🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Efeito Sabonete

Se você viu uma notícia legal na net pode colocar aqui para dividir com os amigos, e se quer conversar sobre megulho e procurar informações sobre o tema o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Efeito Sabonete

#1 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Efeito Sabonete

Há alguns meses assisti a um filme do Michel Moore chamado “Siko”; tratava-se de um documentário sobre o sistema de saúde em vários locais do mundo. Fiquei muito impressionado com o sistema francês, onde os cidadãos exigem que os políticos façam e cumpram as leis sobre um bom tratamento de saúde para os cidadãos; já no sistema norte americano é o “salve-se quem puder”, pois para tratar da saúde tem que ter dinheiro.

Porém, quando comecei raciocinar um pouco sobre o sistema de saúde brasileiro em comparação com o sistema norte americano fiquei assustado! E o motivo é simples: Aqui eles colocam as pessoas em corredores esperando pelo atendimento e vão dando alguma desculpa para enrolar a pessoa.

Percebe a diferença entre o sistema brasileiro e o sistema norte americano? Lá eles falam que se não tiver dinheiro a pessoa não será tratada; aqui ficam nos enrolando. É o que na gíria costumamos dizer “sabonete”, ou seja, liso, escorregadio. Não consigo imaginar o que é pior: Dizer uma verdade dura, nua e crua ou ficar enrolando ao invés de resolver uma questão que, a meu ver, é um direito fundamental de todo e qualquer ser humano.

Mas aqui no Brasil esse efeito sabonete é para os serviços públicos em geral. O sistema de saúde, a educação, a segurança; tudo é sofrível.

Dessa maneira, vemos que a “sabonetagem” é geral, ampla e irrestrita. Quando alguém reclama esbravejando que é cidadão e paga seus impostos a resposta é recorrente: “Pois é; o senhor tem razão, mas infelizmente é assim mesmo”; tem ainda aquela: “Infelizmente não temos pessoal, recursos, equipamentos”; e por aí vai.

Para o aquarismo a coisa não é diferente. Os “caciques dos órgãos públicos ambientalisticos” vivem segurando o freio de mão; se há problemas como a utilização de rochas vivas, capturas de espécies, dentre outros, o certo era buscar soluções de modo a equilibrar as questões ambientais com as questões econômicas e sociais.

A Organização sobre Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO) publicou em 2005 sobre a importância econômica e ambiental que a aquariofilia pode trazer para um país, (veja o “link”: http://www.fao.org/docrep/008/a0057e/a0057e0c.htm). Infelizmente, por mera “sabonetagem”, aqui não se permite desenvolver e ampliar a prática do aquarismo como fonte de renda, combate í pobreza e sustentabilidade. Ficam procrastinando a solução dos problemas com “charminhos” ambientais ao invés de ouvirem os verdadeiros interessados e por em prática planos de um ótimo desenvolvimento sustentável no setor.

Já passou da hora de os órgãos governamentais entenderem que o motivo de suas existências é facilitar a vida dos cidadãos; é orientar e se preocupar efetivamente com o êxito. Com isso as pessoas vivem melhor, as rendas aumentam e todos ganham. É preciso menos criações de dificuldades e mais preocupação com soluções. É muito provável que assim teremos menos “bolsa família” e mais dignidade para as pessoas.


Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Efeito Sabonete

#2 Mensagem por Matias Gomes »

e vamos de sabonete rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Efeito Sabonete

#3 Mensagem por Victor D' Abronzo »

André, mais pq dessa sabonetagem?
Qual é o verdadeiro motivo... tem interesses políticos ou é a incompetência mesmo?

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Efeito Sabonete

#4 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro Victor

A ignorância é a mãe de todos os males; quando está aliada í preguiça e í incompetência os resustados são um Brasil.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Darlan Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 243
Registrado em: 08 Jun 2010, 20:59
Apelido: ARQUITETO
Cidade: PARANAVAÍ
País: BRASIL
Localização: PARANAVAÍ - PR

Re: Efeito Sabonete

#5 Mensagem por Darlan Alves »

Ricardo Bitencourt escreveu:Efeito Sabonete
Lá eles falam que se não tiver dinheiro a pessoa não será tratada; aqui ficam nos enrolando. É o que na gíria costumamos dizer “sabonete”, ou seja, liso, escorregadio. Não consigo imaginar o que é pior: Dizer uma verdade dura, nua e crua ou ficar enrolando ao invés de resolver uma questão que, a meu ver, é um direito fundamental de todo e qualquer ser humano.

Ricardo Bitencourt


FALA RICARDO...BLZ!?

SEMPRE VENHO AQUI AOS EUA, POIS TENHO FAMILIA E AMIGOS AQUI (INCLUSIVE ESTOU AQUI AGORA)....
REALMENTE O SISTEMA PUBLICO DE SAUDE PRATICAMENTE NAO EXISTE...VOCE TEM QUE PAGAR POR TUDO....NO ENTANTO PELO MENOS VOCE É ATENDIDO, DIFERENTE DO BRASIL....
POR EXEMPLO, SE VOCE CHEGA PASSANDO MAL NO HOSPITAL, VOCE É ATENDIDO NA HORA....ELES NAO QUEREM SABER SE VC TEM PLANO, OU DINHEIRO...VOCE É ATENDIDO...NO ENTANTO DEPOIS VEM A CONTA...E SALGADA.... icon_furious

MINHA IRMA TEVE UMAS COLICAS DA ULTIMA VEZ QUE VIM AQUI EM DEZEMBRO....FOS AO SANT VICENT HOSPITAL....UM ÓTIMO HOSPITAL....ELA FOI ATENDIDA NA HORA....PRESCREVERAM UM REMEDIO QUE COMPRAMOS NA FARMACIA...E FOI SÓ... NAO FALARAM EM DINHEIRO NENHUM...EPENAS FIZEMOS UM CADASTRO....
2 SEMANAS DEOPOIS CHEGOU A CONTA DE 250 DOLARES..... :shock: :shock: :shock: EXATAMENTE....250 DOLARES...
MAS NAO IMPORTA QUANDO VC VAI PAGAR...VC PODE PAGAR 10 DOLARES POR SEMANA...SEM PROBLEMA...

MAS PELO MENOS ELA FOI ATENDIDA....IMAGINE SE FOSSE ALGO REALMENTE SERIO E DEPENDESSEMOS DO "SUS" AI NO BRASIL!?
EVOLUCAO DO MEU AQUA....
viewtopic.php?f=25&t=3768

________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Efeito Sabonete

#6 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Só para os BRASILEIROS usarem o cinto de segurança ( que foI uma mudança de cultura ) foram gastos alguns anos e muitas multas.

O brasileiro só aprende assim, sempre foi assim, sempre será assim.

Resta a nós, que vivemos reclamando, dar o exemplo e fazer melhor sem ficar esperando as coisas acontecerem.

Abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Efeito Sabonete

#7 Mensagem por Júnio Melo »

Bom, vou discordar das frases acima. Sou médico e trabalho em um hospital universitário. Tenho que dizer que o SUS é, no papel, o melhor sistema de saúde do mundo. O grande problema é que o dinheiro que deveria vir para os hospitais nunca vem. Não é o SUS o vilão, mas sim nossos queridos políticos. Imagina o que é um sistema de atenção integral í saúde 100% público, aonde os poucos que trabalham e pagam corretamente seus impostos arcam com os custos de toda a população. É um custo absurdo. Então, como nao temos as verbas que cobririam estes custos (nosso Brasil trabalha com 40% de "desvio" em todas as verbas públicas), temos que contar com hospitais superlotados, médicos mal remunerados, falta de medicamentos, etc.
Se algum governante resolvesse fazer o que rege o SUS, nenhum de nós teria planos de saúde.
E quanto aos EUA, eles têm o pior sistema de saúde do mundo. O gasto é absurdo, ignora boa parte da população, e tem um índice de resolutividade baixíssimo.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Efeito Sabonete

#8 Mensagem por jose Jorge »

Só um Macumbero de Esquerda...... icon_diablo .....pra zicar esses Políticos.....

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Efeito Sabonete

#9 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro Júnio

A descrição que você fez é exatamente a do sistema francês. No próprio documentário (Siko) o autor discorre um bom período sobre como funciona de uma boa forma o sistema de saúde daquele país.

Eles lá também têm uma alta carga tributária; mas o povo lá não fica só no exemplo ou na reclamação não, vão para as ruas e exigem que as autoridades cumpram suas obrigações (igualzinho aqui no Brasil). É por isso que lá funciona.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Responder

Voltar para “Ambientalismo e Mergulho”