🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

A importância de uma boa ração no aquarismo

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Angelo Lucas Sobrinho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 17 Mar 2015, 11:12
Apelido: Angelo
Data de Nascimento: 06 Nov 1990
Cidade: Mariana-MG
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

A importância de uma boa ração no aquarismo

#1 Mensagem por Angelo Lucas Sobrinho »

É muito importante manter a qualidade da água em qualquer tipo de aquário. Deixar amônia, nitrito, nitrato e fosfato em níveis próximo de zero são o ideal, mas para chegar nessa faixa é necessário entender de onde vem esses compostos.
Basicamente os compostos à base de Nitrogênio e Fósforo são devidos à ração que não é metabolizada pelo peixe. Estudos mostram que a taxa de absorção de compostos à base de Nitrogênio e Fósforo variam entre 20% e 40% sendo que vários fatores influenciam nessa taxa como espécie do peixe, temperatura e características físico químicas da água, estocagem e alguns mais.
Aí que entra a importância da qualidade da ração dos peixes. As boas rações são feitas para que sejam muito mais aproveitadas pelos organismos, o que além de economizar na quantidade de ração gasta, ajuda em manter a qualidade da água e ajuda na saúde do peixe. As boas rações são aquelas indicadas para o hábito alimentar de cada peixe (carnívoros, onívoros, etc) possuem boa taxa de proteínas, doses balanceadas de gorduras e carboidratos absorvíveis e baixas quantidades de fibras e amidos. Se você der uma excelente ração de carnívoro para um cascudo, por exemplo, as chances dele morrer são grandes já que o organismo dele não está adaptado à aquela composição de alimentos.
As rações ruins possuem muitos compostos pouco digeríveis o que faz com que mais matéria orgânica seja eliminada na água.
A matéria orgânica é liberada dissolvida na água e outra parte vira um material particulado que sedimento no fundo do aquário ou fica em suspensão na água. Os compostos à base de Nitrogênio( amônia , nitrito e nitrato) dissolvem-se quase que completamente enquanto que os compostos à base de Fósforo( fosfatos) se tornam material particulado que ou precipita ou ficam em suspensão na água dando aquela aparência turva.
Assim, é muito importante para o aquarista manter a alimentação indicada para cada tipo de peixe com uma ração de boa qualidade e assim evitando problemas como excesso de amônia e fosfato e garantindo saúde e qualidade de vida para o peixe.
Imagem retirada do artigo:
A piscicultura e o ambiente – o uso de alimentos ambientalmente corretos em piscicultura José Eurico Possebon Cyrino1, Álvaro José de Almeida Bicudo2, Ricardo Yuji Sado3, Ricardo
Borghesi4, Jony Koji Dairiki5
Imagem

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: A importância de uma boa ração no aquarismo

#2 Mensagem por Rodrigopasqua »

[emoji106] [emoji106] [emoji106] [emoji106]

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Responder

Voltar para “Artigos”