🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrificador

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrificador

#1 Mensagem por Marcio Gielfi »

Nitrato, é um dos elementos que lutamos muito para remover de nossos aquários. Há varias formas de removermos nitrato de nosso sistema, e abaixo apresento um sistema muito pouco usado no Brasil, mas bem mais difundido nos EUA.

Dependendo do nível de nitrato, temos como efeito, desde a perda de cor nos corais até o ponto de mata-los.

A intenção deste artigo é prover os aquaristas com informações como a desnitrificação ocorre e como montar um sistema que tenha a capacidade de reduzir nitrato do aquário através da exportação de nitrogênio.


A primeira etapa - Amonização e nitrificação:

Bactérias são as responsáveis pela remoção de nitrogênio orgânico de nossos aquários usando dois processos distintos.

O primeiro processo é o de hidrolise, onde o nitrogênio orgânico é convertido em amônia ( NH3 / NH4).

Em seguida a amônia vai sofrer um processo chamado de nitrificação, usando duas bactérias distintas, conforme descrito abaixo:

Bactérias chamadas de Nitrosomonas converte amônia para nitrito.

Bactérias chamadas Nitrobacter converte nitrito para nitrato.

Ambos os processos acontecem de forma continuada, desde que haja amônia para ser convertida.

Ambas bactérias são bactérias aeróbicas, ou seja, elas necessitam de oxigênio dissolvido (OD) na água para que possam sobreviver. Com níveis de OD de 1,0 mg/l ou mais, as bactérias trabalham a plena capacidade e sua multiplicação, desde que alimento esteja disponível ocorre continuadamente. Quando a concentração de OD atinge nível igual ou menor a 0,5 mg/l a multiplicação das bactérias diminuiu drasticamente.

O processo de nitrificação necessita de um tempo longo de retenção, um alto nível de residência das células e um nível adequado de alcalinidade, normalmente maior que 6 menor que 12.

O processo de nitrificação produz acido e esta acidificação diminui o PH do meio que cerca a população bacteriológica e causa a redução na taxa de crescimento da população de bactérias.

O PH adequado para que tanto para as Nitrosomas, como as Nitrobacter é algo entre 7,5 e 8,5 , abaixo de 5,0 o processo todo para.

A temperatura também tem influencia tanto na nitrificação, com também na desnitrificação. Temperaturas entre 30 e 35 graus são as melhores para maximizar a eficiência dos processos, infelizmente, esta temperatura não é adequada para nossos aquários. Temperaturas acima de 40 graus e abaixo de 10 graus os processos de nitrificação e desnitrificação irão cessar.

Fenóis e metais pesados, tais como, prata, cobre, zinco, mercúrio e níquel podem inibir as bactérias, o que trás um impacto direto no ciclo do nitrogênio.

Níveis altos de amônia, como também ácido nitroso também podem causar a inibição das bactérias.

O processo de nitrificação consome parte da alcalinidade de nossos aquários, daí a necessidade de acompanharmos de perto o nível e corrigir sempre que necessário. Taxa de consumo está em torno de 7,1 mg/L para cada mg/L de amônia, principalmente pelo consumo de carbonato de cálcio ( CaCO3 ) .

As equações abaixo descrevem o processo de nitrificação.

A equação de alcalinidade:

H20 + CO2 < = > H2CO3 < = > HCO3 + H+ < = > CO3 + 2H+

Equação de nitrificação

NH4+ + 1,5 O2 => 2H+ + 2H2O + NO2-

NO2- + 0,5 O2 => NO3-

NH4+ + 1,83 O2 + 1,98 HCO3- => 0,021 C5H702N + 0,98 NO3- + 1,041 H2O + 1,88 H2CO3-

NH4+ + 1,9O2 + 2HCO3- => 1,9 CO2 + 29 H2O + 0,1 CH2

Das equações acima podemos concluir que para cada 1 grama de amônia oxidada para nitrato temos:

4,18 gramas de oxigênio são consumidos.

7,14 gramas de CaCO3 são consumidos.

12 gramas de NaHCO3 são consumidos.


A segunda etapa: Desnitrificação:

Desnitrificação é a oxidação através de bactérias convertendo nitrato (NO3) para oxido nitroso (N2O) e posteriormente em nitrogênio (N2), que é a forma mais estável e quase inerte do nitrogênio. Mas é bom lembrar que nem todo o NO3 é convertido para NO2, uma parte, cuja concentração depende do PH, é transformado em óxido nitroso (N2O), o que em dependendo da concentração, pode causar um desastre em nossos aquários. Para nossa sorte, boa parte do N2O se transforma em nitrogênio (N2),que é bem seguro em baixas quantidades, e tem baixa solubilidade com a água, escapando em grande parte na forma de gás

Mas quanto menor for o PH, maior será a porção de N2O que não se converterá em N2 e em função disto, devemos nos precaver quanto a acides, para que a parte residual de N2O seja a menor possível e esta é a função de uma camada de material calcário entre a última camada de areia e a logo acima.

O processo de desnitrificação é realizado por bactérias heterotróficas facultativas, que se utiliza de nitrato como doador de elétrons em condições de baixíssimo nível de oxigênio dissolvido (OD). Estas bactérias necessitam de uma fonte de carbono, como alimento para sobreviver. A técnica de vodca, amplamente difundida no aquarismo pode ser usada para ajudar a acelerar a expansão das colônias de bactérias, mas deve ser reduzido rapidamente assim que o nitrato chegar a 5 mg/L sob risco de matarmos de fome toda uma colônia de bactérias e perdermos meses de trabalho para chegarmos a este ponto. A partir de 5 mg/L de nitrato, temos que deixar o sistema entrar em equilíbrio naturalmente.

Como o nível de oxigênio é baixo ou inexistente, estas bactérias alternativamente quebram as moléculas de nitrato para a extração do oxigênio. É neste ponto que o processo de desnitrificação se inicia. A concentração de OD deve ser de igual ou menor que 0,5 mg/L. O nível ideal de OD é menor ou igual a 0,2 mg/L. Como são bactérias facultativas, só irão consumir nitrato quando houver falta de oxigênio dissolvido na água, caso contrário, irão processar o carbono e usarão o oxigênio presente para o mesmo.

A formula que mostra o que ocorre no processo de desnitrificação:

6NO3- + 5CH3OH => 3N2 + 5CO2 + 7H2O + 6OH

A fonte de carbono, mostrada na equação acima é o metanol (CH3OH), necessário para que a desnitrificação ocorra.

A desnitrificação é um processo que produz alcalinidade, o que é mais um bom motivo para que tenhamos um desnitrificador em nosso aquário. É capaz de produzir entre 3 e 3,6 gramas de alcalinidade por grama de nitrato, compensando em parte as perdas que ocorrem no processo de nitrificação já visto acima.

A temperatura também influencia de sobre maneira o desempenho das bactérias, temperaturas abaixo de 5 ou acima de 30 graus prejudicam sensivelmente o desempenho das bactérias.

Terminada toda a teoria, que é importante para entendermos como o sistema deve funcionar, chegamos a parte prática.

Montagem do filtro


Para termos um bom sistema de desnitrificação, necessitamos criar um ambiente propício.

Vamos começar provendo um local para que colônias de bactérias se estabeleçam. Eu particularmente gosto de usar areia para uso em filtros de piscina, pois não apresentar presença de material orgânico, tem PH neutro, é bem estável, tem granulometria razoavelmente definida e constante e seus grãos são arredondados, o que ajuda a retardar a formação de placas e a compactação do substrato.

Este mesmo substrato, deverá ter uma profundidade tal, que consigamos, na parte mais profunda, obter uma zona de baixa quantidade de oxigênio dissolvido. Quanto mais profundo, mais eficiente ele será, a profundidade mínima recomendada é de 25 cm, mas eu encorajo terem pelo menos 35 cm de profundidade.

A profundidade é importante para permitir que o oxigênio dissolvido seja consumido nas camadas mais superficiais.

Não se deve usar nenhum material que tenha alguma capacidade de se solubilizar, salvo a camada de transição. Areia é sem dúvida o melhor substrato.

Este substrato terá 3 zonas distintas:

Zona de desnitrificação.

Zona de transição.

Zona de nitrificação.


Imagem


Zona de desnitrificação.

Esta é a zona mais profunda, onde as bactérias irão consumir o nitrato, para extrair o oxigênio.

Recomendado o uso de areia média para uso em filtros de piscina.

O uso da areia média ajuda na circulação de água.

Quanto mais espessa melhor.



Zona de transição

Eu a chamo assim, pois normalmente não se encontra esta camada nos projetos de desnitrificadores que encontramos para consulta.

O motivo de usa-la fica claro quando analisamos a teoria exposta acima, ela tem dupla função, evitar que o meio ácido gerado no processo de nitrificação chegue a zona de desnitrificação e também funcionar como um alcalinizador do meio, para a zona de desnitrificação, aumentando assim a conversão de oxido nitroso em nitrogênio.

O material usado por mim foi a calcita, que não é tão solúvel como a aragonita, halimeda ou dolomita e tem uma granulometria grosa, e pode ser encontrada em algumas lojas de aquarismo. Não recomendo o uso de halimeda, dolomita ou aragonita, pois as mesmas, em meio ácido irá se dissolver rapidamente, com risco de criar uma camada compacta, prejudicando ou até mesmo impedindo o funcionamento do sistema. Uma alternativa para a calcita é o uso de coral moido, que é facilmente encontrado em lojas de aquarismo.


Zona de nitrificação

Esta zona está subdividida em duas partes, a mais abaixo é usado areia média, a mesma usada na zona de desnitrificação, com espessura de 8 cm, e a camada mais superficial, composta de areia fina para uso em filtro de piscina.

A razão desta camada de areia mais fina é a de dificultar que partículas orgânicas em suspensão penetrem no substrato, garantindo assim a longevidade do mesmo.


Onde posicionar o filtro.

Este filtro deve estar depois do refúgio e antes do recalque. O motivo é que este filtro tem baixa capacidade de processar fosfato e se ele vier a ficar antes do refúgio, pode vir a limitar a disponibilidade de nitrato para as macro algas, que irão perder eficiência no processamento do fosfato.

A água que chega deve estar o mais isento de material particulado orgânico. Muito importante ter um filtro mecânico em algum ponto antes do filtro desnitrificador.

O fluxo de água deve ser constante e laminar, não se deve forçar a passagem de água entre as camadas, pois a intenção é ter na camada mais profunda, atingindo um nível de oxigênio dissolvido próximo de zero.

Na ausência de espaço físico no sump, o filtro pode ser construído em outro ponto, bastando haver uma bomba que recalque a água até este compartimento e um sistema de retorno de volta para o sump.

O filtro leva um certo tempo para começar a funcionar, cerca de 3 meses, ele vai atingir todo o potencial com cerca de 5 meses.

Deve se atentar ao uso de vodca, no inicio de operação ela pode ser adicionada, mas deve ser descartado seu uso quando o filtro atingir seu funcionamento.


Abaixo a foto do meu filtro, que funciona a cerca de 8 meses.

Imagem
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#2 Mensagem por Matias Gomes »

ótimo artigo, vc está usando vodka ou outro alimento tb?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#3 Mensagem por Marcio Gielfi »

Não uso nada Matias.

Atualmente meu nitrato é menor que 5 e meu fosfato é 0,05.

Mas ajuda bastante ter um nível baixo porque só tenho 2 palhaços no aquário ( 70 litros + 65 litros de sump) e muitos corais .
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#4 Mensagem por Robson Sandrini »

icon-aplauder

Vc acha que a inclusão de Siporax no filtro traria algum benefício [como substituir alguma camada ou diminuir a quantidade de material no filtro (sem diminuir a altura)]?

[]´s

R.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#5 Mensagem por Marcio Gielfi »

Robson, não tenho como responder sua pergunta, pois nunca usei siporax, nem em água doce.

O Ciro tem usado siporax com bons resultados, ele seria a melhor pessoa para dizer sobre a eficiência do siporax.


O que posso te dizer é que a capacidade do sistema é proporcional a profundidade e também a área.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marcio legal o artigo.... obrigado por contribuir aqui na brasilreef, nao apenas nesse artigo como excelentes posts

Uma duvida... há qto tempo tem montado esse filtro ? A camada mais fina nao tende a afundar misturando com a mais grossa ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#7 Mensagem por Marcio Gielfi »

Celso Suguimoto escreveu:Marcio legal o artigo.... obrigado por contribuir aqui na brasilreef, nao apenas nesse artigo como excelentes posts


A culpa é sua .. fica dando mal exemplo ... tenho que seguir ... rsrsrsrsrs

Celso Suguimoto escreveu:Uma duvida... há qto tempo tem montado esse filtro ? A camada mais fina nao tende a afundar misturando com a mais grossa ?


O filtro tem 8 meses, talvez 9 meses.

A camada fina não afunda primeiro porque não mexo no substrato, quanto menos mexer melhor, alem disto, a diferença de granulometria não é tão grande entre a mais escura ( mais grossa) e a mais fina ( a mais clara).

Segundo, porque o fluxo é laminar mais próximo da superfície, logo não perturba o substrato.

A onde pode dar problema ... se o aquário estiver em um local com muita vibração, a camada fina vai tender a afundar, normalmente eu percebo vibração quando em residencias onde a rua tem um grande trafego de onibus e/ou caminhões.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#8 Mensagem por Ediomar Luzia »

Olá Marcio, parabéns pelo artigo.
Agora qual a relação altura X largura?
Tem a possibilidade de colocar alguma rede para evitar o que o Celso falou?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#9 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ediomar Luzia escreveu:Olá Marcio, parabéns pelo artigo.


Obrigado

Ediomar Luzia escreveu:Agora qual a relação altura X largura?


nenhum ... não existe relação ... qualquer profundidade que passar de 25 cm será muito bem vinda, quanto mais voce conseguir abaixo disto é ganho direto na desnitrificação. Quanto maior a área, seja por acréscimo na largura, ou no comprimento é ganho direto tanto na nitrificação, quanto na desnitrificação ( desde que a profundidade seja igua ou maior que 25 cm)

Ediomar Luzia escreveu:Tem a possibilidade de colocar alguma rede para evitar o que o Celso falou?


Tem, mas vejo mais problemas do que soluções nisto ... voce vai ter que encontrar uma rede que tenha abertura de malha apenas ligeiramente menor que o menor grão de areia fina ... voce corre o risco de com isto dificultar a passagem de água entre esta rede, prejudicando o funcionamento do filtro, principalmente reduzindo muito sua capacidade não só de desnitrificar, como também de nitrificar ... por isso recomendo que se use areia de filtro de piscina, ela tem mais ou menos a mesma granulometria ( algumas marcas a areia é mais grossa e outras mais finas, foi isto que fiz no meu, tem duas marcas de areia de filtro de piscina).

A eventual migração da areia mais fina para a mais grossa ocorrerá em uma pequena camada e não vejo problema nisto .... já na tela isto praticamente não vai ocorrer, mas o assentamento da areia mais fina nos furos da rede irão impedir a passagem de água e as bactérias das camadas abaixo morrerão por falta de alimento que estará sendo impedido de chegar a elas carregados pela água.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#10 Mensagem por Matias Gomes »

precisava montar um filtro desse num aqua com problemas de parametros e ver se resolvia, era algo simples para se resolver.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#11 Mensagem por Marcio Gielfi »

Matias Gomes escreveu:precisava montar um filtro desse num aqua com problemas de parametros e ver se resolvia, era algo simples para se resolver.


É simples de montar, ajuda mais no nitrato do que no fosfato ( macro algas acho melhor para fosfato).

Mas demora para funcionar Mathias, no mínimo 3 meses, vai atingir a capacidade máxima em 6 meses . O aquário onde este filtro está instalado chegou a bater mais de 40 ppm de nitrato, com 3 meses de vida, ai começou a baixar ... com 6 meses o nitrato estabilizou entre 0 e 5 ppm e está assim até hoje.

A vodca acelera um pouco isto, mas quanto eu não sei, porque não uso.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#12 Mensagem por Robson Sandrini »

Márcio, no sistema onde esse filtro tá montado, vc usa macro algas também?

O que vc acha que falta pro seu sistema não ter leituras de nitrato nem de 5 ppm [mantendo a mesma carga orgânica atual do sistema, número de organismos e rotina de alimentação]: mais tempo ou mais substrato no filtro?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#13 Mensagem por Marcio Gielfi »

Robson Sandrini escreveu:Márcio, no sistema onde esse filtro tá montado, vc usa macro algas também?



Robson, sim tenho chaeto em um refúgio no sump ... mas não cresce praticamente nada ...


Robson Sandrini escreveu:O que vc acha que falta pro seu sistema não ter leituras de nitrato nem de 5 ppm [mantendo a mesma carga orgânica atual do sistema, número de organismos e rotina de alimentação]: mais tempo ou mais substrato no filtro?


Nenhum dos dois, falta vergonha na cara e prudencia ...

Prudencia em parar de dar papone 4 vezes por semana e passar a apenas 2 ...

Vergonha na cara de quando acaba a água de reposição em vez de ir buscar mais eu fervo água da torneira ... rsrsrs ... bom busquei água esta semana passada, pelo menos nas próximas 3 semanas a água de reposição vai ser boa rsrsrs ..
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#14 Mensagem por Robson Sandrini »

Ah, vc usa papone! icon-aplauder 4 x por semana? Baita carga nitrogenada [usa açucar na receita?], 5 ppm tá ótimo! Qual skimmer vc usa? Peguei um skimmer com capacidade 5 vezes superior í litragem do meu display só pra usar papone. Vou usar desde o primeiro coral. Tentei achar seu sistema pra dar uma olhada nas dimensões mas não encontrei... :-(

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#15 Mensagem por Marcio Gielfi »

Robson Sandrini escreveu:Ah, vc usa papone! icon-aplauder 4 x por semana? Baita carga nitrogenada [usa açucar na receita?], 5 ppm tá ótimo!


É, acho que variando de 0 a 5 ppm está bom, ainda mais levando em consideração que faço TPA a cada 60 - 90 dias ( vou reduzir para 45 dias para ver o que acontece)
Não uso açúcar nem nenhum suplemento de carbono.


Robson Sandrini escreveu:Qual skimmer vc usa?


Uso o skimmer do Basso

Robson Sandrini escreveu:Peguei um skimmer com capacidade 5 vezes superior í litragem do meu display só pra usar papone. Vou usar desde o primeiro coral.


Para usar papone tem que realmente ter um skimmer super dimensionado, se não, dá problema.

Robson Sandrini escreveu:Tentei achar seu sistema pra dar uma olhada nas dimensões mas não encontrei... :-(


Não tenho tópico do meu aquário

Ele tem 50x50 x 35 rimeless ( 70 litros no display e 65 no sump líquidos)
Sump é um L e ocupa quase todo o móvel embaixo
Chiller de peltier
Iluminação de led.


Duas fotos do aquário

Imagem

Imagem

Uma foto do sump

Imagem
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#16 Mensagem por Ediomar Luzia »

Tá aí...bem que podia postar seu reef no mostre seu aquario e ir atualizando, com certeza trará muito conhecimento para todos do fórum...

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#17 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ediomar Luzia escreveu:Tá aí...bem que podia postar seu reef no mostre seu aquario e ir atualizando, com certeza trará muito conhecimento para todos do fórum...


Não preciso ter meu aquário na seção para dar a minha contribuição .... prefiro responder aos tópicos do que tirar fotografia ... vamos ver se qualquer hora eu animo a montar um tópico
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#18 Mensagem por Ediomar Luzia »

Intão tá... icon_cheers

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#19 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá Márcio!
Como é feita a limpeza da caixa de areia?
Grato
Fernando Garcia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#20 Mensagem por Marcio Gielfi »

Fernando, se bem montado o sump, a caixa de areia fica em uma posição onde muito pouca sujeira se deposita, eu nunca limpei a minha. Para checar se havia muita sujeita, movimentei a água próximo da superfície de areia e observei se sujeira levantava da areia, não constatei praticamente nada e não mexi em nada, quanto menos mexer melhor.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Artigos”