionizador, mas gostaria de saber se essa água vai dar problema na minha ciclagem, mesmo condicionada e livre de cloramina.

Uso de condicionador de água não é recomendado para aquáros marinhos, ele quela alguns elementos, mas continuam presentes no sistema, o filtro DI retira esses elementos e a água fica muito perto de estar pura, o que é o ideal pro aquário ficar livre de algas e outras pragas que podem se formar, o ideal mesmo é um filtro DI ou RO. Se você já preparou a água com o sal e prime, agora deixe, mas precisa mesmo de um DI.
rafadamasceno escreveu:3º Antes de montar lavei bem a aragonita e samoa pink, tirando o máximo daquele pó branco em suspensão. Adicionei o sal, a água ficou novamente bem branca e deixei a bomba de circulação batendo. Hoje, 24h depois, a água ainda está meio turva. Lembrando que nao tem filtro com perlon ou mídia biológica por enquanto. Fui aferir a densidade com o densímetro e achei meio complicado, cada hora dá um resultado diferente. Mas acho que está alta (acima de 1030). Pode ser excesso de sal? Poderia o perlon ou o carvão ativado resolver? Pode ser água de torneira?

Você colocou o substrato, a água e depois colocou o sal? Se sim, o ideal seria bater o sal somente com água e depois que estivesse pronto com a densidade já certinha, aí sim colocar o substrato. Ou preparar a água com o sal em um recipiente separado, e depois de pronta inserir no aquário com o substrato já colocado. Se bateu o sal com o substrato junto, vai ter que ficar de tempos em tempos remexendo o substrato pra que não tenha sal acumulado entre os grãos, demora um pouco mais pra estabilizar a densidade, mas com o tempo estabiliza. Sobre a água ficar turva por causa do substrato, é normal, com o tempo vai ficar cristalina.
rafadamasceno escreveu:4º Em algum momento da ciclagem eu preciso ligar as luzes do aquário? Quanto tempo por dia? O que é fotoperíodo?

Durante a ciclagem você pode ou não deixar as luzes ligadas. Eu prefiro ligadas, pois no inicio das montagens vão aparecer as algas marrons e se você ciclar com as luzes apagadas, elas vão aparecer depois do ciclo quando estiver com os animais e o fotoperíodo em funcionamento.
O período de tempo que deixamos as luzes ligadas no aquário é chamado de fotoperíodo. Esse tempo ligado depende do tipo de iluminação, de combinaçoes de luzes, etc. De uma maneira geral os colegas deixam entre 8 e 10 horas por dia de luz no reef.
rafadamasceno escreveu:5º Meu aquário não tem sump pois não é furado. Existe alguma forma de montar uma caída de água sem precisar furar o vidro?

Eu já vi alguns projetos com a caída da água sem furos no vidro. Existe um dispositivo chamado overflow box que é exatamete pra essas situações, porém o ideal mesmo pra ter um sump é o furo no vidro. Se o seu aquário não tem o furo, você consegue manter bem com um skimmer hang on. Temos colegas aqui mesmo no form com reefs lindos sem sump.
rafadamasceno escreveu:6º Como funciona a caixa de reposição e onde posso achar um projeto?
Um abraço.

A caixa de reposição é a parte do sistema marinho que faz a reposição de água evaporada. Funciona com alguns tipos de dispositivos que automaticamente enviam água deionizada para o aquário quando o nível de água baixa devido a evaporação.
Existe um tópico atual onde os colegas estão discutindo as maneiras de se projetar caixas de reposição e os vários tipos de montagem.
Dá uma olhada clicando nesse link: viewtopic.php?f=2&t=27590

Boa sorte com sua montagem.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ciclar com skimmer?

#3 Mensagem por Jorge Andre Borges »

rafadamasceno escreveu:1º É necessário deixar o skimmer funcionando desde o primeiro dia de montagem?


Pode e é bom para ir regulando

rafadamasceno escreveu:2º Devido a dificuldade de encontrar deionizador e as peças para montar um DIY, fui orientado a usar água da torneira tratada com o condicionador Prime da seachem, que ja uso no de água doce (remove cloro e metais pesados). Fiz isso e testei o cloro, estava zerado. Já estou providenciando um filtro deionizador, mas gostaria de saber se essa água vai dar problema na minha ciclagem, mesmo condicionada e livre de cloramina.


Aqui te falaram besteira, o Cloro realmente sai e os metais ficam, além do fosfato e silicato que vão fazer as algas tomarem o aquário.

rafadamasceno escreveu:3º Antes de montar lavei bem a aragonita e samoa pink, tirando o máximo daquele pó branco em suspensão. Adicionei o sal, a água ficou novamente bem branca e deixei a bomba de circulação batendo. Hoje, 24h depois, a água ainda está meio turva. Lembrando que nao tem filtro com perlon ou mídia biológica por enquanto. Fui aferir a densidade com o densímetro e achei meio complicado, cada hora dá um resultado diferente. Mas acho que está alta (acima de 1030). Pode ser excesso de sal? Poderia o perlon ou o carvão ativado resolver? Pode ser água de torneira?


O Sal não pode ser dissolvido com substrato no aquário, veja como fiz: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=22872

rafadamasceno escreveu:4º Em algum momento da ciclagem eu preciso ligar as luzes do aquário? Quanto tempo por dia? O que é fotoperíodo?


Pode ligar só quando começar a colocar os corais e peixes. Fotoperíodo é o tempo que a iluminação fica ligada

rafadamasceno escreveu:5º Meu aquário não tem sump pois não é furado. Existe alguma forma de montar uma caída de água sem precisar furar o vidro?


Sim, caixa de overflow em acrilico

rafadamasceno escreveu:6º Como funciona a caixa de reposição e onde posso achar um projeto?


Me passa seu contato via MP que te passo as dicas.

Boa Sorte

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ciclar com skimmer?

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Aqui você encontra um projeto bem simples de deionizador:

viewtopic.php?f=36&t=239
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

BRUNOROCHA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Jul 2017, 09:37
Apelido: ROCHADIVER
Data de Nascimento: 21 Fev 1977
Cidade: Rio das Ostras
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes

Re: Ciclar com skimmer?

#5 Mensagem por BRUNOROCHA »

Bom dia a todos. Esclarecedor seu comentário Marcio Oliveira. Pensei ser importante, deixar o skimmer desligado durante a ciclagem, pois alguns aquaristas afirmam que o skimmer retira as bactérias que estão sendo inseridas no ecossistema do aquario, inclusive quando se aplica durante a ciclagem, a biologia com estas bactérias compradas em loja.

Uma pergunta: Durante a ciclagem, as bactérias que morrem devido falta de nutriente, como são removidas? Outras bactérias as consomem? Por exemplo, na detecção do alto nível de amônia pode ser pela presença destas bactérias não removidas? O Skimmer ajudaria?

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Ciclar com skimmer?

#6 Mensagem por Sidney Sevilha »

BRUNOROCHA eu particularmente gosto de ciclar com o sistema completo.

Nunca usei esses artifícios de bactérias engarrafadas; mas o certo é seguir as instruções da embalagem... se pedir para desligar o skimmer, ok. Se não, segue o jogo.

O skimmer é o responsável por exportar boa parte dos nutrientes; mas se optar por não usar, penso que TPA conseguiria exportar, também. Dentro das limitações de quantidade e qualidade da água.
Em relação à amônia no período de ciclagem, é normal e o sistema vai estabilizar após concluir o ciclo do nitrogênio... pesquise o tema no campo de busca.

Por isso é tão importante ter calma nesse período, para que o sistema ganhe o equilíbrio químico e biológico necessário.

Abs;
.

Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”