🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas sobre ciclagem

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Leonardo Amorim
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Leo
Data de Nascimento: 24 Ago 1980
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Dúvidas sobre ciclagem

#1 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Comecei a ciclagem do meu reef no sábado, e estou com algumas dúvidas:
1 - Durante a ciclagem todas as luzes do reef devem ficar apagadas ou a do refúgio pode ficar acesa (foto período de 11 horas, controlado por timer)?
2 - Quando preparava a água para encher o reef colocava o sal na água DI, misturava com um pedaço de cano de pvc até atingir a densidade de 1025 g/l medido com refratômetro, e já colocava no reef. Ontem, depois de 24 horas de "rodagem", a densidade havia subido para 1028 g/l. Esse aumento da densidade é normal? É alguma característica da dissolução do sal (Red Sea Coral Pro)?
3 - Estou com problemas de microbolhas. Tenho um skimmer RO PS200 e ele está liberando muitas microbolhas na saída. Será que com o tempo elas somem? Tem alguma coisa que eu possa fazer?

Obrigado.
Laura's Reef 2 - Planning...

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas sobre ciclagem

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Leonardo.

Quanto as luzes, é opção sua, muitos indicam deixar tudo apagado.

Eu sempre ciclei já com as luzes, não por questão biológica ou nada disso, mas porque os aquários geralmente ficavam na sala, e deixar tudo apagado ficava destoante rsss.

Beneficios de tudo desligado é que, o surgimento inicial de vida se segue com as algas, sem luzes, sem algas.
Já com as luzes acessas, é possível ver o que esta acontecendo e tentar já ir equilibrando as diferenças produzidas nesse período em que nenhuma animal ainda entrou no aquário - temperaturas/densidade por exemplo.

Quanto ao sal, geralmente eu deixo uma bomba batendo o sal por pelo menos umas 4 ou 6 horas, mesmo que em 20 minutos já esta visualmente tudo diluido, com isso a mistura fica homogenea e, no caso do aquário já com vida (TPA) a última hora da bomba ligada, fica com a mangueira de ar, oxigenando a água para equilibrar pH e ORP antes de jogar ela no aquário.

Como o seu sistema esta na ciclagem, a correção é simples, retire um pouco de água e recoloque somente água doce, e reserve essa água para sua primeira TPA que será feita depois de uns 20 ou 30 dias, quando a amonia zerar e o nitrito insistir em aparecer rsss.

Já as microbolhas na saída do skimmer, voce vai precisar rever a instalação, as vezes, colocando um perlon depois do skimmer e antes do recalque já funciona, ou mesmo, elevar a saída de forma que a água caia no aquário, liberando ali as microbolhas e assim elas não vão para o display.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#3 Mensagem por Marco Vieira »

Leonardo, normalmente os primeiros 15 dias do skimmer fazem mais bolhas mesmo, pelo menos foi minha experiência e de muitos que postaram aqui. Ajuda se você deixar ele batendo em vinagre por umas horas, isso deixa ele bem limpo e sem as resinas que vem de fábrica.

Além do que o Renato colocou, a evaporação causa aumento de densidade. Não acredito que tenha sido isso devido ao salto que ocorreu, também fico com o sal mal dissolvido, mas a evaporação e reposição com água sem sal é sempre um ponto que deve ser observado.

Qual o tamanho do reef?

Leonardo Amorim

#4 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Obrigado pelas respostas.

Renato, acho que vou manter assim então, as luzes do display apagadas e a luz do refúgio no fotoperíodo normal. Assim as algas vão começar a aparecer no refúgio, e com elas a "vida". Daqui a um mês mais ou menos começo a colocar luz no display.

Marco, comprei esse skimmer usado, e também deixei ele batendo no vinagre uma semana. Meu sump tá meio apertado, não tenho espaço para colocar uma queda para perlon depois do skimmer, então pensei em uma solução tabajarística. Vou enrolar perlon no tubo de saída do skimmer, de forma que o perlon fique mais alto que a extremidade do tubo. Imagino que a água vai passar através do perlon, mas as bolhas, ou parte delas, irão ficar retidas dentro do "copo" de perlon até se agruparem, formando bolhas maiores e estourando. O que vocês acham?

Abraços.

Leonardo Amorim

#5 Mensagem por Leonardo Amorim »

Marco, esqueci de falar, o reef tem 1,3 X 0,6 X 0,6 m. Volume líquido total (Display + sump + refúgio) 465 litros. Tenho caixa de reposição de 30 litros controlada por boia, minha suspeita principal também é o sal mal dissolvido.

Abraço.

Leonardo Amorim

#6 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.
Confirmei que são microbolhas mesmo... Desliguei o skimmer anteontem e deixei 24 horas rodando. Ontem a noite a água estava cristalina, muito bonito mesmo. Liguei o skimmer de novo e em 2 minutos as microbolhas já tinham tomado o display... icon_frusty
Tentei enrolar um perlon na saída do tubo do skimmer mas não deu certo, diminuiu um pouco a quantidade de microbolhas, mas a medida que o perlon ia saturando o nível da saída do copo ia subindo, até transbordar...
Acho que vou ter que fazer alguma mudança nas divisões internas do Sump para eliminar as malditas 2guns Vocês me sugerem alguma coisa? Mais tarde coloco um esquema do sump atual, aqui no serviço não consigo acessar o photobucket...

Help!!!! icon_crybaby icon_crybaby

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#7 Mensagem por Renato Vidal »

Sim, coloca uma imagem do espaço disponivel e a estrutura atual do seu sump.

Leonardo Amorim

#8 Mensagem por Leonardo Amorim »

Renato, boa noite.

Segue o esquema atual do sump.
Imagem

Infelizmente não tenho mais nenhum espaço em volta, pois os galões do balling estão logo ao lado. Se tiver que mexer no sump será só nas divisões internas.

Pensei na proposta abaixo, o que você acha?
Imagem

Dessa forma acho que parte das bolhas ia ficar na dupla camada de perlon, parte ia ficar nas mídias filtrantes e o restante teria tempo para estourar no compartimento maior das bombas de recalque.

Abraço.

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#9 Mensagem por Renato Vidal »

Não era para fazer tanta microbolha.

O sump é muito bem distribuido, e o PS 200 tem uma torre de equilibrio que ajuda a diminuir isso.

Também tem a sequencia de quebra bolhas.

O nível na última seção, onde ficam as bombas de recalque, é baixo (rente as bombas) ou fica com um bom espaço?

O perlon suspenso na passagem da área do skimmer para a próxima também deve funcionar.

luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Recebeu Curtir: 3 vezes

#10 Mensagem por luis henrique »

no começo skimmer é bem chato.. eu ciclei o meu com o skimmer desligado não tem problema nemhum

Leonardo Amorim

#11 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Renato, no compartimento das bombas de recalque o nível da água fica a uns 15 cm da entrada de sucção das bombas. Olha a diferença:

Skimmer desligado:

Imagem

Skimmer ligado:

Imagem
Imagem
Imagem

Acho que no sábado vou tentar a modificação nas divisões internas do sump...

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#12 Mensagem por Elder Luis »

Leonardo Amorim escreveu:1 - Durante a ciclagem todas as luzes do reef devem ficar apagadas ou a do refúgio pode ficar acesa (foto período de 11 horas, controlado por timer)?

Não existe regra, nem certo e nem errado, vc pode ciclar já com foto período ou pode ciclar no escuro, eu gosto de ciclar com umas 4 horas de fotoperíodo assim já vou observando o comportamento do sistema como um todo, se a luz é suficiente, se tem falhas, etc...

a ciclagem serve basicamente para estabilizar parâmetros químicos e para que as cepas de bactérias se desenvolvam e populem o aquário, a presença ou não de luz não interfere em nada.

Leonardo Amorim escreveu:2 - Quando preparava a água para encher o reef colocava o sal na água DI, misturava com um pedaço de cano de pvc até atingir a densidade de 1025 g/l medido com refratômetro, e já colocava no reef. Ontem, depois de 24 horas de "rodagem", a densidade havia subido para 1028 g/l. Esse aumento da densidade é normal? É alguma característica da dissolução do sal (Red Sea Coral Pro)?

Pode ser que seja alguma característica do sal ou erro de leitura no refratômetro, mais pra frente vc corrige e deixa em 1025 ou 1026, por enquanto isso não é problema e nem motivo de desespero, vai monitorando para ver se aumenta ou até abaixa sozinha.

Leonardo Amorim escreveu:3 - Estou com problemas de microbolhas. Tenho um skimmer RO PS200 e ele está liberando muitas microbolhas na saída. Será que com o tempo elas somem? Tem alguma coisa que eu possa fazer?

Com o tempo somem, skimmer pode levar até 20 dias para "amaciar" e parar de soltar bolhas, por enquanto não se preocupe com isso, o sistema ainda está se ajustando. Tb não se preocupe se por enquanto o skimmer não tirar nada de sujeira, isso acontece pq além de estar desregulado, existe uma guerra química entre parâmettros e principalmente pq ainda não tem carga orgânica para retirar. Deixa rodando mais uns dias e vai observando e fotografando, é uma boa maneira de se ter um comparativo visual se o problema está aumentando ou diminuindo, já que nossos olhos vão se acostumando no dia a dia e fica difícil notar algumas alterações mais sutis.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Alexandre M. Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 10 Ago 1980
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

#13 Mensagem por Alexandre M. Santos »

Leonardo,

Deixe tudo ligado e aguarde uns dias que as micro bolhas vão sumir, tmb tinha esse problemas mas com o tempo elas somem.

Abraços

Leonardo Amorim

#14 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Elder e Alexandre, obrigado pelas respostas! Quanto à iluminação e à densidade já estou tranquilo. Nesse final de semana vou pegar uns 90 litros de água de TPA de um colega que está com o tanque estabilizado, vou fazer minha primeira TPA e começar a dosar biodigest, para iniciar a colonização de bactérias. Li no site da Probidio que é necessário dosar o Biopitim também, mas também li em um monte de tópicos do fórum que ele pode ser substituído pela vodka. Como funciona essa dosagem? A partir de domingo irei começar a aumentar o fotoperíodo.

Quanto às microbolhas, ontem nós travamos uma guerra. A água que sai da torre de equilíbrio do skimmer carrega muitas microbolhas, mas percebi que quando consigo diminuir a velocidade da queda d'água (através de uns anéis de espuma que vieram com o skimmer), as microbolhas não chegam ao fundo do sump. Elas sobem, se agrupam e estouram. Já estava decidido a alterar as divisões internas do sump nesse final de semana, invertendo o meu quebra bolha do compartimento do skimmer, colocando a saída da água por baixo e inserindo a queda de água no perlon suspenso (vou fazer um esquema para mostrar essa proposta), mas depois dos posts de vocês resolvi esperar mais um pouco.

Abraço. Seguirei atualizando.

Leonardo Amorim

#15 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa tarde.

Veja a proposta de modificação das divisões internas do sump que eu estou pensando, para eliminar essas microbolhas malditas.

Imagem

Dessa forma, a saída de água do compartimento do skimmer será feita por baixo. Como eu disse no post anterior, consigo fazer com que as bolhas não cheguem até o vidro do fundo do sump, quando reduzo a velocidade da queda dágua do tubo de equilíbrio do skimmer. Enquanto as microbolhas sobem, a água desce e sai por baixo. Se ainda ficarem microbolhas, imagino que elas ficarão retidas nas mídias filtrantes, no perlon ou que ficarão suspensas na flor dágua do compartimento de recalque, se agrupando e estourando.

O que vocês acham dessa proposta?

Leonardo Amorim

#16 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Nesse final de semana vou começar a dosar biodigest, para iniciar a colonização de bactérias. Li no site da Probidio que é necessário dosar o Biopitim também, mas também li em um monte de tópicos do fórum que ele pode ser substituído pela vodka. Como funciona essa dosagem?

Obrigado.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#17 Mensagem por Elder Luis »

não use vodka em sistemas recem montados, vai ser desequilibrar td, basta colocar uma rocha de um aqua maturado no seu e aguardar os 30 ou 40 dias de ciclagem, mais nada.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Ramon Brescovici »

faça um quebra bolhas a mais, e coloque ali dentro os aquecedores, vai ficar bem protegido. ou só inverte com a mídia

vodka, segue o elder
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Leonardo Amorim

#19 Mensagem por Leonardo Amorim »

Mas e o biodigest? Pode ser dosado sem a fonte de carbono?

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#20 Mensagem por Ramon Brescovici »

sim pode.

agora, se vc quiser discutir o custo benefício de dosar sem usar fonte de carbono, muda a história... nao sei se tenho opinião rápida a respeito. kkkk
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”