Página 1 de 1

Proyecto Hippocampus - España

Enviado: 04 Ago 2014, 02:14
por Humberto Jr.
Oi pessoal, recentemente vi este artigo de um jornal da Espanha, a notícia traz informações boas para a área de Ambientalismo, porém uma muito ruim.
La falta de fondos frustra la suelta de caballitos de mar a las rías

O Laboratório de Fisiologia Larvária de Peixes do Instituto de Pesquisas Marinhas de Vigo - Espanha, estava com 5 espécies de Cavalos Marinhos ( Hippocampus hippocampus,H. guttulatus, H. reidi, H. kuda, e H. abdominalis). Sendo a primeira espécie apenas exemplares velhos, e os demais reproduzindo.
Imagem

Após anos de pesquisa e uma taxa de 90% de sobrevivência, o laboratório não tem o que fazer com tantos exemplares, principalmente dos H. guttulatus, espécie típica da região. Visto que o projeto que era para recuperação da espécie, não recebe verba o suficiente para dar continuidade. Necessitam de estudo genético antes de introduzir cada exemplar na natureza. Mesmo sendo uma mesma espécie, introduzir um exemplar em uma região fora de sua linhagem pode gerar sérios problemas por incompatibilidade genética.

Imagem

Foi com este pessoal que cheguei a fazer o estágio. Lembro de que quando saí de lá, a crise estava se instalando no laboratório, na qual tinham que economizar em tudo. Parecia que a grana que tinham seria basicamente para manter a produção de artêmia. Chegaram a doar 50 dos 120 exemplares que "usei" para fazer uma pesquisa, para o aquário de Barcelona.

Conseguiram um apoio da Prefeitura e Ministério do Meio Ambiente, porém estão em busca de maior patrocínio. Entrei em contato neste domingo com o pesquisador, e estou aguardando por notícias do Centro.

Espero que tenham conseguido mais fundos para manter o projeto.

Re: Proyecto Hippocampus - España

Enviado: 04 Ago 2014, 07:02
por Celso Suguimoto
A gente pensa q essas coisas so acontecem aqui

Re: Proyecto Hippocampus - España

Enviado: 04 Ago 2014, 16:35
por Felipe Cota
Infelizmente é o tipo de coisa que não rende dinheiro então a briga por recursos com diversas outras pesquisas deve ser brava em qq canto do mundo.

Se rendesse dinheiro, pode ter certeza que não teriam esse problema...

Esse é o tipo de sociedade que a gente vive, e assim vamos levando... rs

Re: Proyecto Hippocampus - España

Enviado: 04 Ago 2014, 21:32
por Humberto Jr.
Consegui uma resposta do Pesquisador, e as coisas deram uma melhorada. Atualmente está na Argentina e em breve na Colômbia palestrando. Assim que ele retornar destes cursos iremos rever toda a minha pesquisa e prepará-la para enviar à alguma revista.

Atrasei um pouco para escrever, já vai fazer 1 ano que terminei a pesquisa hahaha