🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Academias de ciências se unem para salvar oceanos

Se você viu uma notícia legal na net pode colocar aqui para dividir com os amigos, e se quer conversar sobre megulho e procurar informações sobre o tema o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Academias de ciências se unem para salvar oceanos

#1 Mensagem por Douglas Pacifico »

Academias de ciências se unem para salvar oceanos

Especialistas de 70 países sugerem cortes de CO2 para desacelerar a acidificação mortal

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/academias_de_ciencias_se_unem_para_salvar_oceanos.html

Imagem

Em recente declaração conjunta, peritos das academias de ciências de 70 nações advertiram que as emissões de dióxido de carbono (CO2) tornam os oceanos da Terra cada vez mais ácidos e ameaçam recifes de corais e a indústria pesqueira.

O efeito poderá ser irreversível por milhares de anos, relata o documento dirigido aos países participantes das negociações climáticas da ONU, realizadas em maio, em Bonn, na Alemanha. Os especialistas querem uma redução de pelo menos 50% da produção global de CO2 até 2050, em relação aos níveis de 1990, e com cortes adicionais posteriores.

Sem uma ação como essa, as consequências serão graves, alertam os cientistas. “Modelos elaborados com os índices atuais sugerem que todos os recifes e ecossistemas polares serão drasticamente afetados até 2050, ou eventualmente antes disso”.

Outros cálculos climáticos citados no documento indicam que com os atuais níveis de CO2, até 2060, 80% das águas do Ártico poderão começar a corroer moluscos bivalves, pterópodes (moluscos microscópicos) e outras espécies que vivem na base da cadeia alimentar polar. Se o nível de CO2 na atmosfera chegar a 550 partes por milhão (concentração atual é de 387 ppm), as formações coralinas poderão se dissolver globalmente.

Para os seres humanos, o declínio na produção pesqueira mundial, resultante da acidificação, provavelmente provocaria um grande impacto.

Os cientistas já começaram a documentar como o aumento dos gases de efeito estufa provoca mudanças nos oceanos da Terra. Desde o século 17, os mares já absorveram cerca de um terço do CO2 produzido pelo homem. Isto fez com que as águas ficassem 30% mais ácidas que eram antes da expansão mundial de indústrias, veículos, aviões e outras máquinas que queimam combustíveis fósseis.

Pesquisadores acreditam que a alteração química será um grande problema para moluscos e crustáceos, corais e outras formas de vida marinha que desenvolvem conchas duras, feitas de um mineral calcário, ─ carbonato de cálcio. Se as águas oceânicas se tornarem ácidas demais, o crescimento dessas espécies poderá ser severamente afetado. As águas ácidas poderão dissolver as conchas, mais rapidamente que os animais conseguem reconstruí-las.

Martin Rees, presidente da Royal Society, advertiu que a acidificação marinha poderá levar a “uma catástrofe subaquática” se não houver cortes significativos nas emissões mundiais de CO2.

“Os efeitos serão observados no mundo todo; a garantia do abastecimento alimentar será ameaçada; a proteção de áreas costeiras diminuirá; e as economias locais menos capazes de tolerar as alterações também serão afetadas. Copenhague precisa tratar dessa ameaça real e grave”, observa Rees, referindo-se ao encontro internacional sobre clima, marcado para dezembro, na capital dinamarquesa.
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Academias de ciências se unem para salvar oceanos

#2 Mensagem por Matias Gomes »

o fim é inevitavel, e ontem estava vendo um documentario onde falam da produção de etanol no USA e querem estabelecer quanto de milho vai ser usado para etanol e quanto vai ser usado para alimentação.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Academias de ciências se unem para salvar oceanos

#3 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Pois é! O duro e ler uma senhora dar uma "carraspana" nos aquaristas no "site" do IBAMA dando a entender que são os culpados pela degradação dos oceanos. Se abusar, no futuro a humanidade talvez só possa conhecer alguns espécimes marinhos graças íqueles que preservamos em nossos aquários.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Academias de ciências se unem para salvar oceanos

#4 Mensagem por Douglas Pacifico »

Realmente lastimável, espero ter um dia condições de conhecer algum dos grandes recifes de corais com meu filho (ou meus filhos, até lá), pois eles provavelmente não terão esta chance com meus netos...
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Responder

Voltar para “Ambientalismo e Mergulho”