🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#41 Mensagem por tedescowill »

Eu vou fazer a ligação dos tubos do overflow, um tubo pra cada entao, com registro cada um.

Não entendi o motivo de colocar esse ladrao no overflow, poderia me explicar melhor?
Conforme eu disse voce tem que regular a saida de agua do overflow de modo a ter um vivel de agua dentro da bota para nao fazer barulho de descarga,dai a razão de ter registros
sendo assim se uma das duas saidas ficar entupidas como a litragem de agua do sump é grande pode haver o transbordo do aquario.
Segunda razão ,comforme eu sugeri usar canos separados para cada flager na decida ,ao fechar um registro para pegar um sharkbag para limpeza, a tubulacao do ladrao te livra de ter que regular e desregular os dois registros de decida,nesta segunta razão voce ganha em praticidade ,pois poderia fazer esta operacao até mesmo sem fechar o registro,mas corre-se o risco de fazer uma lambança derrubando agua dentro do movel que acolhe o sump

Eu quero que o aquario fique o mais limpo possivel, esses retornos eu vou esconder com rochas sim, pelo menos é o que eu pretendo fazer.

Vou fazer uma tampa emcima, mais essa tampa (a parte da frente) podera ser retirada quando eu quizer, mostrando assim as ondas na agua. Qual a altura da tampa que eu posso usar?
Como voce quer a tampa,esta que sera tambem a luminaria, para o objetivo de poder visualisar bela superficie dagua seria interesante que nao houve se tampa e sim um sistema de luminaria pendurada
um exemplo de luminaria pendurada que acho (eu) muito legau para aquarios grandes (a foto é apenas para ver como é pendurada e nao para ver como ficaria a luz,pois este aquario da foto é um plantado)

Imagem

Como o aquario sera grande e teram a luminaria,a tampa tem que ser bem feita ,ela tera que ocultar os primeiros 4cm do topo do aquario pra baixo e a area interna desta tampa terá uns 12-15cm de altura interna (distancia entre o topo do aquario e a parte de baixo da tapa,area esta que tera a luninaria e ventuinhas para a refrigeracao das luzes)

Por causa dessas ondas, teria que deixar a boca do overflow mais baixa? está agora a 10 cm do topo do aquario.
Olhe no meu desenho ,nas minhas contas estaria a 6 cm do topo (na verdade por causa da trava francesa dupla estara a 7,2cm) falo topo ,o topo mesmo acima das travas

Os retornos de baixo, eu poderia abaixar como os daquela foto que vc postou, mais será que fariam as ondas que eu quero? dependendo da potencia da bomba nao daria as ondas.
Aquela foto foi so pra voce ver como é o sistema da foto,para colocar uma saida neste nivel,sem usar um sistema fechado de overflow voce teria que usar uma bomba de retorno (o nome destas bombas é bomba de recalque) para estas saidas de baixo (fundo do aquario), uma bomba de uns 8 mil litros ,ou seja fica meio inviavel,se fosse o caso de querer isso ,seria melhor montar um closed loop igual ao da foto de exemplo

Vou passar esse retorno de cima por dentro do overflow pra tentar esconder uma pouco, vamos ver como fica.
Da pra fazer tranquilo pois a boca da bota/durso, tem que ser larga para ter uma area de captação de sugeira da superficie da agua

imagem.JPG
Editado pela última vez por tedescowill em 12 Mai 2015, 22:43, em um total de 2 vezes.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
País: Brasil

#42 Mensagem por Francisco Schneider »

Foi mal ai, fiz os calculos errados, eu estava fazendo o desenho usando vidros de 15mm, vou refazer tudo e quando estiver pronto posto aqui.

Francisco Schneider

#43 Mensagem por Francisco Schneider »

ah, qual a foto que vc postou que tem a luminaria? nao achei aqui.
e outra coisa, a bota teria que ser que nem essa da foto que vc postou?
teria que ter essa entrada por baixo ou no meu caso nao precisaria jé que ela ficaria para o lado de fora do aquario?
[imagem]http://www.victorhsn.com/aquario/Aquario-0001.jpg[/imagem]

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#44 Mensagem por tedescowill »

Coloquei a foto acima pois esqueci ontem (hoje) rsss.

Francisco Schneider escreveu:ah, qual a foto que vc postou que tem a luminaria? nao achei aqui.
e outra coisa, a bota teria que ser que nem essa da foto que vc postou?
teria que ter essa entrada por baixo ou no meu caso nao precisaria jé que ela ficaria para o lado de fora do aquario?
[imagem]http://www.victorhsn.com/aquario/Aquario-0001.jpg[/imagem]

Nao não tem que ser igualk a foto que coloquei,funciona do jeito que voce planejou,no caso ela sera um misto de bota e durso ,ou melhor seria um dorso que dece até o fundo do aquario.
normalmente um durso é assim ,so vareia o numeros de flagers de saidas de canos.

Reparando nos seus desenhos vi que vc colocou travas francesas duplas embaixo tambem,isso é desnecessario apenas uma é supiciente pois os vidros laterais estara colados no vidro da base por baixo e na trava de lado ,ficando coladas como a parte de cima (a area destas travas a mais da 460 cm x 10 cm x 1cm area de 4,6 litros )
exemplo 5.JPG

Pelas minhas contas (se a minha calculadora nao estiver mentindo pra mim) a litragem do aquario,so do display sera de uns 810 litros

Ha desculpe pelos "dorsos" icon_rotfl2 eu nao me referia as costas de ninguem.
- - - - - - -

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider

#45 Mensagem por Francisco Schneider »

will tedesco escreveu:Tem a circulacao que ocorre com a filtragem e a circulacao interna no aquario.
...
Para corais mais exigentes 8 vezes a filtragem e ate 10 vezes a circulacao
...

Will, refiz a saida do overflow, agora a pergunta é a seguinte: Vc falou que o aquario tem que ter 8 vezes a filtragem de circulação, o meu aquario vai ter 1000 L, entao teria que ter 8 mil litros de circulação da filtragem, é isso?
Entao com essa saida que eu fiz, será que ela vai dar vazao para sair 8000 litros por hora, ou vai transbordar o aquario?

[imagem]http://imageshack.com/a/img913/3200/OmAI7t.jpg[/imagem]

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#46 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:
will tedesco escreveu:Tem a circulacao que ocorre com a filtragem e a circulacao interna no aquario.
...
Para corais mais exigentes 8 vezes a filtragem e ate 10 vezes a circulacao
...

Will, refiz a saida do overflow, agora a pergunta é a seguinte: Vc falou que o aquario tem que ter 8 vezes a filtragem de circulação, o meu aquario vai ter 1000 L, entao teria que ter 8 mil litros de circulação da filtragem, é isso?
Entao com essa saida que eu fiz, será que ela vai dar vazao para sair 8000 litros por hora, ou vai transbordar o aquario?
[imagem]http://imageshack.com/a/img913/3200/OmAI7t.jpg[/imagem]

Franscisco voce sabe que corais mais exigentes que falo são os corais duros spl,tipo acropora (e que este tipo de coral nescessita de controles de elementos quimicos com maior rigor com suplementos)

Este tipo de conta é feita de maneira relativa (com o fato de nao ter uma distancia fora do comum para o aquario em relacao ao sump) as 8 vezes a filtragem que descrevo e a litragem da agua que tem que sair das bombas de recalques , as 10 vezes a litragem em movimentacao interna é tambem o valor do fluxo dagua que tem que sair das bombas de circulacao
Tipo os 8 mil litros vao sair do sump pelas duas bombas e passaram pelas tubulacoes ate alcancar os canos de retornos neste processo ofluxo cai bastante (pelo menos 30%)
os 10 mil litros sao a litragem que sai das bombas de circulacao interna,e ao sair a cada centimetro afrente este volume diminui por causa da presao que tem na agua que diminui fortemente a passagem da agua que sai da bomba

Pra vc entender melhor,vamos analisar o Monochio reef viewtopic.php?f=25&t=16531&hilit=Manochio+Reef

Imagem

No topico ele, nao fala qual é a bomba de recalque ,fala que a litragem do aquario mais a do sump é de 216 litros dagua, em praticamente todos os aquarios mostrados neste forum se usa para um aquario de pelo menos 150 litros se usa bomba de 2mil litros para o retorno.
O closed loop usa duas bombas Sicci Syncra Silence 2.0 que tem um fluxo de 2700 litros cada
Se ele tivese no aquario dele a movimentacao aparente com as contas destes volumes daria um fluxo de 7400 litros num aquario+sump de 216 litros seria um liquidificador e nao um aquario.

A bomba de recalque dele deve estar dimencionada para ter um fluxo de entorno de 8-9 veses a litragem do aquario,mas nao é isso que chega ao display ,as duas bombas do closed loop fornecem mais de 5mil litros de fluxo, mas nao é isto que chega ao aquario ,e como este sistema esta no fundo ,e a saida e a entrada dagua estao meio crusada ,isso diminui ainda mais o volume de agua que sai deste sistema.

Tambem acho que neste proJeto que esta ate a qui, como ja foi esposto a ideia de usar duas bombas para fazer o retorno e que a bomba que alimentara as duas saidas de baixo (bomba que deve ser mais potente ),o encanamento que sai desta bomba ate o "T"que separa para as duas saidas de baixo ,talvez tenha que ter um diametro maior.

Uma coisa pode ser que voce esteja meio ser na sua preocupacao mas é por que voce deve decidir ,pra que voce quer um aquario,este começo do projeto esta dimencionado para ser um aquario comum, eu acho que devia ter citado. se o aquario se ele for para uma fauna mais exigente o projeto deve ser adeclado a isto.
Para se ter um aquario mais especifico para ter corais exigentes ,o fluxo de circulacao deve ser maior,a saida do overflow com maior diametro,ou mais uma saida de 50mm totalisando 3,a iluminacao muito mais potente ,um controle de temperatura de arrefecimento adequado, sitema de comtrole de parametros devem ser adicionado ao sump que sera remodelado para te-los (adicionando reatores,filtros uv,sistema balling)
- - - - - - -

Francisco Schneider

#47 Mensagem por Francisco Schneider »

Ok Will, pensei que se eu fizesse com mais circulação seria melhor, mais tudo bem.

Vou aumentar a tubulação de baixo pra 32mm até o T, depois uso 25 mm, pode ser?

ok, vou retirar uma das travas de baixo, quantos cm de largura elas tem que ter? as de cima e as de baixo?

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#48 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Ok Will, pensei que se eu fizesse com mais circulação seria melhor, mais tudo bem.

Um aquario marinho tem que ter muita circulacao (dentro de um limite claro) e esta tem que estar bem distribuida,nao adianta ter um fluxo violento no meio e ter zonas mortas,é por isso que o pessoal usa bombas de circulacao internas que podem ser apontadas para qualquer parte e tem ate controle de potencia, nao que nao de pra fazer isso com (um closed loop ,so que neste caso aumentao as saidas deste)
Francisco Schneider escreveu:Vou aumentar a tubulação de baixo pra 32mm até o T, depois uso 25 mm, pode ser?
Especifiquei isso pois se a bomba for forte como frecisa ser pode ser que a tubulacao para ele seja maior que 25mm (isto para nao fazer um estrangulamento da saida da bomba)

Francisco Schneider escreveu:ok, vou retirar uma das travas de baixo, quantos cm de largura elas tem que ter? as de cima e as de baixo?

olhe isto considero um valor minimo adequado,como a largura do aquario tera 80cm voce pode até aumentar ums 2 cm, mas este ja é um valor eficiente
exemplo8.JPG

O valor da largura da trava interna serve para as travas inferiores
O durso/caixa de coleta/bota (pela metade :lol: )devem ser feitos com vidro de pelo menos 8mm ,enbora nao va sofrer com a pressao que teria se fosse feita dentro do aquario,isso garante mais força ao vidro traseiro.
- - - - - - -

Francisco Schneider

#49 Mensagem por Francisco Schneider »

Agora acho que deu.

Fiz as modificações que foram pedidas.

As travas dos vidros, retirei uma de baixo e arrumei todas, agora estao com 10cm.
Coloquei um ladrao no overflow indo direto para o sump.
Aumentei a tubulação do retorno de baixo para 32mm até o T, depois segue com 25mm.
Coloquei valvulas para as 3 saidas, e os 3 retornos.
"Escondi" a tubulção por tras do overflow.

Se acharem mais algum problema favor postar aqui.

Tubulação vermelha: Tubos de 50mm.
Tubulação azul: Tubos de 25mm.
Tubulação amarela: Tubos de 32mm.
Tubulação verde: Tubos de 25mm.

OBS: a tubulação vermelha ficou parecendo um escapamento hehehehe

[imagem]http://imageshack.com/a/img540/431/XatAYa.jpg[/imagem]

[imagem]http://imageshack.com/a/img901/6352/mcwIEo.jpg[/imagem]

[imagem]http://imageshack.com/a/img673/1310/AgPA0V.jpg[/imagem]

[imagem]http://imageshack.com/a/img673/7402/q0LIFA.jpg[/imagem]

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#50 Mensagem por tedescowill »

As travas dos vidros, retirei uma de baixo e arrumei todas, agora estao com 10cm.
Coloquei um ladrao no overflow indo direto para o sump.
Aumentei a tubulação do retorno de baixo para 32mm até o T, depois segue com 25mm.
Coloquei valvulas para as 3 saidas, e os 3 retornos.
"Escondi" a tubulção por tras do overflow.

A saida do ladrao nao pode ter registro (por isso elapode usar um cano mais fino que as saidas reais)
Mais um possivel detalhe do sump:
exemplo 9.JPG

saidas.JPG

Tubulação vermelha: Tubos de 50mm.
Tubulação azul: Tubos de 25mm.
Tubulação amarela: Tubos de 32mm.
Tubulação verde: Tubos de 25mm.

OBS: a tubulação vermelha ficou parecendo um escapamento hehehehe
Verdade :lol:

Sharkbag de 10cm x 38cm
Imagem

Umas peguntas voce nao tem que redesenhar tudo toda vez que remonta o desenho certo,e o programa ja tem uma biblioteca de imagem de skimmers e registro ou é voce quem desenha :?:
- - - - - - -

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#51 Mensagem por tedescowill »

Mais uma pergunta no programa nao tem as dimensoes dos flagers certo ,se nao tem, temos que ir a uma loja pra medir e ter a largura da caixa do overflow.
- - - - - - -

Francisco Schneider

#52 Mensagem por Francisco Schneider »

Will, vou arrumar o desenho aqui e amanha posto de novo.

Umas peguntas voce nao tem que redesenhar tudo toda vez que remonta o desenho certo,e o programa ja tem uma biblioteca de imagem de skimmers e registro ou é voce quem desenha :?:

Não, ele fica gravado, dai só vou arrumando, puxando pros lados e etc. Alguns desenhos eu baixei da net, skimers bombas e outros, alguns eu desenho.

Mais uma pergunta no programa nao tem as dimensoes dos flagers certo ,se nao tem, temos que ir a uma loja pra medir e ter a largura da caixa do overflow.
Eu entrei no site da tigre e peguei as medidas de toda a tubulação, curvas 45 e 90, flanges, T, e etc. é pra estar tudo certo para caber.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#53 Mensagem por tedescowill »

Mais detalhes do sistema de ladrao
detalhes do sistema de ladrao.JPG

a tabela para que outros possam ver:
tabela tigre.JPG

Um tedalhe sobre a "bota" :lol: a base onde sera fixada as 4 flagers ,é melhor que esta base tambem seja de 12mm ou se possivel mais grossa (como este vidro sera pequeno nao sera tao caro)
Outro detalhe é sobre a confecçao dos furos , nao sei se voce achou mas na tabela da tigre nao vi que nao tem a medida mais importante para fazer os buracos
tabela tigre2.JPG

Detalhe o furo deve ser feito ligeiramente maior a esta medida para que a peça entre,ou sera preciso lixar um dos dois

editado
fui a uma loja para medir o diametro da area do flager que passa pelo buraco no vidro ,so encontrei da amanco.
flager de 32 , area do furo mais de 43mm
flager de 40 , area do furo mais de 53mm
flager de 50 , area do furo mais de 59mm

fiz um arcamento la ,e pelo que vi ,só o valor da tubulacao deste aquario sera o de um aquario de 150 litros

tambem vi que os registros de esfera sao bem duros,entao ao montar a tubulacao talvez seja bom considerar afixar a tubulacao perto destes registros na parede/no movel para evitar esforço no vidro.

Podemos tambem começar a pensar no resesrvatorio de reposicao de agua doce (deionisada)
como onde vai ficar,pois o sistema com boia pecisa de um reservatorio um nivel acima do sump pra funcionar, (mas com isso tambem temos a opção de colocar este reservatorio em outro comodo/lugar e ligalo com uma mangueirinha)
- - - - - - -

Francisco Schneider

#54 Mensagem por Francisco Schneider »

Bom, refiz a saido do ladrao, acho que era isso que vc disse:

[imagem]http://imageshack.com/a/img537/7420/1P6Ttt.jpg[/imagem]

tambem arrumei o sump, coloquei umas barrinhas de vidro praquela tampa dos sharks ficar só colocada, para poder retirar, joguei o ladrao pro espaço que nem vc mostrou.

[imagem]http://imageshack.com/a/img661/6254/rbCWIk.jpg[/imagem]

hoje me esqueci de medir os flanges, amanha vou medir pra ver se da certo.
Com a tubulaçao eu não preciso me preocupar, sobrou uma porção de tubos da construção da casa do meu irmão, e pelo que eu vi, só vou precisar comprar os registros.

Sobre o reservatorio, qual o tamanho que vc indicaria? dai eu posso ver pra que lado jogo isso.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#55 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Bom, refiz a saido do ladrao, acho que era isso que vc disse

[imagem]http://imageshack.com/a/img537/7420/1P6Ttt.jpg[/imagem]

tambem arrumei o sump, coloquei umas barrinhas de vidro praquela tampa dos sharks ficar só colocada, para poder retirar, joguei o ladrao pro espaço que nem vc mostrou.

Franscisco ,a saido do ladrao (boca) tem que ser como no desenho que fiz,apenas alguns cortes de 3mm (~1mm de largura), pois se voce fizer como no seu desenho sera como se a altura nescessaria para a agua descer pelo ladrao fosse os 3 milimetros a menos,pois estes cortes do seu desenho nao represao a agua .
Sobre a tampa de vidro dos sharkbag ,vai ser uma mao na roda quando precisar fazer uma limpeza completa no sump

Francisco Schneider escreveu:hoje me esqueci de medir os flanges, amanha vou medir pra ver se da certo.
Com a tubulaçao eu não preciso me preocupar, sobrou uma porção de tubos da construção da casa do meu irmão, e pelo que eu vi, só vou precisar comprar os registros.

Nao sei se varia de marca para marca
flager de 32 , area do furo mais de 43mm use uma serra copo de 45mm
flager de 40 , area do furo mais de 53mm serra copo de 55mm
flager de 50 , area do furo mais de 59mm acho que até dá usar a de 60mm ,mas é mais seguro fazer o furo com a de 65

Francisco Schneider escreveu:Sobre o reservatorio, qual o tamanho que vc indicaria? dai eu posso ver pra que lado jogo isso.

Isso depende de como é o clima na sua cidade, e na sua casa, no lugar onde ficara o aquario e o sump,mais de qualquer forma para um aquario grande ,acho que deve começar com um volume liquido de, digamos de 40 litros pra cima.
- - - - - - -

Francisco Schneider

#56 Mensagem por Francisco Schneider »

Os cortes no ladrao eu entendi, apenas fiz assim pra representar no desenho, mais quando eu for cortar farei apenas com a serrinha.

Aqui na minha cidade o clima é bem frio, em junho, julho chega a gear e de vez em quando até neva.

Para o reservatorio eu poderia usar um aquario que tenho aqui parado entao? Ele é de 60 litros. So preciso saber oque preciso colocar nele e etc das ligações.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#57 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Os cortes no ladrao eu entendi, apenas fiz assim pra representar no desenho, mais quando eu for cortar farei apenas com a serrinha.

Aqui na minha cidade o clima é bem frio, em junho, julho chega a gear e de vez em quando até neva.

Para o reservatorio eu poderia usar um aquario que tenho aqui parado entao? Ele é de 60 litros. So preciso saber oque preciso colocar nele e etc das ligações.

Normalmente se coloca uma flager de 20mm um adaptador para uma manqueirinho de 1/2 ,esta mangueira antes de chegar ao cano que vai ate a boia passa por um registro pequeno (este serve para ajustar uma vasao lenta (isso vai tambem evitar de choque termico ,com a agua de reposicao chegando muito fria ao sistema) e tambem fechar a agua para eventuais manutencoes no sump ,na boia)

onde voce pretende colocar o aquario ,num movel ou numa bancada de alvenaria, e o sump e a caixa de reposicao

Voce tambem pode imaginar que ao ter um aquario grande deste ,voce tera com certeza muitos animais peixes/corais/camaroes/talvez caranguejos ,portanto fica tambem claro que é e preciso dispor de umn tanque hospital/quarentena ,pois nao se deve colocar remedios para tratar peixes/outros no tamque principal

E isso de ser um lugar bem gelado ai, voce tem que pensar bem no sistema de aquecimento,num sistema bem grande como este ,provavelmente durante dias muito frios voce tera que adicionar até alguns aquecedores dentro do display principal,para manter a temperatura mais bem controlada nestes dias de bater o queixo.Mas isso é tipo adicionar dois aquecedores de 100 watts ,um de cada lado do aquario,e claro todos com termostato ,ou melhor usando dois controladores (dividindo a potencia total do sistema de aquecimento)
- - - - - - -

Francisco Schneider

#58 Mensagem por Francisco Schneider »

O aquario vai ficar em um movel, o sump vai ficar embaixo desse movel, nas portas de baixo e a caixa de reposicao como tem que ficar mais acima do sump, eu vou coloca´la para fora , do outro lado da parede. acho que daria assim.

Essa caixa de reposicao como que vai enchendo? na torneira mesmo?

Sobre o tanque de quarentena, teria que ter todos procedimentos do aquario normal? todos aparelho como se fosse um aquario?

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#59 Mensagem por tedescowill »

O aquario vai ficar em um movel, o sump vai ficar embaixo desse movel, nas portas de baixo e a caixa de reposicao como tem que ficar mais acima do sump, eu vou coloca´la para fora , do outro lado da parede. acho que daria assim.
Pense bem pois o sistema todo pesara em torno de 2 toneladas.

Essa caixa de reposicao como que vai enchendo? na torneira mesmo?
Não a agua tem que ser de reverse osmose,ou deionisada a agua da torneira nao serve pois contem muitas substancias alem do cloro que prejudicam o sistema marinho.
A agua tratada da rua costuma ter cloramida,fluor,aluminio,cobre,zinco, silicatos,mas outros elementos que nao me lembro agora

obs.oce sabe que a agua deionisada,ou de osmose é a agua da torneira que passa por estes filtros certo?

Sobre o tanque de quarentena, teria que ter todos procedimentos do aquario normal? todos aparelho como se fosse um aquario?
O mninimo seria aquecedor ,um filtro mecanico, seria aconselhavel quando este for ser para quarentena um skimmer hang on, nao é de se desprezar um filtro uv (é aconselhavel ter um destes tambem no sump),o filtro uv e o skimmer sao desativados durante tratamentos com remedios por um periodo,trocando em miudos ,sim sera um aquario pequeno montado

Este pode le poupar 5mil de prejuiso por ter colocado um peixinho de 50 reais,ou por este ter tido uma doenca é o sistema todo sofrer com isso
- - - - - - -

Francisco Schneider

#60 Mensagem por Francisco Schneider »

Poisé, é bastante peso, pensei em fazer com uma armação de ferro por dentro, vou ver segunda feira com o cara que vai fazer.

A caixa de reposicao eu vou fazer com o meu velho aquario, se der pra cortar ou "enjambrar" algo.

O tanque de quarentena eu to vendo se faço agora ou um pouco mais pra frente, já que ele nao vai interferir no projeto do aquario.

Agora sobre o aquario e o sump, é isso mesmo? tem mais alguma ideia? Mais algum buraco que precise fazer nos vidros? ou posso fazer um orçamento já?

Se nao tem mais nenhuma modificação, dai vamos aos aparelhos. pode ser?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”