🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu TL550 LED - INICIANTE EM MARINHO

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Richard Romanosque
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Richard Romanosque
Data de Nascimento: 15 Abr 1984
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Boyu TL550 LED - INICIANTE EM MARINHO

#1 Mensagem por Richard Romanosque »

Mais um novato na área. Nunca tive um aquario e já comecei pelo que me parece ser o mais complicado, o marinho. Apesar do pessoal não indicar muito, acabei optando por um Boyu 550 tl com LED principalmente por não conhecer ninguem que já tenha passado pela experiência de ter um marinho, achei mais comodo. To na fase da ciclagem e muito impaciente, 4º dia ainda, hehe. Pelo que a galera fala faltam só mais 26, rs.
Acabei fechando meu aquario com cartolina preta principalmente por medo de algas que parece que é o pesadelo do marinho. Tô pensando em deixar ele assim até o 15º dia. Liguei aquecedor (aqui em Curitiba tah frio da pega), skimmer e uma bombinha de circulação que o cara da loja de aquario me recomendou. Estou preocupado pq no aquario coloquei 18 kg de pedras e 20 kg de cascalho ambos sansibar sem nenhuma rocha viva. Coloco algum aditivo pra ajudar na ciclagem? Qualquer ajuda tá valendo galera.

Mando uma foto dele antes de eu lacrar com cartolina.
Aceito sugestões quanto a disposição das Rochas. To até achando que vou tirar algumas achei demais.
Imagem

Grande Abraço
Imagem

Fabiano Desiderio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 02 Jun 1986

Re: Boyu TL550 LED - INICIANTE EM MARINHO

#2 Mensagem por Fabiano Desiderio »

Meus parabéns e sejam bem vindo ao marinho!...eu também sou iniciante, mas um pouquinho na frente !!!kkkk
Cara, acho que dá para acelerar a ciclagem se usar um pedaço de RV (nem que seja pequeno). Procure alguém de confiança .... se não tiver compre microbacter e reef bio fuel... e vai adcionando conforme manda o fabricante!... boa sorte na espera... como já pude perceber na pele... o lance é a paciência! Abs
Visite O Itaparica Reef II - viewtopic.php?f=25&t=34860

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#3 Mensagem por Marco Vieira »

Richard, bem vindo ao fórum!!!

Cara, paciência é tudo nesse hoby. Se você não tem, esta aí uma chance de desenvolver. icon_yes As vezes, por pressa, estragamos tudo e perdemos tempo/dinheiro, o que pode deixar uma impressão ruim de um hoby muito legal.

Bom, vou colocar algumas coisas que lembro e acho importantes ver ou já ir pensando.

Ciclagem de 30 dias é o mínimo... eu deixei 90 dias para garantir. Depois de 30 dias, comecei as primeiras TPAs e a monitoração dos parâmetros. Só depois de todos os parâmetros principais estabilizados, coloque vida. Os parâmetros principais são PH e Densidade sem variação, Amônia ZERADA, KH e cálcio estáveis para o caso de corais, e é desejável Nitrito, Nitrato e Fosfato zerados, para evitar algas. Nitrito é polêmico, é venenoso em agua doce e pode trazer complicações a longo prazo em agua salgada, mas ele gera nitrato que é consumido por algas, então tente deixar 0. Os quimicos de plantão podem explicar melhor! icon_iCo01

O tamanho do seu aqua é o ideal para quem está começando, parabéns! icon_iCo01

Também acho que tem muita pedra, pense que os peixes precisam de espaço para nadar e que muitas pedras complicam a circulação. Uma coisa que é legal no começo é que o skimmer faz muita bolha e isso ajuda. Veja como as bolhas circulam no aqua e garanta que elas passam por todos os lugares. Isso evita locais com pouca/nenhuma circulação, o que é um problema sério.

Algas são boas para a ciclagem, fazem parte do processo. Elas vem e vão. Quando um aqua tem algas significa que algo está desequilibrado, o que é normal na ciclagem. Não precisa cobrir o aqua nem nada, deixa elas. Só tenha certeza que não bate luz direta do sol no aqua, isso não pode.

Concordo com o Fabiano, procure com alguém de confiança uma RV, lembrando que a venda de RVs naturais é proibida, então só compre se vier de outro aqua, tipo desmonte. Não conheço esses aceleradores de biologia, então vou ficar de fora.

O controle da temperatura em nanos pode ser um problema, o meu tem 27L então tô escolado nessa. Na ciclagem isso não é importante, mas quando for colocar vida, procure um COEL TLZ11, é um controlador de temperatura show de bola, barato e fácil de montar. Tem esquemas de montagem aqui no fórum e no google. Vai ter peixes e corais, só corais ou só peixes? Se tiver coral, tente manter a água em 25,5º ou 26º. Para peixes apenas pode ser um pouco mais alto. O importante é não deixar variar muito a temperatura num mesmo dia. Entenda muito como 0,5º...

Para facilitar a vida e curtir mais o aqua, procure uma tomada com timer (tem várias, prefira as digitais, as analógicas quebram fácil). Por exemplo, você vai dormir normalmente as 23h. Então é legal que o aqua fique ligado até essa hora. Mas você sai cedo e liga a luz do aqua quando sai, então chegando em casa tem que desligar... Com o timer, você programa a luz para ligar às 13h e desligar as 23h, por exemplo. Ai você curte mais o aqua!

Outro ponto, agua de reposição DI/RO. Você pode comprar, fazer com RO ou DI. Essa agua é sem sal, para repor o que evapora, e pode ser usada para a TPA, caso você vá fazer a sua própria agua com sal sintético/natural específico para aquario. Comprar pode ser uma boa no começo, mas tem riscos de a qualidade ser ruim. Comprar um filtro de RO é caro, mas a qualidade é boa. Já montar um filtro DI é barato, fácil e a qualidade da água é boa. Tem esquemas aqui no fórum, eu usei o do Renato e gastei R$ 180,00, vale muito a pena.

E segura a onda com a equipe da limpeza (paguros, turbos, ofiuros). Colocar esse pessoal no reef sem vida é quase que condená-los a morrer de fome. O ideal é colocar eles no aqua já ciclado, junto dos primeiros peixes. Esse é um erro muito comum para quem começa... eu fiz isso... icon_assobiando

De resto, bem vindo ao hoby!! Aproveite, vale muito a pena e é extremamente gratificante!!! clapping_02

Use e abuse do fórum, não fique com dúvidas ou vergonha de perguntar, todos aqui aprendem a cada dia!

Abraço!

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#4 Mensagem por Marco Vieira »

Duplicou....

Ricardo Cavalcanti
Cirrhilabrus filamentosus
Data de Nascimento: 29 Jun 1992
Recebeu Curtir: 2 vezes

#5 Mensagem por Ricardo Cavalcanti »

voce fez uma boa escolha, o boyu 550 é ideal para quem esta começando, eu comprei o boyu 450, e esta sendo uma escola para min, to aprendendo muito com a esperiencia, ja fiz cada cagada no inicio, ainda bem que o aquario estava sem vida, se eu tivesse escolhido um aquario maior os prejuizos iriam ser maiores, isso tudo serviu de experiencia para min, quando eu for montar meu aquario maior,não irei errar tanto

no periodo da ciclagem é bom voce ir aprendendo como funciona o sump dele, que é bem chato, aos poucos voce vai descobrindo os macetes...

-o nivel de agua do sump tem que ser menor que o do display, para não formar aquela camada de sujeira na superficie, e a agua ter força para descer para o sump, voce resolve esse problema colocando alguma coisa nas descida de agua inferiores(são 3 se nao me engano), pode ser tipo uma capinha de cd(aquele material transparente ñ lembro o nome) , voce recorta e cabe certinho, deixa só a descida de agua da superficie para a agua poder descer para o sump com força

-sobre a temperatura , se voce não for usar chiller, da para manter tranquilo com cooler, no meu eu uso 1 cooler de 12cm, 2 de 6cm e 4 de 4cm, tudo ligado no controlador de temperatura... preste atenção na hora de comprar o cooler..fluxo de ar é mais importante que RPM

-troque aquela esponja do 1° compartimento, ela acumula muita sujeira. use perlon, e troque 1 vez na semana

-as midias filtrantes do TL-550 eu nao sei como que é, mas no TL-450 vieram 2 saquinhos de ceramica e bio balls em cima, eu tirei 1 saquinho de ceramica e coloquei carvão ativado, voce pode usar purigen, o pessoal fala que é melhor ,.. as bio balls eu tirei

-não compre limpador magnetico porque arranha o vidro..

- sobre a equipe da limpeza, eu coloquei a minha com menos de 1 semana de ciclagem, eles são extremamente resistentes, jogue 1 pedaçinho de camarão a cada 3dias que eles não morrem. pode colocar que é tranquilo. pelo menos voce não vai ficar entediado com um aquario vazio por 1 mes, eles foram uma distração para min. compre o paguro pata roxa, ele é o mais bonito e ativo. compre um pepino do mar

- defina a posição das rochas antes de colocar os peixes, ficar revirando o aquario toda hora extressa eles

-não economize, o barato sai caro..
Meu Aquario BOYU TL-450: viewtopic.php?f=25&t=17909

Richard Romanosque

#6 Mensagem por Richard Romanosque »

Ricardorj escreveu:- sobre a equipe da limpeza, eu coloquei a minha com menos de 1 semana de ciclagem, eles são extremamente resistentes, jogue 1 pedaçinho de camarão a cada 3dias que eles não morrem. pode colocar que é tranquilo. pelo menos voce não vai ficar entediado com um aquario vazio por 1 mes, eles foram uma distração para min. compre o paguro pata roxa, ele é o mais bonito e ativo. compre um pepino do mar
.

Ricardo fiquei animado pra colocar a equipe de limpeza. Esse camarão que vc colocou para a equipe você comprou no mercado? Basta picar e tacar no aquário?

Outra pergunta, num curto nem um pouco os turbo snail, vou tentar achar algum que me agrade mas os que vi até agora num curti. Posso substituí-los por ouriço? Meu vidro tá aparecendo uns "caminhos" brancos e não to querendo colocar a mão para limpar. No fundo do aquario (parte preta) tambem tem uns pontinhos brancos. Será que só os turbos pra limpar ou os ouriços poderia fazer essa limpeza?
Imagem

Alexandre_Manske
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Xande
Data de Nascimento: 04 Fev 1988
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 28 vezes

#7 Mensagem por Alexandre_Manske »

Olá Richard.

Seja bem-vindo ao Fórum.... também tenho umn BOYU TL-550, porém, o meu não é com Led....

Enfim....o turbo Snail não é um bichinho tão "lindinho", porém, tem uma função essencial que é de limpar os vidros....

Eles, juntamente com Paguros e Cerithes (que se enterram e "reviram" o substrato) fazem uma excelente equipe de limpeza...

Moro em SC....fui esses dias aí em Curitiba em uma loja show de bola....se tiver alguma dúvida, me manda MP.

abraço e mais uma vez, bem vindo....
Imagem

Ricardo Cavalcanti
Data de Nascimento: 29 Jun 1992
Recebeu Curtir: 2 vezes

#8 Mensagem por Ricardo Cavalcanti »

Richard, compra neritina, tenho 3 no meu aquario e deixam o vidro limpinho, to pensando em comprar mais,

sobre o camarão eu não recomendo voce comprar em supermercado, la eles usam conservantes que podem ser toxico para a vida no aquario
aqui na minha cidade eu compro na banca de peixe, é um local que vende tudo fresquinho
Meu Aquario BOYU TL-450: viewtopic.php?f=25&t=17909

Richard Romanosque

#9 Mensagem por Richard Romanosque »

Ae galera, comprei uns paguro e 4 turbo. icon_bag
Acho que vão me distrir até o fim da ciclagem. O cara da loja me recomendou tacar umas bolinhas de ração de vez em quando. Mandou por umas 4 bolinhas. Vamos ver se eles aguentam!!
Imagem

Richard Romanosque

#10 Mensagem por Richard Romanosque »

Ae galera, voltando pra atualizar a situação do aqua e aproveitando pra pedir mais dicas. Chegando amanha ao 20º dia de ciclagem to pensando a começar a fazer testes no aqua. icon_yes

Bom, no aquario já rolou maior festa com os paguros. Coloquei 9 paguros, um foi assassinado no segundo dia, destruiram o coitado.
Rolou também troca de casca. Cheguei um dia tinha um paguro fora da concha, olhei bem os olhos não tinha coloração. Contei tinha os mesmos 8 e um deles tava com a coloração bem fraca que acredito ser o que tinha trocado de casca. Outro dia cheguei e tinha um fora da concha, bem sussegado. fui tentar filmar mas maldito voltou pra conha icon_4 . To pensando em colocar umas conchas maiores pq acho q tah meio apertada a concha do coitado.

Agora voltando ao assunto principal da postagem, to precisando de dicas de testes. Vi um da Red Sea e tava pensando em comprar mas o orçamento tah começando a apertar, huehuehue. Vi um kit com os testes de NH2/NO2/NO3/PH/ALK 186 reais mais frete (vai pra 200 pilas facil). Compensa investir nesses testes ou posso ir remediando com os testes da alcon que são mega baratos? To pensando em colocar uns corais daqui a 10 dias entaum sei que vou ter que fazer testes de Kh Ca e Mg pelo que li. Melhor gastar mais com esses testes?
Imagem

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#11 Mensagem por Elder Luis »

se a grana está curta, sugiro que ao invés de vc comprar os testes da alcon que não são confiáveis, leve uma amostra de água em uma boa loja do ramo e peça para fazer os testes, aqui em SP via de regra cobram 1 real por teste, inicialmente se preocupe com a densidade, RA e cálcio, os demais, como Mg, não se preocupe agora com eles
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Richard Romanosque

#12 Mensagem por Richard Romanosque »

Atualizando ....

Aqua antes da reforma, com a donzelinha ainda, retirei e devolvi pra loja pq de donzelinha esse peixe num tem nada, tá mais pra icon_diablo

Imagem

Foto depois da reforma: sairam 5 pedras enormes (mas espaço pros habitantes), e a donzelinha. fogo que acho que o torch sofreu com a mudança e acho que to perdendo ele.

Imagem

Mais fotos agora dos habitantes:

Habitante mais antigo de todos (6 meses quase):

Imagem

Demais:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se alguem tiver alguma dica pra ajudar com o meu torch eu agradeço muito
Imagem

Richard Romanosque

#13 Mensagem por Richard Romanosque »

Dois videozinhos com qualidade terrível mas dá pra ter um a noção do meu aqua.

[BBvideo 320,240]http://youtu.be/CLTyG10FuXg[/BBvideo]
[BBvideo 320,240]http://youtu.be/d2juWmJLB24[/BBvideo]
Imagem

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#14 Mensagem por Marco Vieira »

Ficou bonito!! icon_joia

Lindas calcáreas no fundo!

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#15 Mensagem por Elder Luis »

plus_icon
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Ramon Brescovici »

clapping_02
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Leonardo Nascimento
Data de Nascimento: 08 Jan 1978
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

#17 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Oi Richard,

O seu Reef está muito bonito.