Não entendi o motivo de colocar esse ladrao no overflow, poderia me explicar melhor?
Conforme eu disse voce tem que regular a saida de agua do overflow de modo a ter um vivel de agua dentro da bota para nao fazer barulho de descarga,dai a razão de ter registros
sendo assim se uma das duas saidas ficar entupidas como a litragem de agua do sump é grande pode haver o transbordo do aquario.
Segunda razão ,comforme eu sugeri usar canos separados para cada flager na decida ,ao fechar um registro para pegar um sharkbag para limpeza, a tubulacao do ladrao te livra de ter que regular e desregular os dois registros de decida,nesta segunta razão voce ganha em praticidade ,pois poderia fazer esta operacao até mesmo sem fechar o registro,mas corre-se o risco de fazer uma lambança derrubando agua dentro do movel que acolhe o sump
Eu quero que o aquario fique o mais limpo possivel, esses retornos eu vou esconder com rochas sim, pelo menos é o que eu pretendo fazer.
Vou fazer uma tampa emcima, mais essa tampa (a parte da frente) podera ser retirada quando eu quizer, mostrando assim as ondas na agua. Qual a altura da tampa que eu posso usar?
Como voce quer a tampa,esta que sera tambem a luminaria, para o objetivo de poder visualisar bela superficie dagua seria interesante que nao houve se tampa e sim um sistema de luminaria pendurada
um exemplo de luminaria pendurada que acho (eu) muito legau para aquarios grandes (a foto é apenas para ver como é pendurada e nao para ver como ficaria a luz,pois este aquario da foto é um plantado)

Como o aquario sera grande e teram a luminaria,a tampa tem que ser bem feita ,ela tera que ocultar os primeiros 4cm do topo do aquario pra baixo e a area interna desta tampa terá uns 12-15cm de altura interna (distancia entre o topo do aquario e a parte de baixo da tapa,area esta que tera a luninaria e ventuinhas para a refrigeracao das luzes)
Por causa dessas ondas, teria que deixar a boca do overflow mais baixa? está agora a 10 cm do topo do aquario.
Olhe no meu desenho ,nas minhas contas estaria a 6 cm do topo (na verdade por causa da trava francesa dupla estara a 7,2cm) falo topo ,o topo mesmo acima das travas
Os retornos de baixo, eu poderia abaixar como os daquela foto que vc postou, mais será que fariam as ondas que eu quero? dependendo da potencia da bomba nao daria as ondas.
Aquela foto foi so pra voce ver como é o sistema da foto,para colocar uma saida neste nivel,sem usar um sistema fechado de overflow voce teria que usar uma bomba de retorno (o nome destas bombas é bomba de recalque) para estas saidas de baixo (fundo do aquario), uma bomba de uns 8 mil litros ,ou seja fica meio inviavel,se fosse o caso de querer isso ,seria melhor montar um closed loop igual ao da foto de exemplo
Vou passar esse retorno de cima por dentro do overflow pra tentar esconder uma pouco, vamos ver como fica.
Da pra fazer tranquilo pois a boca da bota/durso, tem que ser larga para ter uma area de captação de sugeira da superficie da agua

eu nao me referia as costas de ninguem.
 eu nao me referia as costas de ninguem.
 )devem ser feitos com vidro de pelo menos 8mm ,enbora nao va sofrer com a pressao que teria se fosse feita dentro do aquario,isso garante mais força ao vidro traseiro.
 )devem ser feitos com vidro de pelo menos 8mm ,enbora nao va sofrer com a pressao que teria se fosse feita dentro do aquario,isso garante mais força ao vidro traseiro.