🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Mistério dos oceanos começa na superfície, dizem cientistas

Se você viu uma notícia legal na net pode colocar aqui para dividir com os amigos, e se quer conversar sobre megulho e procurar informações sobre o tema o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Mistério dos oceanos começa na superfície, dizem cientistas

#1 Mensagem por Renato Vidal »

Matéria interessante, porém, como nós sabemos, "descobriram o efeito tamponador do mar"


Imagem


Os oceanos do planeta são quase um mundo alienígena. A agência americana para oceanos e atmosfera estima que 95% deles permanecem inexplorados. Mas os mistérios não começam um quilômetro abaixo da superfície do mar. Eles começam na própria superfície.

Cientistas estão descobrindo que o topo dos oceanos parece uma lâmina gelatinosa. Esse estranho habitat, mais fino que um fio de cabelo, é lar de uma mistura incomum de micróbios. "É realmente um ecossistema distinto em si", disse Oliver Wurl, do Instituto de Ciências Oceânicas do Canadá. Essa microcamada da superfície marítima é importante, segundo cientistas, em parte por sua influência na química do oceano e da atmosfera.

"Uma das coisas mais importantes do nosso planeta é o transporte de gases para dentro e para fora do oceano", disse Michael Cunliffe, biólogo marinho da Universidade de Warwick, Inglaterra. O oceano armazena grande parte dos gases de aquecimento global que produzimos; é na microcamada que os gases são destruídos.

"É o oceano respirando através de sua pele", disse Cunliffe. Navegadores sabem há muito tempo que a superfície pode estar coberta por uma mancha oleosa. Mas quando cientistas começaram a estudar essa superfície em meados do século 20, eles encontraram muitas dificuldades. Um cientista não pode lançar um balde no oceano sem deixar de coletar também a água mais ao fundo.

"Até mesmo definir a superfície é difícil, já que ela se move para cima e para baixo", disse Peter Liss, professor de ciências ambientais da Universidade East Anglia, Inglaterra.

Por isso, os cientistas precisaram inventar ferramentas para escumar a superfície. Liss e seus colegas, por exemplo, resfriam um pedaço de vidro com nitrogênio líquido e o submergem, congelando a água ao contato. Esses instrumentos permitiram que cientistas descobrissem que a camada oceânica superior de um centésimo de polegada (0,254 mm) é quimicamente distinta. Ela é cheia de moléculas que são carregadas para cima por bolhas de ar e se concentram na superfície.

Levantamentos recentes realizados por Wurl e seus colegas revelaram que a microcamada é rica em acúmulos grudentos de carboidratos. Esses carboidratos são produzidos por organismos unicelulares chamados fitoplânctons, que vivem mais abaixo para se grudarem formando colônias. Os carboidratos acabam se separando do fitoplâncton e se aglomeram. Os estudos de Wurl indicam que muitos deles sobem í microcamada, formando um filme.

"Eu os imagino como minúsculos pedaços de gelatina flutuando pelo oceano", disse Wurl. Pode ser difícil imaginar que essa fina película de limo se mantenha unida por muito tempo no topo de um oceano ondeante. Mas Wurl descobriu que ela é altamente durável.

"Coletamos amostras da microcamada em condições de vento de 16 a 18 nós", disse. ¿Não é agradável estar em um barco pequeno a essa velocidade de vento. Isso nos diz que a microcamada é bem estável." Wurl e seus colegas reportam suas descobertas em um artigo que será publicado na revista científica Marine Chemistry.

Cunliffe, que encontrou os mesmos resultados de Wurl, sustenta que esses estudos significam que a microcamada é um tipo especial de habitat para micróbios. O filme gelatinoso diminui a turbulência na microcamada, o que pode facilitar que bactérias se liguem ís partículas e se alimentem de moléculas de passagem.

Para documentar os tipos de micróbios que vivem na microcamada, Cunlifee e outros pesquisadores estão coletando a água superficial, quebrando as células nela encontradas e sequenciando seus genes. Eles comparam os habitantes da microcamada com os micróbios que vivem poucos centímetros abaixo.

"Estamos descobrindo comunidades consistentemente diferentes", afirmou Cunliffe. As comunidades da microcamada são dominadas por grupos de micróbios já conhecidos por formar biofilmes em superfícies mais familiares, como pedras em riachos, nossos dentes e no interior de canos de esgoto.

"Eles são os suspeitos habituais", prosseguiu Cunliffe. "Se nossa hipótese estiver correta, faz completo sentido."

Liss considerou a descoberta "um resultado realmente interessante, porque mostra que a microcamada é mesmo um meio diferente". Cientistas afirmam ser importante conhecer mais essa misteriosa pele oceânica, porque ela pode desempenhar um papel crucial no bem-estar ambiental do planeta. Estudos demonstraram, por exemplo, que poluentes como pesticidas e retardantes de chamas podem ficar presos na microcamada.

Cunliffe e seus colegas identificaram bactérias na microcamada que se alimentam de substâncias químicas importantes, como metano e monóxido de carbono. A microcamada também é crucial para a capacidade do oceano de absorver dióxido de carbono, um potente gás do efeito estufa. "Ela está na verdade chupando o dióxido de cabono para baixo da coluna d'água", disse Cunliffe.

Liss disse que a microcamada é "claramente importante, porque é onde o oceano e a atmosfera interagem". "Mas é difícil de estudar", acrescentou, "portanto, não recebeu toda a atenção que merecia".

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Mistério dos oceanos começa na superfície, dizem cientistas

#2 Mensagem por Matias Gomes »

e em nossos reefs será que tb temos essa camada distinta?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Mistério dos oceanos começa na superfície, dizem cientistas

#3 Mensagem por Douglas Pacifico »

Muito interessante a matéria!
Matias, se temos, ela é sugada pelo overflow e limpada pelo skimmer!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Mistério dos oceanos começa na superfície, dizem cientis

#4 Mensagem por Elder Luis »

é o chamando de "surface skimming" ... icon_bangin
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Ambientalismo e Mergulho”