🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu primeiro nano marinho.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

Meu primeiro nano marinho.

#1 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Olá pessoa do Brasil Reef, estou sempre passando por aqui, lendo os tópicos e tirando dúvidas. E hoje resolvi compartilhar com vcs minha "aventura", e tb gostaria de sugestões e críticas para o bom andamento do meu novo aquário.

O setup é o seguinte:

Aquário Boyu MT-402 ( Exatamente 30 litros reais, coloquei litro por litro, já descontando cascalho, rochas e equipamentos)
Areia Samoa Pink n. 0 (7 Kg)
Rochas Sansibar (5 Kg)
Termostato/aquecedor Boyu 50w
Iluminação Original PL 18w 50/50
Perlon e Eponja (sera trocado semanalmente)
Cerâmica Boyu
Purigem 100 ml (a caminho)
Bomba de circulação ficou a original 340 l/h, pois tinha comprado uma de 1000 l/h mas quem disse que a areia ficava no lugar? rsrsr... mesmo regulando na vazão mínima 400 l/h não deu certo.
Gira- gira: tb naõ deu certo com a bomba de 1000 jogava agua pra fora do aquario e com a de 340l/h segura muito a vazão, sem falar no barulho irritante do gira-gira.
Skimmer boyu WG-310: Que fez esse skimmer devia ser executado em praça pública, rsrsr... joguei no lixo. Pretendo fazer tpa de 10% a 15 % por semana religiosamente.
Timer: com fotoperiodo de 6 horas após 30 dias
Fauna: será um casal de Ocellaris e uma Donzela
Corais : vou tentar uma anemona, carpet brown, xenia... corais moles.
Desidade de sal: 1024
Temperatura: 26 graus

Montei ele hoje e vou esperar a cilclagem, comforme o andamento vou postando mais imagens.

Ps: Desculpem a qualidade das fotos, foram tiradas com celular, não tenho máquina digital.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Mòvel foi "projetado e executado" por mim mesmo .... não ficou lindo, mas saiu menos da metade do preço do móvel vendido pela boyu...

Imagem

Imagem

Disposição das rochas:

Imagem

Aquario cheio, turvo e ciclando...

Imagem

Bem pessoal, por enquanto é isso, assim que houver alguma alteração eu posto novas fotos.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Bie Cesa
Data de Nascimento: 24 Mai 1982
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Meu primeiro nano marinho.

#2 Mensagem por Bié Cesa »

Boa noite Adriano.

Legal tu ter optado pelo 402, estou ciclando um MT-30 e quanto menor, pior...

Acho q tua pretensão de fauna está um pouco exagerada... Com 30 litros manteria no máximo 2 peixes e olhe lá. No meu vai ter apenas 1.

Sobre a bomba, o meu tb veio com uma de 340 l/h e eu troquei por uma de 1000. O mesmo aconteceu, o substrato ficou todo revirado. Baixei a vazão dela para 500 litros e retirei o bico injetor. Comprei no ebay um divisor de saida para no futuro deixar a vazão máxima da bomba.

Estou com dificuldades de microbolhas saindo da bomba, tem esse problema tb?

Vai botando foto aí, e se quiser olha o meu pico ai nos tópicos do fórum.

Grande abraço, sucesso e paciência com a ciclagem. Falando nela, arruma uma RV pequena pra colocar no aquario e dar o start na biologia.

Abraço.
Apenas mais um iniciante no mundo dos marinhos.
viewtopic.php?f=45&t=17387
[img]http://images.myreefstats.com/5559_5634.png[/img]

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#3 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

biecesa escreveu:Boa noite Adriano.

Legal tu ter optado pelo 402, estou ciclando um MT-30 e quanto menor, pior...

Acho q tua pretensão de fauna está um pouco exagerada... Com 30 litros manteria no máximo 2 peixes e olhe lá. No meu vai ter apenas 1.

Sobre a bomba, o meu tb veio com uma de 340 l/h e eu troquei por uma de 1000. O mesmo aconteceu, o substrato ficou todo revirado. Baixei a vazão dela para 500 litros e retirei o bico injetor. Comprei no ebay um divisor de saida para no futuro deixar a vazão máxima da bomba.

Estou com dificuldades de microbolhas saindo da bomba, tem esse problema tb?

Vai botando foto aí, e se quiser olha o meu pico ai nos tópicos do fórum.

Grande abraço, sucesso e paciência com a ciclagem. Falando nela, arruma uma RV pequena pra colocar no aquario e dar o start na biologia.

Abraço.

Boa noite Biecesa...

Então, no meu caso não teve jeito o cascalho é extremamente fino numero 0, não sei se o seu tb é essa numeração, porque na realidade até com a bomba original o cascalho fica com buracos enormes, fiquei horas até acha uma posição do bico que não mexe-se no cascalho, tb retirei o bico, só que no meu caso nao adiantou, revirava bem menos, mas mesmo assim, depois de algumas horas, lá estavam os buracos. A bomba de 1000 só funcionou razoavelmente bem na vazão mínima, 400 l/h ai optei pela original pq ela estava aquecendo a agua em quase um grau, isso que onde eu moro é frio e estamos no inverno, percebi isso pq meu termometro é digital. Esse lance do divisor talvez seja interesante, se vc puder me passar o link, seria legal. Bem não sei se entendi bem mas vc falou das microbolhas, eu não tenho problemas nem com a bomba original nem com a de 1000, ou vc colocou algum skimmer? Agora o que pode estar acontecendo com vc, é que como vc colocou a bomba de 1000, o nível da agua no sump talves tenha baixado um pouco mais e o encaixe la em cima da ponta da mangueira que faz o retorno esteje passando ar, sei lá, é o que me veio na idéia. Tb gostaria de ver o seu pico, mas sou novato e não sei como achar.

Obrigado pelas sugenstões, grande abraço!
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#4 Mensagem por Bié Cesa »

Adriano, Tai o link do meu reef caso queria dar uma olhada: viewtopic.php?f=45&t=17387

E aqui é o link do divisor que comprei no ebay e ainda não chegou: http://www.ebay.com/itm/Multi-Angle-Fle ... 25642c8767

Abraço.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#5 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

biecesa escreveu:Adriano, Tai o link do meu reef caso queria dar uma olhada: viewtopic.php?f=45&t=17387

E aqui é o link do divisor que comprei no ebay e ainda não chegou: http://www.ebay.com/itm/Multi-Angle-Fle ... 25642c8767

Abraço.

Valeu pelos links.

Danilo Fernandes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 25 Jan 1985
Recebeu Curtir: 2 vezes

#6 Mensagem por Danilo Fernandes »

Cara, se me permite uma dica:

Não coloque 3 peixes, com um casal de ocellaris vc já poderá ter problemas, se colocar uma donzela...aí ferrou de vez...rs

Outra: faça as tpa´s religiosamente como falou, esse é o segredo para não ter MUITOS problemas que geralmente aparecem no aquário.

Enfim, tenho um pico e essas são simples dicas mas que tenho certeza que te ajudarão muito.

Experiência própria...rs

Abs
Sem frescura reef - viewtopic.php?f=25&t=27655

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

gostei do móvel e das rochas! parabens.

se não há forte luz natural no ambiente, esqueça a anêmona, não vai dar com essa iluminação.
6 horas de fotoperíodo? c tá doido hehe? luz é alimento pra coral, sem luz nao há coral fotossintético que vá viver.
taca 12 horas nisso. se tiver somente peixe, poderia ser 9 horas.

pra usar a de mil litros por hora basta voce dividir em duas saídas, com um Y, e terá duas saídas de 500 por hora. se ficar demais, bote dois ou tres Y

nao precisa (nao deve) usar purigem durante a ciclagem. coloque o purigem uma semana antes de por animais que já tá bom.

biecesa,
as microbolhas são do skimmer, nas primeiras semanas é normal, se continuar assim depois da ciclagem, monte um tópico pra questionar e pedir dicas :D

infelizmente aquário pequeno é pra pouco peixe!

abraços
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#8 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Danilo Fernandes escreveu:Cara, se me permite uma dica:

Não coloque 3 peixes, com um casal de ocellaris vc já poderá ter problemas, se colocar uma donzela...aí ferrou de vez...rs

Outra: faça as tpa´s religiosamente como falou, esse é o segredo para não ter MUITOS problemas que geralmente aparecem no aquário.

Enfim, tenho um pico e essas são simples dicas mas que tenho certeza que te ajudarão muito.

Experiência própria...rs

Abs

Danilo... valeu pela participação! icon_joia

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#9 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Ramon Brescovici escreveu:gostei do móvel e das rochas! parabens.

se não há forte luz natural no ambiente, esqueça a anêmona, não vai dar com essa iluminação.
6 horas de fotoperíodo? c tá doido hehe? luz é alimento pra coral, sem luz nao há coral fotossintético que vá viver.
taca 12 horas nisso. se tiver somente peixe, poderia ser 9 horas.

pra usar a de mil litros por hora basta voce dividir em duas saídas, com um Y, e terá duas saídas de 500 por hora. se ficar demais, bote dois ou tres Y

nao precisa (nao deve) usar purigem durante a ciclagem. coloque o purigem uma semana antes de por animais que já tá bom.

biecesa,
as microbolhas são do skimmer, nas primeiras semanas é normal, se continuar assim depois da ciclagem, monte um tópico pra questionar e pedir dicas :D

infelizmente aquário pequeno é pra pouco peixe!

abraços

Então Ramon, com relacão a anemona pensei em colocar, pois um cliente meu tem um aquario de 60 litros e uma iluminaçao visivilmente inferior a minha apenas duas leds brancas e uma azul... nao é super leds, achei até que as luzes dele estavam apagadas, pois a sala tem uma boa iluminaçao artificial, nao pega luz natural proximo ao aquario, e mesmo que a iluiminacao da sala influencia-se acho que o espectro é totalmente diferente , ele tem uma anemona a mais de uma ano, até ja vez duas "mudinhas" , é obivio que nao tem aquela coloroçao linda, como no seu aquario que por sinal é muito bonito, parabens! mas esta se desenvolvendo, nao estou lhe contrariando estou apenas repasando algo que vi com meus proprios olhos, e não aquele negocio de ouvi dizer.... ouvi falar... como alguns menbros postam aqui, infelizmente. quanto ao fotoperiodo, eu vou iniciar com seis horas e depois vou aumentando até chegar a 10 ou 12 horas, eu li em um artigo a muito tempo no qual eles conseguiram dessa forma diminuir e muito as algas marron, que sao na minha opniao horriveis, sofri muito no meu plantado com elas, tive que desmontar e refazer ele, foi entao que utilizei essa tecnica que começa na verdade com uma hora diaria e vai aumentando lentamente, o resultado é muito satisfatório é claro que vou fazer isso sem corais,rsrsrsrs.... e com relaçao a bomba, nao tem jeito, ja coloquei até 3 divisoes, o meu cascalho é a samoa pink #0 , é estremamente fina, acho que só quem vez a burrada de comprar ela sem misturar como um mais groso sabe do que eu to falando , é praticamente um pó, é muito bonita mas nao rende nada utilizei quase um saco de 9 kilos e se vc observar as fotos vai perceber que ficaram apenas 3 cm na frente e uns 5 atras, como os gras sao menores ela se compacta. Enfim, acho que a função principal do forum é trocar experiências. Um abraço e obrigado pelo incentivo e pelos elogios com relaçao as rochas e ao movel.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#10 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Para quem quer uma agua cristalina e esta na duvida em comprar purigen, as imagem dizem tudo...
Imagem

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#11 Mensagem por Marco Vieira »

Adriano, como o Ramon explicou, não coloque matrix, purigen ou qualquer mídia química filtrante na ciclagem, deixe o aqua ciclar de verdade, "naturalmente". Mídias podem esconder problemas que vão surgir depois.

Meu aqua tem uma litragem pouco maior que a sua, e recomendo no máximo um ocellaris, ou firefish (converse com quem tem um, li que eles não precisam de muito espaço).

Um casal de ocellaris estressa muito em um espaço tão pequeno. Corais moles vão bem com essa iluminação.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#12 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Marco Vieira escreveu:Adriano, como o Ramon explicou, não coloque matrix, purigen ou qualquer mídia química filtrante na ciclagem, deixe o aqua ciclar de verdade, "naturalmente". Mídias podem esconder problemas que vão surgir depois.

Meu aqua tem uma litragem pouco maior que a sua, e recomendo no máximo um ocellaris, ou firefish (converse com quem tem um, li que eles não precisam de muito espaço).

Um casal de ocellaris estressa muito em um espaço tão pequeno. Corais moles vão bem com essa iluminação.

Olá Marco... o purigen eu coloquei somente as 12 horas, para tirar a turvidez da agua, já foi retirado no mesmo dia e agua permanece cristalina, até porque não tem carga organica nenhuma. Quanto ao casal de ocellaris, minha idéia surgiu atravez de um post, aqui do forum mesmo se vc quizer dar uma olhada, http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=58563 e nesse caso ele até utilizou purigen desde o primeiro dia (eu prefiro deixar sem) o aquario dele não tem skimmer apenas tpas de 5 litros semanais, e 7 litros a menos que o meu o que para um nano é muita coisa cerca de 30 % a mais , eu vi o aquario dele em outro forum, após um ano ele ter parado de postar aqui a continua tudo ok com dois blacks ocellaris, o que totaliza dois anos, sendo assim é possivel, porem concordo que é um pouco arriscado, não posso dar bobeira, o firefish é muito bonito mas sou apaixonado pelo ocellaris, estou pensando em por um camarão bailarino, o que vc acha? Seu aquario ficou legal, que rochas são essas que vc colocou? São muito bonitas...
Obrigado pelas sugestões.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#13 Mensagem por Marco Vieira »

Adriano, um casal de ocellaris sobrevive sim nesse espaço, mas vai ficar apertado. Filhotes eles ficam numa boa, mas eles crescem e podem ficar com até 11cm... Como o pessoal costuma dizer, nós sobrevivemos morando em uma casa sem banheiro, mas não significa que seja confortável...

Camarão bailarino vai bem em qualquer aqua, MAS há relatos de ele não ser muito reef safe... tem uns que podem atacar corais e por esse motivo eu não coloquei (só tenho um peixe, se perder os corais tô danado...). Recomendam bailarinos para quem tem muita aiptasia, alimento predileto dele. Eu pensava em colocar um stenopus mas como estou com problemas no substrato e em uma RV que está desmanchando, vou primeiro montar o reef novo, depois coloco o bicho. Com a sua litragem, rola um stenopus também e na minha opinião é mais bonito que o bailarino.

As pedras são sansibar e duas RVs. Uma das RVs, que fica meio escondida na base, é a que está desmanchando e soltando fosfato. É importante lembrar que vender RV extraída da natureza é proibido. Eu comprei na enganação, sem saber disso (vendedor picareta icon_4 ), e veja a qualidade do problema que essa pedra trouxe. Se quiser uma RV, peça para alguém do fórum ou um conhecido. Um pedaço pequeno já é mais que o suficiente. O Matias vende kits muito interessantes de biologia, quem usa gosta (no meu próximo vai ter!).

Abraço!

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#14 Mensagem por Matias Gomes »

gostei do aquascaping icon_joia icon_joia
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#15 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Marco Vieira escreveu:Adriano, um casal de ocellaris sobrevive sim nesse espaço, mas vai ficar apertado. Filhotes eles ficam numa boa, mas eles crescem e podem ficar com até 11cm... Como o pessoal costuma dizer, nós sobrevivemos morando em uma casa sem banheiro, mas não significa que seja confortável...

Camarão bailarino vai bem em qualquer aqua, MAS há relatos de ele não ser muito reef safe... tem uns que podem atacar corais e por esse motivo eu não coloquei (só tenho um peixe, se perder os corais tô danado...). Recomendam bailarinos para quem tem muita aiptasia, alimento predileto dele. Eu pensava em colocar um stenopus mas como estou com problemas no substrato e em uma RV que está desmanchando, vou primeiro montar o reef novo, depois coloco o bicho. Com a sua litragem, rola um stenopus também e na minha opinião é mais bonito que o bailarino.

As pedras são sansibar e duas RVs. Uma das RVs, que fica meio escondida na base, é a que está desmanchando e soltando fosfato. É importante lembrar que vender RV extraída da natureza é proibido. Eu comprei na enganação, sem saber disso (vendedor picareta icon_4 ), e veja a qualidade do problema que essa pedra trouxe. Se quiser uma RV, peça para alguém do fórum ou um conhecido. Um pedaço pequeno já é mais que o suficiente. O Matias vende kits muito interessantes de biologia, quem usa gosta (no meu próximo vai ter!).

Abraço!

Vendedor picareta é o que mas tem por ai...
Abraço..

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#16 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Matias Gomes escreveu:gostei do aquascaping icon_joia icon_joia

Valeu... Matias.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#17 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Bem pessoal hoje faz 1 semana que estou ciclando meu nano marinho, e ao retirar a bomba de retorno notei que ela estava com uma "gosma" achei estranho e fui lavar a mangueira, acontece que dentro ficaram vestigios dessa "gosma" transparente, e ao ligar novamente se espalhou pelo display. Gostaria da ajuda de vocês pra identificar do que se trata isso, sei que as fotos não ajundam muito, mas como diz minha mãe, "pra quem sabe, um pingo é uma letra", desde já agradeço.

segue as fotos,

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#18 Mensagem por Bié Cesa »

Bom dia Adriano.

Isso aí pode ser algum resíduo da própria mangueira. Alguns equipamentos novos tem esse óleo ou algum tipo de resíduo de fabricação. Quem sabe...

Se descobrir, compartilhe conosco.

Abraço.

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#19 Mensagem por Matias Gomes »

parece algas que formaram dentro da mangueira
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#20 Mensagem por Ramon Brescovici »

use mangueira não transparente, já que algas irão crescer onde tiver luz, e se tiver luz dentro da mangueira...
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”