🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrificador

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#21 Mensagem por Fernando Garcia »

Márcio, boa tarde!
Esse sistema é o que chamam de DSB?
Grato.
Fernando Garcia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#22 Mensagem por Marcio Gielfi »

Fernando Garcia escreveu:Márcio, boa tarde!
Esse sistema é o que chamam de DSB?
Grato.
Fernando Garcia



Não, o sistema DSB é diferente ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 159
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:13
Apelido: saraiva

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#23 Mensagem por saraiva »

Marcio, eu não entendi direito como é a entrada e saida da agua neste filtro, entra via uma bomba e sai por um ladrão? qual a vazão necessaria?
abs
Saraiva

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#24 Mensagem por Marcio Gielfi »

saraiva escreveu:Marcio, eu não entendi direito como é a entrada e saida da agua neste filtro, entra via uma bomba e sai por um ladrão? qual a vazão necessaria?
abs
Saraiva


Saraiva,

A água vem do compartimento anterior, na realidade meu sump é um L, ele começa no skimmer do Basso, vai para o compartimento atrás do skimmer ( que é um refúgio com macro algas) de lá ele vai para o compartimento do desnitrificador, que fica a esquerda do refúgio e depois vai para a área de recalque.

Espero que eu tenha conseguido clarear a imagem para voce.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#25 Mensagem por jose Jorge »

icon_iCo01

Muito Bom................

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#26 Mensagem por Raphael Igor »

esse tópico é excelente parabéns Márcio, muito bom!

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#27 Mensagem por Raphael Igor »

montei um denitrificador nas medidas de 25 x 25 x 52, quanto tempo ele demorará para ajudar a denitrificar um sistema de 600 litros mais ou menos?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#28 Mensagem por Marcio Gielfi »

Raphael Igor escreveu:montei um denitrificador nas medidas de 25 x 25 x 52, quanto tempo ele demorará para ajudar a denitrificar um sistema de 600 litros mais ou menos?


Um denitrificador para estar na plenitude de sua capacidade leva entre 90 e 120 dias. Mas antes disto ele já estrá nitrificando ( entre 30 e 45 dias) e começa a nitrificar com aproximadamente 60 dias.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#29 Mensagem por Fagner Delfim »

Fiquei interessado nesse projeto, mas não sei como incorporar ao meu sistema... vou tirar umas fotos e postar aqui pra ver se você me ajuda a pensar Marcio...

Aliás... seu refúgio de macroalgas tem alguma iluminação ligada nele? Aquilo em cima na foto é uma luminária??

O fogo é q meu sump é meio simples demais e ocupa um espação... principalmente por causa do skimmer externo que está nele...

Depois das fotos você entenderão...

Valeu
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#30 Mensagem por Fagner Delfim »

Bem... tá aí a foto de meu sump. Não tá muito boa, mas acho que dá pra ver como ele é basicamente.

Imagem

O skimmer é externo e ocupa um espaço do lado esquerdo ali do móvel. A água do reef cai num compartimento onde o skimmer está instalado e onde coloquei o carvão ativado, de lá (depois de passar pelo skimmer) cai num compartimento com perlon, purigen e os rodólitos (zeolitos) que servem de filtro biológico. Por ultimo, entra no compartimento maior onde fica a bomba de recalque e, atualmente, rochas de corais mortos que consegui de presente de um amigo. Será que existe um jeito de instalar um filtro desnitrificador nesse sistema?

Aceito sugestões, pois ainda não consegui pensar em nenhuma ideia.

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#31 Mensagem por Raphael Igor »

Marcio Gielfi escreveu:
Raphael Igor escreveu:montei um denitrificador nas medidas de 25 x 25 x 52, quanto tempo ele demorará para ajudar a denitrificar um sistema de 600 litros mais ou menos?


Um denitrificador para estar na plenitude de sua capacidade leva entre 90 e 120 dias. Mas antes disto ele já estrá nitrificando ( entre 30 e 45 dias) e começa a nitrificar com aproximadamente 60 dias.



uma coisa que não entendi é, qual o tamanho desse nitrificador para cada tipo de aquário, exemplo, meu aquário tem 200 x 45 x 60 (a) e o nitrificador 25 x 25 x 52, ele dará conta desse sistema?

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#32 Mensagem por Marcio Gielfi »

Fagner Delfim escreveu:Bem... tá aí a foto de meu sump. Não tá muito boa, mas acho que dá pra ver como ele é basicamente.

Imagem

O skimmer é externo e ocupa um espaço do lado esquerdo ali do móvel. A água do reef cai num compartimento onde o skimmer está instalado e onde coloquei o carvão ativado, de lá (depois de passar pelo skimmer) cai num compartimento com perlon, purigen e os rodólitos (zeolitos) que servem de filtro biológico. Por ultimo, entra no compartimento maior onde fica a bomba de recalque e, atualmente, rochas de corais mortos que consegui de presente de um amigo. Será que existe um jeito de instalar um filtro desnitrificador nesse sistema?

Aceito sugestões, pois ainda não consegui pensar em nenhuma ideia.

Abraços


Olá Fagner,

Pela foto dá para montar um denitrificador sim desde que voce possa abrir mão de parte da área de recalque. Se a água que desce do seu display quando voce desliga a bomba não sobe muito de nível voce pode colocar uma divisória e usar a parte mais a direita do compartimento como um denitrificador.

Respondendo outra pergunta sua, meu refúgio fica atrás do skimmer, e a peça preta que voce ve que parece um retangulo é uma luminária com lampada PL.

A parte do denitrificador não recebe luz direta.

Qualquer dúvida estou a disposição.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#33 Mensagem por Marcio Gielfi »

Raphael Igor escreveu:
Marcio Gielfi escreveu:
Raphael Igor escreveu:montei um denitrificador nas medidas de 25 x 25 x 52, quanto tempo ele demorará para ajudar a denitrificar um sistema de 600 litros mais ou menos?


Um denitrificador para estar na plenitude de sua capacidade leva entre 90 e 120 dias. Mas antes disto ele já estrá nitrificando ( entre 30 e 45 dias) e começa a nitrificar com aproximadamente 60 dias.



uma coisa que não entendi é, qual o tamanho desse nitrificador para cada tipo de aquário, exemplo, meu aquário tem 200 x 45 x 60 (a) e o nitrificador 25 x 25 x 52, ele dará conta desse sistema?


Raphael, até hoje eu não achei uma regra de dimensionamento que tenha alguma base científica.

Qualquer tamanho que voce coloque e tenha uma certa profundidade mínima, que no seu caso tem uma boa profundidade, vai denitrificar. O quanto ele é capaz de denitrificar eu não faço idéia. Voce vai saber se o seu está adequado ao tamanho e principalmente a população marinha a partir do momento que seu nitrato comece a subir, no momento que ele começar a subir ( assumindo que o denitrificador já se estabilizou) é sinal que ele está abaixo da sua necessidade. Mesmo assim ele estará cumprindo seu papel, pois sem ele seu nitrato subiria mais rápido em menos tempo.

Na dúvida estou a disposição.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#34 Mensagem por Fagner Delfim »

Marcio... muito obrigado pelas respostas. Mas não to conseguindo processar sua tentativa de ajuda... talvez por não ter tanta experiência quanto você.

Fiquei com muitas dúvidas...

Onde ficaria o recalque então? De onde viria a água para encher o denitrificador?

Pensei agora num sistema onde eu colocasse o denitrificador do lado esquerdo, ali grudado no compartimento de filtragem mecânica e biológica... ali, em baixo na foto dá pra ver o carvão ativado num saco (consegue?). A água sai dali por baixo, por uma brechinha que tem no vidro. Só que eu mudei o carvão para o compartimento onde fica o skimmer pois li que onde tem mais correnteza o carvão funciona melhor. Agora aquela parte tá vazia.

Será que se eu criasse mais uma divisória ali nesse compartimento de recalque e colocasse aí o denitrificador com a água entrando por baixo e derramando para o recalque não funcionaria? O que acha?

Não sei se consegui explicar direito...

Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#35 Mensagem por Fagner Delfim »

Marcio... ontem tive uma outra ideia, mas que não sei se funcionaria.
Tenho um canister que usava em meu aquário plantado... pensei em improvisar um filtro denitrificador nele. Você acha que funcionaria se eu tirasse tudo de dentro dele e enchesse com as camadas de substrato indicados no seu projeto?

Minhas preocupações são:

- Ele tem exatos 25 cm d altura... com isso não poderia atingir o mínimo de profundidade indicada, já que se deixar muito rente a entrada e saída de água o substrato poderia mexer demais.

- E a segunda preocupação é se a força da entrada da água no compartimento do canister mexeria demais na areia fina, mesmo deixando um espaço entre eles.

Daí pensei em outra possibilidade. Fazer um mini-aquário de 20 x 20 x 30 para fazer o filtro, colocá-lo dentro da área de recalque e usar o canister apenas para passagem de água do sistema para o denitrificador...

Deu pra entender? Vou ver se desenho um esquema depois...

Pensei nisso para evitar um trabalho que teria de instalar uma divisória no próprio sump... pois pra isso acho que teria que esvaziar tudo para colar outros vidros...

Se puder me ajudar com minhas ideias aí eu agradeço...

Grande abraço!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#36 Mensagem por Marcio Gielfi »

Fagner, a água entrando por baixo não vai funcionar. A idéia de um aquário a parte funciona também.

Pode se usar também um balde alto, um tambor ou algo onde possa ter uma boa camada de substrato.

Voce também pode pensar em fazer um denitrificador como este

http://www.manhattanreefs.com/forum/diy ... rator.html
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Luiz Teixeira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 216
Registrado em: 20 Jun 2009, 22:36
Apelido: Luiz
Localização: Uberlandia Triangulo MG

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#37 Mensagem por Luiz Teixeira »

icon-aplauder

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#38 Mensagem por Raphael Igor »

Fagner montou o denitrificardor?

rafael s b s
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 05 Jun 2014, 00:39
Apelido: rafael
Data de Nascimento: 18 Mai 1994
Cidade: Niteroi
País: Brasil

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#39 Mensagem por rafael s b s »

parabéns!!belo tópico.gielfi já tentou trocar a lampada do refugio por led branca e vermelha.
esse filtro é para colonização de bactéria anaeróbica se eu fizesse só com areia fina já daria o resultado?

Artur Miranda
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jun 2014, 23:13
Apelido: Artur
Data de Nascimento: 29 Mar 1991
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nitrificação, desnitrificação e como fazer o desnitrific

#40 Mensagem por Artur Miranda »

Oi, muito bacana esse artigo, bem claro... se me permite, gostaria de sugerir a alteração de imprecisões pequenininhas que observei..
como sou novo no fórum, ainda não conheço bem como citar sentenças específicas, então vou lista-las:
'O processo de desnitrificação é realizado por bactérias heterotróficas facultativas' --na verdade tais bactérias não são heterotróficas facultativas, mas sim heterotróficas com metabolismo anaeróbico facultativo. Por esse motivo a concentração de oxigênio deve ser baixa, caso contrário elas utilizariam o oxigênio na fosforilação oxidativa como aceptor de elétrons, e logo, o consumo de nitrato seria irrisório.

'utiliza de nitrato como doador de elétrons'-- na verdade o processo de desnitrificação é um processo bioquímico de redução do nitrogênio, e, dessa forma, o nitrato age como um aceptor de elétrons, tanto que como foi dito no texto, há a possibilidade de se formar oxido nitroso e gás nitrogênio, ambos com numero de oxidação do nitrogênio reduzido em relação ao nitrato.

'Equação de nitrificação

NH4+ + 1,5 O2 => 2H+ + 2H2O + NO2-

NO2- + 0,5 O2 => NO3-

NH4+ + 1,83 O2 + 1,98 HCO3- => 0,021 C5H702N + 0,98 NO3- + 1,041 H2O + 1,88 H2CO3-

NH4+ + 1,9O2 + 2HCO3- => 1,9 CO2 + 29 H2O + 0,1 CH2

Das equações acima podemos concluir que para cada 1 grama de amônia oxidada para nitrato temos:' -- Essas equações estão desbalanceadas, e no texto acho que seria legal deixar claro que a conta em "gramas consumidos" foi feita utilizando-se dos conhecimentos sobre a estequiometria da reação e os valores da massa molar de cada um dos reagentes e produtos.. Não sei se você vai achar pertinente esse ultimo comentário, mas penso que algumas pessoas que queiram aprender sobre o tema talvez não tenham conhecimento desse tipo de tratamento, então acho que dessa forma essa alteração poderia ampliar ainda mais a gama de pessoas que podem usufruir desse texto, que é bem informativo!!.. icon_joia

Um abraço
Artur

Responder

Voltar para “Artigos”